Invicto sem Neymar, Santos vive contradição em aproveitamentoA vitória do Santos nesta quinta-feira, contra o Cerro Porteño, por 2 a 1, em Assunção, serviu não apenas para salvar a equipe da eliminação precoce na Copa Libertadores, mas também para confirmar uma contradição do time em 2011. Sem seu principal astro em campo, o clube alvinegro alcançou sua 12ª partida de invencibilidade e segue com aproveitamento de 83% dos pontos disputados.
O camisa 11 não esteve presente em 12 dos 23 embates santistas no ano e, com ele nos gramados, o Santos triunfou apenas três vezes. Além disso, foi derrotado em outras quatro e alcançou quatro empates, com média de 40% dos pontos obtidos.
Sem Neymar, os números são bastante convincentes. O time praiano venceu nove das 12 partidas, com outros três empates, e segue invicto sem a presença do maior ídolo de sua torcida na atualidade.
Para completar, o número de gols marcados sem Neymar em campo é maior que o dobro da quantidade de vezes que o Santos balançou as redes quando o camisa 11 marcou presença no estádio. São 31 gols sem ele, e outros 14 com o atacante em campo - destes, apenas quatro foram marcados pelo próprio Neymar.
O Santos começou a temporada com tudo, com a presença do técnico Adílson Batista no banco de reservas. Permaneceu invicto até a décima partida, mas sucumbiu frente ao seu maior rival, o Corinthians - já com o camisa 11 entre os titulares.
Nas primeiras partidas da temporada, Neymar esteve ausente pois defendeu a Seleção Brasileira Sub-20 que foi campeã sul-americana no Peru - competição em que o santista sagrou-se artilheiro, com nove tentos. Posteriormente, ficou de fora por compromissos com o time principal do Brasil e também por ganhar folga no período de Carnaval.
Na última quinta-feira, Neymar não entrou em campo contra o Cerro pois cumpria suspensão automática, devido ao cartão vermelho recebido contra o Colo Colo, na quarta passada. Na ocasião, o camisa 11 celebrou um gol com uma máscara e recebeu seu segundo amarelo na partida.
Confira os números do Santos com e sem Neymar:
Com Neymar:Jogos - 11
Vitórias - 3
Derrotas - 4
Empates - 4
Aproveitamento - 40%
Gols - 14
Sem Neymar:Jogos - 12
Vitórias - 9
Derrotas - nenhuma
Empates - 3
Aproveitamento - 83%
Gols - 31
http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/2011/noticias/0,,OI5079661-EI17180,00-Invicto+sem+Neymar+Santos+vive+contradicao+em+aproveitamento.html