E imagine que o tipo de estrangeiros que virão pra cá não serão os que querem estudar, ou trabalhar, ou mesmo só visitar e conhecer um lugar novo.
Mas querem GASTAR DINHEIRO!
Se viessem estudar ou trabalhar, estariam concorrendo com a mão-de-obra local, mas eles virão é TORRAR dinheiro, o que tem efeito oposto!
Este argumento é correto mas irrelevante, pois o aporte (gasto) financeiro será temporário.
Melhor do que nada.
Não representa nada comparado ao "PIB" do município.
Terá apenas um efeito mínimo e co-lateral.
E o grosso do dinheiro somente ficará nas mãos de um punhado de gente, entre os quais os donos da festa e de seu acólitos.
Incremento na venda de serviços e produtos beneficia toda a cadeia produtiva (de bens e serviços) e quem nela estiver empregado ou obter emprego.
E que passado o torneio se esvairá como água jogada sobre uma duna.
O que
poderia fazer alguma diferença seriam os investimentos em infra-estrutura, principalmente no que concerne à malha viária, ao aeroporto e à recuperação de rios.
Mas eu acho que os resultados serão semelhantes aos que ocorreram nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, na qual as expectativas não foram alcançadas, a maioria ficando muito aquém das metas propostas.
Basta ver o exemplo da última Copa do Mundo na África do Sul, no qual os reais benefícios ficaram muito distantes daqueles propalados pelo governo e pela FIFA. Os estádios, por exemplo, custaram muito mais do que o orçado inicialmente e, além disto, apresentam um elevadíssimo custo de manutenção. E pior do que isto, não há demanda de uso, pois não existem clubes de futebol em quantidade e com capacidade financeira suficientes para suportar um torneio nacional no nível dos estádios construídos.
Certamente este não é um empecilho para o Brasil, pois aqui o futebol está estruturado e há clubes bem estruturados financeiramente que suportariam a demanda. Mas, para um país com enormes carências em quase todas as áreas vitais, é um descalabro o Estado gastar bilhões de dólares com algo absolutamente supérfluo (um torneio de um esporte de alto rendimento), mesmo que seja para o principal esporte de massa do país.
que tão interessados em pão-e-circo e estão pouco se lixando pro bem-estar da população local.
Frase sem sentido. Poderia explicá-la?
Eu acho que sob a análise marxista kajsariana, isto significa que haverá a chegada em Curitiba (e nas demais cidades) de um bando de pequenos burgueses alienados, que ao invés de irem gastar o seu dinheiro com algo que presta, vem apenas gastar o dinheiro deles com uma bobagem que é o futebol e torrar o "saco" dos nativos locais.
Hehehehehe
Quase todos os nativos estão ansiosíssimos pela chegada da Copa. Nerds rabugentos são extrema minoria.
De fato são minoria. Mas isto não quer dizer que eles estejam errados em suas observações ou que suas reclamações não sejam procedentes.
A maioria dos nativos brasileiros também gosta de novela e tem religião, o que é um indício que ser maioria pode não ter relevância.
Qual a disjunção entre querer "pão-e-circo" (diversão) e se importar com o bem-estar da população local?
Esta pergunta pode ser respondida por analogia. É o mesmo comportamento que grupos de jovens apresentam quando trazem seus veículos e ligam seus aparelhos de som com "música" em máxima altura em regiões com predominância de residências.
Mas o autor da pergunta está supondo que TODOS os nativos são como ele (nerds anti-copa).
É claro que não são todos os nativos. De fato é apenas uma minoria. Mas discordo totalmente da sua tipificação de "nerds anti-copa" àquelas pessoas que não gostam deste tipo de esporte e ou evento. Tenho certeza que voce não quis usar um
ad populum.
Na verdade, os nativos estarão concorrendo com os estrangeiros pra ver quem faz mais barulho.
Eu sou um "nativo" e odeio o barulho deste tipo.
Prefiro sons de deslizamentos de blocos de rochas em encostas de maciços, sem vítimas humanas é claro.
E mesmo se eles não se importarem, o dinheiro deles entrará do mesmo jeito...
Fato.
No entanto eu posso viver perfeitamente sem o dinheiro desta bobagem. E acho que a cidade onde eu resido também.
Mas esta é uma batalha perdida.
Você é apenas UMA pessoa. Estou falando aqui pela maioria (principalmente os economicamente menos favorecidos).
Voce está redondamente enganado DDV. Há muita gente em Curitiba que é contra a realização da Copa, pelos mais variados motivos, incluindo rabugice. E ainda assim eles tem o direito de se expressar.
E, perdoe-me, mas soa como clichê esta sua "defesa da Copa" em nome dos "economicamente menos favorecidos", mesmo porque encerrado o torneio eles retornarão à "invisibilidade social" perante os poderes econômico e político locais. Eu arrisco dizer que isto ocorrerá em escala nacional.