Autor Tópico: Singularidade Tecnológica: inteligência super-humana e imortalidade  (Lida 42469 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Singularidade Tecnológica: inteligência super-humana e imortalidade
« Resposta #200 Online: 15 de Junho de 2011, 21:37:07 »
A gente podia fazer um bolão aqui ... se alguma singularidade tech vai ocorrer até 2020, se a temperatura vai continuar subindo até lá, etc.

Eu aposto que mesmo que a singularidade chegue, eu não vou ter dinheiro para pagar por ela.

Essa é a barbada, uma vez que a cada uma ou duas décadas a tecnologia da informação tem algum tipo de avanço estrondoso ... a internet foi a última delas.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #201 Online: 15 de Junho de 2011, 21:40:44 »
Acho que não ... para um cálculo da ordem de gradeza da capacidade computacional do sistema nervoso basta estimar o evento básico do sistema nervoso que é a sinapse (no modelo padrão).

E mesmo que for além do 10^16, se for 10^18 um dia as máquinas chegarão lá.
Mesmo com bilhões de neurônios, e a neuróglia*?  :?você sabe que descobriram que um neurônio tem a capacidade de um computador(ou seja, pode interpretar uma informação sozinho e dar respostas diferentes)?
*A neuroglia meio que se comunica com os neuronios.
Vcs mistificam demais a mente humana ... é tudo um processo mecanicista como outro qualquer ... mais fácil ou mais difícil
Não é um processo mecanicista como outro qualquer. É um processo vivo, dinâmico, que interage com um universo imenso. Não é mistificar, é que a vida é mesmo complicada.

Rabugenta!!!  :beee:
:sorry: É a fugacidade da vida e do universo. Nada é fixo, tudo muda... Por isso é tão dificil falar sobre a mente humana, é um mecanismo muito complexo e dinâmico.
Agora te respondendo sério, eu acho que independente da complexidade dos sistemas biológicos, eles podem ser representados matematicamente. Na verdade eu acho que já temos todas as ferramentas para isso ... só falta ... fazer ... hehe
Claro que sou positivista, reducionista, otimista.
Por exemplo, independente de o neuronio real ter um comportamento mais complexo que o neuronio binário ideal, uma combinação de vários neuronios ideais podem reproduzir esse comportamento, logo é equivalente.

E outra coisa, a mente não é tão complexa quanto o imaginário popular pinta.
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, 21:44:33 por gilberto »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 15 de Junho de 2011, 22:39:11 »
Mais duas para vocês se divertirem.
Citação de: Ray Kurzweil, "Singularity is Near"
A "crítica do processamento analógico": a computação digital é muito rígida, pois os bits digitais são ligados ou desligados. Inteligência biológica é mais analógica, gradações sutis podem ser consideradas.
RK: É verdade que o cérebro humano utiliza métodos analógicos controlados digitalmente, mas também podemos usar esses métodos em nossas máquinas. Além disso, a computação digital pode simular operações analógicas com qualquer nível desejado de precisão, enquanto que a afirmação inversa não é verdadeira.

Fico imaginando o efeito que a computação quântica poderia ter sobre a singularidade. Se eu não estou falando besteira, ela não exatamente nem analógica e nem digital, ela opera em múltiplos estados simultaneamente. Será que a "qomputação" virá antes da singularidade? Depois? Será um pré-requisito?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #203 Online: 15 de Junho de 2011, 23:03:07 »
... Além disso, a computação digital pode simular operações analógicas com qualquer nível desejado de precisão, enquanto que a afirmação inversa não é verdadeira. ...

Acho que o autor errou aí. Se não estou enganado, o analógico pode perfeitamente reproduzir o digital, tanto que são circuitos elétricos, analógicos por essência, mas que implementam regimes de tensão digital.
A princípio, qualquer função de variável contínua (analógica) que tenha resultado discreto (digital) satisfaz esse quesito.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #204 Online: 16 de Junho de 2011, 01:41:34 »
... Além disso, a computação digital pode simular operações analógicas com qualquer nível desejado de precisão, enquanto que a afirmação inversa não é verdadeira. ...
Acho que o autor errou aí. Se não estou enganado, o analógico pode perfeitamente reproduzir o digital, tanto que são circuitos elétricos, analógicos por essência, mas que implementam regimes de tensão digital.
A princípio, qualquer função de variável contínua (analógica) que tenha resultado discreto (digital) satisfaz esse quesito.
Nào errou não!
Veja bem, o que ele diz é:
a computação digital pode simular operações analógicas com qualquer nível desejado de precisão
O ponto crucial é: qualquer nivel de precisão!
Suponha que você deseja somar um binário  1, 1000 vezes.
Na computação digital isso daria o valor 1000 não importa o numero de vezes que você repetir a operação.
Agora se você diz que o binário 1 é representado por 1 volt e você tentar somar 1000 vezes 1 volt isso vai depender de vários fatores. Veja bem, um sinal analógico nunca é igualzinho a 1 volt ele terá ruido, quantização, jitter, não-linearidades, etc. Suponha que o sinal de 1 volt tenha um pequeno erro a mais de 1%. Assim cada binário seria representado por 1,01 volt. (Para tentar representar um binário em analógico temos que assumir que qualquer valor acima de 0,5 volt é 1 e abaixo é 0). Então somando 1000 vezes teriamos 1010 e não 1000.
Percebeu?
Existe uma diferença entre o mundo ideal e a realidade.  Já fiz muitas simulaçãoes de sistemas digitais e sistemas analógicos e posso te afirmar que RK está absolutamente correto.
O que você talvez esteja confundindo é de como uma computação digital pode ser  representada (através de sinais analógicos). O que RK afirma é que se a computação for totalmente analógica não se pode representar a computação digital com um nivel de precisão desejado.
Ainda tem duvidas?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #205 Online: 16 de Junho de 2011, 02:57:30 »
Trudeau,
a parte do digital representar o analógico eu concordo. O que eu questiono é a sentença que grifei abaixo:

para mim o inverso tb é verdadeiro, tb em um determinado nível de precisão. Tanto é que existem computadores digitais, que na verdade são feitos de eletrônica analógica de origem.

Nào errou não!
Veja bem, o que ele diz é:
a computação digital pode simular operações analógicas com qualquer nível desejado de precisão
O ponto crucial é: qualquer nivel de precisão!
Suponha que você deseja somar um binário  1, 1000 vezes.
Na computação digital isso daria o valor 1000 não importa o numero de vezes que você repetir a operação.
Agora se você diz que o binário 1 é representado por 1 volt e você tentar somar 1000 vezes 1 volt isso vai depender de vários fatores. Veja bem, um sinal analógico nunca é igualzinho a 1 volt ele terá ruido, quantização, jitter, não-linearidades, etc. Suponha que o sinal de 1 volt tenha um pequeno erro a mais de 1%. Assim cada binário seria representado por 1,01 volt. (Para tentar representar um binário em analógico temos que assumir que qualquer valor acima de 0,5 volt é 1 e abaixo é 0). Então somando 1000 vezes teriamos 1010 e não 1000.
Percebeu?
Existe uma diferença entre o mundo ideal e a realidade.  Já fiz muitas simulaçãoes de sistemas digitais e sistemas analógicos e posso te afirmar que RK está absolutamente correto.
O que você talvez esteja confundindo é de como uma computação digital pode ser  representada (através de sinais analógicos). O que RK afirma é que se a computação for totalmente analógica não se pode representar a computação digital com um nivel de precisão desejado.
Ainda tem duvidas?

Ok, do analógico para o digital sempre pode haver ruídos que limitem a precisão. Apesar que o atual estágio de desenvolvimento da eletrônica digital juntamente com algorítmos de correção de ruídos tb nos permitem precisão arbitrária analógico-digital. Ou seja a precisão arbitrária é nos dois sentidos.

Outra coisa é que a simulação digital analógica tb tem ruído, uma vez que operações como truncagem de um número real é um ruído que temos que carregar, e nem sempre controlável.

Ainda não vejo um bom motivo para justificar a afirmação do autor de que a simulação digital-analógico é conceitualmente diferente do analógico-digital quanto a precisão teórica.

Na prática claro que há diferenças, mas me parece que o analógico-digital é mais preciso que o digital-analógico, pois as grandezas e operações digitais tratam de conjuntos de valores finitos bem determinados, ou seja é perfeitamente computável com qualquer máquina de Turing por exemplo. Ou seja podemos e já fazemos operações com 100% de precisão analógico-digital. Agora, como os conjuntos de valores analógicos tem geralmente como base os números reais (infinitas casas decimais), é impossível qualquer simulação computacional digital-analógica com precisão de 100%.

Por isso não vejo como concordar com o autor.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 03:10:56 por gilberto »

Trudeau

• Visitante
« Resposta #206 Online: 16 de Junho de 2011, 11:30:21 »
gilberto
Vejo que você continua não percebendo o detalhe.
Para que você sinta melhor o problema deixa eu te fazer uma pergunta:
Por que você acha que os computadores que usamsos no dia a dia são digitais e não analógicos?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #207 Online: 16 de Junho de 2011, 11:38:33 »
São digitais pois trabalham em regimes discretos (binários) de valores. Sejam valores de tensão elétrica, orientação magnética, etc.

Realmente eu não to percebendo o detalhe a que vc se refere.

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
« Resposta #208 Online: 17 de Junho de 2011, 20:05:05 »
Não quero perecer pessimista, indeciso ou o que possam vir a definir, mas...

Alerto para que não ostentemos a tecnologia em um pedestal, pois da mesma forma que nos trouxe bons momentos... também tirou-nos...
Muito menos devemos supor o cérebro como algo metafísico... Pode ser extremamente complexo, porém também possui seus 'bugs-quase-inacreditáveis'...

O cérebro como fruto de milhares/milhões de anos de evolução não será tão fácilmente 'decodificado' de forma a ser inteligível nos - baixos - padrões tecnológicos atuais. Há cem anos atrás estavamos na época áurea do Cilindro Fonográfico (tenho certeza que poucos ouviram falar então -> http://en.wikipedia.org/wiki/Phonograph_cylinder).
Estamos ainda nos primeiros degraus da tecnologia, e muito ainda falta para chegarmos onde desejamos. Quero acreditar que sim, mas quanto mais me informo, essa expectativa parece-me mais distante.

SINCERAMENTE: Não sei se será TOTALMENTE possível simular matematicamente a mente humana. Possui muitas variáveis ainda não compreendidas, e todos os anos, muitas idéias novas surgem para explicar algo ainda não assimilado. Desejo que sim, MAS com algumas condições...
APENAS se mantiver intocada a noção do que é viver (biológicamente) e imortalizar nossa forma de pensar/agir (consciência).
Exemplo: Fazendo clones perfeitos ou corrigidos de nós mesmos, ou usando máquinas exatamente iguais (EM TUDO) ao corpo humano.... e inserindo a 'imagem/consciência/cognição' de nossa mente anterior no novo corpo [EXATAMENTE como era antes].
Utopia? Talvez. Mas é assim que vejo/desejo minha possível imortalidade.

Devo dizer que aprecio a opinião dos comentários que li. Todos tem seus méritos, mesmo que, por vezes, 'tendenciosos'...

Estou GOSTANDO MUITO da discussão sobre o assunto e gostaria de AGRADECER a TODOS que estão participando !!! [Espero não ser o único....  :hihi: ]

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #209 Online: 17 de Junho de 2011, 20:43:35 »
Vou colocar a superinteligencia da seguinte forma:
A humanidade vai poder conceber uma inteligencia superior ao evoluir a biologia e a medicina de modo a produzir um super cérebro, e esse cérebro turbinado por sí só vai prescindir de  computadores.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 17 de Junho de 2011, 23:42:27 »
SINCERAMENTE: Não sei se será TOTALMENTE possível simular matematicamente a mente humana.

Pensando não na singularidade, mas na inteligência artificial, uma coisa interessante que li é que a IA não precisa ser baseada na mente humana para funcionar, assim como nossos aviões não voam simulando o bater de asas dos pássaros. A IA pode funcionar de um jeito muito diferente do nosso cérebro. Talvez, da mesma forma, seja possível copiar nossas consciências para algo que funcione diferente do cérebro humano.

Quanto a ser possível ou não reproduzirmos o cérebro humano, eu acho que isso é uma questão de tempo. Em termos de quanto tempo estamos pensando? Cinquenta anos? Cem? Mil? Dez mil anos? A tecnologia de apenas alguns séculos à nossa frente já poderia nos ser indistiguível de mágica.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #211 Online: 17 de Junho de 2011, 23:47:14 »
Óbviamente que que a IA não precisa ser igual ao cérebro humano, basta uma compreensão básica dele para entender isso. Você está tomando por pre-suposto que a realidade é simulável. Mas isso é de fato real? As aplicações matemáticas não têm limites? Eu acho que têm sim. (E não, não falo de limites mágicos, falo de limites mensuráveis.)

É com você Willy.
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 23:53:03 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 17 de Junho de 2011, 23:50:24 »
É comigo ou com o PTAH2?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #213 Online: 18 de Junho de 2011, 09:42:32 »
Realmente a IA não precisa ser baseada em inteligência humana para fazer coisas impressionantes.

Dê uma olhada na mão robótica de alta velocidade e habilidade vídeo no final desta notícia, já passou a mão humana em muitos quesitos, sem falar no sistema visual rapidão tb:
http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/06/conheca-mao-robotica-mais-rapida-do-mundo.html
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 09:44:53 por gilberto »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #214 Online: 18 de Junho de 2011, 19:25:11 »
Gostaria de apresentar a todos um escritor de ficção cientifica, Herbert S Watson, meu amigo e autor de várias "short stories" muito interessantes.
A estória que eu achei mais apropriada para este tópico lida com a imortalidade que poderá vir com a Singularidade Tecnológica:

http://greatben.com/watson/safe_heaven.pdf

Curtam a estorinha. É bem interessante e tem um final muito bom.
Ele não é nenhum Asimov mas sabe escrever.
Vale a pena debater a idéia que ele apresenta. Está bem dentro do tema do tópico.
Assim que alguem tiver lido eu coloco minhas idéias sobre esta proposição.
Não quero que ninguem se fruste por saber da idéia antes de ler ...
Como notei, de início, que é curta e pouco densa, li. Com sinceridade, isso não é o que considero definível como ficção científica. É o que, já há algum tempo, cunhei como ficção religiosa, uma nova forma de literatura surgida de uma nova forma de fuga religiosa.

Não sei se seria prático eu perguntar se seu amigo é religioso; muitas vezes, não é prático me perguntarem se sou religioso. Se alguém que escreve um conto como esse afirmar que não nutre uma profunda religiosidade eu simplesmente não poderei acreditar tão facilmente. Caso ele apresente algo equiparável aos PM de Newton, então concluirei que isso é só para tapear trouxas e que ele faz muito mais que mentir magestosamente bem, o que seria admirabilíssimo, nesse caso.

Sucintamente, é o que tenho a dizer.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #215 Online: 18 de Junho de 2011, 21:06:11 »
Como notei, de início, que é curta e pouco densa, li. Com sinceridade, isso não é o que considero definível como ficção científica. É o que, já há algum tempo, cunhei como ficção religiosa, uma nova forma de literatura surgida de uma nova forma de fuga religiosa.

Não sei se seria prático eu perguntar se seu amigo é religioso; muitas vezes, não é prático me perguntarem se sou religioso. Se alguém que escreve um conto como esse afirmar que não nutre uma profunda religiosidade eu simplesmente não poderei acreditar tão facilmente. Caso ele apresente algo equiparável aos PM de Newton, então concluirei que isso é só para tapear trouxas e que ele faz muito mais que mentir magestosamente bem, o que seria admirabilíssimo, nesse caso.
Sucintamente, é o que tenho a dizer.
Você se engana redondamente. Eu conheço bem o autor. Ele é ateu embora goste mais da expressão cético. O conto foi escrito após a morte do pai porem tem mais um cunho humoristico/cientifico que qualquer outra coisa. Como eu já disse em posts anteriores ele antecipou um pouco a idéia da singularidade tecnológica. Ray Kurzweil fala da possibilidade da imortalidade por armazenamento da consciencia em memória digital. Watson tentou brincar com a idéia religiosa de HEAVEN, HELL, GOD e SATAN para imaginar como seria esse armazenamento. Em hipótese alguma a estória tem cunho religioso. Isso posso te assegurar. Talvez valha a pena você relê-la com essa nova visão.
Já que você ainda nào respondeu estou acrescentando um Post-Script.
O conto de Watson levanta uma pergunta ao menos curiosa:
Se as consciências fossem armazenadas em memória digital iriam todas para o mesmo lugar?
O que aconteceria com um serial killer, por exemplo, teria ele o direito à imortalidade?
Ou, tendo sido condenado, a sua consciencia seria descartada?  E quem decidiria isso?
Percebeu agora um pouco da sutileza do conto?
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 15:40:17 por Trudeau »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #216 Online: 19 de Junho de 2011, 02:43:15 »
Sua última frase constitui-se no maior problema para mim. Eu não mudo minha "visão" previamente à leitura/observação de algo. Posso mudar minha visão após. Você está me *garantindo* coisas para as quais as evidências FÍSICAS demonstram o contrário. Eu só tenho as suas palavras de fé e as do autor de um lado e do outro lado uma realidade que parece contradizer tudo isso. Eu li muito bem; te 'asseguro' isso mas, como eu disse, não vou acreditar tão fácil. O que você está solicitando de mim é típico de metodologias para a adaptação a aceitações dogmáticas.

Eu não me defino ideologicamente/mentalmente ateu; apenas fisicamente ateu como tudo no universo (até crentes são ateus neste sentido), incluso ele próprio, o que torna o termo totalmente irrelevante na prática. E já tenho reservas em definir-me cético porque muitos dos que se definem assim não constituem elementos de um conjunto no qual eu possa estar contido. Eu não preciso descrer em deuses e coisas mágicas em geral pois tudo isso já inexiste por si só de modo que eu fico dispensado do trabalho da descrença. Por que o ateísmo é uma religião, de fato? Porque, realmente, semelhantemente ao crente direto, o ateu ideológico age de modo a parecer que sua ação de descrença é algo necessário para que deuses inexistam. Podería-se subentender daí que se ateus ideológicos militantes não existissem, deuses existiriam ou poderiam existir.

Também, para piorar, você afirma que ele antecipou a ideia da singularidade tecnológica como se isso fosse validação da ausência de religiosidade dele. Lamento dizer, mas isso evidencia a religiosidade, crença dele. Singularidade tecnológica é uma neocrendice. Uma equiparação forçada com um conceito matemático extrapolado para a física; um paralelo que tenta-se fazer com um conceito que não tem qualquer possibilidade de correspondência prática, não tem qualquer sentido. O que sobra é mais uma nova leva de neoprofetas vaticinando uma nova terra prometida que jorra leite, mel e maná, mais nada.

"Brincar" com ideias religiosas tão seriamente é sempre perigoso e/ou indicativo.

Quanto à possibilidade de armazenamento da consciência numa memória digital, você deve ter percebido que, segundo a proposta do Gilberto, a consciência é dinâmica e evolui, processa-se discretamente. Isto significa que não se pode guardar a consciência numa memória estática. Pode-se guardar um valor discreto do processo consciente; um instantâneo inconsciente da consciência. Aí já não há mais sentido em se falar de imortalidade porque não há vida num simples registro estático. Adicionalmente, isto tem o valor de mostrar quão elementares, simples e vulgares são estas coisas que chamamos vida, cognição e consciência.

Por fim, quero aproveitar para dizer que gosto muito dessa segunda frase da sua assinatura. Ela diz que eu não tenho a mais mínima obrigação de considerar a mais mínima possibilidade de algo que só me é apresentado por ser dito.

Me surpreende (ou já não mais) como muitos, inclusive vários que se declaram ateus, exclamam: como você pode ter tanta certeza de que deuses não existem?!!!!!!!!!!

Eu digo: tremam e pasmem, tenho muito maior certeza de que nenhum deus existe do que a certeza do maior de todos os crentes de que existe algum deus. E não tenho obrigação alguma de apresentar qualquer evidência para minha descrença, ou, ainda melhor, para minha certeza de que fantasias dos outros são só fantasias dos outros, não minhas.

Então, obrigado, Chris Hitchens!
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 02:53:38 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #217 Online: 19 de Junho de 2011, 03:02:53 »
Estou vendo, agora, que você, Trudeau e o Gilberto se "engalfinharam" numa confusão tecnológica. Vou tentar ajudar depois. Agora, tenho que dar atenção ao Feynman. Na verdade, tenho que dar atenção a tantos aqui que não sei se poderei algum dia. Não posso me dedicar tanto assim. E, claro, tenho que dar atenção ao Gilberto, também, que prometi e que é de grande interesse para mim também. Infelizmente ainda não pude analisar o trabalho dele para dar meus pitacos. Mas isso, com determinação, vou fazer.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #218 Online: 19 de Junho de 2011, 10:41:32 »
Estou vendo, agora, que você, Trudeau e o Gilberto se "engalfinharam" numa confusão tecnológica.
É só um pequeno detalhe de definição que não entendi no ponto de vista do autor que ele citou, que não me pareceu acurado. Mas no geral concordo plenamente com o autor e compartilho do otimismo do Trudeau.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #219 Online: 19 de Junho de 2011, 11:22:37 »
Estou vendo, agora, que você, Trudeau e o Gilberto se "engalfinharam" numa confusão tecnológica.
É só um pequeno detalhe de definição que não entendi no ponto de vista do autor que ele citou, que não me pareceu acurado. Mas no geral concordo plenamente com o autor e compartilho do otimismo do Trudeau.
Fiquei devendo ao Gilberto uma explicação final. Já que o Cientista tambem quer entrar vou resumir a discussão. Trata-se da afirmação de Ray Kurzweil que a computação digital pode reproduzir um sistema analógico com qualquer grau de precisão que se queira, e isto todos concordam. Ele. no entanto complementa dizendo que a reciproca não é verdadeira do que o gilberto discorda.
A questão é somente de entender que uma computação analógica não tem o grau de precisão necessário. Qualquer sinal analógico tem grau de precisão variável que depende de jitter, não linearidade, ruido e, se for usado para computação, quantização. Ë isso que impossibilita uma computação puramente analógica. Eu falo em computação e não simulação. Já usei computador analógico para simulação (anos 70) e se conseguia resultados razoáveis apesar das limitações acima. Hoje toda a simulação é feita digitalmente (Matlab) com enorme grau de precisão.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #220 Online: 19 de Junho de 2011, 14:45:58 »
Mas todos os sistemas digitais são na verdade analógicos.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Trudeau

• Visitante
« Resposta #221 Online: 19 de Junho de 2011, 15:30:47 »
Mas todos os sistemas digitais são na verdade analógicos.
1) Nem todos os sistemas digitais possiveis são analógicos.
2) Não se trata de sistema mas de computação. O que disse Ray Kurzweil é que não é possivel reproduzir a computação digital a partir da computação analógica com precisão.
Perceberam ou não o detalhe?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #222 Online: 20 de Junho de 2011, 03:26:00 »
É só um pequeno detalhe de definição que não entendi no ponto de vista do autor que ele citou, que não me pareceu acurado.
Na verdade. agora que analisei bem, a resposta desse tal Ray Kurzweil é tão grosseiramente vazia de sentido (e há que se considerar que a pergunta feita também o foi) que seria preciso passar uma borracha em cima e reescrever tudo de novo.

Mas no geral concordo plenamente com o autor e compartilho do otimismo do Trudeau.
E eu respeito plenamente suas apreciações do autor e do otimismo do Trudeau. Quanto a mim, tenho que dizer que só vejo bullshit desse Ray Kurzweil e não sou otimista quanto a absolutamente nada; nem pessimista também. É a minha natureza.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #223 Online: 20 de Junho de 2011, 03:56:15 »
Olhem, a confusão é tão ampla e difusa que vou ser o mais breve possível agora (muito sono) e, possivelmente, aprimoro depois. A principal de todas, ao meu ver, é a feita entre precisão e resolução. Estão chamando resolução digital de precisão e precisão passa longe de ser conceito aplicável a isso. O conceito de precisão aplica-se apenas ao mundo real, ao mundo analógico. O Luiz F. foi muito simplista mas acho que percebi o que ele teve em mente. O problema é que ele também está fazendo uma confusão e chamando de sistemas digitais o que possivelmente quereria chamar de circuitos digitais. Circuitos digitais são um caso particular, sim, de circuitos analógicos ou lineares e o contrário não se verifica, claro. E podemos até este ponto falar da precisão com que os níveis digitais são representados pelos circuitos. Quando passamos ao âmbito dos sistemas digitais, os níveis exatos nos circuitos não mais importam em sua precisão e passamos a considerar qualquer valor acima de dado limiar ou abaixo de outro, um valor lógico.

Precisão é um conceito que se aplica a mensurações e conversões de substratos. Falamos de precisão de uma medida ou de uma conversão, não de um registro numérico. A precisão, relativa a sistemas digitais, encontra-se apenas nas interfaces com o mundo analógico, processadas por conversores AD e DA. Tais conversores têm especificação de precisão. Em sistemas computacionais, o que há é extensão de registros.

Só para falar brevemente de mais um aspecto, a principal diferença que há entre sistemas computacionais (digitais ou analógicos), na prática, é a ULA que é capaz de executar operações lógicas o que, para ser feito em computadores analógicos, teria que transformá-los em digitais. Não nos esqueçamos que circuitos digitais são um caso particular de circuitos lineares. A necessidade da existência de uma ULA é o imperioso movente da exitência de sistemas computacionais digitais.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #224 Online: 20 de Junho de 2011, 12:18:49 »
Voltando ao tópico da singularidade, faço minhas as palavras de dois especialistas:
Citação de: Steven Reddel and Michael Beight, Computer Scientists
We are the last.
The last generation to be unaugmented.
The last generation to be intellectually alone.
The last generation to be limited by our bodies.
We are the first.
The first generation to be augmented.
The first generation to be intellectually together.
The first generation to be limited only by our imaginations.
We stand both before and after, balancing on the razor edge of the Event Horizon of the Singularity. That this sublime juxtapositional tautology has gone unnoticed until now is itself remarkable.
We're so exquisitely privileged to be living in this time, to be born right on the precipice of the greatest paradigm shift in human history, the only thing that approaches the importance of that reality is finding like minds that realize the same, and being able to make some connection with them.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!