Autor Tópico: Deus provável = deus inútil ?  (Lida 15431 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Deus provável = deus inútil ?
« Resposta #100 Online: 05 de Dezembro de 2010, 10:12:20 »
A questão é: Os cientistas - são as únicas pessoas - que o compreendem? Ou haverá outro tipo de gente, que o compreende tão bem, ou melhor que
eles :?:
Num mundo onde existe as fórmulas para a inteligencia tudo é possível.
Até bactérias com DNA diferente do nosso foram encontradas.
O que pode ter neste mundo cheio de energias?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #101 Online: 05 de Dezembro de 2010, 10:19:48 »
Entendi o que você quis dizer então  :ok:
Mas sobre esta frase: "Os cristãos tem seus dogmas que precisam ser respeitados". Eu tenho um pouco de birra com a palavra "respeito" sendo usada nesse contexto. O que se quer dizer com isso afinal? Que esses dogmas devem ser aceitos, que não podem ser questionados? Ora, na minha opinião, uma coisa é respeitar o direito de uma pessoa, na privacidade de seu lar ou de sua igreja acreditar no que quer que ela deseje acreditar; outra coisa bem diferente é fingir que se uma afirmação sobre a realidade tem a etiqueta de "religião" grudada nela ela pode ser dispensada da crítica e da análise lógica com que tratamos qualquer outro tipo de alegação.
Pedro e Paulo tiveram uma forte discurssão a respeito de uma velha natureza dogmatica que o primeiro tinha pelo judaísmo. Não tem como unificar todos os pensamentos cristãos e por isto cada um louva de acordo com as suas idéias.
Podemos até não concordar mas que cada um esteja dentro de seu próprio desejo de pensar.
As críticas sempre existirão mas a verdade única é que todos são cristãos dentro de um único padrão de vida.
Sobre a verdade ou não da existencia de Deus isto já é mais complexo de admitir alguma coisa.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #102 Online: 05 de Dezembro de 2010, 10:28:13 »
Caro mr Mustard

Isto é um erro lógico do 0 e 1 simultâneos que você mencionou? Ou foi o vazio calculado em medida de tempo de séculos?

Não confunda zeros, com "nada". Os informáticos que o digam: Eles lidam com zeros, como se fossem uns. :arrow: :ideia:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #103 Online: 05 de Dezembro de 2010, 11:13:45 »
Caro contini

Esse pensamento falacioso deriva dos postulados de Thomas de Aquino... Foram refutados já no século 19.

Parece-me claramente, que você confunde refutação, com destruição completa... :|

Não há dúvida que aquele frade, foi bastante falacioso :!: :arrow: :) Mas daí a você acreditar piamente, que todos os argumentos que ele enunciou - foram pura e simplesmente pulverizados, de uma vez por todas - "vai um passo de gigante, calçado com as botas de sete léguas". :arrow: :ideia:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #104 Online: 05 de Dezembro de 2010, 12:34:06 »
Caro - Realidade

A verdade é a fé. Os religiosos sabem disto.
Eles dizem: Eu creio pela fé. Esta é a verdade.

Eu sou mais ou menos religioso e não me parece, que a palavra fé signifique verdade... Pelo menos de acordo, com a consulta que acabo de fazer
ao tira-teimas linguístico, chamado diccionário de língua portuguesa. :)

Fé:

1 - Crença absoluta, na veracidade ou existência de certo facto.

2 - Convicção íntima.

3 - Fidelidade à palavra dada.

4 - Lealdade.

5 - Crédito, confiança.

6 - prova.

7 - Em religião: adesão aos dogmas duma doutrina considerada revelada.

8 - Primeira das virtudes teologais - graças à qual - se acredita nas verdades   reveladas por "deus".

Portanto, não me parece que fé e verdade, tenham o mesmo significado. :)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #105 Online: 05 de Dezembro de 2010, 13:08:30 »
Eu tenho fé na minha verdade. A verdade da minha fé.  :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 05 de Dezembro de 2010, 13:15:35 »
Então tá. Nesse caso não há discussão possível.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #107 Online: 05 de Dezembro de 2010, 13:23:34 »
Cara - Nohai

----------------
Ah, é? Eu duvido.

O mundo seria um lugar mais feliz - se gente burra - não tivesse filhos.

Na minha opinião, você acaba de se meter num tremendíssimo paralogismo, o que contraria os factos históricos.

Em termos de cavalheirismo comparado - que eu saiba - "gente burra", costuma ser mais apelativamente sexy, do que "gente inteligente".

O que implica que - os raros génios da humanidade - descendem de pais "burros".

Pelo que se me afigura, a maior parte dos humanos do sexo masculino, não escolhe para namorada, uma mulher de aparência intelectual, mas uma mulher sedutora fisicamente, ou seja uma egéria, ou deusa:

Se ela entretanto, for intelectualmente desejável para uma minoria de machos inteligentes, melhor. Que aliás é o meu caso, que aprecio mulheres fadas, onde se conciliam os atributos de afrodite com Atena.

Mesmo quando eu sinto impetos animalescos de transar - com uma fêmea desse estilo - não estou propriamente a premeditar reproduzir-me; se porventura tal acontecer, será por descuido natural da astuta natureza.

Graças a isso, nasceram Einsteines e outras sumidades intelectuais, da ciência antiga como moderna: tanto homens como mulheres. :!:

Com todo o respeito, que você merece, (intimamente desejo que você seja uma autêntica bomba sexual) - não me parece - que na maior parte das vezes, quando a nossa espécie, sente o apelo da natureza, esteja a planear ter filhos. :ideia:    
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 13:27:20 por lusitano »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #108 Online: 05 de Dezembro de 2010, 13:25:20 »
Então tá. Nesse caso não há discussão possível.
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:  :oba:

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #109 Online: 05 de Dezembro de 2010, 13:25:40 »
A única saída passiva é cada um propor suas idéias. :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #110 Online: 05 de Dezembro de 2010, 14:22:07 »
Caro - HeadLikeAHole

---------------
Extamous Aqüii

Citação de: Realidade em 02 Dez 2010, 22:19:31. O cosmo possui leis inteligentes que precisariam ser explicadas por pessoas inteligentes. Para que criar algo pra ser explicado com inteligencia se elas não existissem?

As partículas de inteligencia apareceram no cosmo e a evolução criou
personagens para entende-las.

Coincidencia?

........................................................... ...

Leis inteligentes... Partículas de inteligência...

Eu diria - que é o equivalente a dizer - que o universo é inteligível :!:

As partículas inteligentes, seriam a razão porque do encadeamento "casual", do encontro dessas partículas, nasceu a vida e a selecção natural que se comporta como se houvesse um propósito e uma inteligência na natureza.

Ora - segundo a minha opinião - uma das características da vida, principalmente dos seres humanos, é a inteligência, a consciência, a vontade e a criatividade intencional. E ao que me parece, isso é muitíssimo natural.

A evolução não criou nada para nada, seres inteligente são apenas consequência da seleção natural e não surgiram para propósito algum.

Se você com este parágrafo, imagina que está a tecer uma conjectura impecavelmente científica, parece-me que está razoavelmente equivocado. :ideia:

Não sei o que você quis dizer com "leis inteligentes"; 'leis do cosmo' são apenas descrições feitas por humanos como a natureza funciona.

Eu sou de opinião, que se os cientistas convencionaram, o termo "leis da natureza" - é porque tem a íntima convicção - que o universo pode ser, ou vir a ser inteiramente compreendido. :)

Já as partículas de inteligência, você vai ter que explicar.

Pela minha parte, considero muitíssimo mais lógico, que a inteligência, venha de um encontro entre partículas inteligentes, :ideia: do que... ««A evolução não criou nada para nada, seres inteligente são apenas consequência da seleção natural e não surgiram para propósito algum.»»

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 05 de Dezembro de 2010, 14:40:17 »
Lusitano,

O que são "partículas inteligentes"? Melhor ainda, o que você entende por "inteligência" e como pode uma partícula ser inteligente? A mim me parece que você considera inteligência um tipo de substância, uma "coisa" que existe por si mesma e isso não poderia contrastar mais com a minha opinião sobre isso. "Inteligência" para mim são processos conduzidos dentro da mente, o que inclui os processos de compreensão, pensamento abstrato, capacidade de aprendizagem, planejamento e resolução de problemas, etc.

A inteligência é a excelência num conjunto complicado de tarefas e até onde nós sabemos, ela exige um maquinário sofisticado para funcionar. Não é por acaso que humanos são inteligentes, que animais são inteligentes em maior ou menor grau, mas que plantas, pedras, nuvens e cachoeiras não são. A diferença está toda no cérebro, um órgão complexíssimo que realiza a computação necessária para a inteligência se manifestar. Se a inteligência fosse uma substância inerente a partículas, se fosse uma espécie de mana natural facilmente disponível, não seria espantoso encontrar pedras filósofas na natureza.

Por esse motivo eu não vejo lógica nenhuma em supor que haja uma lógica e um propósito inteligente nas coisas naturais. Mesmo com relação a um deus, eu não vejo sentido em um deus inteligente que não tenha um mecanismo análogo a um cérebro para sustentar sua inteligência. Propôr o contrário é assumir que a inteligência é uma propriedade mágica, um efeito sem causa.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #112 Online: 05 de Dezembro de 2010, 16:03:11 »
A única saída passiva é cada um propor suas idéias. :ok:

Das quais sua fé é inquestionável?

Impressionante a arrogância deste argumento.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #113 Online: 05 de Dezembro de 2010, 16:04:21 »
Caro mr Mustard

Isto é um erro lógico do 0 e 1 simultâneos que você mencionou? Ou foi o vazio calculado em medida de tempo de séculos?

Não confunda zeros, com "nada". Os informáticos que o digam: Eles lidam com zeros, como se fossem uns. :arrow: :ideia:

Lusa,

Não confunda proselitismo com Ciência Exata, ora pois!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #114 Online: 05 de Dezembro de 2010, 16:11:45 »
Os cristãos tem seus dogmas que precisam ser respeitados.

Eu não concordo.

Eu não preciso ser conivente com as atrocidades do Velho Testamento nem com a hipocrisia do Novo Testamento.

São escrituras, ditas sagradas, que devem sim, passar uma crítica austera e sóbria. Respeito se dá quando as partes não se lesam moral, físico e psicológico.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #115 Online: 05 de Dezembro de 2010, 17:58:18 »
Caro - uiliníli

Por esse motivo eu não vejo lógica nenhuma em supor que haja uma lógica e um propósito inteligente nas coisas naturais. Mesmo com relação a um deus, eu não vejo sentido em um deus inteligente que não tenha um mecanismo análogo a um cérebro para sustentar sua inteligência. Propôr o contrário é assumir que a inteligência é uma propriedade mágica, um efeito sem causa.

Estou simplesmente, a afirmar que considero que a inteligência - é uma propriedade natural - que o universo intrinsecamente possui. É como dizer que você também o é, porque faz parte da natureza e só se aperceber dela, por ser um edifício biológico fantasticamente arquitectado.

Mágico - já o universo é naturalmente - "ao existir por si mesmo, sem causa".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #116 Online: 05 de Dezembro de 2010, 18:07:49 »
Caro - mr Mustard

Lusa,

Não confunda proselitismo com Ciência Exata, ora pois!

Claro, claro... 0.000000000000000001 «---------» 1.000000000000000000...  8-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 05 de Dezembro de 2010, 18:19:29 »
Estou simplesmente, a afirmar que considero que a inteligência - é uma propriedade natural - que o universo intrinsecamente possui. É como dizer que você também o é, porque faz parte da natureza e só se aperceber dela, por ser um edifício biológico fantasticamente arquitectado.

Mágico - já o universo é naturalmente - "ao existir por si mesmo, sem causa".

E eu estou dizendo que não existe inteligência sem cérebro, CPU, ou algum mecanismo análogo que processe informação. Que inteligência não é uma propriedade natural, que pedras, cachoeiras, partículas e galáxias não podem ser dotadas de inteligência e que sua visão desse conceito é pensamento mágico.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #118 Online: 05 de Dezembro de 2010, 18:27:22 »
Caro - uiliníli

E eu estou dizendo que não existe inteligência sem cérebro, CPU, ou algum mecanismo análogo que processe informação.

:) :arrow: :ok:

Que inteligência não é uma propriedade natural,

:?: :arrow: :|

que pedras, cachoeiras, partículas e galáxias não podem ser dotadas de inteligência e que sua visão desse conceito é pensamento mágico.

Então - é a sua palavra - contra a minha :!: :arrow: :ok:
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 19:09:08 por lusitano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #119 Online: 05 de Dezembro de 2010, 18:35:41 »
Caro - uiliníli

E eu estou dizendo que não existe inteligência sem cérebro, CPU, ou algum mecanismo análogo que processe informação. Que inteligência não é uma propriedade natural, que pedras, cachoeiras, partículas e galáxias não podem ser dotadas de inteligência e que sua visão desse conceito é pensamento mágico.

Na verdade é a palavra da ciência, por isso a sua filosofise vai contra tudo o que consideramos. Basta ver as neurociências.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 05 de Dezembro de 2010, 18:39:58 »
Caro - uiliníli

Tudo bem, só reconheça que seu ponto de vista se baseia em mágica e não em lógica.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #121 Online: 05 de Dezembro de 2010, 19:23:08 »
Caro - Adriano

Na verdade é a palavra da ciência, por isso a sua filosofise vai contra tudo o que consideramos. Basta ver as neurociências.

Sim eu concordo, que aparentemente, a ciência também discorda da minha opinião. Costumo ler quase tudo, o que o Dr. Damásio escreve.

Lembro-me dos velhos tempos, em você andava a treinar para projector de consciência e deploro, que tenha abandonado essas investigações. :idea:   

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #122 Online: 05 de Dezembro de 2010, 19:39:14 »
Claro, claro... 0.000000000000000001 «---------» 1.000000000000000000...  8-)

Tá bom Lusa, tá bom...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #123 Online: 05 de Dezembro de 2010, 20:24:55 »
Caro - Adriano

Sim eu concordo, que aparentemente, a ciência também discorda da minha opinião. Costumo ler quase tudo, o que o Dr. Damásio escreve.

Lembro-me dos velhos tempos, em você andava a treinar para projector de consciência e deploro, que tenha abandonado essas investigações. :idea:   
Para mim é uma questão de saúde e de sanidade mental, é muito importante para mim. Vejo que estas crenças me fizeram muito mal e hoje entendo melhor o motivo disso. E foi exatamente por entender melhor o meu funcionamento cognitivo, conhecer melhor sobre a psicologia e a mente humana  :|
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #124 Online: 06 de Dezembro de 2010, 09:16:16 »
Caro mr Mustard

Citação de: lusitano em Ontem às 18:07:49.

Claro, claro... 0.000000000000000001 «---------» 1.000000000000000000... 

...............................

Tá bom Lusa, tá bom...

:ok: :arrow: Assim fico mais descansado :!: :arrow:  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!