Mulher e filhos de Kadafi estão na ArgéliaMinistério argelino admitiu que familiares cruzaram a fronteira, mas não informou se ex-líder líbio está juntoA esposa e os filhos do ex-líder líbio, Muamar Kadafi, fugiram para a Argélia nesta segunda-feira, segundo o ministério argelino dos Negócios Estrangeiros. O governo da Argélia informou que a família está no país vizinho, após negar rumores no fim de semana.
Estão na Argélia a esposa de Kadafi, a filha, dois filhos e netos. O governo argelino não disse se Kadafi foi com a família. Segundo a nota do governo, o secretário-geral do Conselho de Segurança e o chefe do governo de Transição líbio foram informados.
A informação foi dada no momento em que os conflitos entre os dois lados se intensifica em Sirte, cidade do sul da Líbia que era a sede da tribo de Kadafi e o último bastião de seu regime. Ao mesmo tempo, os rebeldes estão consolidando o controle da capital Tripoli.
Apesar do governo de Kadafi ser considerado efetivamente encerrado, os rebeldes que tomara o poder ainda buscam encontrar o ex-líder e membros da sua família.
Rebeldes já haviam dito no fim de semana que viram seis carros blindados cruzando o sul do país possivelmente com familiares de Kadafi em direção à Argélia, mas o ministério das Relações Exteriores do país vizinho negou.
Ahmed Jibril, um assessor do Conselho Nacional de Transição disse a Líbia vai “exigir que as autoridades argelinas entreguem a família para ser julgado perante tribunais líbios."
Ahmed Bani, porta-voz militar do conselho, disse que não ficou surpreso ao ouvir a Argélia tinha acolhido parentes Kadafi, pois levantamento, já que os rebeldes acusavam o país vizinho de fornecer ajuda aos mercenários líbios.
Apoio da OtanOs rebeldes que lutam contra o regime do coronel Muamar Kadafi na Líbia pediram nesta segunda-feira que seus aliados internacionais mantenham seu apoio, apesar dos avanços feitos pela oposição, que controla a maior parte da capital, Trípoli.
Durante um encontro com chefes militares dos países que formam a coalizão anti-Kadafi, o chefe dos rebeldes, Mustafá Abdel Jalil, disse que, apesar de enfraquecido, o líder líbio ainda representa uma ameaça.
No sábado, o porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, telefonou para a agência de notícias Associated Press para dizer que o líder foragido ainda está na Líbia e quer que seu filho, al-Saadi, lidere negociações com os rebeldes para formar um "governo de transição". Durante a semana, o regime divulgou mensagens de áudio na qual Kadafi chamava os rebeldes de "ratos" e "inimigos".
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mulher+e+filhos+de+kadafi+estao+na+argelia/n1597184155537.html