Autor Tópico: Deus provável = deus inútil ?  (Lida 15427 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Deus provável = deus inútil ?
« Online: 27 de Novembro de 2010, 00:05:37 »
Eu tenho notado como os argumentos teístas mais sofisticados estão cada vez mais voltados para o deísmo ou panteísmo. O argumento basicamente estabelece algo lógico e define deus como esse algo ou o causador desse.

Exemplo :1Tudo tem uma causa Deus é o altor da primeira causa, logo deus existe e o ateísmo é falso.
Existem variações desse argumento, como por exemplo "o casador tem que ser inteligente e ter sempre existido", mas eles fazem apelos a ignorância, então nem vou analisar-los.
O problema é que se vc quiser chamar a primeira causa de deus, tudo bem, mas isso não diz se esse deus possui alguma inteligencia, onipresença, onipotência, se realmente projetou o universo, ou até mesmo se ainda existe, ou seja qual seria a utilidade desse tal deus ? Quanto a questão do ateísmo ser falso, é possível perfeitamente definir um deus que todos aceitem, ex. O imperador Japonês é um deus vivo, os totens são deuses, etc. Assim como é possível definir deus como Zeus, dizer como os relâmpagos são formados, e depois dizer que o teísmo é falso.

Exemplo :2 Deus se revela na natureza. Aka panteísmo.
Nós já temos uma palavra para natureza.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus provável = deus inútil ?
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2010, 00:24:39 »
Será que esses argumentos são realmente mais sofisticados? Ou eles são simplesmente vagos, e é justo nessa falta de conteúdo que repousa sua suposta força?

Seu primeiro exemplo mesmo não precisa ser nem mesmo refutado. Ele claramente contém uma petição de princípio ("Deus é o autor da primeira causa"), é raciocínio circular: "Tudo tem uma causa, Deus é responsável por essa causa, logo Deus existe" a conclusão é usada como premissa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2010, 00:37:09 »
Não existe deus provável apenas crível ou não-crível. Se é crível, é intrinsicamente útil para quem crê. A discussão da utilidade intrinseca de um ser não-crível não faz o menor sentido, apesar de o uso da crença em sí poder ser util a diferentes propósitos, por exemplo, manipular comportamentos desejáveis ou justificar negócios religiosos, dentre outros.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:00:37 »
Eu gostei da abordagem da teoria da informação para a DI. Muito interessante e mostra a evolução deste memeplexo para se adaptar ao novo ambiente científico que tem que enfrentar para sobreviver.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:08:13 »
Será que a tendência então é que os teístas se tornem deístas ou panteístas? Entre teísmo e deísmo, prefiro deísmo, pois ao menos neste você tem mais liberdade para se perguntar o que é este deus, e não ficar atolado em dogmas sem ao menos tentar questioná-los. Alguns vão se manter deístas, outros, talvez mais materialistas, acabam se tornando panteístas.

No meu caso, ficaria com deísmo. Ainda que a minha forma de ver este deus não seja como um criador propriamente dito, apenas uma natureza primária que origina outras, e não um criador fora da natureza. Só não é panteísmo porque este suposto deus não seria o nosso universo. Mas o universo estaria contido neste suposto deus.

Apesar de o uso da crença em sí poder ser util a diferentes propósitos, por exemplo, manipular comportamentos desejáveis ou justificar negócios religiosos, dentre outros.
Isso é verdade, porém tenho birra contra isso, contra o controle mental pela crença.

Eu penso que um bom argumento é aquele que ao menos vem não de uma aceitação passiva, mas sim de uma profunda reflexão sobre um dogma. E em se investigar, seja pela filosofia ou ciência, se este dogma é mesmo uma realidade ou não. Porém penso que na maioria dos casos terminará apenas em hipóteses, não numa certeza absoluta.

Eu acredito sim numa causa (o meu raciocínio exige a necessidade disso), e que o universo não se criou do nada, porém esta causa pode ser qualquer coisa, apesar de eu preferir como sendo um mecanismo ou algo assim, ao invés de um deus que criou por capricho. Digo isso porque vejo problemas em se definir esta causa como uma coisa inteligentemente consciente, por problemas lógicos.

Eu não chamaria essa causa primária de Deus, mas sim de uma fonte primordial natural. Uma coisa que se deve ter em mente é que eu não acredito em milagres causados pelo capricho de um deus. Aliás, eu não acredito nesse capricho divino. Antes acreditava, agora não mais.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:44:54 »
Se ficasse só nisso... o problema é que Deus está intimamente ligado a outras idéias. Eu não entendo bem como funciona a mente de um crente, porém, os caras argumentam assim porque tem senso crítico bloqueado quando se trata da ligação de deus a essas outras idéias. Não há outra explicação racional para mim.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:59:18 »
[...]
Seu primeiro exemplo mesmo não precisa ser nem mesmo refutado. Ele claramente contém uma petição de princípio ("Deus é o autor da primeira causa"), é raciocínio circular: "Tudo tem uma causa, Deus é responsável por essa causa, logo Deus existe" a conclusão é usada como premissa.

O deus metafísico aristotélico-escolástico não é o "autor da primeira causa" e sim a "própria primeira causa". No mais, tudo é petição de princípio e crença.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2010, 02:11:28 »
O deus metafísico aristotélico-escolástico não é o "autor da primeira causa" e sim a "própria primeira causa". No mais, tudo é petição de princípio e crença.

O que é o caso do Deus irrelevante que o biscoito mencionou. Um ateu pode conviver muito bem com a ideia de uma primeira causa, só não vai chamá-la de Deus.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2010, 02:21:21 »

O que é o caso do Deus irrelevante que o biscoito mencionou. Um ateu pode conviver muito bem com a ideia de uma primeira causa, só não vai chamá-la de Deus.

Sim. E para mim a "primeira causa" é a matéria e a energia ou a forma que eles se encontravam na singularidade-mor.

Como escreveu Mário Novello: "É impossível a não-existência".
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2010, 09:07:51 »
A não existencia de alguma coisa implicaria estarmos em um modelo de esfera na qual dentro existiria um vazio infinito pelos infinitos dos séculos. O universo ao nosso redor não existiria e o vazio seria a melhor resposta para as nossas perguntas.
Se o mundo fosse irracional não se diria que seria impossível a não existencia. As coisas existem e são como elas são.
Tomando como base este pensamento concluimos que a existencia das coisas num sentido abstrato não tem nenhum significado. Quer dizer: Existe mas não existe.
O irracional nos dá convicção do que estamos pensando.
Já que temos capacidade mental para dizer que existimos e sempre existiu alguma coisa, então a causa de um Deus seria a sua própria existencia.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2010, 10:09:13 »
Vou fazer um grande esforço para tentar entender isto que fosse postou (já entendendo que não vai haver resposta):

A não existencia de alguma coisa implicaria estarmos em um modelo de esfera na qual dentro existiria um vazio infinito pelos infinitos dos séculos. O universo ao nosso redor não existiria e o vazio seria a melhor resposta para as nossas perguntas.

Explique como o tempo atua no "nada" por séculos?
Como um pergunta pode ser respondida dentro do "nada"?

Se o mundo fosse irracional não se diria que seria impossível a não existencia. As coisas existem e são como elas são.

O que é um mundo irracional? Uma lua que atua sobre as marés ou apenas 20% de oxigênio para a manutenção dos seres que dependem desta medida?

Tomando como base este pensamento concluimos que a existencia das coisas num sentido abstrato não tem nenhum significado. Quer dizer: Existe mas não existe.

Mais um vez, onde se aplica o tempo numa lógica onde 0 e 1 são a mesma coisa?

O irracional nos dá convicção do que estamos pensando.

Outra vez não sabemos o que você chama de Irracional.

Já que temos capacidade mental para dizer que existimos e sempre existiu alguma coisa, então a causa de um Deus seria a sua própria existencia.

Logo, para loucos, autistas ou qualquer outra enfermidade cuja a consciência é abalada, deus não se aplica?
Isto é um erro lógico do 0 e 1 simultâneos que você mencionou? Ou foi o vazio calculado em medida de tempo de séculos?

É possível planilhar estas medidas que você mencionou, tabular, quantificar e falsear para termos um número estatístico da existência no vácuo temporal?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2010, 15:04:20 »
Estou levando a imagem do mundo num sentido imaginário onde tudo o que existe está dentro do nada. Ainda que exista alguma coisa o sentido real deste permanece num estado de repouco com a própria natureza. Esta medida apesar de serem acrescentadas com a expansão e evolução cósmica ela permanecerá sempre no mesmo degrau. É este o abstrato irracional do nada onde mesmo tendo algumas respostas ela não se afetará com a sutileza de suas origens posteriores.
Dentro deste nada na qual céticos dizem que o cosmo não está nem aí para nós, se desenvolveu uma inteligencia capaz de dar sentido as coisas. O nada portanto teve valor imenso com esta ferramenta poderosa. O nada continua para todos e a causa deste nada se inicia com a inteligencia.
A lógica neste argumento está em compreender que a causa de nossa inteligencia está na explicação das leis cósmicas. Elas não poderiam simplesmente aparecer no nada sem que surgisse uma causa primária que resultaria em efeitos lógicos.
Qual seria a causa do universo ser como é?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2010, 15:14:41 »
Mr. Mustard, não perca seu tempo, a vontade de se expressar lindamente e com palavras complicadas acabou confundido até mesmo o autor do post.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2010, 15:25:32 »
Estou levando a imagem do mundo num sentido imaginário onde tudo o que existe está dentro do nada.

Uma imaginação contra as leis da fisica, pelo visto. Não há dentro no nada, não há mundo no nada. A palavra é auto-explicativa.

Ainda que exista alguma coisa o sentido real deste permanece num estado de repouco com a própria natureza.

:olheira: Exprica praeu, que naum intendi.

Esta medida apesar de serem acrescentadas com a expansão e evolução cósmica ela permanecerá sempre no mesmo degrau. É este o abstrato irracional do nada onde mesmo tendo algumas respostas ela não se afetará com a sutileza de suas origens posteriores.

Acho que agora entendi. Você quer ver o universo como uma serie de engrenagens que se mexem, mas a primeira engrenagem que causou todo o movimento seria deus??? É isso.

Dentro deste nada na qual céticos dizem que o cosmo não está nem aí para nós, se desenvolveu uma inteligencia capaz de dar sentido as coisas. O nada portanto teve valor imenso com esta ferramenta poderosa. O nada continua para todos e a causa deste nada se inicia com a inteligencia.

Tá, afinal de contas, eu não entendi. Deus surgiu depois do nada? E não, o cosmo não esta nem ai por você. Sabe por que? Ele não sente nem pensa. Você, em comparação com tudo que ele é (o universo) é um grãozinho de areia. O que se passa contigo não afetara o universo, talvez, dependendo, seu bairro ou sua cidade, não mais.

A lógica neste argumento está em compreender que a causa de nossa inteligencia está na explicação das leis cósmicas. Elas não poderiam simplesmente aparecer no nada sem que surgisse uma causa primária que resultaria em efeitos lógicos.

Ah, tá... a inteligência, nossa inteligência. Que surgiu através da evolução. O universo não é uma causa nem existe para uma finalidade... Roubando a frase dos crentes... ele apenas é.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2010, 16:08:10 »
Estou levando a imagem do mundo num sentido imaginário onde tudo o que existe está dentro do nada. Ainda que exista alguma coisa o sentido real deste permanece num estado de repouco com a própria natureza. Esta medida apesar de serem acrescentadas com a expansão e evolução cósmica ela permanecerá sempre no mesmo degrau. É este o abstrato irracional do nada onde mesmo tendo algumas respostas ela não se afetará com a sutileza de suas origens posteriores.

:olheira:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2010, 16:09:56 »
Mr. Mustard, não perca seu tempo, a vontade de se expressar lindamente e com palavras complicadas acabou confundido até mesmo o autor do post.

Você leu a resposta dele?! Desisti...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2010, 18:08:41 »
Mustard,
Nem tente perguntar nada, é apenas proselitismo e ele vai fujir das perguntas e insistir nas velhas falácias já batidas... Só mais um pregador que se acha mais sábio que aquele que não acredita na mitologia dele.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2010, 18:32:00 »
Pois é, ateus podem dizer que o mundo não precisa de um sentido. Quando explico que o nada não tem sentido aí ninguém entende.
A diferença apareceu quando a inteligencia soube explicar o que tem e o que não tem sentid0. O professor passaria uma equação do 2º grau se a pessoa não tem uma inteligencia boa para resolver o problema?
Toda causa inteligente tem um efeito inteligente.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2010, 18:58:01 »
../forum/topic=23014.new#new
Eu gostaria de saber se ainda posso colocar minhas idéias ou me aconselham a sair daqui.
O que voces acham?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2010, 19:21:15 »
Eu gostaria de saber se ainda posso colocar minhas idéias ou me aconselham a sair daqui.
O que voces acham?

Bom Realidade,
Infelizmente, agora você está adotando uma postura de vítima e você não precisa disto.

Leia o que o Contini disse. Você está sendo proselitista e falacioso.
Veja aqui mesmo no fórum as listas de falácias.

Este é um fórum cético e a postura aqui é beeemmmm diferente dos fóruns religiosos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2010, 19:42:48 »
O que voces acham?
Claro que pode, deve! E postar argumentos e evidencias que apoiem suas alegações. A sim, e seja educado para responder os questionamentos se não será apenas proselitismo.

Até agora voce não nos brindou com nada disso, mas esteja a vontade para começar.

E reforçando o Mustard, a extratégia do injustiçado perseguido é bem conhecida aqui, evite apelar para isso.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2010, 19:45:26 »
Toda causa inteligente tem um efeito inteligente.
Esse pensamento falacioso deriva dos postulados de Thomas de Aquino... Foram refutados já no século 19. Sinto, mas sua afirmação está errada...

As 5 vias. E seus reespectivos rebatimentos.

Primeira via
Motor Imóvel: Tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.
Resposta: Fica claro aqui a arrogância do homem em pré-estabelecer um sujeito (”…é movido por alguém…”) para dar início a uma ação. Claro que algo originou tudo, mas também é fato que este não precisaria de inteligência – assim como as nuvens não precisam de inteligência para gerar descargas elétricas. Até onde sabemos – tudo é causado por efeitos físicos (e consequentemente químicos): seja o surgimento do Sol ou a origem da consciência humana.

Segunda via
Causa Primeira: Decorre da relação “causa-e-efeito” que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.
Primeiro é bom deixar claro – que a idéia de sequência infinita não deve ser descartada (por mais improvável aos moldes humanos que seja), uma vez que conceitos como o tempo, são abstrações humanas. Outro ponto a ser observado, é novamente a arrogância presente na “antropormorfização” dos efeitos (”…uma causa primeira que por ninguém…”) físicos. Se quando não conhecíamos os vírus – as doenças eram causadas por maldições (conjuradas por alguém); se quando não conhecíamos a evolução – a nossa existência era provocada pelo design inteligent (arquitetado por alguém); nada mais prevísivel que enquanto não conhecemos a origem do universo – apontemos que ele tenha sido criado por alguém.

Afirma-se – não sei com quanta veracidade – que um certo pensador hindu acreditava que a Terra estava apoiada em um elefante. Quando lhe perguntaram no que o elefante de sustentava, respondeu que se sustentava numa tartaruga. Quando lhe perguntaram sobre o que a tartaruga se sustentava, ele disse ‘Estou cansado disso. Vamos mudar de assunto’. Isso ilustra o caráter insatisfatório do argumento da Causa Primeira. – Bertrand Russell

Terceira via
Ser Necessário: Existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.
Já deu para perceber o quanto Tomás de Aquino era antropocêntrico, não? Possivelmente a “via” mais fácil de rebater, uma vez que logo em sua primeira palavra – já é criado, através de uma suposição, uma idéia de verdade estabelecida. “Ser” necessário.

Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pitariam os deuses sob forma de bois. – Xenófanes

Quarta via
Ser Perfeito: Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres.
Mentira. Essa é de longe a “via” mais fácil de ser rebatida. Não bastasse se apegar ao pressuposto do “ser”, ele ainda adiciona um conceito abstrato (perfeição – o que é perfeição, se não uma palavra inventada pelo homem?) para tentar provar que se existem criaturas nível 1 no RPG, há de existir uma nível 100.

Geral contra deus. (Não, eu não jogo essa bagaça)
Quinta via
Inteligência Ordenadora: Existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada.
Novamente o antropomorfismo – “inteligência”. Mas como exigir de um homem do século XIII conhecimento sub-atômico para entender a “formação” do universo? Seriam os átomos inteligentes (e suas micropartículas)? Duvido. Bem… pelo menos eles não aparentam. E novamente o credo na “perfeição da criação” – que só a ordem, e não o caos, poderiam formar seres tão arrogantes quanto os seres humanos. Argumento já trucidado pela evolução – que demonstra como em meios as situações mais caóticas e aleatórias podem surgir especifidades. Já especulamos a existência de mais de 10^18 planetas – ou sejal, mesmo se a chance de brotar a vida a cada 1 bilhão de anos, for de 0,000000000001% – ainda teremos milhares de planetas povoados – com seres mais ou menos complexos (ou melhor, “perfeitos”) que os seres humanos.

Claro que refutar as “razões” de um homem nascido em uma época dominada pela igreja, quando não existia nada que se assemelhasse a ciência moderna, é brincadeira de criança. O mais preocupante porém, é que essas “vias” ainda são ensinadas como “incontestáveis” por todo o mundo. Cada vez mais a emblemática frase de Carl Sagan parece se mostrar correta.

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar. – Carl Sagan

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2010, 22:02:02 »
Pois é, ateus podem dizer que o mundo não precisa de um sentido. Quando explico que o nada não tem sentido aí ninguém entende.
Também tenho essa incompreensão de encontrar um sentido no nada. Mas diferentemente para mim, o nada é o teísmo, que tenta ignorar o sentido de tudo (universo, mundo, vida) para dar valor a esse nada. É uma questão de valores, embora entendo que tenha todo um desenvolvimento filosófico e moral. Por isso enquadro tanto o ateísmo quanto as religiões (teísmo) fortemente ligado a ética.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Carpe Diem

• Nível 00
  • *
  • Viva a diferença !
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2010, 22:35:00 »
Também tenho essa incompreensão de encontrar um sentido no nada. Mas diferentemente para mim, o nada é o teísmo, que tenta ignorar o sentido de tudo (universo, mundo, vida) para dar valor a esse nada. É uma questão de valores, embora entendo que tenha todo um desenvolvimento filosófico e moral. Por isso enquadro tanto o ateísmo quanto as religiões (teísmo) fortemente ligado a ética.

Nietzsche, após ter "matado" Deus (negado a existência dele) no final da vida renunciou à própria afirmação. Voltou atrás e disse que sim, Deus existe mas aí já era tarde, não tinha mais como frear o movimento que ele havia criado.
Nos resta nos saber o porquê dele ter voltado atrás. Já que para nós céticos, é ver pra crer, precisamos duma prova da existência...

Sim existem "N" teorias e linhas filosóficas, teológias, etc. mas nada que comprove cientificamente tal existência. Bem colocada a observação de Contini nas palavras de Carl Sagan...   e Adriano na linha dos ateus.
Veritas vincit

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Dezembro de 2010, 08:57:06 »
Eu fico pensando numa única coisa: Como é que podemos responder com concivções absolutas se tudo que falamos é achismo. Ateus acham que Deus não existe e teístas acham que existe.
Se não existe como provar o debate se prolongaria por séculos e nem um lado ou de outro poderia se sentir vitorioso. No fundo seria desperdício ficar insistindo numa coisa onde os pensamentos são desiguais, a não ser que um respeite o outro simultaneamente. O correto então seria cada um procurar seu lugar de acordo com aquilo que pensa e assim a paz reinaria entre todos. Por isto sempre recebo recados para ir para um fórum onde as pessoas pensam como eu penso.
Este debate só deixam rastros de guerra e o que funciona mesmo é o segredo intelectual.
Como diz um velho ditado: Quem entra na chuva é para se molhar e o bom disto tudo é um por todos e todos por um. :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!