Eu penso, logo existo
Uma árvore, mesa ou carro não pensam e podem existir. Até mesmo formigas, vermes, peixes... Você pode não ter consciência de nada ou de si mesmo e mesmo assim estar, por exemplo, correndo atrás de uma zebra ou fugindo de um tigre!
Aproveite a embalagem e comece a escrever o seu 1.º livro.
Mas eu já estou escrevendo uma obra com minhas idéias. E já tem pouco mais de 666 páginas.
É verdade que alguns brasileiros adotaram o Espiritismo, porém mais como religião do que filosofia ou por pesquisa mediúnica. E isso pelo fato do povo brasileiro ser mais religioso mesmo, disso não lhe tiro a razão. É verdade que este fenômeno só ocorreu na Europa. Mas de acordo com espíritas, este evento só ocorreu na Europa pois era o continente onda haviam mais intelectuais, e o mais propício para a criação do Espiritismo, o verdadeiro motivo deste e outros fenômenos (de acordo com revelações mediúnicas).
Não foi Kardec que criou o Espiritismo por conta própria, mas, de acordo com espíritas, por influência espiritual, e não unicamente particular. Os espíritas ingleses não devem acreditar na reencarnação por influência cultural religiosa deles, ou alguma outra influência. Isso talvez pode ser pelo fato deles serem um povo muito conservador, que então escolheu manter o conceito da ressurreição.
Podemos ainda ver Kardec como uma vítima de fraude inconsciente, de alguém que, motivado pela vaidade, altera conteúdos, estabelece filtros pessoais para validar fatos duvidosos e se convence sinceramente disso, construindo uma lógica aparentemente coerente.
Provavelmente você deve pensar que todo médium é assim, um charlatão, seja consciente ou inconsciente. Se não tem motivo de enganar, é inconsciente, se tem motivo de enganar, consciente. Ou então de todo aquele que constrói algo como o Espiritismo.
O Espiritismo foi feito na França do que no Japão porque a mentalidade européia era mais propícia à construção do Espiritismo do que a mentalidade oriental, que é muito cheia de superstições, entre outras coisas. E a idéia de reencarnação oriental é diferente da espírita. Ou seja, se fosse feito no oriente, não estaria de acordo com o planejamento das ditas entidades superiores. É isso. Se você estivesse no lugar deles e descobrisse que uma parte do mundo é mais propícia à criação daquilo que você quer que crie, onde você escolheria, no lugar mais propício, ou então num outro lugar qualquer? O tal racismo é obra da síntese da lógica de Kardec, e não das entidades que o levaram a criar o Espiritismo.
Quanto à alma em si... a alma seria um organismo ou entidade originada de um ou mais universos paralelos ou extrafísicos que se ligam aos corpos de organismos de um universo de matéria de menor frequência ou mais densa. A alma é, basicamente isso. Mas ela seria algo, e não nada. Lembrando que a alma não é consciência, ela teria um mecanismo que formaria a consciência, assim como a idéia de que o cérebro é que cria a consciência. Pois não aceito que o pensamento é causa, mas efeito. Neste caso, efeito da alma, não somente do cérebro.
Poxa vida, você insiste em afirmar que o MC não poderia ser utilzado para evidênciar almas... Então posso utilizar qualquer método para evidênciar o Gorpo, do He-man? Desse jeito até os Ursinhos Carinhosos existem em algum plano astral...

Não estou dizendo que o MC não possa ser usado para avaliar a composição da alma... é que ainda nem conseguimos penetrar em outro universo paralelo, e se é assim, como então poderíamos pensar em medir a alma, já que a alma é um organismo extrafísico?