E o que importa isto?
É que sobre a falácia de que a iniciativa privada sempre é mais eficiente que a estatal, não cola esse fato. Se a empresa é estatal de outro país, fiquemos com nossas próprias estatais então oras.
Não era zero, embora fossem de pequeno valor. De qualquer maneira voce sabe muito bem que o Estado brasileiro teria que re-comprar estes títulos no futuro.
Nada impediria que o fizesse pelo valor de mercado e não pelo valor de face.
Quais foram as taxas ("juros módicos")?
E se estes contratos eram tão ruins porque não foram denunciados ou pelo revistos pelo governo Lula, visto que isto é uma prerrogativa do poder concedente, o Estado brasileiro? Porque não eram ruins ou porque houve propina?
Financiamento do BNDES? Igual ao que foi feito para injetar dinheiro na Petrobrás?
Rever contratos? Você queria que ele quebrasse o país, é sério?
O BNDES é um banco de fomento. Injetar dinheiro em empresas estatais ou públicas é seu destino, não tem nada a ver sua comparação.
E financiar privatização com dinheiro público, não me parece muito lógico, ou ético.
Quais são estes consórcios?
E quando pagaram, não houve cobrança de juro e multa?
Você é chato, no bom sentido

, podeira muito bem dar uma pesquisadinha no google.
A Eletropaulo vendida a AES foi um exemplo.
A Southern Eletric Brasil Participações que comprou a Cemig outro.
.
Tem os 10 bi, que o BNDES teve que sacar para salvar algumas depois das privatizações...
Quais eram (são!) os motivos da ineficiência das estatais?
Quais são os motivos de "ineficiências" do BB, BNDES ou Petrobrás? Ou das Estatais Chinesas, onde algumas estão dominando o mercado? E quais o motivos da "eficiência" dos bancos privados americanos e europeus, ou das montadoras quase falidas? Essa falácia é velha e surrada, não é o fato de uma empresa ser estatal ou privada que mede sua eficiência e ética, e sim a capacidade de fiscalização e regulamentação da sociedade.
E, para o seu conhecimento, as estatais foram avaliadas segundo os critérios internacionais da época.
Não estou dizendo que foram subavaliadas, estou dizendo que foram vendidas sucateadas e desvalorizadas, quando existia dinheiro para investir nelas e melhorá-las, vide os empréstimos do BNDES.
Voce sabe muito bem que a dívida interna pública brasileira, durante o governo FHC, aumentou por causa da absorção da dívida dos municípios, dos estados e de algumas estatais.
Isso já foi discutido, e você está ignorando os juros estratosféricos e a dívida externa que as privatizações ajudaram a aumentar, e por consequência o risco-páis e o custo de financiamento dessa dívida.
Tão suspeitas que foram mantidas e ampliadas pelo governo Lula.
Você quer mesmo quebrar contratos de forma chavista?
Também não sou contra, mas no caso dos aeroportos eu sou.
Eles devem ser ofertados ao setor privado sob a forma de concessão.
Me parece que é o único jeito de se fazer essa privatizações, sob forma de concessão.
Qual trecho e como são as características da pista no trecho comparado?
Aproveito e lhe convido para transitar nas "maravilhosas estradas federais" não pedagiadas para efeito de comparação.
Estava eu pensando porque são mais de 12 reais os pedágio de Araraquara na Washington Luis (na ida e na volta), quando fui surpreendido por uma placa que me avisava que deveria virar ali mesmo para Itirapina, depois de São Carlos. O Foda é que não havia placas de aviso antes, a última foi a alguns Kms. Meu único meio foi acelerar, cortar a carreta na frente dela e entrar com tudo, numa curva que não deveria ser feita naquela velocidade.
Há mais de 30 anos que faço um trajeto de SP para o TO, e atesto que as estradas federais das quais trafego nunca estiveram em tão boa conservação, é surpreendente.
Não estou dizendo que elas são melhores que as estradas paulistas, claro que não, o que contesto são os absurdos que se paga para transitar por essas estradas, que não é compatível com o nível delas. De São José do Rio Preto à capital se gasta 60 reais para ir, mais sessenta para voltar, num total de 900 Km. São treze centavos por Km. Metade disso, seria ainda seria caro, e daria para manter as rodovias nos níveis atuais e as concessionárias lucrarem bastante ainda.
E não tinha mesmo. O dinheiro veio da emissão de títulos.
Emitisse os títulos e ficava com o patrimônio, então oras. Não. Perdemos o patrimônio, ficamos com a dívida aumentada não sei quantas vezes pelo mega-juros e pela própria dinâmica das privatizações que aumentava o risco-país e os juros a ser pagos para financiar essa dívida.
Que foi, aliás, o mesmo mecanismo pelo qual o governo Lula fez a dívida interna pública bater em mais de 2 trilhões de reais no final de 2010. Talvez o maior crescimento percentual e certamente o maior crescimento nominal da história republicana.
Isso sim é falácia, por que a dívida não subiu em relação ao PIB.
Você não deveria ser dono de uma empresa, ou governar ou país.