Autor Tópico: Projeto de lei contra homofobia  (Lida 20780 vezes)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Projeto de lei contra homofobia
« Resposta #75 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:37:23 »
É um velho problema da legislação brasileira essa especificidade toda, só lembrar do aviso que proíbe fumar cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros de palha, com ou sem filtro blablablabla. É só alguém inventar um novo jeito de fumar que não está coberto pela lei...
Seria tão simples colocar apenas "proibido fumar". Por que será este problema de especificidade é tão recorrente? Despreparo dos legisladores?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 24 de Novembro de 2010, 23:56:20 »
É um velho problema da legislação brasileira essa especificidade toda, só lembrar do aviso que proíbe fumar cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros de palha, com ou sem filtro blablablabla. É só alguém inventar um novo jeito de fumar que não está coberto pela lei...
Seria tão simples colocar apenas "proibido fumar". Por que será este problema de especificidade é tão recorrente? Despreparo dos legisladores?

Nada a ver com assunto em si, mas ontem eu estava vendo uma notícia sobre a tramitação de uma proposta de mudança na Constituição para que o texto

“Art. 6º – São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a
proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da constituição.”

vire algo como

“Art. 6º – São direitos sociais essenciais para a busca da felicidade a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a
proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da constituição.”

Eu não sabia se ria... :vergonha:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 25 de Novembro de 2010, 00:15:16 »
Espera, uma proposta de emenda à Constituição só pra isso?!?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #78 Online: 25 de Novembro de 2010, 00:51:53 »
Note que as pessoas tem direito a buscar a felicidade, não a serem felizes.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 25 de Novembro de 2010, 00:59:44 »
Espera, uma proposta de emenda à Constituição só pra isso?!?

O que é que voce pensa que os nossos parlamentares ficam fazendo na Terra do Nunca, digo, em Brasília?
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 25 de Novembro de 2010, 09:36:00 »
Note que as pessoas tem direito a buscar a felicidade, não a serem felizes.
Não dá corda que depois de aprovada esta emenda acaba um outro senador propondo um remendo constitucional para alterar o texto para:

"
“Art. 6º – São direitos sociais essenciais para a busca da felicidade e sua consequente obtenção a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a

E isso poderia gerar mais muitas sessões de debates em plenária e necessidade de acordos políticos com trocas de voto por cargos e é capaz de a bancada evangélica se manifestar contra baseado no claro fato de que a Bíblia Sagrada é contra a obtenção de felicidade, causando assim uma desestabilização política sem precedentes.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #81 Online: 25 de Novembro de 2010, 10:34:18 »
Tem parlamentar assistindo muito filme americano...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:38:19 »
Fii,

Praticamente concordo em gênero, número e grau, mas mudando de assunto e tratando da natureza humana ( :hein: ). O que vem a ser opção pra você? E quando podemos nos utilizar dela exceto quando pra escolher um prato num restaurante?
Eééééé.... Tipo assim, opinião "em geral".

Repare que na discussão eu estou falando não meramente em "opção", mas em "opção consciente" para não deixar dúvidas, ou seja, um processo cognitivo que podemos "observar" enquanto é conduzido por nossa mente. Essa discussão toda começou quando o gilberto alegou que qualquer pessoa poderia virar homossexual se quisesse, ao contrário dos negros, por exemplo, coisa de que eu discordei dizendo que sentir atração por um gênero ou outro não era uma opção que podíamos fazer.

Acho que procurar causa para homossexualidade é apenas uma tentativa de rotulagem. O fato é que todos estão sujeitos a ser ou ter alguém da família que é homossexual ou bissexual.

Você não acha essa questão válida do ponto de vista científico? Eu acho uma curiosidade válida, mas como todo conhecimento científico, pode ser usado para o bem ou para o mal.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:17:33 »
O que é que voce pensa que os nossos parlamentares ficam fazendo na Terra do Nunca, digo, em Brasília?

Buscando a felicidade.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #84 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:19:25 »

Buscando a felicidade.

:biglol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:24:24 »
Repare que na discussão eu estou falando não meramente em "opção", mas em "opção consciente" para não deixar dúvidas, ou seja, um processo cognitivo que podemos "observar" enquanto é conduzido por nossa mente. Essa discussão toda começou quando o gilberto alegou que qualquer pessoa poderia virar homossexual se quisesse, ao contrário dos negros, por exemplo, coisa de que eu discordei dizendo que sentir atração por um gênero ou outro não era uma opção que podíamos fazer.

O homossexualismo não pode ser uma questão de opção também?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:24:48 »

Buscando a felicidade.

Deles. E somente a deles.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:26:12 »

É o que eu estava discutindo aqui com o gilberto, você não acompanhou?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 27 de Novembro de 2010, 00:38:53 »

É o que eu estava discutindo aqui com o gilberto, você não acompanhou?

Desculpe. Eu não acompanhei. Voltarei um pouco e lerei as postagens.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 27 de Novembro de 2010, 00:55:09 »
Homossexualismo é um termo degradatório. Cuidado.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:02:09 »
Homossexualismo é um termo degradatório. Cuidado.

Eu já ouvi isso, mas eu fico com um pé atrás... A justificativa para considerar homossexualismo um termo derrogatório é que o sufixo -ismo é usado para doenças e o termo homossexualismo data da época em que a "homossexualidade" era considerada como tal, porém eu posso enumerar poucas doenças que terminam com -ismo e esse sufixo também é amplamente utilizado fora do escopo da medicina para representar diversas divisões intelectuais, morais, religiosas, ideológicas, artísticas, culturais, etc.

Acho excesso de zelo essa preocupação com a palavra homossexalismo, até porque sua contraparte, heterossexualismo, também é usada e eu não me sinto nem 0,0000000001% ofendido por ela.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:17:17 »
Não é questão de ficar ofendido, é simplesmente errado. Que nem falar adiantação em vez de adiantamento
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:20:34 »
Não é questão de ficar ofendido, é simplesmente errado. Que nem falar adiantação em vez de adiantamento

Não é a mesma coisa. Homossexualismo é um termo que se encontra em qualquer dicionário.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:24:30 »

Afinal de contas, o uso da palavra homossexualismo é errado em termos de ética ou de linguística? Ou ambos? Ou nenhum?
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #94 Online: 27 de Novembro de 2010, 07:42:55 »

Afinal de contas, o uso da palavra homossexualismo é errado em termos de ética ou de linguística? Ou ambos? Ou nenhum?

Igual a discussão entre usar negro e usar preto, que no caso é roubada de um problema real de outra língua (o termo Nigger inglês) que na verdade em português deveria ser traduzido por crioulo (que é o termo semanticamente mais proximo) e não por negro (cuja semelhança é meramente etimológica). Engraçado é que tradicionalmente as pessoas da minha cor preferem ser chamadas de negros a pretos, mas aí vieram alguns pensadores do mundo do hip-hop (acho que o líder deste movimento intelectual é o MV Bill) e cansados de ouvir raps em inglês contra o uso de "nigger" resolveu transportar para cá a guerra contra o termo.

O único resultado é que uma pessoa não racista e zelosa com os (res)sentimentos dos outros e que até pouco tempo tinha certeza do nome "menos ofensivo" para se referir a um crioulo agora fica "fulano é pre... errrr, ne, errr... p, errr... escurinho".

A mim não há problema nenhum com palavras como homossexualismo, judiar, bárbaro, vilão ou qualquer outra palavra que traga um rasgo meramente etimológico de discriminação. Por mim, a depender do contexto (isto é: exceto se as intenções forem abertamente ofensivas) não há problema nem com crioulo e viado.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 07:53:57 por Donatello van Dijck »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #95 Online: 27 de Novembro de 2010, 07:52:36 »
O problema esta na intenção.
"Quer uma cerveja negão?" é diferente de "Negro filho da puta".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 27 de Novembro de 2010, 09:45:19 »

Igual a discussão entre usar negro e usar preto, que no caso é roubada de um problema real de outra língua (o termo Nigger inglês) que na verdade em português deveria ser traduzido por crioulo (que é o termo semanticamente mais proximo) e não por negro (cuja semelhança é meramente etimológica). Engraçado é que tradicionalmente as pessoas da minha cor preferem ser chamadas de negros a pretos, mas aí vieram alguns pensadores do mundo do hip-hop (acho que o líder deste movimento intelectual é o MV Bill) e cansados de ouvir raps em inglês contra o uso de "nigger" resolveu transportar para cá a guerra contra o termo.

O único resultado é que uma pessoa não racista e zelosa com os (res)sentimentos dos outros e que até pouco tempo tinha certeza do nome "menos ofensivo" para se referir a um crioulo agora fica "fulano é pre... errrr, ne, errr... p, errr... escurinho".

Eu mesmo não sei como me referir a um negro sem parecer racista. Não há problema nenhum em descrever uma pessoa como alta, gorda, oriental, loira, etc., mas quando digo "Ah, Fulano é um cara negro" as pessoas olham meio torto. O termo mais corrente aqui é "moreno," mas para mim isso é ambíguo, moreno para mim é quem tem cabelo escuro. Dizer preto eu não me arrisco, pois eu também cresci ouvindo que era um termo racista (se bem que o próprio IBGE usa o termo preto). E engraçado que na minha cabeça, o termo afro-brasileiro soa quase sarcástico, um treco importado dos gringos que está tão longe de nossa linguagem diária que soa a galhofa.

A mim não há problema nenhum com palavras como homossexualismo, judiar, bárbaro, vilão ou qualquer outra palavra que traga um rasgo meramente etimológico de discriminação. Por mim, a depender do contexto (isto é: exceto se as intenções forem abertamente ofensivas) não há problema nem com crioulo e viado.

Eu concordo em 100 %, palavras não são racistas, nós é que atribuímos valores ruins a elas. Se nossa intenção não é ruim, isso não deveria ser um problema.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #97 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:18:18 »
Eu mesmo não sei como me referir a um negro sem parecer racista. Não há problema nenhum em descrever uma pessoa como alta, gorda, oriental, loira, etc., mas quando digo "Ah, Fulano é um cara negro" as pessoas olham meio torto.

No meu trabalho teve uma dessas há algum tempo. Tem duas dentistas: uma mulata (cor meio de Thaís Araújo, quer dizer: mais pra preto que pra branco, igual a mim) e outra loira natural. Alguém falou alguma coisa sobre "a dentista Andreia" numa sala cheia de gente conversando e eu perguntei na mó inocência: "qual das duas: a branca ou a preta?" A sala ficou imediatamente muda e todo mundo se virou pra mim, uma senhora bem negra mesmo que trabalha na cozinha disse: "Quê isso meu filho? Preta não! Não fala isso da doutora não! Ela é moreninha."  :'(

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #98 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:22:10 »
Citação de: [url=http://][/url]
termo Nigger inglês) que na verdade em português deveria ser traduzido por crioulo (que é o termo semanticamente mais proximo

Uma vez me disseram que a origem do termo vem de uma patria ancestral dos africanos, Nigéria, Niger ou algo assim

E que era assim como os escravos se referiam a eles mesmos

Isso é verdeade?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #99 Online: 27 de Novembro de 2010, 15:10:06 »
Citação de: [url=http://][/url]
termo Nigger inglês) que na verdade em português deveria ser traduzido por crioulo (que é o termo semanticamente mais proximo

Uma vez me disseram que a origem do termo vem de uma patria ancestral dos africanos, Nigéria, Niger ou algo assim

E que era assim como os escravos se referiam a eles mesmos

Isso é verdeade?
Sim, deve ter sido: negro, nigger e Nigéria devem ter a mesma origem etimológica.

Mas a questão é que em português negro não é um termo conhecido por ser usado ao mesmo por brancos como uma forte ofensa e por negros como meio tipo tribal de mencionar a sí mesmo e aos outros, e não é uma gíria, pelo contrário: é o nome oficial da etnia. Quem exerce bem este papel (de ser uma palavra que alguns usam para ofender e que os negros sentem ofendidos se ouvirem de um branco mas usam orgulhosamente como autoafirmação) é crioulo. Então o movimento do MV Bill (tinha té um site, mas não achei) é completamente equivocado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!