Autor Tópico: Singularidade Tecnológica: inteligência super-humana e imortalidade  (Lida 42465 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Singularidade Tecnológica: inteligência super-humana e imortalidade
« Resposta #100 Online: 10 de Junho de 2011, 12:42:05 »
Se for possivel no futuro um armazenamento da consciencia na memória de um computador então teriamos vida eterna (isso se não apagarem a memória!!!).
Nesse caso seria possivel a existencia de Paraiso e Inferno onde seriam colocadas as consciencias boas e as ruims?
E quem administraria  isso: Deus e o Diabo digitais?
E como seria definido bons e ruins?
Perceberam a sutileza da estória?

A parte menos plausível da história são as viagens no tempo, por isso eu não espero acordar no PARAISO (Pseudo-Ambiente de Recuperação e Arquivamento de Inteligências Simulado Onimodal) algum dia. Mas pode ser que no futuro esse seja um destino comum para as pessoas, embora possamos imaginar que muitas se oporão a esse procedimento por motivos religiosos.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #101 Online: 10 de Junho de 2011, 13:18:51 »
É interessante notar que Watson escreveu essa estória depois do falecimento do pai.
Todos nós, embora céticos, somos principalmente humanos e a morte, apesar de entendermos bem o que ela significa ainda nos causa bastante reflexão.
Essa idéia de imortalidade, mesmo que por arquivos digitais, me causa arrepio.
Prefiro o estágio atual. Acho que a morte é absolutamente necessária para que a vida se renove, embora, como demonstra Watson, quando se trata de uma pessoa muito próxima mexe muito com o nosso "inner self".

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #102 Online: 10 de Junho de 2011, 13:21:29 »
Transferir conhecimento a uma base de dados achando que está se imortalizando é mentir para si mesmo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 10 de Junho de 2011, 13:55:32 »
Transferir conhecimento a uma base de dados achando que está se imortalizando é mentir para si mesmo.

Mas ele tem um argumento interessante no texto: todo dia de manhã, quando você acorda, você não é mais a mesma pessoa que era antes de ir dormir. Sua linha de consciência é interrompida e você só tem a ilusão de continuidade porque assume as suas memórias como sendo suas. Nesse sentido o seu clone cibernético teria todo o direito de achar que é você, e quanto ao você biológico seria como se ele fosse dormir.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #104 Online: 10 de Junho de 2011, 14:12:17 »
Sim, ele acharia que é você, mas não seria você.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 10 de Junho de 2011, 14:19:25 »

Sim, mas a questão é: quem disse que você é você? Que o você que acordou hoje de manhã é o mesmo que foi dormir ontem a noite? Imagine que você foi dormir e eu, sorrateiramente entrei no seu quarto e fiz um clone seu adulto e com as mesma memórias. Vocês acordam no dia seguinte na mesma cama, algum dos dois tem o direito de dizer que é o original e não a cópia? E ainda mais importante: fight or fuck??.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #106 Online: 10 de Junho de 2011, 14:33:30 »
Esta discussão é muito complexa realmente. Mas penso que uma cópia IDÊNTICA dos meus circuitos neurais (incluindo os mínimos detalhes) seria eu mesmo, apenas liberado do meu corpo. O Windows não deixa de ser Windows só porque foi copiado dos computadores dos progrmadores da Microsoft e colocada no meu computador pessoal.

Mas certamente isto, se realmente ocorrer um dia, colocará em xeque tudo aquilo que acreditamos em relação a nós e que chamamos de "EU". Quem sou eu? Para onde vou? Onde está Wholy? É de dar nó no cérebro mesmo. :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 10 de Junho de 2011, 14:42:09 »
Quem é Wholy?

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #108 Online: 10 de Junho de 2011, 14:48:12 »
Na verdade é Wally :D

Trudeau

• Visitante
« Resposta #109 Online: 10 de Junho de 2011, 15:15:54 »

Sim, mas a questão é: quem disse que você é você? Que o você que acordou hoje de manhã é o mesmo que foi dormir ontem a noite? Imagine que você foi dormir e eu, sorrateiramente entrei no seu quarto e fiz um clone seu adulto e com as mesma memórias. Vocês acordam no dia seguinte na mesma cama, algum dos dois tem o direito de dizer que é o original e não a cópia? E ainda mais importante: fight or fuck??.
Essa é uma das grandes questões tecnológicas/filosóficas atuais e merceria um tópico a parte: o que é a consciencia?.
Aliás vocês, que são mais antigos no forum,  podem me dizer se já foi debatido por aqui antes.
Eu acho que você tem razão, uiliníli, se algo for extraido/copiado da minha consciencia pode ter a mesma memória e agir da mesma forma mas não será a mesma consciencia. A ficção cientifica está cheia de estórias sobre o assunto. A  idéia, muita usada em StarTrek, de teletransportação, a meu ver, está furada pela mesma razão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 10 de Junho de 2011, 23:10:14 »
Aliás vocês, que são mais antigos no forum,  podem me dizer se já foi debatido por aqui antes.
[...]

Sim, neste tópico.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Junho de 2011, 23:19:58 »
Afinal, trudeau, você concordou com o uili ou comigo? Ou meio a meio?  :???:

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #112 Online: 12 de Junho de 2011, 09:17:24 »
Esta discussão é muito complexa realmente. Mas penso que uma cópia IDÊNTICA dos meus circuitos neurais (incluindo os mínimos detalhes) seria eu mesmo, apenas liberado do meu corpo. O Windows não deixa de ser Windows só porque foi copiado dos computadores dos progrmadores da Microsoft e colocada no meu computador pessoal.

Mas certamente isto, se realmente ocorrer um dia, colocará em xeque tudo aquilo que acreditamos em relação a nós e que chamamos de "EU". Quem sou eu? Para onde vou? Onde está Wholy? É de dar nó no cérebro mesmo. :D

Depois de muito refletir sobre este assunto, mudei de idéia a respeito. Uma cópia simulada de mim em computador, por meio de um software, náo seria eu, mesmo que tal software simule com perfeição o funcionamento de minhas ligações neurais dentro do meu cérebro. Pois, para ser eu, a reprodução deveria ser feita no mesmo tipo de substrato, que é o biológico. Simular, mesmo que de forma muito detalhada tais ligações neurais, em um software baseado em silício ou grafeno que seja, utilizando-se transistores em vez de processos químicos, não poderá ser chamado de "EU".

Penso que a unica maneira de se garantir a eternidade seria a clonagem, ao menos do cérebro. Porém, o problema seria fazer este cerebro se desenolver até o formato adulto de forma acelerada e, durante este processo (ou mesmo após ele), imprimir de forma idêntica todas as minhas ligaçoes neuronais neste novo cérebro clonado. Isto exigiria uma mudança da estrutura física do cérebro.

No final, somos, em ultima instância - enquanto consciências - as ligações neurais únicas existentes dentro dos nossos cérebros, geradas por genes únicos e nossas experiencias unicas.
O que poderíamos fazer, também, de forma a continuarmos sendo EU, seria colocarmos nossos cérebros (clonados e já devidamente impressas nossas ligaçoes neuronais neles) em um robô, de forma a controlar a maquina como se fossem nossos proprios corpos. Isto nos deixaria muito mais fortes, duraveis e resistentes, sendo limitados apenas pelo envelhecimento do cérebro biológico no interior da máquina. Seriamos o Robocop ou aquele inimigo das tartarugas ninjas (desenho animado) chamado Krang :D

« Última modificação: 12 de Junho de 2011, 09:21:30 por ByteCode »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #113 Online: 12 de Junho de 2011, 09:24:07 »
Um dos problemas sérios que poderiam surgir é, se eu fizer uma copia eletronica perfeita das minhas ligações neurais e do funcionamento quimico delas dentro de um software e coloca-la dentro de uma maquina ou robô humanoide. Esta máquina teria consciência certamente. Mas também teria direitos? Poderiamos simplesmente desmonta-la sem nos considerarmos assassinos?

Trudeau

• Visitante
« Resposta #114 Online: 12 de Junho de 2011, 19:25:51 »
Afinal, trudeau, você concordou com o uili ou comigo? Ou meio a meio?  :???:
Desculpem a demora para responder. Foi um fim de semana de Gran Prix bem movimentado por aqui.
Eu me enganei. O parcus está correto. Aliás o ByteCode tambem já mudou de idéia.
Acho que todos concordamos que uma cópia, por mais perfeita que seja, da minha pessoa não seria EU. Ë aí que reside o grande mistério da consciencia humana. O que realmente é essa consciencia?
Eu duvido que mesmo uma "clonagem" do cérebro mantendo as mesmas ligações neurais seja a mesma pessoa.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #115 Online: 12 de Junho de 2011, 19:39:48 »
Achei um artigo interessante sobre a consciência:

http://super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261544.shtml?pagina=1

A estória do cara que teve uma perfuração no cérebro e aparentemente,"mudou" de consciência dá o que pensar.
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 16:14:35 por Trudeau »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #116 Online: 13 de Junho de 2011, 13:25:30 »
Laser vivo: célula humana emite raios laser

"O laser biológico será útil para a criação de interfaces entre a eletrônica e os organismos vivos, incluindo as próteses inteligentes, as interfaces neurais e os exoesqueletos. "

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laser-vivo-celula-humana-emite-raios-laser&id=020115110613

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #117 Online: 13 de Junho de 2011, 14:46:29 »
IBM apresenta primeiro circuito integrado de grafeno

"Cientistas da IBM apresentaram o primeiro circuito integrado feito com componentes de grafeno.
Embora muito simples, a demonstração é um passo importante na transição do grafeno da categoria de material promissor para material útil."

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ibm-apresenta-primeiro-circuito-integrado-grafeno&id=010110110610

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
« Resposta #118 Online: 13 de Junho de 2011, 17:34:04 »
Devo dizer que foi uma real surpresa descobrir um tópico como este. Mesmo sabendo que a vastidão da internet possui muitos itens surpeendentes disponíveis aos que sabem o que procurar.

Este tópico foi a principal razão de meu cadastramento no CC.
Confesso que já havia refletido sobre a maioria dos apectos aqui discutidos, alguns dos quais tenho visões diferentes... e que espero convergir-las em texto na medida do possível, vindo a postar aqui. Nada ainda escrito, pois aqueles com quem convivo, possuem pouco conhecimento e muito menos filosofia para dialogar.

Recentemente algo reanimou-me neste aspecto de imortalidade. Creio que venha a ser mais um passo rumo as minhas (nossas) tão sonhadas ambições:
"Componentes bioeletrônicos juntam proteínas e circuitos eletrônicos" --> http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bioeletronicos-proteinas-circuitos-eletronicos&id=010110110609

No momento que matéria orgânica e inorgânica formarem uma simbiose, ou uma fusão, estaremos mais perto de nosso ideal!
Espero ávido, por este momento.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #119 Online: 13 de Junho de 2011, 17:47:40 »
Seja bem vindo PTAH2, se tiver um tempinho se apresente no tópico de apresentações do forum. Aguardo suas contribuições a este tópico que trata de um assunto que é a minha maior obsessão no momento :D

Já havia visto esta matéria que postou aí, muito interessante realmente. Penso que estamos caminhando a passos largos rumo a um futuro próximo muito diferente e interessante. Também espero ansiosamente, se não a singularidade propriamente dita ao menos algo bem sureal para os padrões atuais  :hihi:
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 17:52:27 por ByteCode »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #120 Online: 13 de Junho de 2011, 17:49:52 »
Mensagem replicada...

Trudeau

• Visitante
« Resposta #121 Online: 13 de Junho de 2011, 18:55:14 »
Ray Kurzweil, "Singularity is Near" é atualmente o que melhor apresenta as idéias da Singularidade.
Para quem ainda não leu o livro (vale a pena le-lo e debate-lo por aqui), eis o link para algumas perguntas e respostas dadas pelo próprio.

http://www.singularity.com/themovie/Questions_and_Answers_on_the_Singularity.pdf

Se estiverem disposto podemos debater as suas respostas.
Concordo com quase todas. Discordo de algumas.
O site original com chamada para o livro e para o filme é:

http://www.singularity.com/

Trudeau

• Visitante
« Resposta #122 Online: 13 de Junho de 2011, 19:08:14 »
Para quem está pouco familiarizado com inglês traduzi a primeira resposta de Kurzweil.
Se quiserem traduzo as outras tambem.
Citação de: Ray Kurzweil
Pergunta: Afinal, o que é a Singularidade?
Resposta: Dentro de um quarto de século, a inteligência não-biológica vai igualar o alcance e a sutileza da inteligência humana. Ela então irá alem disso, por causa da aceleração contínua das tecnologias baseadas em informação, bem como a capacidade das máquinas para compartilhar instantaneamente seus conhecimentos. Nano-robôs inteligentes serão profundamente integrados em nossos corpos, nossos cérebros, e nosso meio ambiente, superando poluição e pobreza, proporcionando longevidade vastamente estendida, imersão total em realidade virtual incorporando todos os sentidos (como "The Matrix"), "a experiência radiante"(como "Quero Ser John Malkovich"), e uma amplamente reforçada inteligência humama. O resultado será uma fusão íntima entre a espécie que criou a tecnologia e o processo tecnológico evolutivo que ela gerou.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #123 Online: 13 de Junho de 2011, 19:15:22 »
Vou incluir a segunda pergunta pois é uma continuidade da primeira:
Citação de: Ray Kurzweil
Então isto é Singularidade?
Não, isso é apenas o precursor. A inteligência não-biológica terá acesso aos seus próprios projetos e será capaz de melhorar a si mesmo em um ciclo de reprojeto cada vez mais rápido. Chegará a um ponto em que no progresso técnico será tão rápido que a inteligência humana aumentada será incapaz de segui-lo. Isso vai marcar a Singularidade.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #124 Online: 13 de Junho de 2011, 22:53:18 »
Vou palpitar nesse assunto de singularidade tecnológica.

Para mim o que falta para se estabelecer a "singularidade" é o estabelecimento de algorítimos eficientes de aprendizado não supervisionado. Quando as máquinas tiverem a capacidade de aprender com a sua interação com o ambiente assim como os seres vivos ... babau ... logo elas estarão muito a frente do ser humano ... assim como a capacidade de cálculo, processamento e armazenamento rapidamente superaram qualquer ser humano.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!