Autor Tópico: Filosofia do Enio  (Lida 16470 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Filosofia do Enio
« Resposta #200 Online: 20 de Dezembro de 2010, 15:17:37 »
Ênio...se importaria de usar o Tópico sobre a Filosofia do Ênio para expor seus pontos de vista quilométricos?

Você não abriu ele prá isso?

O Ênio vive fugindo da gaiola dele.

Xô Ênio!!!! volta lá pro seu tópico e não encha o saco. Ainda não se mancou não?  :x Melhor ainda...se manda... :)

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #201 Online: 20 de Dezembro de 2010, 15:52:35 »
Ênio...se importaria de usar o Tópico sobre a Filosofia do Ênio para expor seus pontos de vista quilométricos?

Xô Ênio!!!! volta lá pro seu tópico e não encha o saco. Ainda não se mancou não?  :x Melhor ainda...se manda... :)

Ô implicante, deixa o rapaz com seus devaneios...  :biglol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 20 de Dezembro de 2010, 17:47:07 »

Ô implicante, deixa o rapaz com seus devaneios...  :biglol:

Apenas estou zelando pelo pouco que resta do tópico que abri. Qualquer um que acesse querendo discutir seriamente um assunto e dá de cara com essa palhaçada, se tiver um pouco de discernimento, desiste. O nível do CC esta caindo por causa dos ênios que se sentem no direito de dizer qualquer besteira não ofensiva.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 20 de Dezembro de 2010, 17:57:40 »

Xô Ênio!!!! volta lá pro seu tópico e não encha o saco. Ainda não se mancou não?  :x Melhor ainda...se manda... :)

Ô implicante, deixa o rapaz com seus devaneios...  :biglol:

Apenas estou zelando pelo pouco que resta do tópico que abri. Qualquer um que acesse querendo discutir seriamente um assunto e dá de cara com essa palhaçada, se tiver um pouco de discernimento, desiste. O nível do CC esta caindo por causa dos ênios que se sentem no direito de dizer qualquer besteira não ofensiva.

Fato. :|

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #204 Online: 20 de Dezembro de 2010, 18:20:41 »
Qualquer topico que a última resposta seja do enio ou do lusitano nem abro
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 20 de Dezembro de 2010, 19:54:13 »
Tecla SAP?!

Chama o Agnóstico...!!!

Tecla SAP?!

Agnóstico, tradução, por favor! :P

Na última ele se esbarreou mais ainda..

Primeiro ele fala que cada um tem sua percepção da realidade, depois diz que confia em sua experiência para definir a realidade. :olheira:

Eu tentaria argumentar assim:

Enio, imagine se você fosse um babaca. Que você tivesse suas crenças absurdas. Essas suas crenças influenciam a maneira como você ve as coisas. Quando você interpreta algo, é seu cérebro que interpreta (claro) e quanto maior sua babaquice, mas babaca será sua interpretação da realidade.

Por isso que não podemos acreditar em nossa percepção nem experiência, temos que submeter o que nossos sentidos percebe a um método que permita separar o que provem da nossa visão viciada do fato.

Mas como o Enio já está em estágio de crença avançada, nada adianta.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #206 Online: 20 de Dezembro de 2010, 20:14:35 »
E nem consegue enxergar tudo o que lhe trouxe até este estágio. Considera que é algo que ele pessoalmente escolheu por ser o melhor. Comprou a falsa idéia da livre escolha, a maneira como são vendidos os dogmas. Sempre é considerado como aceito por uma decisão pessoal. Por isso a crença é tão arraigada e forte.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 20 de Dezembro de 2010, 20:36:41 »
Some-se a isso a ilusão de se sentir "especial" ao deter um "conhecimento" superior aos outros! E olha que ele se considera melhor que toda a comunidade científica!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 20 de Dezembro de 2010, 20:42:03 »
E nem consegue enxergar tudo o que lhe trouxe até este estágio. Considera que é algo que ele pessoalmente escolheu por ser o melhor. Comprou a falsa idéia da livre escolha, a maneira como são vendidos os dogmas. Sempre é considerado como aceito por uma decisão pessoal. Por isso a crença é tão arraigada e forte.

Viu como o Adriano também acerta?  :ok:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 20 de Dezembro de 2010, 20:51:23 »
Nossa, ainda bem que ele não vai nos obrigar a seguir. Interessante como ele dá um peso enorme ao que ele aprendeu frente à experiência dos outros.

Pelo último post, o cara realmente se acha a última bolacha do pacote.

E só fala groselha sem sentido.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #210 Online: 20 de Dezembro de 2010, 21:05:23 »
Some-se a isso a ilusão de se sentir "especial" ao deter um "conhecimento" superior aos outros! E olha que ele se considera melhor que toda a comunidade científica!
E um outro ponto que o leva a se sentir superior é escrever post-bíblicos, prolíxos e proselitistas. Essa é, para ele,  sua principal marca de seu avanço intelectual:

Eu tenho sim objetivo de mudar certos paradigmas, e deixo claro isso em minha obra. Mas ninguém será obrigado a isso, são só sugestões minhas. Se o mundo inteiro começar a aceitá-las, então é só resultado da insatisfação daqueles que tiverem simpatia com o meu pensamento. Vai ser mais uma questão de simpatia do que obrigação de fato.

Ele não percebe que não entende porra nenhuma de netiqueta e que essa sua escrita infinita é uma forma de ignorância sobre interação virtual. Enio, me desculpa o palavreado, mas entenda o twitter como um grande reflexo dessa sintetização da comunicação na internet.

Viu como o Adriano também acerta?  :ok:
Obrigado pelo apoio. Mas sei que tem outras pessoas simpáticas as algumas de minhas idéias e estas declarações estão bem claras e objetivas em muitos posts ao longo do tempo  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 20 de Dezembro de 2010, 21:07:26 »
O Adriano, assim como muitos (e eu me incluo nisso) tambem já tenderam ao pensamento mágico, assim como o Enio, e tinha seguramente um bom estoque de evidencias anedóticas e falácias para "embasar" esse pensamento.

E o processo de abandonar crenças pré-estabelecidas pode ser mais ou menos traumático, dependendo do cenário em que se está inserido.

Acertei Adriano?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #212 Online: 20 de Dezembro de 2010, 21:16:06 »
Sim, eu fui pelo pego novamente espiritismo numa abordagem evolucionista e laboratorial, portanto "empírica". Além da inserção na internet, sendo fácil de acessar este conteúdo. Outro ponto foi a grande utilização de bibliografia selecionada e a institucionalização desta crença. Como não tinha muito acesso ao ensino formal, então uma alternativa mais fácil preencheu o meu desejo de conhecimento "verdadeiro". A institucionalização globalizada me encantava.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #213 Online: 20 de Dezembro de 2010, 22:59:36 »
Considera que é algo que ele pessoalmente escolheu por ser o melhor. Comprou a falsa idéia da livre escolha, a maneira como são vendidos os dogmas. Sempre é considerado como aceito por uma decisão pessoal. Por isso a crença é tão arraigada e forte.
Mas estes "dogmas" podem mudar com o tempo, a partir do momento em que ver um sentido melhor do que um conceito presente.

Você vive com isso na sua cabeça, esse achismo seu de eu me sentir superior pelo fato de eu ter decidido caminhar com as próprias pernas, ao invés de me submeter à visão de realidade de muitos que a impõem isso. Quantas vezes eu disse que não fico me achando melhor que ninguém. A minha escolha foi seguir o meu caminho, elaborar uma visão de realidade, ao invés de me sujeitar às filosofias mundanas. Se bem que em parte eu me baseio nelas, mas não me subjugo a elas.

Quer dizer, que penso que as pessoas deveriam sim contestar os atuais paradigmas. É isso o que tento dizer o tempo todo! Mas daí o pessoal fica com essa idéia de que eu acho que sei mais que os outros. Eu não sei mais que os outros, apenas discordo de certos parâmetros estabelecidos. É isso que deve ficar claro aqui. As pessoas tem que ter esta liberdade. E como eu disse antes, já levei em conta argumentos de outras pessoas, portanto não é só eu com meus achismos.

Aliás, todos acham mais do que realmente sabem de algo, essa é que é a verdade. Mas há os orgulhosos que acham que sabem de tudo e impõe isso na mente das pessoas. Mas eu sou contra isso, como já disse antes.  |( 

Vocês acham que as civilizações mais antigas eram só habitadas por tolos, até que surgiu a ciência. Mas eu não subestimo a sabedoria antiga tão fácil assim. Aliás, nós é que nos baseamos em conhecimentos milenares. E havia a ciência que havia hoje? Não.

Sim, eu fui pelo pego novamente espiritismo numa abordagem evolucionista e laboratorial, portanto "empírica". Além da inserção na internet, sendo fácil de acessar este conteúdo. Outro ponto foi a grande utilização de bibliografia selecionada e a institucionalização desta crença. Como não tinha muito acesso ao ensino formal, então uma alternativa mais fácil preencheu o meu desejo de conhecimento "verdadeiro". A institucionalização globalizada me encantava.
As religiões institucionalizam crenças. Mas sou contra isso. Pretendo mostrar a minha filosofia, mas nela dou espaço para o simpatizante ou não mudar algo nela, para si, para sua própria convicção pessoal. As religiões não dão esta liberdade. Prefiro ser simpatizante de uma religião do que ser religioso de fato, ou seja, confiar totalmente numa crença estabelecida. E mais uma vez digo aqui, prefiro caminhar com as minhas próprias pernas.

Eu contesto a idéia de um deus bom, misericordioso, justo, consciente e pessoal. Isso para mim não se passa de um processo natural que se mantém em sua própria harmonia (senão teria ficado instável, e não haveria nada que regesse a existência, de forma natural, assim como a gravidade rege nosso universo). E essa idéia é assustadora para a grande maioria dos religiosos que confiam num deus que vai salvá-los e colocam toda a moral nisso, mas eu já tenho uma moral voltada a este meu conceito, mas será só uma sugestão minha, não obrigação. E neste aspecto me destaquei do espiritismo, onde o povo tem aquela mentalidade místico-cristã-sentimentalista agarrada no salvacionismo afetivo.

E eu já me livrei disso, pois percebi que isso estava me prejudicando. O problema talvez não seja a crença em si, mas um sentimentalismo por detrás dela, que mantém as pessoas presas nisso por conveniência ou necessidade afetiva mesmo. Mas eu me curvei contra isso, pelo bem do meu próprio desenvolvimento racional. Ser racional não é só ser cientista, isso é mito, babaquice imposta por fundamentalistas acadêmicos.

As academias não são tão diferentes das religiões assim, pelo que vi... Cânones da verdade (religiosos fundamentalistas e acadêmicos), isso é uma piada! A intimidação está tanto presente nas academias quanto catedrais!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #214 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:05:32 »
Eu mesmo, lá no fórum espírita, dou bronca contra o estabelecimento de crenças e realidade. Dou duro nisso mesmo! Todas as religiões acham que são a revelação final. Mas eu não faço isso em minha filosofia, pois defendo que os conceitos devam mudar com o tempo.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 23:10:22 por Enio »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:07:06 »
Pois é, o cara acha que sabe mais que a comunidade científica, inventou um método alternativo secreto ao método científico (pois não quer compartilhá-lo com a gente e despresa o que pessoas com anos de estudo descobriram através de pesquisas meticulosas pois não corroboram a "visão" dele... Afinal, se a ciencia não concorda com ele ele vai alem da ciencia!!  :biglol:

E é isso mesmo! Dê bronca nas crenças que não estão alinhadas com as suas próprias!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #216 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:11:59 »
Não, eu não sei mais do que a comunidade científica, apenas discordo de certos paradigmas. Contesto eles. E não acho que o homem deva se curvar ao empirismo, assim como a uma religião.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:32:51 »
Não, eu não sei mais do que a comunidade científica, apenas discordo de certos paradigmas. Contesto eles. E não acho que o homem deva se curvar ao empirismo, assim como a uma religião.

Você realmente não se dá conta do que fala, não é?!!

Só jogando a lógica no lixo para esse seu conceito ser verdadeiro. Se você não se curva ao empirismo e ao método científico, uma pessoa que imagina que um um boi cor-de-rosa está sentado em baixo do seu sofá, pode ser considerado por você. Isso é desonestidade intelectual.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:47:51 »
ele é melhor do que as filosofias mundanas.. qual é antônimo de mundanas mesmo? Seria sublime? A dos outros é mundana e a dele, que não fala nada que presta, é sublime?

Enio, primeiro entenda o método científico.. e leia os posts..leu o post abaixo?

Tecla SAP?!

Chama o Agnóstico...!!!

Tecla SAP?!

Agnóstico, tradução, por favor! :P

Na última ele se esbarreou mais ainda..

Primeiro ele fala que cada um tem sua percepção da realidade, depois diz que confia em sua experiência para definir a realidade. :olheira:

Eu tentaria argumentar assim:

Enio, imagine se você fosse um babaca. Que você tivesse suas crenças absurdas. Essas suas crenças influenciam a maneira como você ve as coisas. Quando você interpreta algo, é seu cérebro que interpreta (claro) e quanto maior sua babaquice, mas babaca será sua interpretação da realidade.

Por isso que não podemos acreditar em nossa percepção nem experiência, temos que submeter o que nossos sentidos percebe a um método que permita separar o que provem da nossa visão viciada do fato.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #219 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:58:04 »
Considera que é algo que ele pessoalmente escolheu por ser o melhor. Comprou a falsa idéia da livre escolha, a maneira como são vendidos os dogmas. Sempre é considerado como aceito por uma decisão pessoal. Por isso a crença é tão arraigada e forte.
Mas estes "dogmas" podem mudar com o tempo, a partir do momento em que ver um sentido melhor do que um conceito presente.
Os dogmas não mudam com o tempo. Os dogmas são sentidos de vida, não apenas individual mas da vida coletiva, o que forma a religião. Muitas pessoas vão morrer sem saber das verdade básicas da ciência e dando sentido a vida na mentira da fé. E estas crenças não são conceitos presentes, são conceitos anacrônicos e pré-históricos. São apenas uma ilusão de presente para quem está inseridos nelas, como no seu caso.

As academias não são tão diferentes das religiões assim, pelo que vi... Cânones da verdade (religiosos fundamentalistas e acadêmicos), isso é uma piada! A intimidação está tanto presente nas academias quanto catedrais!
Já na internet ocorre o contrário. Na cibercultura você se associa a quem você tem afinidades. Seja uma comunidade virtual de usuários de drogas, ou de espíritas como as que você participa, ou a de ateísmo e ceticismo, como esta, e que existem várias semelhantes. Temos até a filosofia da informação para nos aprofundarmos neste aspecto tecnológico.

E a ciência também está on-line, com muito conteúdo de diversas instituições acadêmicas e de vários pesquisadores. Tem vários filósofos de verdade, não igual a você que diz ter uma filosofia mas não tem embasamento filosófico para tal defesa. Até para discutirmos sobre a ciência nos aprofundamos em filosofia da ciência, com grandes nomes de referência.

Usar o verbo pensar e raciocinar e descrever encontros religiosos, sejam presenciais ou virtuais, não é em nada filosófico e sim religioso. Principalmente por usar o vocabulário doutrinário.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 21 de Dezembro de 2010, 07:33:17 »
Contraditório! Voce discorda da comunidade científica, portanto se acha mais "sábio" que ela, mesmo sem obviamente entender nada de como se faz ciencia.

É a clara necessidade do crente de se sentir "especial".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 21 de Dezembro de 2010, 07:44:08 »
E ele discorda por discordar. DUVIDO ele conseguir afirmar explicitamente o que ele é contra e apresentar um racional com início meio e fim

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #222 Online: 21 de Dezembro de 2010, 12:21:21 »
ele é melhor do que as filosofias mundanas.. qual é antônimo de mundanas mesmo? Seria sublime? A dos outros é mundana e a dele, que não fala nada que presta, é sublime? É a clara necessidade do crente de se sentir "especial". Contraditório! Voce discorda da comunidade científica, portanto se acha mais "sábio" que ela, mesmo sem obviamente entender nada de como se faz ciencia.
De novo esse lance de achar que eu me acho melhor... essa psicologia... Eu já disse, não fico me achando melhor, só discordo. Quanto ao empirismo, como já afirmei diversas vezes, não sou contra isso, só de fazer disso a única opção possível.

Quanto aos dogmas, eu não pretendo me prender neles, mas sim em tentar ver uma lógica neles, ainda que eu não concorde com todos os dogmas. Nem todos os conceitos espiritualistas são dogmas, mas sim uma forma de tentar explicar seja a natureza material ou a espiritualidade. Dogma está mais voltado à moral. E eu não me prendo unicamente nestes conceitos, pois quando necessário, estes deveriam ser alterados por um outro conceito que possa explicar melhor as coisas. Porém sempre acompanhando a ciência. Pois espiritualismo só pelo espiritualismo não explica muita coisa. Mas quando está ligado ou associado à ciência, poderia explicar melhor.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 21 de Dezembro de 2010, 13:53:09 »
De novo esse lance de achar que eu me acho melhor
Não achamos, voce é quem diz.
Quem afirma que tem um método que vai alem da ciencia e "preenche" questões que o MC não responde é voce,voce acha que é mais sábio que toda a comunidade científica.

E o seu "método" se baseia em achismos, dogmas e falácias.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #224 Online: 21 de Dezembro de 2010, 20:11:19 »
Mas eu não estou falando de nenhum método em específico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!