Quando o "mundo todo se ocidentalizar" será o fim da humanidade. Ou dos recursos naturais.
civilização ocidental - direitos do indivíduo - liberdades individuais - democracia possível.
Eu estou ciente deste viés de análise.
Mas, na atual concepção de civilização ocidental, não há como desvincular a grave questão ambiental da atuação das democracias representativas.
Outros caminhos para a democracia existirão
:Até agora simplesmente não. Não parece existir outra civilização que inclua uma visão democrática e de respeito pelo indivíduo.
Existiram muitas formas de governo e que tiveram êxito relativo em seu tempo histórico. Hoje a democracia representativa está em voga, mas não precisa de uma análise acurada para identificar as suas mazelas. No meu entendimento, outras formas de democracia podem ser experimentadas, como as de participação direta da população.
De qualquer forma, eu vejo uma tendência de cerceamento, ou pelo menos de maior controle, do indivíduo pela sociedade via estado. E um dos exemplos mais claros é a questão ambiental.
Os recursos naturais estão ameaçados pela ideia de desenvolvimento e do mito do progresso contínuo...
E tais ideias estão entrelaçadas com os conceitos de bem estar material, de democracia e de domínio da natureza, sendo que esta última sempre foi estimulada pela religião cristã.
curiosamente muitos dos que dizem criticar o pensamento ocidental são devotos do dito progresso... até são progressistas...
É uma descrição típica dos nacionalistas progressistas, uma modalidade de corja subproduto da reunião de Estados Nacionais e da burguesia mais xenófoba.
É que uma visão bucólica do mundo, que poderia preservar os recursos naturais, sempre foi reacionária.
Eu diria revolucionária.
Os socialismos e capitalismos, os dois materialismos admiradores do "progresso" sempre adoraram a indústria pesada, as fábricas, a produção do bom aço... 
Mesmo considerando o tempo histórico em que se desenvolveram, tanto o capitalismo como o socialismo sempre tiveram presente em seu cabedal ideológico, as ideias de exploração da natureza e de aumento contínuo da população.
Sim, a humanidade acabará um dia, como todas as espécies, bem antes de acabar a própria vida na Terra...
A Geologia e a Paleontologia nos mostram que esta possibilidade é a mais plausível.
exceto para os crentes. Todavia, julgo que estes estão enganados.
