Caro - uiliníli CitarSe você - pensa cientificamente - proponho-lhe a interessante leitura, do livro escrito por Isaac Azimov, "A última pergunta".
........................................................... ........................
Já li. É um conto, na verdade. Muito bom, mas não vejo relação com a discussão.
A relação - com o tema em discussão - na minha opinião, é a seguinte: Todo o planeta, incluíndo toda a cadeia alimentar, principalmente a Humanidade, todo o sistema solar, toda a galáxia, todas as galáxias, podem vir a ser assimilados por um computador de antepenúltima geração.
O que para mim implica, que o espaço-tempo, e todas as partículas elementares, constituintes de qualquer átomo, são peças desse fantástico e imaginário computador.
O que me faz deduzir, que todo o - "animado e inanimado" - é semi-condutor, condutor, ou supercondutor, de informação em termos de inteligência artificial do futuro.
Até onde é que eu posso chegar, então... Por exemplo, à fantástica máquina do tempo
Ora se for possível construir uma tal maravilha tecnológica, então ela já existe neste mesmo momento, numa dimensão alternativa em constante aperfeiçoamento, à espera dos últimos retoques técnicos e científicos para actuar nesta dimensão de forma mais saudável e confortável
Implicações -
éticas e morais à parte - algures, a Humanidade é hipoteticamente, passível de se tornar omnipotente, omnipresente e provavelmente omnisciente...
Porque o cosmos universal -
naturalmente - em termos de realismo fantástico comparado, é um genial computador.
Se a Humanidade - está a dar passos gigantescos - em direcção à inteligência artificial, parece-me óbvio, que você está a cometer - a falácia - da inferência desproporcionada.
......................................
Note que em nenhum momento em mencionei IA. Estava questionando paus, pedras, cacheiras e outros seres sem mecanismo de pensamento poderem ser dotados de inteligência. O que estou questionando exatamente é inteligência sem mecanismo, o que não é o caso da IA.
Eu sei perfeitamente,
que você não mencionou a IA Fui eu que deliberadamente, conduzi a nossa discussão nessa direcção... Justamente, para lhe mostrar, que um "hipercérebro" absolutamente computadorizado, pode infiltrar-se digitalmente, em toda a matéria, susceptível de ser percorrida por uma corrente de informação, energeticamente controlada, como acontece com as modernas centrais de energia.
O que você aqui diz, é absolutamente interessante Por favor, agora responda-me: você no contexto do cosmos natural, considera-se o quê? Uma espécie de ciborgue sobrenatural, casualmente concebido pela maravilhosa e disparatada natureza
Eu me considero um "ciborgue" natural, sim, concebido pela maravilhosa e disparatado natureza. Quanto à palavra "casualmente", vamos esclarecer que a natureza não trabalha somente com o acaso, ele segue leis.
A Teoria de Evolução prevê que mutações genéticas entre uma geração e outra são casuais, mas o mecanismo de seleção natural conduz todo o processo não tem nada de acaso, é simples, os mais aptos sobrevivem e os menos aptos perecem.
O que acontece é que, pelo modo de vida que nossos ancestrais levaram durante milhões de anos, o desenvolvimento de um cérebro mas sofisticado se traduzia em uma vantagem para a sobrevivência.
Eu sou favorável à teoria da evolução Mas na minha opinião, o conceito de "selecção natural" - como conceito oposto ao mero acaso - peca por irracionalismo
exagerado: porque se trata, dum mecanismo absolutamente despropositado e carente de inteligência e consciência
Que em determinado momento da evolução,
atinge um aperfeiçoamento, de tal modo fantástico, que através do cérebro humano, começa a processar auto-consciência, inteligência, intencionalidade, vontade de poder e determinação; de tal modo, que um dia a mente humana, graças à ciência e à tecnologia, vai substituir totalmente a "selecção natural", pela artificial.
CitarQue eu saiba - a noção de matéria - é a resultante, duma associação dos primeiros números naturais, mais conhecidos como elementos da natureza.
Ora, parece-me ser necessário ser minimamente inteligente, para entender a noção de números naturais: 1 -2 - 3 - 4 -5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10... 100....etc.
...
Minha inteligência falhou em entender a relação que você traçou entre números naturais e matéria. Existem várias formas de matéria que não são imediatamente contáveis, como os fluidos. Não se conta "uma água, duas águas..."
Não me parece que a sua inteligência tenha falhado, em entender a relação, entre os primeiros números naturais e a matéria...
Vou tentar explicar-lhe melhor: A noção de
matéria, segunda a química, é uma composição de partículas naturais, ordenadas numéricamente, ao qual se deu o nome de átomos
Ora os átomos, são os chamados elementos da natureza... Que no seu conjunto, formam a "tabela periódica". E no seu cômputo actual, são cerca de
100 & tal
E o mais interessante, é que eles são um conjunto perfeitamente contabilizado, de
1 a 100, mais alguns...
O Hidrogénio é o elemento 1, o hélio é o 2 e etc., por aí além, até ao número 100 & tal...
pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_periódica