[...]
Este é o ponto nevrálgico, pois a minha crítica está mais calcada na nossa capacidade material do que humana. E sem condições materiais adequadas não há como realizar um bom trabalho.
Só o fato de você afirmar algo assim, já demonstra o tamanho do seu desconhecimento no assunto.
[...]
Sim, eu já declarei a minha não-especialidade.
Sim, eu já afirmei que há uma boa capacidade dos recursos humanos a despeito da deficiência técnica.
Não, eu continuo não tendo certeza da eficiência que voce afirma que temos, pois para este caso de sucesso das FARC será que não ocorreram muitos outros insucessos?
E vou justificar o meu ceticismo. O Brasil tem cerca de 7.367 km de costa oceânica e cerca de 16.886 km de fronteiras terrestre, sendo que a imensa maioria desta extensão não tem patrulhamento. A entrada de uma pessoa ligada a uma célula terrorista é muito fácil. Mesmo que exista um número suficiente de agentes treinados para acompanhamento direto, ainda seria necessário encontrá-las primeiro.
De qualquer modo, eu não tenho elementos (evidências) que me permitam aferir o grau de eficiência do segmento, de tal modo que aceito as suas explicações e avaliações mas mantendo um certo ceticismo até que eu consiga mais dados para uma análise, para mim, conclusiva.