Gostei de ver a turma participando pra valer!
Eu vou tentar fazer algumas colocações que serão válidas para todos. Alguns de vocês parecem ser céticos em relação à singularidade. Recomendo fortemente que tentem ler o livro de Ray Kurzweil "Singularity is Near".
A questão, colegas, colocada por RK, não é se a Singularidade vai existir ou não. Ela IRÄ acontecer por volta de 2043 segundo as melhores previsões de vários autores. Acho que vocês não perceberam a sutileza da colocação de RK: Nós não temos agora capacidade de sequer imaginar o que uma inteligencia trilhões de vezes superior à nossa é capaz de fazer. Como disse Arthur Clarke: será mágica!
Nós, pelo menos a maioria neste forum, já ultrapassamos a primeira barreira: nos livramos das limitações imbecilizantes da religião! Portanto devemos ter a mente aberta para o que virá a seguir.
Até o presente momento, a Evolução Darwinista criou o nosso cérebro. Porem por todos os padrões de medida com que podemos hoje comparar, essa evolução, embora tenha produzido uma maravilha, nos limita, por sermos biológicos, a uma velocidade de cálculo que será fácilmente ultrapassada já no final dessa década.
RK mostra, em seu livro, que o que muitos não percebem é o caráter exponencial do desenvolvimento tecnológico. Ele cita vários exemplos, como o de Kasparov. Em 1992 ele ria da facilidade com que derrotava os computadores especializados em Xadrez. Para ele "eram patéticos". Cinco anos após, ele foi derrotado por um computador. A evolução tecnológica é exponencial!
Pela minha idade eu talvez não possa absorver o que virá após a Singularidade, porem advirto aos mais novos (20, 30 mesmo 40 anos): se preparem e aproveitem o que de melhor vai acontecer.
RK insiste: Nós passaremso a ter um cérebro nào-biológico ligado ao nosso. Talvez até implantado no nosso. A nossa espécie não desparecerá, será melhorada pela tecnologia que nós mesmos criamos.
No livro RK extrapola o futuro: nossa inteligencia (acoplada à não-biológica) se expandirá a todo o Universo!!! Para isso teriamos que ultrapassar a barreira da velocidade da luz, e ele menciona indicaçoes de que talvez isso seja possivel.