Me falta conhecimento sobre a história, cronologia e motivações das proibições de diversas substancias ilegais, mas relacionado a maconha, sabemos que a politica de guerra contra as drogas dos Eua, não foi bem assim. Proibido por conclusões de peritos em saúde, de forma científica? Foi proibida por ser taxada de marginalizada, justamente por possuir usuários de classe média baixa, não sendo necessariamente marginalizada. Foi escandalosamente bombardeada pela mídia de que era uma droga assassina, coisa de preto, de negão, de vagabundo. Em todos os países é a mesma história, a droga é associada à alguma coisa ruim, seja ciganos, seja andarilhos, baderneiros.
Não foi ministério da saúde, hahaha, isso chama-se políticagem. O que tá incomodando o povo, governo esperto faz é a vontade do povo. Mesmo que seja muitas vezes com informações imprecisas e equivocadas, a pressão popular é o que conta. Me diz aí onde está a perícia? O científico? A perfeita precisão das opiniões médicas e especialistas?
Aconteceu o mesmo com a proibicao do alcool nos EUA, criou máfias, contrabandos, falsificações de bebidas, continua sendo uma droga com alto poder de dependência, potencialmente mais danoso que a maconha e à sociedade se usado sem controle. Igualzinho a qualquer droga, usou sem controle, tornou-se potencialmente perigoso socialmente. Depois, descriminalizaram, continuaram as tragédias envolvendo o alcoolismo, somente nos últimos anos com lei maria da penha, lei seca, por que está tão difícil controlar os alcoolicos? Por causa da margem que o governo deu em não regulamentar detalhadamente o uso desta droga.