Eu não acho que todos os habitantes do planeta venham a ter um nível de consumo que torne o planeta um deserto inabitável.
Para sobrecarregar a Natureza a ponto de colapsá-la não é necessário que todos os habitantes tenham o mesmo padrão de consumo. Basta a população continuar crescendo na atual taxa e ocupando todos os biomas.
Se todos os habitantes do planeta tivessem HOJE o mesmo poder de compra dos mais ricos, a demanda gigantesca causaria uma baita inflação, o que por si só seria suficientes para reduzir o consumo.
Isto certamente seria um fato se ocorresse em um intervalo muito curto ou se o poder de compra crescer muito mais rápido do que a oferta de produtos e serviços. Mas acho improvável que este controle fosse efetivo em um cenário macroeconômico de crescimento mais comedido.
Ou seja, o crescimento pequeno mas contínuo do PIB mundial, principalmente em países periféricos, levará ao colapso dos biomas, a não ser que apareçam algumas soluções tecnológicas "mágicas", o que eu duvido.
Ou seja, o próprio sistema de oferta e demanda livres (que chamamos de economia de mercado ou "capitalismo") tende a reduzir o consumo de qualquer recurso que venha a se tornar escasso.
Em tese sim. Mas duvido que esta idiossincrasia do capitalismo consiga resolver os problemas do crescimento populacional e da destruição ambiental.