O método é sim útil, mas pense bem... todos os grandes gênios, para poderem ter chegado às suas teorias, para terem conseguido gerar o progresso, recorriam ao seu subconsciente. Eles recorriam também à própria intuição deles, não somente o método. Eles tinham as próprias visões de realidade deles que teriam os ajudado em seus progressos.
Só o método não é suficiente. Às vezes a inspiração consegue nos dar um grande passo. E é através disso que alguns dizem "eureca"! E estas situações ocorreram ao longo da história, em que através de uma profunda reflexão, estes conseguiram a resposta necessária (claro, com a ajuda do método científico, ou empirismo, mais antigamente).
Para sermos como eles, teríamos que recorrer também a este subconsciente, e libertar o gênio que há em nós mesmos. Mas isso é muito difícil e seria necessário um tratamento ou outro tipo de método para tal, como meditação. Eu mesmo já tenho esta tendência (não à meditação), mas à reflexão (que seria uma espécie de meditação, só que mais dinâmica).
Mas o meu foco é o encaixe dos conceitos científicos com conceitos espiritualistas que poderiam ter relação com os científicos. Isso não é questão de método científico, mas sim uma questão mais filosófica, pois não se trata de descobertas materiais, mas sim da tentativa de unir conceitos de diferentes áreas. É isso o que estou tentando.
E por esta tentativa, consegui refutar certos conceitos no meio espiritualista, outros ainda mantenho como prováveis (por terem alguma ligação com os científicos, com a natureza), tudo baseado nessa minha tentativa de casar conceitos aparentemente opostos. Por exemplo, a idéia de que a causa primária é consciência refutei, pois levei em conta o conceito da consciência como efeito, e não causa. É só um exemplo. Até porque a consciência é muito complexa para ser uma força irredutível, não é verdade?
Portanto, ainda que por ventura tenha uma causa transcendental, será efeito de um mecanismo, energia ou substância transcendental (entenda isso como uma natureza paralela a de nosso universo, como os universos paralelos). A causa primária então não seria consciência, agora, se esta teria consciência, daí fica em aberto (porém não acho que necessite disso, na realidade). Poderia muito bem ser só uma força primária contínua. Imagino esta causa primária assim como o universo... seria uma natureza, não uma entidade.