[...]
As forças armadas americanas são melhores que as brasileiras? Em tecnologia e efetivo sim, mas em pessoal não. Lembro que falavam que dificilmente um americano conseguia terminar um curso de Selva e a fab deu um pau na Cruzex e não foram mal na red Flag.
Derfel
Como é que isto pode ser objetivamente mensurado?
Havendo um conflito américo-brasileiro ou uma participação conjunta em um grande conflito.
E se fossem colocados brasileiros no Alasca ou no deserto do Saara, eles se sairiam melhor que as unidades estadunidenses treinadas nestes ambientes?
Se a resposta for "não", então temos um resultado equivalente ao do ambiente da selva.
No caso do deserto, nós temos o curso de caatinga, que é algo semelhante (mas não igual). No caso de regiões como o Alasca, posso apenas conjecturar com base em uma história que ouvi sobre a participação da FEB na II GM: parece que as baixas por frio no efetivo brasileiro era menor relativamente que entre o restante do V Exército, apesar de estarem menos adaptados ao frio e terem o mesmo equipamento americano. O motivo era que usavam jornal para forrar as botas e o uniforme, o que fornecia uma proteção extra contra o frio. Em resumo: o soldado brasileiro é extremamente adaptável (meu pai conta umas histórias que ilustram isso, que acho que já postei em algum lugar por aqui). Além do mais, a sua resposta é examente o que venho dizendo, não se pode comparar forças que tenham missão e teatro de operações diferentes,
E, sério, voce realmente está avaliando comparativamente as forças aéreas do Brasil e do EUA por conta de um exercício de simulação onde participaram algumas aeronaves?
Voce realmente acredita que isto é um indício suficiente para considerar que a FAB deu um "pau" na USAF e por isto o material humano é melhor?
Não, porém exercícios militares é o único momento em que países amigos podem se bater. E a ideia é troca de experiências. Se formos para a II GM de novo, relativamente, a FAB teve mais missões bem sucedidas que os eUA. Além disso, os pilotos americanos iam embora após um número x de missões, os brasileiros da fab tiveram que cumprir um número de missões muito maior individualmente. Uma equipe de terra dos eua levavam também quase um dia para consertar um motor do c-130, coisa que uma equipe do brasil fazia em poucas horas.