Descriminalizando o furto o interceptor também deixa de alimentar o crime. E daí?
Furto prejudica terceiros diretamente, por causa do furto em si, independentemente da criminalização ou não do mesmo?
[X] SIM
[_] NÃO
Assassinato prejudica terceiros diretamente, por causa do assassinato em si, independentemente da criminalização ou não do mesmo?
[X] SIM
[_] NÃO
Fumar maconha prejudica terceiros diretamente, por causa do uso da maconha em si, independentemente da criminalização ou não da mesma?
[_] SIM
[X] NÃO
Me desculpe, West, mas essa generalização que você fez foi bem tosquinha. Você está confundindo danos sociais causados
pelo ato em si e os danos sociais causados
pelo fato de tal ato estar criminalizado. Como eu disse láááá naquele exemplo anedótico acima... quem bebia café na Rússia tsarista só aprontava.
É problema apenas do indivíduo somente até enquanto ele não começar a roubar ou a matar para conseguir dinheiro para patrocinar o vício. É problema apenas do indivíduo até quando ele é capaz de arcar sozinho com as despesas de tratamento médico decorrentes do vício sem recorrer ao sistema público de saúde, é problema apenas do indivíduo até o momento que o víncio não começar a ser responsável por mortes no trânsito, etc...
Indo por partes:
Roubar para alimentar o vício - isso é típico de usuários de cocaína e crack, não de maconheiros. E eu já deixei claro aqui que não defendo a descriminalização de cocaína e crack.
Mortes no trânsito - nada que uma legislação similar à do álcool não resolva.
Despesas públicas com saúde - aí,
talvez, você tenha um ponto, embora haja trocentos problemas com ele:
* Tudo causa dano, dada uma quantidade certa. Até água;
* Há coisas mais onerosas ao sistema de Saúde pública do que a maconha jamais seria. Leia-se: o sujeito que se entope de sal e gordura, o sujeito que fuma feito draga [ei, esse sou eu!], o sedentário, o cara que não escova os dentes... se for pra proibir maconha por causa do sistema de Saúde pública, que ao menos seja-se consistente, medindo os custos ao sistema de outras atividades, e que sejam proibidas em base disso, também.
Jogando mais info aí:
Fonte da imagem:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rational_scale_to_assess_the_harm_of_drugs_%28mean_physical_harm_and_mean_dependence%29.svg