Autor Tópico: Campo de petróleo de Tupi será rebatizado de Lula  (Lida 18131 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Campo de petróleo de Tupi será rebatizado de Lula
« Resposta #125 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:26:12 »
Acho muito engraçado quando falam em títulos podres.

Quer dizer, eu preciso de dinheiro, pego o seu emprestado e lhe emito uma nota promissória... dai quero vender meu carro e você me entrega a nota promissória que eu mesmo lhe passei (e que teria que pagar) mais a diferença... e dai, eu mesmo, que emiti a promissória, chamo isto de título podre.
Oras, que canalha que eu sou então, emito papeis que depois são podres.

Tá boa esta... a próxima é a do papagaio? 

Não era melhor pagar por esses títulos o preço de mercado então? Se suas dívidas já não valem o que eram, o credor receberia pelo mesmo valor que o mercado paga. É simples.

A do papagaio é outra, meu caro.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #126 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:28:35 »

Dúvida sincera: quando dizem que as empresas foram vendidas por menos do que valiam, esse valor foi estimado por quem?

Manhatan, a conta não é bem essa. Foram feitos leilões, os preços foram auditados e estipulados pelo valor de mercado, mas não foram computados que, primeiro eram empresas com potencial único de lucro, pois são monopólios, depois que as empresas sofreram todo tipo de ataque pejorativo ( alguns com razão) e por último, não se seguiu a lógica de venda de uma empresa, estruturá-la, reformá-la e vender pelo preço que potencialmente ela tem não só na atualidade mas levando em conta seus ativos futuros. O que foi feito foi exatamente o contrário, depreciou-se, não investiram, e fizeram forte propaganda de que as privatizações solucinariam o problema social , porque as dívidas seriam amortizadas e sobrariam mais recursos.

Sobre o negrito: isso não responde a minha pergunta. Quem fez essa avaliação de "potencial único de lucro"? Até onde sei (e já admito que sou leigo no
assunto) dependendo do estado atual de uma empresa particular, ela pode ser vendida até por um preço simbólico, como 1 dólar. Repito a pergunta.

Sobre o itálico: nesse caso, você deve subtrai do "preço justo" o investimento do estado para estruturá-la e reformá-la.

Mentira. Porque parte dos recursos foi financiando com dinheiro do BNDES e outra parte com dinheiro de bancos...

Nisso eu concordo.

... que fez com que a dívida externa aumentasse, que já era grande,

Opa! Você tem números para basear essa afirmação? Digo, da contribuição das privatizações para o aumento da dívida? Essa é outra dúvida sincera.

e contribuindo para aumento o risco país e também para a manutenção da estratosférica taxa de juros que por tabela fez com que a dívida pública saltasse de 30% para 60% do PIB, sem resolver uma palha do problema de distribuição de renda e do emprego naquela época.

Não estou bem lembrado (eu estava no exterior na época), mas o argumento da melhora da distribuição de renda foi alguma vez usado para defender as
privatizações? Quanto ao emprego, é possível argumentar que o impacto foi sim positivo, na medida que as empresas privatizadas cresceram, investiram
e (imagino) passaram a contratar mais.

Sem contar que o negócio foi tão bem estruturado que o BNDES teve que entrar com amis de 10 bi depois pra socorrer alguns consórcios, levando como garantia as próprias empresas.

Outro ponto de concordância.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #127 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:35:09 »
Pergunte para os milhoes de brasileiros que nunca tiveram um telefone e agora podem ter.

Ta bom, Baratta...
Eeeeiiii!!!!!!!!!! Nao vale usar isso contra mim!!!! Fui eu que inventei!!!!!  :hihi: :biglol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 21 de Janeiro de 2011, 17:17:58 »
Pergunte para os milhoes de brasileiros que nunca tiveram um telefone e agora podem ter.

Ta bom, Baratta...
Eeeeiiii!!!!!!!!!! Nao vale usar isso contra mim!!!! Fui eu que inventei!!!!!  :hihi: :biglol:

O feitiço contra o feiticeiro. :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 21 de Janeiro de 2011, 19:19:56 »
Voce fala de argumentos???? E o que voce disse acima sobre a homenagem dos correios?

O que tenho a dizer sobre uma empresa pública que fica lambendo as bolas do Lullalá ou de qualquer outro FDP que esteja no governo?

É simples, é apenas um cabide de apadrinhados que usam verbas públicas para puxar o saco de alguém, seja Lullalá, FHC ou qualquer outro.

E é por isso que as Barbudetes têm um verdadeiro horror a privatização, acabaria com o cabide de parasitas.

Aí voce não responde essas asneiras que fala e quer que eu responda.

Acabei de responder, e então agora responda o que vc acha de um bando de apadrinhados receber um passaporte diplomático a dois dias do fim de um governo sendo que muitos deles nem sequer se enquadram nas exigências para conseguir um.

Afinal, para que é que um pivete de 14 anos precisa de um passaporte diplomático? Bater uma no WC do aeropinga é algo que lhe dá o direito por ser algo relevante à nação?

Aliás, esse é apenas um exemplo de suas falácias. É porque eu não TENHO SACO  de responder tudo, porque tem muitas ASNEIRAS. Para mim é perda de tempo.

Não tem é argumentos, então colega, não precisa mais abrir a boca porque é algo perfeitamente dispensável ouvir discurso de palanque.

Já disse: cuida de tua ressaca pós-eleição... se não, vai te dar uma úlcera.

Aposto que certa pessoa morrerá de cirrose bem antes que eu tenha uma úlcera.

Voce tergiversou e não respondeu. Ou seja, a pergunta é: os correios favoreceu Lula na homenagem?

Sobre privatizações... esse fórum já discutiu razoalvemente... a experiência mostra: privatização foi um engodo, ponto.

O que tenho a dizer sobre uma homenagem ao chefe feita por uma empresa pública cheia de apadrinhados indicados pelo homenageado:

É puxa-saquismo eleitoreiro pago com dinheiro público, se tiver que ser mais direto que isso precisarei desenhar para vc entender.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 21 de Janeiro de 2011, 19:21:53 »
Mas e quanto ao passaporte diplomático emitido a dois dias do fim do mandato a filhos e netos do apedeuta?

Responda se puder: Por qual motivo um pivete de 14 anos precisa de um passaporte diplomático sendo que o governo do vovô acabou?

Sobre privatizações... esse fórum já discutiu razoalvemente... a experiência mostra: privatização foi um engodo, ponto.

Conversa, engodo é empresa pública ser usada como financiadora de "projetos" de Ongs fajutas que desviam verbas para partidos da esquerdalha imunda.

Entendeu o motivo da "cumpanherada" ter medo de perder a boquinha nas estatais?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 19:26:04 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 21 de Janeiro de 2011, 19:32:20 »

Dúvida sincera: quando dizem que as empresas foram vendidas por menos do que valiam, esse valor foi estimado por quem?

Pela "cumpanherada" que perdeu a mamata e queria que a tal estatal ainda fosse mercadoria de troca em eleição.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 21 de Janeiro de 2011, 19:35:29 »

Ta bom, Baratta...

O próprio argumento que eles usam para elogiar o apedeuta "Agora póbri tem telefoni grassas ao Lulla!" agora é falso. :lol:

Aliás, é meia verdade já que pobre só conseguiu telefone após baixar de preço com a privatização que NÃO foi feita pelo apedeuta.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 19:38:32 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 21 de Janeiro de 2011, 20:00:20 »
Sinceramente eu estou solemente cagando e andando para o preço de venda das estatais, como foram pagas, etc. De uma forma ou outra, meu dinheiro vai pro ralo mesmo, seja em vendas furadas de estatais, seja em farras com cartões corporativos e passaportes diplomáticos, mensalões, etc.

O que eu quero mesmo é ter um telefone sem esperar 10 anos e ser obrigado a ficar sócio da empresa. O que eu quero é andar em estrada sem buraco e bem sinalizada.

Claro, gostaria muito de pagar menos por isso, e concordo que a fiscalização é frouxa. Mas prefiro ter o serviço, mesmo pagando caro, do que não ter nenhum. A iniciativa privada me rouba, mas pelo menos me dá um serviço razoável. O governo me rouba e não dá serviço algum... qual é a melhor opção?

E se as estatais são assim tão  melhores que as empresas  privadas, porque em um posto da Petrobrás eu pago o mesmo preço ou mais caro do que em um posto de empresa privada? Por que no BB eu pago a mesma taxa de outros bancos no empréstimo ou cheque especial? Onde está esse serviço estatal tão barato, afinal de contas?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 21:15:58 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 21 de Janeiro de 2011, 20:07:13 »
Gostaria de saber se os defensores dos "ótimos" serviços estatais usam os hospitais públicos ou preferem pagar uma consulta particular se puderem fazer isso... :lol:

Aliás, a maioria dos hospitais públicos são um ótimo exemplo dos serviços estatais se comparados aos particulares.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 21 de Janeiro de 2011, 20:50:40 »
A sim!!! Tal como vender uma estatal a outra estatal de outro país,
[...]

E o que importa isto?

aceitar pagamento em títulos do governo no valor de face dos mesmo e não de mercado (que era zero),
[...]

Não era zero, embora fossem de pequeno valor. De qualquer maneira voce sabe muito bem que o Estado brasileiro teria que re-comprar estes títulos no futuro.

financiar boa parte da privatizações e algumas até 100%  com dinheiro do BNDES (a juros módicos e prazos longuíssimos),
[...]

Quais foram as taxas ("juros módicos")?

E se estes contratos eram tão ruins porque não foram denunciados ou pelo revistos pelo governo Lula, visto que isto é uma prerrogativa do poder concedente, o Estado brasileiro? Porque não eram ruins ou porque houve propina?

Financiamento do BNDES? Igual ao que foi feito para injetar dinheiro na Petrobrás?

que alguns consórcios nunca pagaram em dia,
[...]

Quais são estes consórcios?

E quando pagaram, não houve cobrança de juro e multa?

vender algumas estatais nas suas piores baixas históricas( ou seja vender a preço de banana),
[...]

Quais eram (são!) os motivos da ineficiência das estatais?

E, para o seu conhecimento, as estatais foram avaliadas segundo os critérios internacionais da época.

usar como desculpa para a venda para amortização da dívida, quando ela estourou no governo FHC, tanto interna, quanto externa,[...]

Voce sabe muito bem que a dívida interna pública brasileira, durante o governo FHC, aumentou por causa da absorção da dívida dos municípios, dos estados e de algumas estatais.

contratos de tarifas claramente abusivos contra o consumidor final, como o das telefônicas e sistema elétrico, entre outras coisitas muito mal feitas e bastante suspeitas.

Tão suspeitas que foram mantidas e ampliadas pelo governo Lula.

Nem sou contra privatizações, acho que os aeroportos, por exemplo, podem ser privatizados,
[...]

Também não sou contra, mas no caso dos aeroportos eu sou.

Eles devem ser ofertados ao setor privado sob a forma de concessão.

mas isso deve ser feito levando o interesse da população,
[...]

Concordo, porque hoje eles somente servem aos interesses dos apaniguados políticos de plantão, dos militares e dos funcionários públicos neles trabalhando.

e não exclusivamente o dos compradores e pago com dinheiro privado pelo maior preço que se puder estimar, e cobrarem a menor taxa possível, pois são negócios muito, mas muito, lucrativos, além de serem monopólios.

E que nas mãos dos burocratas públicos conseguem ser deficitários.

Quem dirige pelas estrada paulistas, pode sentir o preço amargo, abusivo dos pedágios, uma viagem de 100 km, pode custar até 40 reais de ida e volta nos pedágios.

Qual trecho e como são as características da pista no trecho comparado?

Aproveito e lhe convido para transitar nas "maravilhosas estradas federais" não pedagiadas para efeito de comparação.

Edit: o governo FHC ainda destinou 10 bi, depois das privatizações para socorrer as empresas privatizadas. Aff !!! E aquela desculpa que o governo não tinha recusrsos para tocar e fazer essas empresas avançarem...

E não tinha mesmo. O dinheiro veio da emissão de títulos.

Que foi, aliás, o mesmo mecanismo pelo qual o governo Lula fez a dívida interna pública bater em mais de 2 trilhões de reais no final de 2010. Talvez o maior crescimento percentual e certamente o maior crescimento nominal da história republicana.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 21 de Janeiro de 2011, 20:52:44 »
[...]
O Brasil é o país que mais tem estradas concedidas no mundo, por que será?

Porque o governo Lula não modificou ou denunciou os contratos?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 21 de Janeiro de 2011, 21:12:48 »
[...]
Você não viu os numeros que eu postei dos pedágios em SP.
Não trafega pelas rodovias pedagiadas e ainda vê alguns absurdos de sinalização

Mas que ainda assim são muito melhores que as demais estradas do país, principalmente em conservação.

Não tem que lidar com a Telefônica, a porcaria da internet com pouca velocidade  e o alto preço cobrado (quanto é aí no Japão, velocidade x preço) e sua pouca vontade ( na verdade nenhuma)de atender o consumidor.

Eu morei em São Paulo entre 1988 e 1998. Para conseguir uma linha telefônica em Rio Claro se pagava até US$ 6.000 e poucos tinham acesso ao serviço.

Novamente eu pergunto. Porque o governo Lula não pressionou e ou processou o contrato com a Telefônica, para que esta prestasse um serviço melhor?

Espere um pouco. Neste caso eu sei o motivo. Foi "biológico". :lol:

Não paga o sobrepreço da energia elétrica e ainda tem que esperar 6 meses para colocarem um poste de luz na sua rua.

Boa parte do "sobrepreço" provém dos impostos que, ao contrário do que afirma o ensaio dos "barnabés do BNDES" (uma de suas referências ao final da sua postagem), realmente tem um peso grande porque o ICMS, o PIS-COFINS e os encargos setoriais representam 29,00%; 9,25% e 10,38%; respectivamente. Sem considerar a taxa de iluminação pública cobrada por boa parte dos municípios.

Já que voce tanto critica, aproveite e mostre os custos operacionais e extra-operacionais e a rentabilidade destas empresas.

Uma tarifa de celular a quase um dólar o minuto, para 90% dos aparelhos.

Realmente é um serviço que está muito caro. Mas porque não foi revisto pelo governo Lula?

Os serviços são melhores que no tempo das estatais? Sim.

Não. São muito melhores.

Mas ao preço de até 500% de aumento de tarifas acima da inflação, deveriam ser os melhores do mundo. Deveríamos deixar o primeiro mundo na rabeira, e não ter uma taxa média de velocidade de internet a menos de 1 mega.

Falácia.

Qual era o valor inicial dos serviços e de quanto foi a inflação, para dar suporte a sua afirmação?

Qual era o tamanho do mercado consumidor beneficiado e quanto é hoje?

Quanto é que a ampliação do conjunto de serviços não alavancou o crescimento do PIB?

Citar somente as partes negativas, muitas delas existentes somente na "cabeça da esquerda", sem citar as partes boas é f...!

P.S.

Eu fui e sou totalmente favorável às privatizações. E sou a favor de ampliá-las inclusive para o setor energético petrolífero, desde que feitas com regras claras não lesivas ao povo brasileiro e que se demonstrem claramente quais e onde se darão os benefícios.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 21:15:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #138 Online: 22 de Janeiro de 2011, 21:23:17 »
O que tenho a dizer sobre uma homenagem ao chefe feita por uma empresa pública cheia de apadrinhados indicados pelo homenageado:

É puxa-saquismo eleitoreiro pago com dinheiro público, se tiver que ser mais direto que isso precisarei desenhar para vc entender.

Só que voce esquece que os Correios puxou o saco de todos os ex-presidentes, ou seja, não é um privilégio do Lula.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, 21:32:38 por Hugo »
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #139 Online: 22 de Janeiro de 2011, 21:31:35 »
Mas e quanto ao passaporte diplomático emitido a dois dias do fim do mandato a filhos e netos do apedeuta?

Responda se puder: Por qual motivo um pivete de 14 anos precisa de um passaporte diplomático sendo que o governo do vovô acabou?

Não sei responder, aliás não me interessa. Para mim é igual a história da compra da bolsa chique que a Dilma tem.

Conversa, engodo é empresa pública ser usada como financiadora de "projetos" de Ongs fajutas que desviam verbas para partidos da esquerdalha imunda.

Seu palavriado me dá náuseas. Difícil discutir desta forma. É como se eu tivesse discutindo com um militar com cinco pistolas, uma granada e uma faca entre os dentes.

Fui...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #140 Online: 22 de Janeiro de 2011, 21:32:14 »
 :ok:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 22 de Janeiro de 2011, 21:49:23 »
Pois é. Privatizar é tão ruim que o governo Lula privatizou 2600 km de rodovias.

Aliás, uma dose de realidade é sempre bem vinda:

Citação de: Wikipédia
Na recente concessão de rodovias federais, em que foi adotado o procedimento de decisão social na elaboração do edital licitatório, as empresas que se saíram vitoriosas na licitação ofereceram-se para administrar as estradas por um pedágio médio de R$ 0,02 por quilometro, o que representa um custo médio seis vezes inferior ao custo médio cobrado no pedágio das rodovias Anhangüera/Imigrantes, que foram privatizadas na década anterior, quando ainda prevaleciam outros critérios. O emprego desses novos critérios licitatórios, que adotaram a teoria do desenho de mecanismos [5][6], resultaram numa Eficiência de Pareto, de acordo com o governo, superior à obtida apenas pelo critérios anteriores.[7] Recentes matérias em jornais levantaram, entretanto, que os contrato realizados nas concessões em 2007 não tem sido cumpridos e que as estradas encontram-se, em 2010, com obras atrasadas e trechos em péssimas condições.[8] Houve também a concessão por 30 anos de 720 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul para a Vale do Rio Doce pelo valor de R$ 1,4 bilhão.

Entre outras privatizações no governo Lula, estão[9]:

* Banco do Estado do Ceará
    * Banco do Estado do Maranhão[10]
    * Hidrelétrica Santo Antônio
    * Hidrelétrica Jirau
    * Linha de transmissão Porto Velho (RO) – Araraquara (SP)

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Privatiza%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil#Privatiza.C3.A7.C3.B5es_no_Governo_Lula

É possível objetar sobre a maneira como as privatizações foram conduzidas no governo FHC. Pena que o governo Lula
não pareceu ter aprendido com os erros do antecessor.
Impressão minha ou sua postagem foi ignorada pelos defensores do Lula?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 22 de Janeiro de 2011, 21:51:22 »
Conveniência! :biglol:
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 22 de Janeiro de 2011, 22:19:01 »

Só que voce esquece que os Correios puxou o saco de todos os ex-presidentes, ou seja, não é um privilégio do Lula.

Tem razão...

O privilégio do Lullalá era posar de virgem do bordel como o honestíssimo operário pobrinho, incorruptível,  que mandaria até petistas desonestos para a cadeia e que não se aliaria aos mesmos coronéis de sempre para fazer a política suja deles ou usar o poder público em proveito próprio.

Caiu na real agora?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, 23:03:20 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 22 de Janeiro de 2011, 22:30:23 »
Citar de : Arcanjo Lúcifer em Ontem às 19:21:53

Não sei responder, aliás não me interessa. Para mim é igual a história da compra da bolsa chique que a Dilma tem.

É claro que vc não sabe responder, aliás nem mesmo o Lulla sabe responder e possivelmente ele tb gostaria que o assunto continuasse sob o tapete, como sempre fez.

E nada contra a bolsa chique a Dilma se ela a comprou com o próprio dinheiro, o que não dá é aturar que um bando de vagabundos ganhe um monte de vantagens indevidas a dois dias do fim do mandato do apedeuta e continuar achando que não tem nada de errado nisso.

Seu palavriado me dá náuseas. Difícil discutir desta forma. É como se eu tivesse discutindo com um militar com cinco pistolas, uma granada e uma faca entre os dentes.

Fui...

Mas não deixa de ser a mais absoluta verdade, é público, comprovado e divulgado na mídia.

Não foi sem motivo que tentaram barrar um monte de cpis no Congresso.

Fui...

:tchau:
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, 23:10:01 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 22 de Janeiro de 2011, 22:42:58 »

Os petistas têm um mal genético chamado "Lullalabarbudensis" que torna impossível ler, ouvir ou tomar conhecimento de qualquer sujeira em que ele se envolva ou qualquer merda que ele faça. :lol:

Uma característica da doença é a memória seletiva, visão e audição de mercador turco que os impede de ver defeitos na administração do apedeuta, de modo que acham que ele está sempre certo mesmo quando tem duas opiniões totalmente opostas sobre o mesmo assunto ou faça exatamente igual aos adversários políticos que tanto criticava quando era oposição. :lol:

Fisicamente a doença os impede de usar laminas de barbear (Quando do sexo masculino) ou depilar o suvaco (Quando do sexo feminino) e tb têm a compulsão de ficar repetindo frases feitas já abandonadas até pelos comunas pré-históricos que acabaram cair na real e só puderam entrar agora no século XX
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, 22:46:17 por Arcanjo Lúcifer »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 23 de Janeiro de 2011, 14:05:44 »

E o que importa isto?

É que sobre a falácia de que a iniciativa privada sempre é mais eficiente que a estatal, não cola esse fato. Se a empresa é estatal de outro país, fiquemos com nossas próprias estatais então oras.

Não era zero, embora fossem de pequeno valor. De qualquer maneira voce sabe muito bem que o Estado brasileiro teria que re-comprar estes títulos no futuro.

Nada impediria que o fizesse pelo valor de mercado e não pelo valor de face.

Quais foram as taxas ("juros módicos")?

E se estes contratos eram tão ruins porque não foram denunciados ou pelo revistos pelo governo Lula, visto que isto é uma prerrogativa do poder concedente, o Estado brasileiro? Porque não eram ruins ou porque houve propina?

Financiamento do BNDES? Igual ao que foi feito para injetar dinheiro na Petrobrás?

Rever contratos? Você queria que ele quebrasse o país, é sério?

O BNDES é um banco de fomento. Injetar dinheiro em empresas estatais ou públicas é seu destino, não tem nada a ver sua comparação.
E financiar privatização com dinheiro público, não me parece muito lógico, ou ético.

Quais são estes consórcios?

E quando pagaram, não houve cobrança de juro e multa?

Você é chato, no bom sentido :ok:, podeira muito bem dar uma pesquisadinha no google.

A Eletropaulo vendida a AES foi um exemplo.

A Southern Eletric Brasil Participações que comprou a Cemig outro.
.
Tem os 10 bi, que o BNDES teve que sacar para salvar algumas depois das privatizações...

Quais eram (são!) os motivos da ineficiência das estatais?

Quais são os motivos de "ineficiências" do BB, BNDES ou Petrobrás? Ou das Estatais Chinesas, onde algumas estão dominando o mercado? E quais o motivos da "eficiência" dos bancos privados americanos e europeus, ou das montadoras quase falidas? Essa falácia é velha e surrada, não é o fato de uma empresa ser estatal ou privada que mede sua eficiência e ética, e sim a capacidade de fiscalização e regulamentação da sociedade.

E, para o seu conhecimento, as estatais foram avaliadas segundo os critérios internacionais da época.

Não estou dizendo que foram subavaliadas, estou dizendo que foram vendidas sucateadas e desvalorizadas, quando existia dinheiro para investir nelas e melhorá-las, vide os empréstimos do BNDES.

Voce sabe muito bem que a dívida interna pública brasileira, durante o governo FHC, aumentou por causa da absorção da dívida dos municípios, dos estados e de algumas estatais.

Isso já foi discutido, e você está ignorando os juros estratosféricos e a dívida externa que as privatizações ajudaram a aumentar, e por consequência o risco-páis e o custo de financiamento dessa dívida.

Tão suspeitas que foram mantidas e ampliadas pelo governo Lula.

Você quer mesmo quebrar contratos de forma chavista?

Também não sou contra, mas no caso dos aeroportos eu sou.

Eles devem ser ofertados ao setor privado sob a forma de concessão.

Me parece que é o único jeito de se fazer essa privatizações, sob forma de concessão.

Qual trecho e como são as características da pista no trecho comparado?

Aproveito e lhe convido para transitar nas "maravilhosas estradas federais" não pedagiadas para efeito de comparação.

Estava eu pensando porque são mais de 12 reais os pedágio de Araraquara na Washington Luis (na ida e na volta), quando fui surpreendido por uma placa que me avisava que deveria virar ali mesmo para Itirapina, depois de São Carlos. O Foda é que não havia placas de aviso antes, a última foi a alguns Kms. Meu único meio foi acelerar, cortar a carreta na frente dela e entrar com tudo, numa curva que não deveria ser feita naquela velocidade.

Há mais de 30 anos que faço um trajeto de SP para o TO, e atesto que as estradas federais das quais trafego nunca estiveram em tão boa conservação, é surpreendente.

Não estou dizendo que elas são melhores que as estradas paulistas, claro que não, o que contesto são os absurdos que se paga para transitar por essas estradas, que não é compatível com o nível delas. De São José do Rio Preto à capital se gasta 60 reais para ir, mais sessenta para voltar, num total de 900 Km. São treze centavos por Km. Metade disso, seria ainda seria caro, e daria para manter as rodovias nos níveis atuais e as concessionárias lucrarem bastante ainda.

E não tinha mesmo. O dinheiro veio da emissão de títulos.

Emitisse os títulos e ficava com o patrimônio, então oras. Não. Perdemos o patrimônio, ficamos com a dívida aumentada não sei quantas vezes pelo mega-juros e pela própria dinâmica das privatizações que aumentava o risco-país e os juros a ser pagos para financiar essa dívida.

Que foi, aliás, o mesmo mecanismo pelo qual o governo Lula fez a dívida interna pública bater em mais de 2 trilhões de reais no final de 2010. Talvez o maior crescimento percentual e certamente o maior crescimento nominal da história republicana.

Isso sim é falácia, por que a dívida não subiu em relação ao PIB.

Você não deveria ser dono de uma empresa, ou governar ou país.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 23 de Janeiro de 2011, 14:08:02 »

Porque existiu algum problema aí? Os pedágios nas federais são tão caros quanto nas paulistas? Sinceramente quase nunca andei pelas federais pedagiadas.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 23 de Janeiro de 2011, 14:17:44 »

Boa parte do "sobrepreço" provém dos impostos que, ao contrário do que afirma o ensaio dos "barnabés do BNDES" (uma de suas referências ao final da sua postagem), realmente tem um peso grande porque o ICMS, o PIS-COFINS e os encargos setoriais representam 29,00%; 9,25% e 10,38%; respectivamente. Sem considerar a taxa de iluminação pública cobrada por boa parte dos municípios.

Todas os serviços e produtos no Brasil tem um alto valor de impostos embutidos. Já eram grandes antes e depois das privatizações. O Fato é que o preço da energia aumentou muito acima da inflação, sob as vistas dos contratos de privatização e também, e principamente pela falta de sistemática de energia que enfrentamos no governo FHC.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 24 de Janeiro de 2011, 08:02:39 »
E o que importa isto?

É que sobre a falácia de que a iniciativa privada sempre é mais eficiente que a estatal, não cola esse fato. Se a empresa é estatal de outro país, fiquemos com nossas próprias estatais então oras.

As estatais de outros países são eficientes porque só funcionário de carreira consegue cargo de chefia e se pegarem o cara roubando ele fica sem a aposentadoria, SE ainda tiver sorte de não acabar na cadeia.

Não é como aqui onde enfiam qualquer debilóide na diretoria a cada eleição só porque o fulano é do partido "X" e quando é pego roubando ele tem apoio até do presidente da República.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!