http://d24w6bsrhbeh9d.cloudfront.net/photo/580890_460s.jpg
Os alemães que inventaram a bomba nuclear?
Talvez eles estejam se referindo à contribuição de Einstein, já que o projeto utilizou-se da relatividade. Mas o grupo que desenvolveu a bomba era americano.
Eu acho essa implicância com os EUA um pouco boba. Os países em geral não tem a maior parte da educação tão educada assim (digo sem nenhuma referência estatística; só impressão). E os EUA enquanto país cultural é uma maravilha. Só Louis Armstrong e os filmes de faroeste já os absolvem. 
Mas, claro, há muito mais... A literatura americana é ótima, a filosofia, também... e por aí vai.
A despeito de ter certa razão na crítica, a impressão que tenho é que aquela montagem é uma típica idiotice de um frustrado e invejoso.
E é muito comum também se tecer uma crítica em relação à simples prioridades de invenção (o que é algo óbvio em função da juventude histórica do país), não dando o devido valor para a efetiva implementação e otimização de tecnologias, coisa que os EUA são excelentes. Por exemplo, não tenho dúvidas de que os irmãos Wright conseguiriam otimizar seu avião mais cedo ou mais tarde e, independentemente disso, apesar da prioridade de Dumont, a engenharia aeronáutica despontou no EUA com uma rapidez e eficiência nunca sequer comparada à brasileira. Algo semelhante aconteceu com o automobilismo, a eletrônica, as pesquisas espaciais. Claro que temos questões políticas envolvidas e, talvez principalmente, financeiras... mas querer desmerecer os americanos em função de sua (suposta) falta de prioridade, é muito ingênuo. Mesmo para uma piada (o restante da mesma tem até algum fundamento).