Autor Tópico: Projeto de lei contra homofobia  (Lida 20781 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Projeto de lei contra homofobia
« Resposta #100 Online: 27 de Novembro de 2010, 15:16:47 »
Sim, deve ter sido: negro, nigger e Nigéria devem ter a mesma origem etimológica.

Mas a questão é que em português negro não é um termo conhecido por ser usado ao mesmo por brancos como uma forte ofensa e por negros como meio tipo tribal de mencionar a sí mesmo e aos outros, e não é uma gíria, pelo contrário: é o nome oficial da etnia. Quem exerce bem este papel (de ser uma palavra que alguns usam para ofender e que os negros sentem ofendidos se ouvirem de um branco mas usam orgulhosamente como autoafirmação) é crioulo. Então o movimento do MV Bill (tinha té um site, mas não achei) é completamente equivocado.

Acho que nem mesmo crioulo se compara à força que nigger tem nos EUA. Lá eles até se referem a ela como the N-word, aqui acho que pode acontecer até de um branco chamar um negro de crioulo e não dar nada. Nossa ofensa mais próxima do que nigger é para eles é chamar da macaco.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #101 Online: 27 de Novembro de 2010, 15:23:12 »
Sim, deve ter sido: negro, nigger e Nigéria devem ter a mesma origem etimológica.

Mas a questão é que em português negro não é um termo conhecido por ser usado ao mesmo por brancos como uma forte ofensa e por negros como meio tipo tribal de mencionar a sí mesmo e aos outros, e não é uma gíria, pelo contrário: é o nome oficial da etnia. Quem exerce bem este papel (de ser uma palavra que alguns usam para ofender e que os negros sentem ofendidos se ouvirem de um branco mas usam orgulhosamente como autoafirmação) é crioulo. Então o movimento do MV Bill (tinha té um site, mas não achei) é completamente equivocado.

Acho que nem mesmo crioulo se compara à força que nigger tem nos EUA. Lá eles até se referem a ela como the N-word, aqui acho que pode acontecer até de um branco chamar um negro de crioulo e não dar nada. Nossa ofensa mais próxima do que nigger é para eles é chamar da macaco.
É, concordo, mas não lembrei de nenhuma música cantada por nenhuma negra chamada "Sarará Macaco": tradução é uma coisa mais difícil do que parece. :biglol:

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #102 Online: 07 de Dezembro de 2010, 04:39:52 »
Esse projeto de Lei é simplesmente absurdo, pelo evidente fato de ser completamente contrario a democracia.

II - proibição de ingresso ou permanência;
III - atendimento diferenciado ou selecionado;
IV - preterimento quando da ocupação de instalações em hotéis ou similares, ou a imposição de pagamento de mais de uma unidade;

Só pra citar os mais óbvios.
O item 2 nos deixa sem liberdade para selecionar e decidir sobre quem pode ou não entrar em nossa própria casa.
O item 3 nos deixa sem liberdade para decidir como vamos tratar nossos convidados e quais as regras que os mesmos devem seguir em nossa casa.
O item 4 incorre no primeiro delito e ainda nos tira a liberdade de decisão sobre como vamos cobrar pelos nossos serviços prestados.

A democracia não se baseia no voto ou em noções coletivistas ilusórias sobre o que indivíduos mesquinhos consideram como sendo o "bem maior", mas sim no respeito as liberdade individuais.
Quando grupos de indivíduos tentam impor através de decisão coletiva por meio do voto, questões que na realidade são de caracter privado, não há democracia.

Esse é o caso desse projeto, já que tenta por meio de um pseudo processo democrático, impor a certos indivíduos que pintem suas salas, não da cor que querem pintar, mas da cor escolhida por um grupinho que deseja impor essa cor a todas as salas de todas as casas.

Numa democracia é direito inalienável de qualquer cidadão escolher não receber outro individuo em sua própria casa.
Se você é gay e eu não te quero na minha propriedade isso é direito meu, assim como é direito seu não me querer na sua casa.

É uma completa falta de bom senso por parte de um gay, prestigiar e ajudar a enriquecer um estabelecimento que não desejar receber gays por motivo de homofobia. O problema é que a tirania nessas pessoas é maior que o bom senso, elas querem mesmo é enfiar o dedo na cara do outro e dizer: "Viu, eu entro a onde eu quero, você não vai me proibir!".
Querem impor aos outros aquilo que eles próprios acham correto.

Só que a democracia não é sobre impor goela abaixo de toda a sociedade, esse ou aquele ponto vista, a democracia é sobre respeito as diferenças ou mesmo limitações de certos indivíduos.

A democracia é sobre isso, respeito ao individuo e aos direitos dele, mesmo quando esse individuo não pensa como a gente e não nos quer em seu estabelecimento.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #103 Online: 07 de Dezembro de 2010, 08:44:46 »
Tem razão Anarco, nada mais democratico que o apartheid sul-africano. Que coisa horrivel impedir as pessoas de proibir negros de entrarem nos lugares.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:31:03 »
Esse projeto de Lei é simplesmente absurdo, pelo evidente fato de ser completamente contrario a democracia.

II - proibição de ingresso ou permanência;
III - atendimento diferenciado ou selecionado;
IV - preterimento quando da ocupação de instalações em hotéis ou similares, ou a imposição de pagamento de mais de uma unidade;

Só pra citar os mais óbvios.
O item 2 nos deixa sem liberdade para selecionar e decidir sobre quem pode ou não entrar em nossa própria casa.
O item 3 nos deixa sem liberdade para decidir como vamos tratar nossos convidados e quais as regras que os mesmos devem seguir em nossa casa.
O item 4 incorre no primeiro delito e ainda nos tira a liberdade de decisão sobre como vamos cobrar pelos nossos serviços prestados.

A democracia não se baseia no voto ou em noções coletivistas ilusórias sobre o que indivíduos mesquinhos consideram como sendo o "bem maior", mas sim no respeito as liberdade individuais.

[...]
Numa democracia é direito inalienável de qualquer cidadão escolher não receber outro individuo em sua própria casa.

Existe uma diferença entre sua própria casa e sua empresa, loja, prestadora de serviços.

Você não pode negar serviço a ninguém, disposto a pagar por ele, por qualquer motivo que não seja técnico/logístico.

Essa lei é para empresas e prestadores de serviços. Diz que um hotel não pode se recusar a oferecer quartos a alguém por essa pessoa ser homossexual.

Na verdade, ela é redundante com o Código de defesa do consumidor, tudo que ela faz é enumerar casos particulares que já incorrem na regra geral.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 07 de Dezembro de 2010, 10:17:37 »
Não tão redundante, pois ela passa a tipificar como crime o ato de preconceito contra homossexuais... Diz que é crime, o que é o crime, como ele se dá e determina a pena.
Detalhes insignificantes, porém significativos!  :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 07 de Dezembro de 2010, 10:18:49 »
Uma emenda na lei que tipifica racismo como crime e determina a pena seria suficiente.

O problema é que negros homofóbicos e gays racistas não ficariam muito contentes em serem colocados no mesmo balaio.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #107 Online: 07 de Dezembro de 2010, 17:43:10 »
Tem razão Anarco, nada mais democratico que o apartheid sul-africano. Que coisa horrivel impedir as pessoas de proibir negros de entrarem nos lugares.....
Sua comparação é completamente falsa.
Não se trata de sistematizar a perseguição a um grupo através de um governo, mas de preservar aos indivíduos o direto de arbitrar sobre seus assuntos PRIVADOS sem nenhuma imposição publica daquilo que não é assunto publico.

A lei que visa obrigar pessoas a aceitar o beijo gay em suas casas é que está mais próxima do apartheid sul-africano (em bora a comparação também não proceda), uma vez que tenta impor aos outros de modo tirano e ditatorial, coisas que não são obrigadas a aceitar.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #108 Online: 07 de Dezembro de 2010, 17:47:50 »

Existe uma diferença entre sua própria casa e sua empresa, loja, prestadora de serviços.

Você não pode negar serviço a ninguém, disposto a pagar por ele, por qualquer motivo que não seja técnico/logístico.

Essa lei é para empresas e prestadores de serviços. Diz que um hotel não pode se recusar a oferecer quartos a alguém por essa pessoa ser homossexual.

Na verdade, ela é redundante com o Código de defesa do consumidor, tudo que ela faz é enumerar casos particulares que já incorrem na regra geral.
Não existe diferença. Continua sendo assunto particular e minha empresa continua sendo minha casa, meu estabelecimento particular sujeito a minhas regras particulares.

Eu não posso ser obrigado a trabalhar com quem não quero.
Se por qualquer motivo eu não quero trabalhar com você, seja por motivo de ter brigado com você, seja por você ser gay, hetero, preto, branco, mulher, homem, gordo, muito magro, feio ou o que for, nada disso importa.

Se não quero trabalhar com você, os meus motivos são irrelevantes. É direito meu não trabalhar com quem não quero trabalhar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 07 de Dezembro de 2010, 17:49:30 »
A lei que visa obrigar pessoas a aceitar o beijo gay em suas casas

WTF? :shock:
Sério? Você acha que vai ter gays fazendo fila para entrar na sua casa e se beijar lá dentro? Por acaso você mora em um motel?

Com ou sem lei contra homofobia, sua casa continua sendo sua, você não é obrigado a aceitar quem quer que seja lá dentro. A lei diz respeito ao espaço público e a prestadores de serviço.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #110 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:08:30 »
É uma questão de pudor e a lei só iria resultar na proibição do beijo hetero.

Essa lei que tenta obrigar a aceitação do beijo gay, só iria retirar dos casais heteros o privilégio que tem de se beijarem em estabelecimentos privados. (veja que usei a palavra "privilégio" e não "direito").
A forma escolhida pelos donos de bares, restaurantes e similares de se adequar a lei do "tratamento igualitário", seria a de vetar igualmente a todos o privilégio de se beijarem em seus estabelecimentos.

Donos de restaurantes não querem gays se beijando, não por serem homofobicos, mas para preservar a seus clientes o devido direito que tem a seu pudor.

As pessoas não estão acostumadas ao beijo gay, e muitos clientes de um restaurante deixariam de frequenta-lo caso seus filhos vissem gays se beijando nesse restaurante.
Mesmo clientes não homofóbicos e simpatizantes da causa gay, deixariam de frequentar o estabelecimento.

Não se trata da homossexualidade ser certa ou errada, tudo se resume a uma questão de puder e de direito ao pudor.

Não existe nada de errado com a nudez, mas as pessoas tem pudor e não estão acostumadas a ela.
Tentar obrigar restaurantes a permitir que pessoas frequentem o lugar nuas é absurdo. Se eu tenho pudor, tenho direito a, no minimo, poder me refugiar em guetos privados onde a nudez é proibida.

Ocorre o mesmo no caso do beijo gay.

Defender que, em publico, na rua e em locais públicos como parques ou restaurantes do estado, o beijo gay seja aceito, é algo perfeitamente democrático, mas tentar impor isso a iniciativa privada é absurdo.

Se amanhã o beijo gay passa a ser, por consenso social, aceitável em publico, é direito meu poder me refugiar em guetos onde eu possa ter meu pudor respeitado.

Proibir que eu tenha direito a um local privado com outras regras, é tão absurdo quanto tentar proibir que nudistas criem campos onde a nudez é permitida.
Essa lei tenta impor que todos aceitem algo que alguns acham "bacana" e tenta proibir que pessoas que pensam diferente, tenham direito a se isolar em um local privado com outras regras.

Quando tentam impor essa regra em estabelecimentos privados estão sendo tiranos e incoerentes.
Deveriam lutar é pelo direito ao beijo em locais públicos que, embora não seja oficialmente proibido, pode ser tachado como atentado ao pudor.

Como já foi dito, a democracia não é sobre impor o seu ponto de vista sobre o certo e o errado goela abaixo dos outros.
A democracia é sobre o respeito aos indivíduos, a suas diferenças e até mesmo a suas limitações.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #111 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:18:43 »
A lei que visa obrigar pessoas a aceitar o beijo gay em suas casas

WTF? :shock:
Sério? Você acha que vai ter gays fazendo fila para entrar na sua casa e se beijar lá dentro? Por acaso você mora em um motel?

Com ou sem lei contra homofobia, sua casa continua sendo sua, você não é obrigado a aceitar quem quer que seja lá dentro. A lei diz respeito ao espaço público e a prestadores de serviço.
Se eu quero alugar um quarto de minha casa para universitarios isso é problema meu.
Se eu prefiro comprar um terreno maior e construir uma casa cheia de quartos, receber um monte de gente e chamar isso de hotel, isso também é problema meu.
Continua sendo minha casa, não importa o tamanho, nem se eu disponha dela, não como moradia, mas como meio de vida.

Hoteis e restaurantes não são públicos, são estabelecimentos privados os quais ninguém é obrigado a frequentar e cujo a única pessoa com qualquer direito sobre definir regras no estabelecimento, é o dono dele.

Se não gosta das regras é livre para frequentar outro lugar, ou mesmo para abrir o seu próprio estabelecimento com regras diferentes.

O problema é que as pessoas não querem ser livres para definir suas próprias regras em seus próprios estabelecimentos, o que as pessoas querem é, de modo tirano, dizer que regras devem vigorar na casa dos outros.

Como já foi dito, que lutem pelo direito ao beijo em parques, na rua, ou em restaurantes públicos.
Em propriedade privada o publico não apita. Sem isso não existe democracia. Não é democrático o publico decidir de que cor você deve pintar a sua sala.
Também não é democratico lhe tirar o direito a não trabalhar com quem não quer.

Se eu não quero pintar sua casa por dinheiro nenhum, isso é problema meu, não importa você estar pagando.
Eu tenho direito a dizer não, sejam meus motivos quais forem.

Essa lei não trata de assunto publico, trata de tentar impor decisões em questões de cunho privado.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2010, 18:21:08 por anarcapitalista »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:21:07 »
Como você mesmo já mencionou, é questão de costume e portanto, questão de tempo até as manifestações de afeto homossexuais deixarem de chocar o pudor de pessoas sensíveis como você. Para ajudar a apressar sua ambientação a essa sociedade mais igualitária e tolerante, que tal um tratamento de choque?  ::)

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #113 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:24:41 »
Como você mesmo já mencionou, é questão de costume e portanto, questão de tempo até as manifestações de afeto homossexuais deixarem de chocar o pudor de pessoas sensíveis como você. Para ajudar a apressar sua ambientação a essa sociedade mais igualitária e tolerante, que tal um tratamento de choque?  ::)

Sim, é questão de costume e direito ao pudor.
Esse forum é particular e se aqui as regras permitem a divulgação de imagens contendo o beijo gay, que frequentem o local somente aqueles habituados a isso e que não tenham pudor contra.

Assim como é direito de outros não permitir em seus fóruns esse tipo de imagem.

Agora tentar impor de modo obrigatório o beijo gay aos outros, é tão idiota quanto tentar impor a nudez.

E se pensou que me chocaria com as imagens se enganou... eu sou gay.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:33:41 »
Esse forum é particular e se aqui as regras permitem a divulgação de imagens contendo o beijo gay, que frequentem o local somente aqueles habituados a isso e que não tenham pudor contra.

Agora tentar impor de modo obrigatório o beijo gay aos outros, é tão idiota quanto tentar impor a nudez.

Nossa, estou me sentindo dentro de um filme do Shyamalan agora :P
O negócio é que é questão de tempo até a troca de afeto entre homossexuais em público deixar de chocar. Mas para isso é preciso mesmo dar garantias aos gays que eles tenham segurança para se manifestarem. Eu não sou a favor de uma lei específica para proteger os homossexuais, acho que a lei que já existe para proteger qualquer cidadão de discriminação e violência já é boa e deveria ser aplicada com rigor, sem criar casos especiais.
Quanto à questão do pudor, eu não acho que pudor deveria ter mais peso do que tratamento justo. Se os casais heterossexuais podem ter um comportamento em público, é justo os gays poderem ter o mesmo comportamento, independente de isso chocar alguém ou não. Me admira que você ache que "impor o beijo gay" a pessoas que não gostam de ver esse tipo de cena por pudor é restringir a liberdade dessas pessoas, mas não atente que proibir o beijo gay pelos mesmos motivos é atentar contra liberdade dos homossexuais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #115 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:42:10 »
O que ele quer é que o estado autorize o racismo e a discriminação?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #116 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:49:23 »
Me admira que você ache que "impor o beijo gay" a pessoas que não gostam de ver esse tipo de cena por pudor é restringir a liberdade dessas pessoas, mas não atente que proibir o beijo gay pelos mesmos motivos é atentar contra liberdade dos homossexuais.
Acho que, segundo o anarcocapitalista, o dono do local é  quem tem o privilégio à liberdade, ou seja, ele pode restringir a liberdade do outro em favor da sua.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:51:19 »
Eu acho horrível um casal (hetero) se amassando e bolinando em público, como se fossem cachorros sem nenhum pudor... por que deveria eu não achar a mesma situação, envolvendo homossexuais (casal homem ou casal mulher) igualmente horrível? Qual o problema disto?

Agora... o que eles fazem, na privacidade de suas vidas, casais hetero ou não, não me diz respeito nenhum... isto sim, considero inatacável.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:55:44 »
Acho que há limites para o quanto o dono de um estabelecimento comercial pode ter liberdade na administração do seu negócio. Por exemplo, ele não pode expor seus funcionários a condições adversas à sua saúde. Essa é a lógica para a proibição do fumo em bares e restaurantes, por exemplo. Ele também não pode constranger seus clientes e impor regras injustas a eles, entre outras diretrizes do código de defesa do consumidor.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:57:42 »
Eu acho horrível um casal (hetero) se amassando e bolinando em público, como se fossem cachorros sem nenhum pudor... por que deveria eu não achar a mesma situação, envolvendo homossexuais (casal homem ou casal mulher) igualmente horrível? Qual o problema disto?

No seu caso você está sendo coerente, Spit, se você tivesse um estabelecimento comercial e proibisse os amassos tanto heterossexuais quanto homossexuais você teria razão. Mas proibir só um e não outro é discriminação.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 07 de Dezembro de 2010, 19:12:20 »
Olha, sem querer ser falso moralista, não sou, na verdade minha fantasia é participar de um menage com 2 moças que topam colar o velcro, mas mesmo em ambientes, públicos, que não proíba a "exposição pública de afetividade" um casal hetero ficar de amassos considero algo desnecessário e excessivo... mesmo se fosse eu envolvido na situação, procuraria controlar minha libido e respeitar os terceiros que não tem a obrigação de assistir a minha exposição.  

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #121 Online: 07 de Dezembro de 2010, 19:32:49 »
Hoteis e restaurantes não são públicos, são estabelecimentos privados os quais ninguém é obrigado a frequentar e cujo a única pessoa com qualquer direito sobre definir regras no estabelecimento, é o dono dele.
Errado. Toda a atividade comercial está sujeita a regulação, a qual ela deve cumprir sob pena de multa ou qualquer outra punição para os responsáveis. Quem não gosta que não abra nenhuma empresa/comércio/etc.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 07 de Dezembro de 2010, 19:37:16 »
Errado. Toda a atividade comercial está sujeita a regulação, a qual ela deve cumprir sob pena de multa ou qualquer outra punição para os responsáveis. Quem não gosta que não abra nenhuma empresa/comércio/etc.

Em tese... em tese...

Eu, legítimo empreendedor, analisando o mercado e identificando um nixo, posso abrir um bar exclusivo para fumantes em SP?

E a lei que proíbe, sem qualquer outra consideração, o uso do fumo em bares?

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #123 Online: 07 de Dezembro de 2010, 19:45:27 »

Nossa, estou me sentindo dentro de um filme do Shyamalan agora :P
O negócio é que é questão de tempo até a troca de afeto entre homossexuais em público deixar de chocar. Mas para isso é preciso mesmo dar garantias aos gays que eles tenham segurança para se manifestarem. Eu não sou a favor de uma lei específica para proteger os homossexuais, acho que a lei que já existe para proteger qualquer cidadão de discriminação e violência já é boa e deveria ser aplicada com rigor, sem criar casos especiais.
Quanto à questão do pudor, eu não acho que pudor deveria ter mais peso do que tratamento justo. Se os casais heterossexuais podem ter um comportamento em público, é justo os gays poderem ter o mesmo comportamento, independente de isso chocar alguém ou não. Me admira que você ache que "impor o beijo gay" a pessoas que não gostam de ver esse tipo de cena por pudor é restringir a liberdade dessas pessoas, mas não atente que proibir o beijo gay pelos mesmos motivos é atentar contra liberdade dos homossexuais.

Eu não tenho na SUA casa, a mesma liberdade que tenho na MINHA casa, nem a mesma liberdade que tenho em locais PUBLICOS.

Em locais públicos não posso me masturbar, mas talvez possa pular e gritar.
Na sua casa talvez eu não possa fazer nada disso, quem decide é você.
Na minha casa faço o que quero.

Tentar impor aos outros que aceitem na casa deles o que não querem, é ir contra a liberdade deles.

Pro dono da casa proibir o beijo é um direito nem sempre usado, para os convidados em casa alheia, se beijar é um privilégio que nem sempre é concedido.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 11 de Dezembro de 2010, 12:59:11 »
As mensagens sobre direitos individuais foram para este tópico:

Direitos individuais e legislação

Se lá tiver alguma mensagem que deveria pertencer a este tópico, por favor, avisem a moderação.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!