Primeira emenda não se aplica a documentos considerados de segurança nacional, nem lá, nem no Brasil e muito menos no Equador, que prende jornalistas a torto e a direito por criticas ao governo e agora esta pagando de baluarte da liberdade.
Por favor me indique onde está o texto na constituição onde a segurança nacional dos EUA se sobrepõe ao direitos básicos, ou à primeira emenda, dos cidadãos norte-americanos, não é provocação, eu realmente não sei. Em relação ao Equador, você está cometendo um tu quoque.
Onde os direitos humanos do Assange estão sendo violados? Ele foi condenado por uma democracia, judiciário independente e sem histórico de perseguições políticas.
Ele não foi condenado, porque eu acho que ainda nem foi julgado. E cercar a embaixada com mais de 100 guardas, ameaçar invadi-la, somente porque um cidadão não quer responder a um processo pelo qual não transou com camisinha, não lhe parece estranho, né? Eles não tem história de perseguições políticas na história recente, mas esse é o primeiro capítulo.
A Suécia não tem que garantir nada, porque um país tem que barganhar com um criminoso condenado sua prisão? E além do mais, não existe nenhum mandado te extradição emitido pelos EUA, e caso haja as leis Suecas exigem que tenha sido expedido por um tribunal, assim como no Brasil.
Ok, tem razão, mas ninguém lhe garantiu que não seja extraditado fora dessas condições. Nem o judiciário sueco, nem o governo britânico, nem o governo sueco...
O soldado americano entra em categoria diferente, ele é considerado um traidor da pátria e uma ameaça a segurança nacional, são leis diferentes para pessoas diferentes.
A sim, por isso os EUA podem violar o direito desse soldado por um julgamento justo? Onde está esse soldado, cadê seu advogado, seu processo nas cortes americanas? Porque Assange não deve temer por seus direitos diante de tamanho disparato no tratamento dos direitos humanos que os EUA estão dando ao que consideram ameaça a segurança nacional ?