Ok, o cara furou a camisinha de propósito? Qual a relevância do fato? Primeiro, quem faz sexo com camisinha sabe que existe uma boa possibilidade de furar, segundo, o sexo foi consensual, terceiro não é preciso deportar o cara pra investigar o fato, quarto, nunca ouvi falar em um cerco policial desse porte a uma pessoa que foi acusada nem mesmo de estrupo, quinto ele não se recusou a ir para a Suécia e nem de ser ouvidos por aquelas autoridades, mediante garantias de que não seria deportado para os EUA.
No último link que postei o cara refutou ponto a ponto cada uma destes argumentos com base na lei e nos tratados internacionais.
Não tinha visto eu link, e ele não refutou todos os pontos, mas tem coisas a se considerar.
1 - Que na lei da Inglaterra o fato do qual é acusado na Suécia não constitui estrupo é falsa, lá também é considerado um crime sexual. Ok. Da minha parte eu desconsiderava tal fato, porque ele não foi acusado na Inglaterra.
2 - Que é falso o fato que na Suécia ele seria mais facilmente extraditado do que no RU, porque precisaria da autorização de ambos os países para isso. Pra mim não muda nada, ambos os países estão ávidos por capturar Assange, não imagino muita dificuldade para a extradição, dado a irmandade política e diplomática entre o RU e os EUA. De qualquer forma esse trâmite também é judicial, além de diplomático, tem que se considerar.
3 - A Suécia não pode garantir a não extradição para o EUA porque é não é uma decisão de governo e sim da justiça. E eu pergunto, a justiça sueca não pode garantir esse ponto? Um juiz não teria condições dar tais garantias mediante de sua apresentação naquele país?
Outra coisa é que tanto a Suécia e RU, que não permitem extradição mediante o risco da pena de morte ou tortura, mas num eventual acordo, os EUA poderiam dar essa garantia, então ele poderia pegar "somente" a pena perpétua.
4- Assange é procurado para prisão, para depois responder aos questionamentos. Se é de acordo com a decisão da lei na Suécia, sem problemas, mas existem aqueles que alegam que para questões parecidas a decisão não foi pedir a extradição.
5 - Concordo, o presidente do Equador não é exatamente um cara que sabe lidar com a liberdade de imprensa muito bem, e já dei minha opinião sobre ele.
E não respondeu porque existem mais de 100 guardas cercando a embaixada do Equador, para prender uma pessoa que foi acusada de praticar o crime de estourar sua camisinha propositalmente. Ainda acha bizarra essa acusação, assim nessa simplicidade.
Outras questões devem ser respondidas, ele forçou a relação sexual depois de constatado pela moça de que a camisinha estava furada? Eu acho que a acusação deve ser essa, se não é muito estranho que esteja sendo acusado.
4 -