Bom, hora de responder... Vou dividir em tópicos para facilitar:
- Em primeiro lugar, é falsa a idéia de que as necessidades e desejos humanos (que se traduzem na demanda por produtos e serviços) é algo específico do "capitalismo", ou pior, que o capitalismo de alguma forma obrigaria ou induziria as pessoas a demandarem produtos e serviços sem parar!
As necessidades e desejos humanos existirão em qualquer situação político-econômica, sendo BASTANTE dependentes da cultura. É claro que atualmente existe a indústria do marketing, que tem o objetivo de criar necessidades "artificiais". Mas algo do tipo pode ser encontrado em QUALQUER sociedade em QUALQUER tipo de economia ou estágio de desenvolvimento. Eu considero a demanda por penas de aves raras, ossos para furar orelhas e lábios e escravos para dar status (como ocorriam em várias tribos ameríndias) uma demanda tão "artificial" e "desnecesária" quanto nossa por roupas de grife.
Fazer o quê? Antes e acima de qualquer sistema econômico, somos humanos!
Muitos aqui já devem ter visto a Pirâmide das Necessidades Humanas de Maslow. Ela apenas formaliza a idéia de que os seres humanos possuem uma hierarquia de necessidades e desejos, e que ao resolverem uma necessidade do degrau de baixo, partem imediatamente para outra, em um processo infinito...
É por isso que a definição mais corrente de "economia" encontrada em livros didáticos é: "ciência que estuda a alocação dos escassos recursos para satisfazer as ilimitadas necessidades humanas".
E onde o capitalismo entra nessa história toda?
Ao meu ver, a única diferença entre o capitalismo e os demais sistemas econômicos, nessa questão, é que o mesmo proporciona o maior grau de satisfação das necessidades humanas por bens e serviços, quando comparado a qualquer outro sistema que já existiu.
Devido à maior eficiência produtiva e alocativa da economia liberada e baseadaa na livre iniciativa e guiada pela livre oferta e demanda de bens e serviços (que chamamos de "mercado"), as necessidades humanas do degrau de baixo (na pirâmide de Maslow) são mais facilmente satisfeitas. Isso abre caminho para que as necessidades menos básicas se manifestem, o que culmina em demandas e desejos que alguns consideram "artificiais".
Pirâmide de Maslow
