Deviam sim liberar TODAS as drogas, mas sem controle por parte do Estado, trocar o monopólio dos traficantes pelo do Estado não é uma boa opção.
Mas não se pode só liberar as drogas sem oferecer uma outra alternativa, senão o tráfico estaria legalizado. Traficantes continuariam vendendo drogas, convertendo o dinheiro em armas, munição, poder, só que com a diferença agora de que um policial não poderia prender um traficante vendendo drogas em plena luz do dia, em qualquer lugar.
Eu já pensei bastante sobre esse assunto, e só consigo pensar em duas alternativas : liberar as drogas e permitir que empresas explorassem esse mercado, ou o próprio governo distribuir.
No primeiro caso, o positivo seria que com certeza haveria concorrência, ou seja, sem monopólio, porém logicamente as empresas iriam visar ao lucro, o que poderia encarecer as drogas vendidas legalmente, e no fim os preços não baterem com os preços praticados pelo tráfico. Então isso não iria destruir o tráfico, porque a grande maioria iria preferir comprar barato, mesmo que ilegalmente.
No segundo, que eu acho que é o único que funcionaria, o governo produziria e distribuiria GRATUITAMENTE. Eu sei que parece insano, o governo gastar dinheiro suprindo o vício de drogados, mas eu não consigo enxergar outra solução. No cenário ideal, eu vejo o Estado continuando a fazer campanhas massivas contra o uso (da mesma forma que faz contra o cigarro e o uso abusivo de álcool), prestando assistência à dependentes e permitindo que ONGs, casas de caridade etc façam o mesmo e punindo severamente quem faz uso de qualquer substância e pratica crimes ou qualquer outro ato que resulte em consequências a outras pessoas (da mesma forma que faz com quem dirige bêbado, por exemplo). Fora isso, eu acho que é um direito inalienável de qualquer indivíduo fazer uso daquilo que quiser, na quantidade que quiser, mesmo que isso implique em danos ou morte PRA SI MESMO. Não é proibindo que o problema se resolve, como já é fato notável pra qualquer um. Outro fator importante também nesse cenário, que eu julgo que seria uma prevenção, evitando um uso crescente por parte de novas pessoas, seria investimento na educação, tanto escolar como familiar.
Parece meio utópico, mas eu sinceramente acredito que isso iria resolver o problema do tráfico de drogas. Como eu disse, SEMPRE vai haver demanda por drogas, achar que podemos eliminar é que é utopia de fato.