Autor Tópico: Para explicar Evolução  (Lida 50237 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Para explicar Evolução
« Resposta #375 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 00:05:33 »
Você está falando com algum embasamento em psicologia da educação (sim, conheço bem a área) ou está apenas explanando sobre a sua própria experiência acadêmica para consolidar o seu desejo de como deveria ser um "cientista de verdade"?
A locução "de verdade", vejo-a como uma fuga sem sentido para não reconhecer um *não*cientista como tal. Entendo que há cientistas e não cientistas que se fazem passar por e conseguem obter tal reconhecimento. "De verdade", "de mentira" parece muito infantil para mim.
Infancia é o período inicial da vida humana. Existem muitas pessoas adultas que permanecem na infância do conhecimento humano como um todo e provavelmente morreram sem chegar a algum suposto nível de conhecimento satisfatório para tal. Não podemos discriminar os infradotados por isto.

Ao menos leu o livro O mundo assombrado pelos demônios - A ciência vista como uma vela na escuridão para entender que o seu sentimento de zelo pela ciência já está estruturado culturalmente pelo ceticismo? 
O problema é que o ceticismo não gera teorias úteis, não dá suporte a tecnologias e não tem a competência da ciência de "mostrar o seu valor". Não é o ceticismo o candidato adequado a libertar a espécie humana do misticismo.
Não mesmo. A proposta do ceticismo é bem desanimadora mesmo. É como diz o sub-título do livro de Sagan: A ciência vista como uma vela na escuro. Mas o seu exemplo de vida é muito gratificante. Foi um grande divulgador de ciência, seja através de vasta literatura ou mesmo da sua série Cosmos. Foi reconhecido com premiações em ambas as áreas, prêmio Pulitzer e o prêmio Emmy respectivamente.

Embora eu saiba que o seu discurso contrário a magia, enquanto atividade cognitiva, tenha a sua estruturação baseada alguns autores.
Eu mesmo não estou sabendo que autores são esses.
Então, por enquanto,  fica sendo seu o mérito  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #376 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 10:08:22 »
A única forma de você debater seriamente com eles é usar da falácia do apelo emotivo - pois o que os liga às crenças deles não é a razão, a lógica ou evidências, mas sim condicionamentos e as emoções a eles impregnadas.

De fato. :ok:

Em outras palavras, é melhor deixar isto para lá. Que os religiosos aproveitem seus dogmas enquanto durem. :hehe:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #377 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 18:54:26 »
A única forma de você debater seriamente com eles é usar da falácia do apelo emotivo - pois o que os liga às crenças deles não é a razão, a lógica ou evidências, mas sim condicionamentos e as emoções a eles impregnadas.

De fato. :ok:

Em outras palavras, é melhor deixar isto para lá. Que os religiosos aproveitem seus dogmas enquanto durem. :hehe:
Ou a gente fica bombando as partes moralmente podres da crença deles até eles chorarem, caírem em metanóia e se desconverterem.
Latebra optima insania est.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #378 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 11:51:42 »
Obviamente...uma discussão entre Ciência e Religião, gera muita discussão e pouco resultado (no sentido de convencer alguém disso ou daquilo).
Porém, a prática da discussão nos leva a obter novos conhecimentos e enxergar a coisa por ângulos que talvez nunca tenhamos olhado.
E por isso...acho um bom exercício! (Me ajuda a desenvolver minhas próprias idéias)

Posto isso...quero dar uma oportunidade a qualquer criacionista que consiga me responder algumas perguntas...jás que eles não se convencem com os argumentos da ciência...que tentem convencer os “céticos”.
1 – Deus criou tudo, e todas as coisas!
1.1   Por que diabos ele fez os dinossauros e depois matou eles??
1.2   Pra que existem tipos de vida em locais tão remotos(como nas profundezas do oceano)  que sua extinção “não faria falta” do ponto-de-vista homocêntrico que a bíblia descreve a criação do mundo?
1.3   Pra que um universo tão grande para um mísero planetinha como a terra??
1.4   Um cara tão bonzinho...porque não fez um monte de animais que fazem fotossíntese ao invés de passarem suas vidas matando uns aos outros pra sobreviver?
2   – (Adoro essa)
“Deus separou as águas e a terra..e viu que isso era bom”
“Fez os animais e viu que isso era bom”
“Fez isso, isso e aquilo e viu que era bom!”
POW! O Cara não é Oniciente?? Onipotente? Então...como assim ele viu que era bom?? Ele já não sabia se era bom ou ruim?? (o que explicaria porque não teve nada que ele “viu que era ruim”...)
:)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 13:17:55 »
Bom, não sou criacionista, tão pouco sigo qualquer outra visão mitológico-religiosa, mas arrisco resumir como fundamentalistas responderiam suas perguntas:

1.1   Por que diabos ele fez os dinossauros e depois matou eles??
R> Ele não fez os dinossauros, foi satã que colocou esses "fosseis" lá para semear a dúvida em deus. (sim, já ouvi essa pérola)
R(padrão)> As razões de deus são insondáveis. Ele é deus, faz o que quer. (ou alguma variação desta idéia)

1.2   Pra que existem tipos de vida em locais tão remotos(como nas profundezas do oceano)  que sua extinção “não faria falta” do ponto-de-vista homocêntrico que a bíblia descreve a criação do mundo?
R(padrão)> As razões de deus são insondáveis. Ele é deus, faz o que quer. (ou alguma variação desta idéia)

1.3   Pra que um universo tão grande para um mísero planetinha como a terra??

1.4   Um cara tão bonzinho...porque não fez um monte de animais que fazem fotossíntese ao invés de passarem suas vidas matando uns aos outros pra sobreviver?

2   – (Adoro essa)
POW! O Cara não é Oniciente?? Onipotente? Então...como assim ele viu que era bom?? Ele já não sabia se era bom ou ruim?? (o que explicaria porque não teve nada que ele “viu que era ruim”...)
R> Essa é apenas uma forma de expressão daqueles "santos" homens que inspirados por deus escreveram sua palavra. Apenas uma forma de enautecer o poder de deus...

Pois é, eles acham que respondem tudo, mas não respondem nada. Só resta tentar atacar e desmoralizar os fatos contra suas crenças.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #380 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 14:19:59 »
Pois é...já ouví muitas dessas respostas... As perguntas sem respostas acabam sempre sendo “respondidas” com “é assim porque DEUS quer”...ou “essa é a verdade, você tem que ter fé”!
Seria ótimo se todos (“Ceticos” e “crentes”) deixasse de lado a resistência em aceitar idéias novas e tentassem convergir para um entendimento único, ou algo próximo disso.
Para mim (que não sou grande coisa...é verdade) parece claro que muito do que a religião afirma, não passa de uma espécie de informação limitada que quem escreveu, acredita que quem vai receber a informação não está apto a compreender os detalhes.
A mãe...assim como os “filósofos” que escreveram os livros da bíblia....sabe que a compreensão da criança não é suficiente para compreender todas as implicações de “sair na rua sozinho”, e usar o artifício do medo (Homem-do-saca por ex.) para orientar a criança pelo seu próprio bem.
Você pode ler a bíblia como um manual...e seguir uma religião ao “pé” da letra....e sará uma boa pessoa...mas não conhece a realizade NUA, apenas uma caricatura dela.
Ou você pode aceitar que a bíblia tem alguns “resquícios” de verdade, que precisam ser complementados para se chegar a VERDADE.
Vou propor um exercício, para ambos, crentes e céticos, abram a mente, peguem a bíblia e leiam o começo do Gênesis.  Leia tendo em mente a explicação científica da formação do planeta, e reflita...tente imaginar que a “pessoa” que escreveu aquilo tinha uma compreensão limitadíssima do que estava “vendo” (entenda esse vendo com sendo um tipo de sonho de revelação). Faz sentido! Excluindo-se Deusa da história...e avaliando-se apenas os eventos...poderá associar a separação das águas com a formação dos continentes...o “fez-se a luz” com o fim da camada de gases que bloqueiam a luz do sol a chegar na terra, etc...
É possível conectar as coisas...a própria evolução, sendo descrita por um “ignorante”(porém, muito a frente de seu tempo)  precisaria de um Deus pra coordenar os eventos que ele “via”...e colocou um Deus lá....acredito que esse DEUS foi o motor que o “Sábio-ignorante-do-passado” inventou para explicar uma coisa que realmente ocorreu, e que ele descreveu utilizando a linguagem, os exemplos e as justificativas que ele conhecia.
Bem...esse é meu ponto de vista...acredito que ciência e religião descrevem as mesmas coisas (óbvio que com limitações...pois a religião já foi mais que distorcida em benefício de seus líderes)...mas as religiões que temos disponíveis, são as lições através de caricaturas da verdade totalmente distorcidas, e a ciência, o lado oposto, uma explicação detalhada dos eventos mas que ainda não possui todas as informações necessárias para detalhá-la.
Deus, como um ser consciente me parece um idéia absurda....mas se classificar Deus, algo como “leis da natureza” me parece plenamente plausível....
“Não cai uma folha da árvore que não respeite as leis da natureza!”
“As leis da natureza são onipresentes”
É isso...não creio no Deus consciente, mas não considero a religião um absurdo....apenas as considero idéias absurdamente atrasadas....
”Crentes abram sua mente...vamos evoluir e juntos buscar a verdade...não se contentem com tão pouco! Somos seres humanos, temos uma capacidade invejável entre os animais, nós pensamos, usem essa capacidade”

Offline Dalai Manha

• Nível 06
  • *
  • Ouve, vê e compartilha, se queres viver em paz
« Resposta #381 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 14:37:46 »
É meu caro Lucks a coisa é dificil.

A maioria aqui já deve ter lido e relido a "biba" ou partes dela muitas e muitas vezes. Muita pouca verdade se extrai de lá.
Na verdade somente alguns arranhões na história real, mas com tudo mistificado a favor do "Povo Escolhido".
Pega a Bíbila, anota tudo sobre criação, estrelas, datas, eventos, catástrofes, etc.. e compara com informações científicas ou históricas provadas ou evidênciadas e verás que o livro sagrado não dá nem para a saída, só tem contos da carochinha alí, coisa pra assurtar criancinhas e somente isso. Qualquer pessoa de nível médio com um pouco de conhecimento deveria simplesmente descartar a bobagem imensa que significa este livro.
Será que dá tempo de mudar para Marte?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #382 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 15:09:38 »
Boa Dalai Manha...concordo parcialmente contigo...mas tenho a posição de que todo e qualquer pensamento radical tem grande potencial de estar equivocado.
É verdade que os “montadores” da bíblia, selecionaram os textos que serviam a seu propósito, e com isso, a bíblia tem um apelo muito mais MORAL do que informativo...
Mas, tenho esperança que algumas das informações que “passaram” por esses selecionadores nada imparciais, sirvam de evidência, mostrem a limitação das informações bíblicas, e  sirvam de gancho para puxar alguns crentes do mundo do faz-de-conta para o mundo real!
Se me permite a comparação...trazê-los para fora da MATRIX!!   ;-)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #383 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 15:27:23 »
Para mim a leitura racional da biblia me fez exatamente isso,me tirou da matrix...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dalai Manha

• Nível 06
  • *
  • Ouve, vê e compartilha, se queres viver em paz
« Resposta #384 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 08:10:19 »
digo o mesmo... aliás, quando percebi meu ceticismo em relação as religiões e a realidade em que vivemos a comparação com o filme é inevitável.
Nunca parei pra pensar nisso... mas acho que há uma mensagem realmente no filme para acordarmos dessa realidade "produzida"
Será que dá tempo de mudar para Marte?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 21:34:27 »
A grande similaridade entre a "bíblia" e a "matrix" é que ambos são muito ruins como estória. :P
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 22:32:19 »
A grande similaridade entre a "bíblia" e a "matrix" é que ambos são muito ruins como estória. :P
Bom, consideremos tambem que a estoria de matrix é mais plausível que a da biblia...  hehehe

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #387 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:04:09 »
Quanta crítica vazia à Bíblia (que é o nome de um livro, e portanto se escreve com inicial maiúscula em Português, por mais que vocês queiram denegrí-la).  Tenho certeza de que todos dirão que leram ela, e / ou conhecem a Bíblia muito bem, mas deixo que vocês reflitam consigo mesmo, sem querer enganar aos outros ou a si, se fizeram mesmo isso.  Não precisam me responder.  É uma questão de cunho pessoal.  Eu, quanto mais leio a Palavra de Deus, mais me surpreendo com muitas histórias e ensinamentos maravilhosos.  Podem não acreditar no que ela relata, mas dizer que nada ou pouco se aproveita é de uma cegueira torpe.

Enquanto lia muitas mensagens desse fórum, me lembrei de um ditado: o pior cego é o que não quer ver.  Pois bem, não imaginei que fosse assim.  Aí, baseei-me no meu falecido professor de anatomia, Dr Hélcio Werneck, que descobriu que em terra de cego, quem tem um olho é minoria, e pensei em um novo aforisma: o pior cego é aquele que acredita estar enxergando muito bem.
"Em terra de cego, quem tem um olho é minoria" - Dr Helcio Werneck
Não esperem minhas mensagens.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #388 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:15:40 »
Talvez o problema então seja a definição que damos para "maravilhoso".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #389 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:24:27 »

Posto isso...quero dar uma oportunidade a qualquer criacionista que consiga me responder algumas perguntas...jás que eles não se convencem com os argumentos da ciência...que tentem convencer os “céticos”.
1.1   Por que diabos ele fez os dinossauros e depois matou eles??
1.2   Pra que existem tipos de vida em locais tão remotos(como nas profundezas do oceano)  que sua extinção “não faria falta” do ponto-de-vista homocêntrico que a bíblia descreve a criação do mundo?
1.3   Pra que um universo tão grande para um mísero planetinha como a terra??
1.4   Um cara tão bonzinho...porque não fez um monte de animais que fazem fotossíntese ao invés de passarem suas vidas matando uns aos outros pra sobreviver?
2   – (Adoro essa)

Bom, eu sou criacionista, e a Ciência me convence de muitas coisas. Já os cientistas...

1.1: Você acredita que Deus matou os dinossauros?  Eu acho que foi o Homem, que já extinguiu espécies pra caramba.  Na explicação usual para o Dilúvio, houve uma catástrofe global que alterou algumas características da atmosfera, e isso poderia ter dificultado a proliferação dos dinossauros.

1.2. Para nós descobrirmos esses seres e ficarmos maravilhados.

1.3. Para nós olharmos para as estrelas e ficarmos maravilhados.  E entender a incrível estabilidade de nosso planetinha, sob a influência dos outros planetas e estrelas, como disse Deus para Jó: "Poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? Ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seus filhos? Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra?"

1.4. Bondade e maldade são características humanas, não animais. Mas segundo a Bíblia, no princípio todos os animais se alimentavam de plantas, não precisando assim fazer fotossíntese.

2. Isso foi escrito para nós, não para Deus.  E Deus viu algo ruim sim, que existe até hoje.  Gênesis 6.5: "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração."

Você aprendeu a chamar Deus de "o cara" com a Xuxa?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #390 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:38:30 »
Quanta crítica vazia à Bíblia (que é o nome de um livro, e portanto se escreve com inicial maiúscula em Português, por mais que vocês queiram denegrí-la).

A Bíblia não é um livro e sim um compêndio de diversos textos. E sim, sabemos que por ser um substantivo com nome próprio, grafa-se a sua inicial com letra maíuscula. Mas parece que voce, como típico criacionista, não tem senso de humor, pois sequer percebeu que eu grafei o nome entre aspas e ainda coloquei um smiley no final da frase.

Tenho certeza de que todos dirão que leram ela, e / ou conhecem a Bíblia muito bem, mas deixo que vocês reflitam consigo mesmo, sem querer enganar aos outros ou a si, se fizeram mesmo isso.

Eu fiz isto em pelo menos cinco oportunidades, sendo três delas como cristão.

Não precisam me responder.  É uma questão de cunho pessoal.

Não há o que esconder.

Eu, quanto mais leio a Palavra de Deus, mais me surpreendo com muitas histórias e ensinamentos maravilhosos.

É a palavra do seu deus, assim como o Alcorão é a palavra de Alah e os Vedas é a palavra dos deuses hindus, entre os quais Shiva e Brahma.

E é consenso entre os historiadores que a maior parte das narrativas são alegóricas (estórias) e não descritivas (histórias).

Podem não acreditar no que ela relata, mas dizer que nada ou pouco se aproveita é de uma cegueira torpe.

Depende a que partes voce se refere. Se forem os ensinamentos humanitários não vejo qualquer problema. Mas se forem as partes genocidas, então é melhor manter a Bíblia afastada, principalmente das crianças.

[...]
Aí, baseei-me no meu falecido professor de anatomia, Dr Hélcio Werneck, que descobriu que em terra de cego, quem tem um olho é minoria
[...]

Ele também pode ser chamado de "caolho".  :)
Foto USGS

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #391 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:51:46 »
Retornando ao dia 11/01/11, na resposta do Banzai.

1) O Olho

Citação de: Banzai
Citação de:  Rafael
A luz entra pela pupila, atravessa o olho e as primeiras camadas da retina, sendo então REFLETIDA na escura camada pigmentada para as células fotorreceptoras.

Acredito que isso está errado. Qualquer coisa escura absorve, mais do que reflete, a luz. A camada pigmentada praticamente não reflete luz para as células fotorreceptoras, ela na verdade "tenta evitar" isso.

Eu li no livro de Fisiologia.  Que evolucionista disse que a luz é absorvida?  Só li num livro de Oftalmologia que essa camada também evita a dispersão da luz no globo ocular.
   A camada pigmentada é escura, porém reflexiva. Achei esses vídeos mal feitos, mas dá pra ver a retina.
   Aliás, estudando a fisiologia da visão é possível notar que a formação do nervo óptico (porém não ele em si) anterior à retina é uma das bases da complexidade da visão dos vertebrados.

feature=related
(pula direto pros 8 min)

O problema é que nada dessa construção realmente implica numa visão melhor, não podendo ser usada como justificativa para a construção do olho vertebrado (o que de qualquer forma só jogaria o problema do design pobre para os cefalópodes, onde ainda que seja menos "humilhante" para quem se coloca como obra-prima de Deus, continua sendo um problema).

São duas construções diferentes e completamente funcionais.  Dizer que o olho do polvo é "mais pobre" é puro desejo de que ALGUMA COISA tenha sido mal projetada.  Mas ninguém me convenceu de que isso acontece.  Os dois "projetos" cumprem sua função, e se a visão do polvo for mais simples, pode ser que ele simplesmente não precise de algo mais "evoluído".

E nós devemos sim buscar entender a função em todas as coisas vivas, porque considerando apenas o aspecto "histórico", evolutivo, caímos nos erros já cometidos sobre o "lixo" no DNA, uma boa parte inútil do cérebro, órgãos vestigiais que agora têm uma função, etc.
(ver http://www.evo.bio.br/LAYOUT/RAFAEL5.html, tópico VII, a partir do parágrafo 2)

E mesmo apenas nos atendo às adaptações como funções, deixando de lado essas implicações, se desconsideramos tudo o que se sabe ou se pode descobrir sobre explicações históricas/evolutivas, o que faremos sempre será ver o que quer que alguma estrutura faça e interpretar isso como sua função/projeto, ignorando a realidade um palmo adiante do nariz de que esse aparente magnífico projeto só precisa existir para dar conta de um problema criado por outras invenções (como o sistema imunológico, que ironicamente meio que imita a seleção natural através de hipermutação para encontrar as soluções, em vez de ter uma base de dados como os anti-vírus projetados), ou mesmo de "falhas de projeto", como no caso do olho vertebrado e a fóvea.

É interessante que o sistema imunológico é PROGRAMADO, em qualquer sentido de compreensão, para reconhecer diversos antígenos, incluindo muitos criados pelo Homem.  Todas as suas combinações dependem de um intrincado e muito complexo sistema envolvendo decodificação genética e rearranjos genéticos e moleculares, algumas vezes chamadas mesmo de "variabilidade programada".

Agora, nesse nível da discussão, dizer que o olho vertebrado é uma "falha de projeto" se trata de um sintoma muito grave de níveis obscuros de reflexão sobre a realidade.

Citação de: Rafael
A existência de dois tipos de olhos tão semelhantes é, na verdade, uma dificuldade para as explicações evolucionistas.  Afinal, como se deu essa milagrosa evolução convergente?  Como apenas com mutações aleatórias e a seleção natural se pode chegar a resultados tão semelhantes?

Bem, isso é como perguntar "como egípcios e astecas, meros humanos poderiam construir as pirâmides, e como poderiam ser tão parecidas, em vez de coisas distintas?", e postular ajuda extraterrestre.

É você quem está comparando o olho com projetos intencionais.  Do ponto de vista Biológico, não faz sentido pensar em algo evoluir com uma intenção, visando, por exemplo, chegar a um formato de camara escura para favorecer a visão.  Você mesmo disse, no início da discussão, que a construção do olho vertebrado se parece com um emaranhado de fios na frente da lente, como um monte de estruturas despropositadas.  Ao estudar Fisiologia, vimos, no entanto, que essa interpretação está equivocada.

2) A "cauda humana"

Aqui, você discutiu vários assuntos interessantes.
   Sobre a "cauda humana", creio ter exposto bem na última mensagem.

Sobre as homologias e analogias, caímos no assunto da diferença entre as espécies, não se tratando, necessariamente, de uma construção ser melhor do que a outra.  Novamente, os órgãos cumprem suas funções, e algo como um morcego terem asas diferentes das de aves não o torna "pior" enquanto espécie voadora, uma vez que não vemos morcegos caindo no chão por não conseguirem voar, pelo contrário, eles se desviam muito bem dos obstáculos, por métodos de percepção muito engenhosos.  E usam seus "resquícios de dedos" para se pendurarem e escalarem.

E é bem interessante o fato de podermos classificar os seres vivos "segundo as suas espécies", inclusive encontrando seus limites de diferenciação, e não encontrarmos, entre as espécies atuais, um "continuum" entre as espécies, estando elas sempre para o topo das montanhas de adaptação, e nunca nos vales.  Ou seja, numa situação em que, caso surgisse uma "transformação" de um animal de um gênero para outro, nessa transição sua desvantagem adaptativa em relação ao ambiente e outras espécies seria tanta que sua sobrevivência e formação de novas populações estaria seriamente comprometida.

Aliás, falando sobre a ontogenia (desenvolvimento dos seres), é interessante notar que apesar de algumas semelhanças nos estágios de diferentes vertebrados, as divisões iniciais são bem diferentes, algo que gostaria de saber muito como os evolucionistas explicam.  Afinal, retrocedendo nos estágios mais iniciais, que deveriam ser os mais semelhantes, são os mais diferentes!

Eu não sei muito sobre isso, mas simplesmente não imagino por que deveriam ser os mais semelhantes. Pelo contrário, imaginaria justamente que os primeiros estágios, ainda sem ou com pouca diferenciação celular, seriam aqueles com conformações que poderiam variar mais (eu não esperia que variassem mais, mas apenas que pudessem). Afinal, você pega um embrião e o "destrói", o divide em dois, e então desses fragmentos se desenvolvem dois (ou mais) seres iguais, como se nada grave tivesse acontecido. Difícil algo poder ser mais flexível que isso.

Os estágios iniciais devem ser os mais semelhantes, pelos simples fato de que toda a formação de um ser está programada no material genético, e falhas nos estadios mais iniciais iriam destruir todo o processo adiante.  Isso acontece nos defeitos congênitos.  Aliás, a base da comparação da ontogenia com a filogenia foi exatamente a falsa impressão de que nos estadios mais precoces os vertebrados são semelhantes.

3) O apêndice

Tivemos uma boa conversa aqui.  Mantenho minhas colocações.

Ainda que seqüências evolutivas aparentes de parentes de humanos, chimpanzés e gorilas devam ser suficientes para causar pesadelos em criacionistas, fazendo acordar suados quando em seu sonho sua querida avózinha que estava de costas, se vira de frente, revelando um rosto simiesco e falando "oi netinho! Uh-uh-uh-aaaah!"

Por mais próximos que estejamos dos chimpanzés, por termos um "plano de construção" bem semelhante, ainda assim todos podemos perceber as diferenças entre nós. Eles são claramente animais irracionais.  E nós somos os únicos animais capazes de contemplar as estrelas.

Um evolucionista percebeu assim essa diferença:
   “Tais caracteres, muito marcantes, são suficientes para a distinção entre os mais elevados símios e os menos elevados indivíduos da espécie humana atual”.
            - Pierantoni, Umberto. Compêndio de Biologia, 4ªed., Ed. Científica – Rio, pg 623, 1960.

Até.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #392 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:56:31 »
Bom, eu sou criacionista, e a Ciência me convence de muitas coisas. Já os cientistas...

Eu sou cientista e ateu e...?

1.1: Você acredita que Deus matou os dinossauros?

É claro que não, a não ser que voce queira chamar erupções vulcânicas e um asteróide de "deus". E não há evidências da existência do deus que voce presta culto. Aliás, não há nenhuma evidência de nenhum tipo de deus.

Eu acho que foi o Homem, que já extinguiu espécies pra caramba.

Gostei da piada. Voce conhece alguma de português?

Na explicação usual para o Dilúvio, houve uma catástrofe global que alterou algumas características da atmosfera, e isso poderia ter dificultado a proliferação dos dinossauros.

Não houve o "dilúvio".

1.2. Para nós descobrirmos esses seres e ficarmos maravilhados.

Certo, certo.

1.3. Para nós olharmos para as estrelas e ficarmos maravilhados.  E entender a incrível estabilidade de nosso planetinha, sob a influência dos outros planetas e estrelas, como disse Deus para Jó: "Poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? Ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seus filhos? Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra?"

Certo, certo.

1.4. Bondade e maldade são características humanas, não animais.

Vou lhe contar um segredo, mas não espalhe-o: Os homens são animais.

Mas segundo a Bíblia, no princípio todos os animais se alimentavam de plantas,

Como há muito tempo eu não leio o seu livro-texto dileto, me refresque a memória: Onde está escrito, textualmente, que os leões, por exemplo, eram herbívoros?

E outro detalhe. As plantas não eram seres vivos também? Porque elas não mereceram a consideração do seu deus?

E eu fico imaginando esta "cena criacionista": Um T-rex pastando ao lado de uma bela e fofa ovelhinha. Que comovente, não? :)

não precisando assim fazer fotossíntese.

O que?

Os animais faziam fotossíntese? :o

2. Isso foi escrito para nós, não para Deus.  E Deus viu algo ruim sim, que existe até hoje.  Gênesis 6.5: "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração."

O homem era mau.
O homem foi criado por deus, à sua imagem e semelhança.
Logo deus era mau.

Você aprendeu a chamar Deus de "o cara" com a Xuxa?

Eu não. Quando tenho de nominar o deus judaico-cristão, eu o chamo por Javé.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #393 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 18:06:54 »
Retornando ao dia 11/01/11, na resposta do Banzai.

1) O Olho

Citação de:  Rafael
A luz entra pela pupila, atravessa o olho e as primeiras camadas da retina, sendo então REFLETIDA na escura camada pigmentada para as células fotorreceptoras.

Acredito que isso está errado. Qualquer coisa escura absorve, mais do que reflete, a luz. A camada pigmentada praticamente não reflete luz para as células fotorreceptoras, ela na verdade "tenta evitar" isso.

Eu li no livro de Fisiologia.  Que evolucionista disse que a luz é absorvida?  Só li num livro de Oftalmologia que essa camada também evita a dispersão da luz no globo ocular.

Eu não li de nenhum "evolucionista", é algo que estou inferindo pelo que já li sobre luz/ótica mesmo, e como imagens se formam. Qualquer luz refletida por essa camada não é uma "imagem", não é como se devolvesse a imagem espelhada (que é o que você pareceu sugerir por "processamento"), na verdade apenas faz com que fosse menos embaçada do que seria se houvesse um tecido mais claro no lugar. No artigo da wikipédia não tem fontes, mas é mais ou menos isso que diz:

Melanin, a darkly colored pigment, helps the choroid limit uncontrolled reflection within the eye that would potentially result in the perception of confusing images. In humans and most other primates, melanin occurs throughout the choroid. In albino humans, frequently melanin is absent and vision is low. In many animals, however, the partial absence of melanin contributes to superior night vision. In these animals, melanin is absent from a section of the choroid and within that section a layer of highly reflective tissue, the tapetum lucidum, helps to collect light by reflecting it in a controlled manner. The uncontrolled reflection of light from dark choroid produces the photographic red-eye effect on photos, whereas the controlled reflection of light from the tapetum lucidum produces eyeshine (see Tapetum lucidum).

http://en.wikipedia.org/wiki/Choroid

A camada pigmentada é escura, porém reflexiva. Achei esses vídeos mal feitos, mas dá pra ver a retina.
   Aliás, estudando a fisiologia da visão é possível notar que a formação do nervo óptico (porém não ele em si) anterior à retina é uma das bases da complexidade da visão dos vertebrados.

feature=related
(pula direto pros 8 min)

Obviamente esse "improviso" na estrutura do olho vertebrado resulta em mais complexidade do que se fosse algo inventado e mais eficiente.

O problema é que nada dessa construção realmente implica numa visão melhor, não podendo ser usada como justificativa para a construção do olho vertebrado (o que de qualquer forma só jogaria o problema do design pobre para os cefalópodes, onde ainda que seja menos "humilhante" para quem se coloca como obra-prima de Deus, continua sendo um problema).

São duas construções diferentes e completamente funcionais.  Dizer que o olho do polvo é "mais pobre" é puro desejo de que ALGUMA COISA tenha sido mal projetada.  Mas ninguém me convenceu de que isso acontece.  Os dois "projetos" cumprem sua função, e se a visão do polvo for mais simples, pode ser que ele simplesmente não precise de algo mais "evoluído".

Eu não disse, nem sei se alguém já disse, que o olho do polvo "é mais pobre", nem sei se sua visão é mais simples. É diferente, em vários aspectos (não enxergam muita cor, muitos deles, mas distinguem melhor a polarização da luz). A comparação do olho vertebrado e daquele dos polvos nesse contexto de evolução é sempre no contexto de como a disposição geral no olho vertebrado é "ilógica" se comparada aos polvos (e se fosse para dizer que um é "mais pobre", seria o olho dos vertebrados, mas "pobreza" é vago demais para que eu use aqui).

E nós devemos sim buscar entender a função em todas as coisas vivas, porque considerando apenas o aspecto "histórico", evolutivo, caímos nos erros já cometidos sobre o "lixo" no DNA, uma boa parte inútil do cérebro, órgãos vestigiais que agora têm uma função, etc.
(ver http://www.evo.bio.br/LAYOUT/RAFAEL5.html, tópico VII, a partir do parágrafo 2)

Esses "erros cometidos" na maior parte do tempo são confusões de divulgação/compreensão científica e não "enganos evolucionistas", mais claramente o caso com "DNA lixo" e órgãos vestigiais -- cuja definição histórica nunca implicou em ausência de função, conforme já citei uma série de fontes anteriormente.

Com o "DNA lixo" o caso é um pouco inverso, qualquer função é geralmente exagerada por criacionistas ou mesmo adaptacionistas, mas nenhuma teoria de "função do DNA" lixo passa no "teste da cebola": explicar por que a cebola precisa cinco vezes mais DNA não-codificante do que o ser humano, de acordo com a suposta "função" desse DNA, ou porque duas espécies proximamente aparentadas (como duas espécies de ovelha) precisam de uma diferença de até 20% de DNA não-codificante funcional. Não é como se tivesse sido descoberto que "na verdade o DNA lixo tem função". Isso é sempre parcial. E as funções do DNA são encontradas sempre não numa abordagem criacionista, mas aceitando a evolução e mecanismos conhecidos ou naturais de modificação e comportamento do DNA. "Evolucionistas" não assumem que qualquer coisa sem função óbvia é necessariamente lixo, apenas há mecanismos diversos conhecidos que podem aumentar a quantidade de DNA, independentemente desse novo DNA ter qualquer função. É interessante notar que até mesmo hipóteses que pareciam bem razoáveis de assumir alguma função sob a ótica evolucionista/adaptacionista parecem ter falhado: é natural se supor que seqüências altamente similares em espécies de parentesco não muito próximo ("supostamente" filogeneticamente conservadas), como humanos e camundongos, tenham sido preservadas por seleção, por terem alguma função, seja lá qual for. Mas não é mais tão convincente que seja esse o caso, depois de se ter criado um camundongo perfeitamente saudavel com 3% desse DNA faltando.

Me surpreende que os criacionistas ainda não tenham usado esse caso como uma espécie de argumento de relógio molecular para a idade jovem da Terra e das espécies :D

Quanto a "partes do cérebro", bem, suponho que se refira a lobotomia, que, tanto quanto sei, não teve como base qualquer assunção fundamentalmente evolucionista, muito menos de que áreas do cérebro fossem inúteis, mas o contrário, em admitir sua função e supor ser melhor remover as peças que falham do que deixar lá.

E mesmo apenas nos atendo às adaptações como funções, deixando de lado essas implicações, se desconsideramos tudo o que se sabe ou se pode descobrir sobre explicações históricas/evolutivas, o que faremos sempre será ver o que quer que alguma estrutura faça e interpretar isso como sua função/projeto, ignorando a realidade um palmo adiante do nariz de que esse aparente magnífico projeto só precisa existir para dar conta de um problema criado por outras invenções (como o sistema imunológico, que ironicamente meio que imita a seleção natural através de hipermutação para encontrar as soluções, em vez de ter uma base de dados como os anti-vírus projetados), ou mesmo de "falhas de projeto", como no caso do olho vertebrado e a fóvea.

É interessante que o sistema imunológico é PROGRAMADO, em qualquer sentido de compreensão, para reconhecer diversos antígenos, incluindo muitos criados pelo Homem.  Todas as suas combinações dependem de um intrincado e muito complexo sistema envolvendo decodificação genética e rearranjos genéticos e moleculares, algumas vezes chamadas mesmo de "variabilidade programada".

O problema é que esse cenário de um programador/criador que programa tanto vírus quanto suas defesas é no mínimo um tanto complicado de se explicar sob a perspectiva de um criador singular de tudo isso (tanto mais quanto ao reconhecimento não-inato de patógenos), enquanto que, aceitando a história natural da vida, não há estranheza alguma na existência de patógenos e de qualquer mecanismo/programação de defesa. Isso não vale apenas nesse caso específico, mas para praticamente qualquer relação ecológica envolvendo ataque e defesa.

Agora, nesse nível da discussão, dizer que o olho vertebrado é uma "falha de projeto" se trata de um sintoma muito grave de níveis obscuros de reflexão sobre a realidade.

Não é que "seja" uma falha de projeto. Não é um "projeto", mas produto do processo de evolução tal como descrito pela ciência. Ele tem "falhas" apenas de acordo com o que se esperaria de um projeto propriamente dito. Não há nada de reflexões obscuras sobre a realidade aqui, apenas a aceitação dos resultados da investigação científica da natureza, sem hipotetizar qualquer tipo de super-ser que ficasse inventando esses seres todos por hobby.

A existência de dois tipos de olhos tão semelhantes é, na verdade, uma dificuldade para as explicações evolucionistas.  Afinal, como se deu essa milagrosa evolução convergente?  Como apenas com mutações aleatórias e a seleção natural se pode chegar a resultados tão semelhantes?

Bem, isso é como perguntar "como egípcios e astecas, meros humanos poderiam construir as pirâmides, e como poderiam ser tão parecidas, em vez de coisas distintas?", e postular ajuda extraterrestre.

É você quem está comparando o olho com projetos intencionais.  Do ponto de vista Biológico, não faz sentido pensar em algo evoluir com uma intenção, visando, por exemplo, chegar a um formato de camara escura para favorecer a visão.  Você mesmo disse, no início da discussão, que a construção do olho vertebrado se parece com um emaranhado de fios na frente da lente, como um monte de estruturas despropositadas.  Ao estudar Fisiologia, vimos, no entanto, que essa interpretação está equivocada.

(Não, a interpretação não está equivocada, nem é uma "interpretação", mas a mera descrição).

O fato de pirâmides serem construções intencionais não ajuda a explicar os problemas levantados pela "convergência" de pirâmides inventadas totalmente independentemente -- não há nada de tremendamente "funcional" no seu formato piramidal. Por que uma cultura não inventou templos/tumbas piramidais, outros cúpulas de meia-esfera, outros cônicos, outros cúbicos, etc? "Ora, esse é um problemão para a teoria de que os ETs não unificaram essas construções".

O fato de não haver uma função particular nesse formato piramidal é até um "problema" maior do que no caso do olho, pois não é o caso na forma de câmera. Justamente isso explica a convergência. Não que houvesse qualquer "intenção" em chegar nesse ponto, isso é novamente mero resultado das leis da ótica e da seleção natural.

Uma superfície plana fotossensível, fornece uma orientação muito pobre de sensibilidade a luz, mas não é inútil. Uma curvatura nessa superfície, ou seja, ela se tornando côncava ou convexa, imediatamente proporciona ao organismo a capacidade de receber estímulos diferentes dependendo da direção da incidência da luz. E esse potencial se acentua progressivamente conforme o olho se aproxima de uma câmera. E o mesmo princípio explica não só a convergência de olhos em câmera, mas também os olhos compostos dos insetos, onde isso apenas calhou de ocorrer "do avesso". Com uma câmera formada, novamente, por questões de leis da ótica, se projeta uma imagem sobre uma superfície fotossensível, e então há um "salto" qualitativo no potencial de informação ambiental que pode ser explorada para orientação. (Eu especulo se isso não poderia ser um dos fatores por trás de coisas como a explosão cambriana ou mesmo da origem da centralização do sistema nervoso).

E novamente é mais um caso em que, se eu fosse evolucionista teísta, agradeceria a Deus por ter preservado seres em estágios intermediários dessa evolução dos olhos provando que todos podem ser funcionais, contra as típicas contra-argumentações criacionistas:

2) A "cauda humana"

Aqui, você discutiu vários assuntos interessantes.
   Sobre a "cauda humana", creio ter exposto bem na última mensagem.

Sobre as homologias e analogias, caímos no assunto da diferença entre as espécies, não se tratando, necessariamente, de uma construção ser melhor do que a outra.  Novamente, os órgãos cumprem suas funções, e algo como um morcego terem asas diferentes das de aves não o torna "pior" enquanto espécie voadora, uma vez que não vemos morcegos caindo no chão por não conseguirem voar, pelo contrário, eles se desviam muito bem dos obstáculos, por métodos de percepção muito engenhosos.  E usam seus "resquícios de dedos" para se pendurarem e escalarem.

E não se trata de afirmar que uma é melhor que outra (ainda que possa ser e seja o caso em alguns casos), o principal problema é o padrão genealógico em que isso acontece: asas de morcego só ocorrem em morcegos, asas de pterodáctilos só ocorrem em pterodáctilos, e asas de aves só ocorrem em aves. Se fossem invenções, elas poderiam ocorrer alternadamente em todos esses grupos (e até outros grupos, que poderiam ter espécies aladas, com todos os tipos de asa). Isso é simplesmente a continuidade do argumento de que a forma serve a uma função, de que o plano geral do esqueleto vertebrado é usado em diferentes espécies não-aparentadas/criadas separadamente por cumprir uma mesma função; de que os vertebrados não têm tudo que têm em comum por terem herdado de um ancestral de todos os vertebrados, mas terem sido inventados com essas características que podem ser "embaralhadas" em qualquer forma não-condizente com uma filogenia de todos os seres.

Mas isso nunca ocorre.

E é bem interessante o fato de podermos classificar os seres vivos "segundo as suas espécies", inclusive encontrando seus limites de diferenciação, e não encontrarmos, entre as espécies atuais, um "continuum" entre as espécies, estando elas sempre para o topo das montanhas de adaptação, e nunca nos vales.

Nem sempre, há espécies chamadas de espécies crípticas, não facilmente distintas, bem como "espécie(s) em anel", uma espécie variando em torno de uma barreira geográfica, e se reencontrando como espécies distintas ou algo mais próximo disso (não há uma definição muito estrita de "espécie").

Em todo o caso, o mesmo ocorre até mesmo com raças de cães (ou até raças humanas), que são mais comumente aceitas como descendentes de um ancestral comum. Não vamos encontrar variações das raças caninas que nos permitissem fazer um filme com a técnica "stop and go" reproduzindo sua evolução. Elas se distanciam, sem persistirem em todos os casos populações com todas as gradações intermediárias -- que nem necessariamente sequer existiram, como em variações como de pernas de bassets, daschunds e schnauzers. Não é nem algo necessário para comprovar parentesco, nem uma "expectativa universal" de populações ou espécies separadas. Mas é bastante comum, ainda assim, ao menos uma vez aceitos critérios não-pirrônicos avaliação. A maior parte das espécies de um mesmo gênero não é mais diferente do que raças de cães razoavlemente similares, como pastor alemão e collie.

Ou seja, numa situação em que, caso surgisse uma "transformação" de um animal de um gênero para outro, nessa transição sua desvantagem adaptativa em relação ao ambiente e outras espécies seria tanta que sua sobrevivência e formação de novas populações estaria seriamente comprometida.

Só existe "especiação", não "generação". A origem de gêneros se dá (ao menos na vasta maior parte do tempo) meio que "incidentalmente", bem gradualmente. Gêneros são só "faixas" do espectro de variação espécies aparentadas. E mesmo gêneros são muitas vezes similares o bastante para haver classificações variadas, umas que separam em mais gêneros um mesmo grupo, outras que fazem menos divisões. Felinos, por exemplo, variam de três a pelo menos seis, sendo as mais recentes as com mais gêneros -- que anteriormente eram consideradas um só.

Em nenhum momento foi como se só existissem os gatinhos de Felis ou os predadores de Panthera, e subitamente, de um surgisse o outro, dramaticamente diferente. Qualquer das classificações que se adote, há uma ampla gradação na variação no tamanho desses seres que compõem os felinos, levando de um extremo a outro. Se, por qualquer motivo se extinguissem os grupos de tamanho mais intermediário, surgiria uma aparente lacuna, mas ela não é algo exatamente "real", e é mais ou menos isso que ocorre o tempo todo, inclusive com táxons mais elevados.

Talvez seja interessante até mencionar que, embora não se suponha que uma divergência abrupta seja algo comum na evolução, isso nem pode ser universalmente descartado (no sentido adaptacionista, por exemplo, uma espécie invasora que prolifera como uma peste é algo análogo a uma variação drástica -- não são então necessariamente fadadas ao fracasso), e há situações em que ocorre mais ou menos o inverso: a similaridade adaptativa é que implica no risco de extinção. De modo geral, não existem duas espécies no mesmo nicho exato, em um mesmo habitat. Quanto mais sobreposto for o nicho de duas espécies no mesmo habitat, maior é a vantagem na divergência. Isso vale tanto para espécies pouco aparentadas, quanto para aquelas que mal se separaram, ou são ainda a mesma espécie.

Aliás, falando sobre a ontogenia (desenvolvimento dos seres), é interessante notar que apesar de algumas semelhanças nos estágios de diferentes vertebrados, as divisões iniciais são bem diferentes, algo que gostaria de saber muito como os evolucionistas explicam.  Afinal, retrocedendo nos estágios mais iniciais, que deveriam ser os mais semelhantes, são os mais diferentes!

Eu não sei muito sobre isso, mas simplesmente não imagino por que deveriam ser os mais semelhantes. Pelo contrário, imaginaria justamente que os primeiros estágios, ainda sem ou com pouca diferenciação celular, seriam aqueles com conformações que poderiam variar mais (eu não esperia que variassem mais, mas apenas que pudessem). Afinal, você pega um embrião e o "destrói", o divide em dois, e então desses fragmentos se desenvolvem dois (ou mais) seres iguais, como se nada grave tivesse acontecido. Difícil algo poder ser mais flexível que isso.

Os estágios iniciais devem ser os mais semelhantes, pelos simples fato de que toda a formação de um ser está programada no material genético, e falhas nos estadios mais iniciais iriam destruir todo o processo adiante.  Isso acontece nos defeitos congênitos.  Aliás, a base da comparação da ontogenia com a filogenia foi exatamente a falsa impressão de que nos estadios mais precoces os vertebrados são semelhantes.

E quem está falando de "falhas" nos estágios iniciais? Estamos falando de diferença, variação, que não implica em inviabilidade do que se desenvolve posteriormente. Talvez em outras diferenças não evidentemente relacionadas, mas ainda assim causalmente conexas, não sei.

E essa impressão de similaridade não é "falsa". Há similaridades no desenvolvimento dos seres, muitas delas evidenciando relações filogenéticas.

Algo relacionado:

http://www.sciencedaily.com/releases/2010/12/101215112815.htm

Esse efeito "ampulheta" da similaridade na ontogenia ocorre também no nível molecular. Variações na expressão genética são maiores antes e depois do estágio filotípico.

3) O apêndice

Tivemos uma boa conversa aqui.  Mantenho minhas colocações.

Ainda que seqüências evolutivas aparentes de parentes de humanos, chimpanzés e gorilas devam ser suficientes para causar pesadelos em criacionistas, fazendo acordar suados quando em seu sonho sua querida avózinha que estava de costas, se vira de frente, revelando um rosto simiesco e falando "oi netinho! Uh-uh-uh-aaaah!"

Por mais próximos que estejamos dos chimpanzés, por termos um "plano de construção" bem semelhante, ainda assim todos podemos perceber as diferenças entre nós. Eles são claramente animais irracionais.  E nós somos os únicos animais capazes de contemplar as estrelas.

Um evolucionista percebeu assim essa diferença:
   “Tais caracteres, muito marcantes, são suficientes para a distinção entre os mais elevados símios e os menos elevados indivíduos da espécie humana atual”.
            - Pierantoni, Umberto. Compêndio de Biologia, 4ªed., Ed. Científica – Rio, pg 623, 1960.

Até.

Bem, nunca disse que não dá para distinguir chimpanzés de humanos. Isso é bastante óbvio. Os problemas são apenas colocar uma linha divisória exata entre humanos e seus os parentes (especialmente os extintos), e muito mais se for se tentar defender que não sejam parentes.

Até.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #394 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 16:09:29 »
Putz... De novo a velha estorinha dacomplexidade irredutível! Já vimos neste mesmo forum que isso não se sustenta!
Porque o Rafael não faz uma pesquisa no forum, estou certo que TODAS as "argumentações" religiosas (criacionistas) já foram refutadas, e mais de uma vez para mais de umcrente diferente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #395 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 23:35:47 »
Complexidade Irredutível é tão 2003/2004
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #396 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 02:04:26 »
"Complexidade irredutível" é o argumento central e atemporal do criacionismo, embora o termo seja mais recente. (E não tenha sido usado aí).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #397 Online: 01 de Março de 2011, 00:06:33 »
A diferença entre um criacionista e um evolucionista.

O criacionista consegue escrever 1000 papers sobre o como a evolução está errada, mas não consegue fazer um remédio, uma pesquisa, um diagnóstico e uma previsão com sua abordagem.

O evolucionista está completamente errado mas por uma coinciência seu erro permite desenvolver remédio, fazer previsões, diagnóstico e até pesquisa populacional.

Mas claro, o criacionista que não produz merda nenhuma está certo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #398 Online: 01 de Março de 2011, 13:32:58 »
Eu, quanto mais leio a Palavra de Deus, mais me surpreendo com muitas histórias e ensinamentos maravilhosos. 

Fica tranquilo.
Não é raro pessoas entrarem neste fórum pensando ser um fórum religioso.

Talvez o título "Fórum Clube Cético" tenha significado dúbio.

Mas não, aqui não é um fórum religioso.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #399 Online: 01 de Março de 2011, 15:04:53 »
E ensinamentos por ensinamentos, acho que Dostoiévski tem muito mais a oferecer. Ao menos pra mim. Aprendi e pensei em muita coisa após lê-lo.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!