deixando em segundo ou terceiro plano o meio ambiente ou o prórpio bem estar da sociedade.
E este é um dos motivos pelos quais todos defendem a existência e uma atuação legisladora do Estado, com exceção é claro, dos anarquistas.
O ideal, ao meu ver, é que não exista governo, política nem Estado. A democracia que vivenciamos é só uma ilusão.
O sistema está todo construido e voltado para o consumo de combustíveis fósseis e mudar para uma outra matriz energética significa muitos gastos na criação de novas tecnologias e na concorrência com outras empresas mais adiantadas na capitação de energia limpa.
E o petróleo se estabeleceu como a principal matriz energética basicamente por questões operacionais. Ele era abundante e de fácil extração para a tecnologia do final do século XIX; por ser líquido ele é de fácil armazenamento e transporte e pode ser utilizado em uma ampla gama de equipamentos.
Este é o problema do atual sistema, se preocupara apenas com a operacionalidade e a lucratividade, esquecendo-se de coisas como meio ambiente, sustentabilidade a longo prazo e uma socieade mais justa.
Uma petrolífera da vida, tipo a BP ou a Exxon Mobil, não irão abandonar a exploração de petróleo e partir para o investimento em novas formas de energia simplesmente por que são bonzinhos.
Assim como as indústrias de automóveis não desejam que existam sistemas de transportes coletivos eficientes no mundo; assim como os agricultores e as madeireiras não se importam com os biomas florestais; assim como...
Exatamente, é aí que se esconde um dos problemas do atual sistema, pois soluções melhores recebem forte oposição de industrias já estabelecidas, para manter-se o status quo.
Tudo isto envolve algo muito importante, que é a perda de lucratividade e da liderança no setor energético.
...a ExxonMobil, em parceria com a GE, tem um expressivo programa de pesquisa em energia eólica e solar, talvez o maior do mundo.
Isto é muito interessante. Teria algum link com mais detalhes sobre o assunto?
Sei que a Exxon Mobil chegou a financiar cientistas e estudos que dementissem o aquecimento global, no intuito de que seus interesses (lucro e liderança) fossem preservados. Vou ver se acho algo sobre isto para postar aqui.
Além disso existem subsídios de toda ordem por parte da classe política para beneficiar o sistema energético vigente. Eles não irão legislar contra seus próprios financiadores de campanha.
Este problema ocorre com todo os setores econômicos, da agricultura até os bancos.
Por isto a política e sistemas de governo devem ser abandonados, pois eles são inerentemente corruptos e não trabalham para melhorar a qualidade de vida da população mundial, mas apenas para manter o status quo e o poder nas mãos das corporações.