Enquanto isso, o Qatar apresenta à FIFA o estádio que pretende construir para sediar a abertura e a final da Copa de 2022:
A FIFA decide no dia 02 de dezembro entre Inglaterra, Espanha-Portugal, Bélgica-Holanda, Rússia, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, que países sediarão as copas de 2018 e 2022.
Meus palpites:
2018: A Copa certamente ficará na Europa. Após um intervalo de duas edições do mundial fora do Velho Continente, a FIFA não deve esperar mais. Eu descartaria as candidaturas conjuntas, já que o próprio Sepp Blatter já falou algumas vezes que não pretende repetir a experiência de copas do mundo divididas entre dois países, se houverem alternativas e, bom, alternativas não faltam. As duas favoritas portanto são Inglaterra e Rússia. Se eu tivesse que apostar em uma, ficaria com a última.
2022: Essa é mais imprevisível. Apesar de os EUA terem sediado uma Copa recentemente, o soccer ainda não emplacou por lá e esse é um mercado muitíssimo atraente para a FIFA. É um candidato forte. Por outro lado, a FIFA tem uma filosofia de expandir a Copa do Mundo para novas fronteiras e nesse caso o Oriente Médio, que nunca recebeu uma Copa, é uma opção atraente. Acho que Austrália corre por fora e descarto Coreia e Japão, que já sediaram em 2002 a única Copa da Ásia, pois, ao contrário dos EUA, o futebol já emplacou nesses países e a FIFA não tem nada a ganhar premiando um dos dois de novo. Se tivesse que apostar, eu ficaria com o Qatar, mas arriscaria menos dinheiro com ele do que com a Rússia em 2018.