Autor Tópico: Seja individualista você também  (Lida 16049 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: Seja individualista você também
« Resposta #100 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 10:04:53 »
Mas a estratégia de chamar deus de tudo é na verdade uma estratégia para preservar a própria crença.

Qual crença? :?: você está inventando uma crença para os outros... Muitas das vezes em que falo de Deus ou dos Deuses tenho o cuidado de referir o autor da definição que estou a usar... e isso é quanto basta. Obviamente, nunca tentei impor qualquer definição... até porque não tenho nenhuma que me satisfaça com exclusão de todas as outras... sempre tento explicar o que quero dizer e em que sentido falo... e isso deveria bastar.

Quanto à ciência... Todos sabemos que muitos dos melhores cientistas não seguem a definição de Deus dos santos dicionários e têm ideias muito próprias e pessoais sobre Deus... até Hawking chegou a recusar declarar-se ateu e disse que acreditava em Deus, se por isso se entendesse as leis da Natureza...

Não devemos permitir... muito bom para ditos céticos! :!: 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #101 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 10:54:20 »
Caro - "cientista"

Quanto a você, lusitano, sem querer que penses que o estou destratando ou desconsiderando (longe disso, por alguma razão que pode ser considerada "indefinível", talvez sua refinada amabilidade, talvez um leve toque de inocência que percebo em ti, gosto de ti e só o trataria verdadeiramente mal se faltasses, profundamente, ao respeito comigo), tenho que desistir.

Como você mesmo disse, da maneira como encaras a consciência, qualquer pensamento é filosófico, qualquer expressão linguística é filosófica e, portanto, achas que é impossível não filosofar. Não vejo possibilidade de resultados práticos a partir desses nossos últimos debates e eles (os resultados) são, sempre, imprescindíveis para mim. E não acho que seja útil para você, também.

Vives bem com suas fantasias e você não quer perdê-las, o que é um direito inalienável seu. Isto não significa que não possamos conversar sobre outros assuntos em outras ocasiões. Não esqueço que você já foi muito útil para mim em uma delas. Espero que entendas bem.

Obrigado, pelo que me diz. :arrow: :ok: Gostei muito da sua observação, sobre os movimentos do nosso planeta em volta do Sol, terem sido o marco inicial para o Homem poder contabilizar o tempo, com razoável eficácia. :arrow: :)

No tema sobre cepticismo, tem um tópico sobre Carl Sagan e a sua espaço-nave imaginária, em que se fala de uma máquina de movimento perpétuo, que fracassa totalmente, no momento, em que lhe é solicitada energia útil.

Dado o que se sabe sobre o movimento de rotação da Terra, sobre o seu próprio eixo e o de translacção em redor do Sol, isso na prática não se poderá considerar em termos de engenharia prática, uma forma de moto-contínuo, à escala humana?   
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 22:34:37 »
não, isso já foi respondido no próprio tópico.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #103 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 01:38:25 »
De fato, lusitano, já verifiquei lá no outro tópico e já foi suficientemente respondido. Vou reforçar, afirmando, de um modo diverso, que o que se pode afirmar é que não existem máquinas ou, mais genericamente, sistemas (qualquer que seja) *subuniversais* "transgressores" das leis da termodinâmica. Se isso se aplica ao universo como um todo, é outra questão. Mas acho que, primeiro, teríamos que poder definir o que seria "o universo como um todo".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #104 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 07:45:37 »
Caro - "Agnóstico"

Resumindo, não devemos permitir que chamem natureza de deus porque essa é a base para incongruências cada vez maiores

Você é que em verdade, está sendo incongruente :!: :arrow: Ao fazer tábua rasa, duma evidência primária - a "invenção de deus" - começou por ser uma adjectivação dos fenómenos naturais.

Depois, por evolução linguística, é que a palavra "deus" adquiriu características abstractas e antinaturais, como algumas concepções, ainda existentes hoje em dia .

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #105 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 07:51:46 »
Caro - Cientista

De fato, lusitano, já verifiquei lá no outro tópico e já foi suficientemente respondido. Vou reforçar, afirmando, de um modo diverso, que o que se pode afirmar é que não existem máquinas ou, mais genericamente, sistemas (qualquer que seja) *subuniversais* "transgressores" das leis da termodinâmica.

Se isso se aplica ao universo como um todo, é outra questão. Mas acho que, primeiro, teríamos que poder definir o que seria "o universo como um todo".

Também acho :!: :arrow: :ok: Então como é que analisa científicamente, a ideia d'um todo universal?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:45:39 »
Caro - "Agnóstico"

Resumindo, não devemos permitir que chamem natureza de deus porque essa é a base para incongruências cada vez maiores

Você é que em verdade, está sendo incongruente :!: :arrow: Ao fazer tábua rasa, duma evidência primária - a "invenção de deus" - começou por ser uma adjectivação dos fenómenos naturais.

Depois, por evolução linguística, é que a palavra "deus" adquiriu características abstractas e antinaturais, como algumas concepções, ainda existentes hoje em dia .

isso, siga a evolução da linguagem e pare com as groselhas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #107 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 19:43:32 »
Sodré, Lusitano, Cientista, voltando ao assunto:

Sodré: a definição de "deus" pra maioria dos cientistas é extremamente maleável. Não é tãããão pessoal assim, é conforme o contexto e o interlocutor.

P.ex.: Dr. Fulano, o cientista.

Falando com um cristão, ele diz: "não acredito em Deus". Mas "Deus", nesse caso, segue a definição cristã - um criador/mantenedor do Universo, consciente e separado do mesmo, que teria cometido filicídio pra corrigir as cagadas que ele mesmo fez.

Em compensação, falando com um espiritualista, o mesmo Dr. Fulano poderia muito bem dizer "acredito em Deus", se para esse contexto, Deus significasse apenas as regularidades físicas do Universo.

Então, "Deus" acaba sendo um rótulo complicado de debater... é mais interessante, eu acho, dividir em várias pequenas perguntas, como "há uma consciência criadora do Universo?", "há regularidades no Universo", etc.

Citação de: lusitano
Dado o que se sabe sobre o movimento de rotação da Terra, sobre o seu próprio eixo e o de translacção em redor do Sol, isso na prática não se poderá considerar em termos de engenharia prática, uma forma de moto-contínuo, à escala humana?   
Lusitano, mesmo se a conservação do movimento fosse perfeita [e não é], não poderia ser obtida nenhuma energia deste "motocontínuo". Então, no sentido de "um motocontínuo é um sistema que libera mais energia do que é inserida", não, a Terra não é um moto-contínuo.

Caro - "Agnóstico"

Isto está corretíssimo.
A palavra "deus" era originalmente um adjetivo, como você falou - "celeste"/"pertencente aos céus". Originalmente, /dejwos/ (dêiuos) [PIE].
É a mesma palavra que deu origem à palavra "dia", no português, e a /djew/ (diêu), no sânscrito (que significa apenas "céu").
Latebra optima insania est.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #108 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 20:25:21 »
Sodré, Lusitano, Cientista, voltando ao assunto:
Então, "Deus" acaba sendo um rótulo complicado de debater... é mais interessante, eu acho, dividir em várias pequenas perguntas, como "há uma consciência criadora do Universo?", "há regularidades no Universo", etc.

dividir em pequenas perguntas... :ok:

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 23:34:02 »
quantas palavras perderam seu sentido original e se fôssemos utiliza-las com aquele sentido ninguém entenderia?
E alguém fica gerando ruido por isso?

Querem usar deus para louvar deus e dar atributos místicos a deus.. se for natureza perde a graça.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #110 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 11:08:18 »
Caro - Kajsar

Lusitano, mesmo se a conservação do movimento fosse perfeita [e não é], não poderia ser obtida nenhuma energia deste "motocontínuo". Então, no sentido de "um motocontínuo é um sistema que libera mais energia do que é inserida", não, a Terra não é um moto-contínuo.

Que razões, você tem, para afirmar, que não seria possível sacar energia à rotação da Terra? É porque se lhe afigura, que é tecnicamente indefensável?

Pois olhe, eu vi um programa de televisão norte-americana, em que apresentaram um gerador eléctrico perfeitamente funcional, com dezenas de lâmpadas acesas e cuja construção é atribuída a Nicola Tesla: em que a fonte primária de energia, é supostamente o movimento piónico do planeta :!: :arrow:  8-)

A aparência do artefacto em questão, é semelhante a uma torre parisiense, com uma espécie de suspensão vertical, análoga ao pêndulo de Foucault, que regista a rotação da Terra. :arrow: :)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #111 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 20:57:50 »
quantas palavras perderam seu sentido original e se fôssemos utiliza-las com aquele sentido ninguém entenderia?

Querem usar deus para louvar deus e dar atributos místicos a deus.. se for natureza perde a graça.
Não vejo nenhum problema em chamar a Natureza de "Deus" e louvar à Natureza sob esse nome. Você vê, por acaso? Se estão condicionados ao nome "Deus" e isso os evoca sentimentos agradáveis, ótimo pra eles. Se sentem graça ou não é questão deles, não minha ou sua.

O problema, pra mim, é quando usam isso como desculpa para crenças infundadas, que esse "Deus" chamado Natureza faria X ou Y ou Z ou vai castigar com um trovão se você não fizer o que ele manda.

Você está certo quanto ao sentido original ser diferente do atual, e isso gerar confusão quando uma ou outra pessoa usam o sentido original... mas é fato, a palavra "Deus" por si só é polissêmica [tem vários sentidos]. É só mais uma confusãozinha...

Que razões, você tem, para afirmar, que não seria possível sacar energia à rotação da Terra? É porque se lhe afigura, que é tecnicamente indefensável?
Lusitano, vou tentar explicar melhor... mesmo se fosse tecnicamente possível usar a energia da rotação da Terra para produzir trabalho, a Terra ainda não seria um moto perpétuo. Isso porque a rotação dela não continuaria a mesma, parte da energia foi tirada... a energia foi tirada da rotação e não "produzida" [espera-se que um moto perpétuo produza energia, não só que a transforme].

E, quanto aos exemplos que você citou, sim, eles usam a energia da rotação da Terra. Só que usam um naaaaada dessa energia.
Agora imagine que fosse possível usar essa energia em larga escala pra algo realmente útil - e a Terra vai freando, os dias vão se tornando mais longos... isso transformaria tanto a Natureza como a civilização em caos. Ou seja, na prática, melhor ninguém querer aproveitar essa energia.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #112 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:00:23 »
Você está certo quanto ao sentido original ser diferente do atual...

do atual?  :?: Mas exatamente qual é o dito sentido atual da palavra Deus? :?:... É que ninguém pode dizer que Deus é a mesma coisa para toda a humanidade contemporânea... nem é o mesmo para todas as religiões, nem para quem não tem religião... Pessoalmente, nem sequer tenho a ideia de que o Deus de Moisés, de Jesus, e de Maomé sejam o mesmo Deus... quanto mais quando vamos para as religiões orientais... ou quando se questiona cientistas sobre Deus...
Mesmo hoje não haverá um sentido atual.
Talvez, com algum esforço, se possa traçar uma base de linhas gerais? :?:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #113 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:01:53 »
Caro - Kajsar

Gênero: :arrow: « Eremita ».

Não vejo nenhum problema em chamar a Natureza de "Deus" e louvar à Natureza sob esse nome. Você vê, por acaso? Se estão condicionados ao nome "Deus" e isso os evoca sentimentos agradáveis, ótimo pra eles. Se sentem graça ou não é questão deles, não minha ou sua.

A questão, é que o paganismo naturalista ou panteísta, nunca desapareceu da mente espiritual de muitíssimas pessoas. O que se passava é que o domínio religioso e político do catolicismo cristão, impedia que elas se manifestassem abertamente.

Com a laicidade mais ou menos democrática do estado, o império católico, deixou de exercer opressão sobre o arbítrio pessoal e agora o livre pensamento, está de novo a alvorecer.

De facto, a meu ver, existe o lado poético e romântico da palavra "deus", como factor fundamental, da sua persistente permanência no vocabulário habitual de pessoas como eu.

1 - A análise da palavra foneticamente: :arrow: d.eu.s :arrow: EU.

2 - O significado ético principal: consciência, inteligência e amor.

3 - A implicação existencial e criativa: A vontade de viver e ser livre.

4 - A coesão social e o desejo de felicidade.

5 - A vontade intencional e a capacidade de liderança.

6 - O talento intelectual, para a auto-reflexão, para a contemplação do belo e dos bons ideais.

7 - A comparação entre os conceitos absolutos de ser: o físico e o metafísico.

8 - "Deus", a mente auto-consciente, ou o sentimento de si próprio.

9 - A  natureza, como o complemento fisio-biológico.

10 - A fusão, dos conceitos, aparentemente inconciliáveis.

11 - Se o significado integral, dessas duas palavras, pode ser unificado, então por não concordar-se com as pessoas que o conseguiram fazer?

12 - Filósofos como Espinosa, mostraram claramente, que utlizar a palavra "deus", ou natureza, para designar a mesma realidade existencial, é uma questão de intuição intelectual, ou sentimental de momento, ou de contexto coloquial em relação ás circunstâncias sociais: porque o Homem, é um animal espiritual que fala, utilizando sons, que teêm tendência a mostrar-se com frequência ambíguos na sua autêntica e rigorosa definição. :arrow: :idea:

13 - Etc ... ... ... O génio arquitectónico, tecnológico, artístico, filosófico e científico :!:

O problema, pra mim, é quando usam isso como desculpa para crenças infundadas, que esse "Deus" chamado Natureza faria X ou Y ou Z ou vai castigar com um trovão se você não fizer o que ele manda.

Concordo inteiramente consigo :!: :arrow: :ok:

Você está certo quanto ao sentido original ser diferente do atual, e isso gerar confusão quando uma ou outra pessoa usam o sentido original... mas é fato, a palavra "Deus" por si só é polissêmica [tem vários sentidos]. É só mais uma confusãozinha...

É o que eu penso também :!: :arrow: :idea:

Lusitano, vou tentar explicar melhor... mesmo se fosse tecnicamente possível usar a energia da rotação da Terra para produzir trabalho, a Terra ainda não seria um moto perpétuo. Isso porque a rotação dela não continuaria a mesma, parte da energia foi tirada... a energia foi tirada da rotação e não "produzida" [espera-se que um moto perpétuo produza energia, não só que a transforme

E, quanto aos exemplos que você citou, sim, eles usam a energia da rotação da Terra. Só que usam um naaaaada dessa energia.

Agora imagine que fosse possível usar essa energia em larga escala pra algo realmente útil - e a Terra vai freando, os dias vão se tornando mais longos... isso transformaria tanto a Natureza como a civilização em caos. Ou seja, na prática, melhor ninguém querer aproveitar essa energia.

E donde a Terra retira, ou retirou a energia, para o seu movimento rotativo e para a conservação do seu momento angular :?: 

A engenharia científica, antes de se aventurar a fazer uma coisas dessas a uma escala ciclópica - concerteza - que deve pesar muiíssimo bem, todos os prós e contras em relação a essa possibilidade. Afinal o cinema, oferece-nos as mais dramáticas perspectivas panorâmicas, dos desastres ecológicos, que podem vir a ser causados por uma ciência sem consciência. :arrow: 8-)
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, 11:24:19 por lusitano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 21:40:49 »
[...]
E donde a Terra retira, ou retirou a energia, para o seu movimento rotativo e para a conservação do seu momento angular :?: 
[...]

O movimento de rotação remonta à formação do sistema solar, no qual a própria nuvem de gases e partículas já apresentava uma rotação.

A conservação do movimento angular é uma propriedade de toda a partícula e ou corpo que apresente um movimento de rotação e ou translação e que não esteja submetido a nenhum tipo de interferência externa (torque).
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #115 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 21:51:00 »
Caro - Geotecton

[...]
E donde a Terra retira, ou retirou a energia, para o seu movimento rotativo e para a conservação do seu momento angular   
[...]

O movimento de rotação remonta à formação do sistema solar, no qual a própria nuvem de gases e partículas já apresentava uma rotação.

A conservação do movimento angular é uma propriedade de toda a partícula e ou corpo que apresente um movimento de rotação e ou translação e que não esteja submetido a nenhum tipo de interferência externa (torque).

Compreendo :!: :arrow: :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #116 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 02:13:45 »
Você está certo quanto ao sentido original ser diferente do atual...

do atual?  :?: Mas exatamente qual é o dito sentido atual da palavra Deus? :?:... É que ninguém pode dizer que Deus é a mesma coisa para toda a humanidade contemporânea... nem é o mesmo para todas as religiões, nem para quem não tem religião... Pessoalmente, nem sequer tenho a ideia de que o Deus de Moisés, de Jesus, e de Maomé sejam o mesmo Deus... quanto mais quando vamos para as religiões orientais... ou quando se questiona cientistas sobre Deus...
Mesmo hoje não haverá um sentido atual.
Talvez, com algum esforço, se possa traçar uma base de linhas gerais? :?:
Significado atual = significado utilizado pela esmagadora maioria (monoteístas cristãos) dos lusófonos, para os quais "Deus" = "ser mitológico judaico-cristão, de nome Yahweh/Jeová, que teria criado o Universo e o mantém na base de afogar gente, cometer filicídio e promover chacinas em Canaã."

Citação de: Lusitano
Com a laicidade mais ou menos democrática do estado, o império católico, deixou de exercer opressão sobre o arbítrio pessoal e agora o livre pensamento, está de novo a alvorecer.
Ou talvez, essas crenças simplesmente pareçam exóticas e antigas, e por isso o paganismo naturalista está voltando.
Dizem que a moda é cíclica... não seria "a religião da vez" uma moda também?

Citação de: Lusitano
De facto, a meu ver, existe o lado poético e romântico da palavra "deus", como factor fundamental, da sua persistente permanência no vocabulário habitual de pessoas como eu.

1 - A análise da palavra foneticamente: :arrow: d.eu.s :arrow: EU.
[...]
13 - Etc ... ... ... O génio arquitectónico, tecnológico, artístico, filosófico e científico :!:
Em suma, você usa a palavra num sentido bastante similar ao de Espinosa porque ela lhe evoca coisas que você considera boas. Isso? Ok.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2011, 02:24:08 por Kajsar »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #117 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 08:56:47 »
Significado atual = significado utilizado pela esmagadora maioria (monoteístas cristãos) dos lusófonos, para os quais "Deus" = "ser mitológico judaico-cristão, de nome Yahweh/Jeová, que teria criado o Universo e o mantém na base de afogar gente, cometer filicídio e promover chacinas em Canaã."

Vamos, pôr de lado a pura identificação de Deus com a Natureza, ou com parte dela, por isso poder ser considerado uma forma de ateísmo fraco de pessoas com maior sensibilidade por assim dizer.

A pergunta é: Se existisse uma causa incausada inteligente na origem do Universo, sem haver conhecimento de qualquer outra carácterística dessa causa ou origem exceto a sua inteligência, teríamos de dizer que Deus existe? Poderíamos utilizar a expressão Deus para a designar? Se dizer Sim... então é preciso rever a definição de Deus que apresentou... Se dizer Não... então qual a razão para negar?

Por enquanto,... aquela é a minha definição mínima de Deus... sem que o termo se possa confundir com qualquer forma ateísmo (julgo eu).
Também se pode admitir deus ou deuses enquanto manifestações do mundo físico, mas aí a acusação de ateísmo pode ser logo usada...   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #118 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 09:12:50 »
Caro - Kajsar

Ou talvez, essas crenças simplesmente pareçam exóticas e antigas, e por isso o paganismo naturalista está voltando.

Dizem que a moda é cíclica... não seria "a religião da vez" uma moda também?

É muito provável... Principalmente se não houver oposição agressiva.

1 - A análise da palavra foneticamente: d.eu.s EU.
[...]
13 - Etc ... ... ... O génio arquitectónico, tecnológico, artístico, filosófico e científico

Em suma, você usa a palavra num sentido bastante similar ao de Espinosa, porque ela lhe evoca coisas que você considera boas. Isso? Ok.

Exacto, pelo menos o lado agradável, da natureza e da Humanidade... :)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #119 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:45:37 »
Sodré: "causa incausada inteligente" é uma boa definição pra deuses. Mais ampla que a do Yahweh judaico-cristão, mas ao mesmo tempo o englobando.
Não ligo de debater em base dessa definição...

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #120 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 21:39:17 »
Em suma, você usa a palavra num sentido bastante similar ao de Espinosa, porque ela lhe evoca coisas que você considera boas. Isso? Ok.

Exacto, pelo menos o lado agradável, da natureza e da Humanidade... :)

E o lado desagradável?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #121 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 08:23:31 »
Caro - Enjolras

E o lado desagradável?

É apenas um aborrecimento chato a combater, ou para treinar um encolhimento de ombros mais ou menos filosófico e adaptativo... Afinal, o amargo, o incomodativo e o doloroso, também podem ser amenizados: a culinária e a medicina, estão aí para isso. :arrow: :idea:

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #122 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 14:08:28 »
Deixa eu ver se entendi, as coisas boas da vida vc atribui a deus, enquanto que o que acontece de ruim são apenas 'infelicidades do destino', é isso? Por exemplo, se um cara trabalha num emprego ruim e tem um chefe fdp, isso é apenas um aborrecimento da vida, enquanto que a ajuda que um mendigo recebe de voluntários toda semana é uma coisa de deus, ou inspirada por ele? É isso?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #123 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 15:48:05 »
Caro - Enjolras

Deixa eu ver se entendi, as coisas boas da vida vc atribui a deus, enquanto que o que acontece de ruim são apenas 'infelicidades do destino', é isso? Por exemplo, se um cara trabalha num emprego ruim e tem um chefe fdp, isso é apenas um aborrecimento da vida, enquanto que a ajuda que um mendigo recebe de voluntários toda semana é uma coisa de deus, ou inspirada por ele? É isso?

Não, não é isso que eu digo. Eu digo, que existe o lado "bom e mau da vida". Ou seja de "deus". O "bem" é agradável e preferível. O "mal" é desagradável e convém descartar, por ser inconveniente...

São modos de ser - diferentes do divino - apenas as várias facetas da natureza: a primavera, o verão o outono e o inverno. Além das fases intermédias entre essas estações. :!: :idea:

Eu prefiro a saúde e o prazer, em vez da dor e do mal-estar... Só isso :!:

Divino, é o nome que eu dou à natureza, seja ela catastroficamente abominável, ou maravilhosamente suave. O que acontece, é que eu escolho para desfrutar com mais intensidade, o que me parece ser mais bem-aventuroso e feliz. :arrow: :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #124 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 17:14:40 »
O que eu queria entender é qual o sentido prático de se utilizar o nome "deus" para algo que já tem nome e proposição bem definida seja a natureza, cosmos, universo ou coisa que o valha.  Acho que tem um fundo de mitologia e misticismo mal resolvido e muito mal utilizado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!