Meu primeiro ponto pró-legalização da maconha é universalidade do consumo de substâncias alteradoras de consciência e de estados de ânimo. Por 'universal', leia-se, não somente à Homo sapiens mas a mamíferos no geral. Procurem no Youtube e vocês verão elefantes bêbados e um chimpanzé viciado em cigarro. A lenda árabe da descoberta de café fala de ovelhas elétricas depois de comerem frutinhas de Coffea arabica, um pastor experimentando e ficando no mesmo estado.
Portanto, qualquer tentativa de criminalizar uma substância alteradora de consciência irá 'apenas' contra algo geneticamente embutido em nós antes mesmo de sermos humanos, o que nos faz perguntar: qual será a efetividade disso? Na minha opinião, as medidas efetivamente necessárias para criminalizar uma dessas substâncias exigem demasiado monitoramento não somente da sociedade como do indivíduo, sendo portanto agressivas à privacidade.
Em bom português: quer medidas efetivas contra drogas? Viva num 1984.
Em segundo lugar, na sociedade latino-americana [e em outras], há um precedente de uma substância legalizada que causa mais danos à sociedade que a maconha, o álcool; o sujeito que fuma maconha, caso fique agressivo, não vai conseguir sequer levantar a bunda da cadeira pra dar um murro em alguém, enquanto não é exatamente raro haver brigas de bebuns. Então, se o álcool, mesmo sendo em determinadas situações socialmente nocivo, é permitido; mas a maconha não?
Falando apenas do consumo da substância, abstraindo tráfico e mercado e caralho-o-quatro: quais são os plausíveis danos sociais da mesma? E quais seriam os prejuízos à sociedade de colocar legislação ao menos similar à do álcool na maconha?
Eu poderia até entrar num terceiro ponto, dizendo que a maconha que tanta gente que conheço fuma é menos nociva que o maço-e-meio de tabaco que eu fumo por dia, os litros de café que eu bebo e etc.; porém, na minha opinião, o Estado não deve ter o direito de legislar sobre coisas que afetem apenas o indivíduo, somente coisas que afetem a interação do mesmo com outros indivíduos.
Tráfico é um problema? É. Souza Cruz e Phillip Morris fazendo cigarrinho de maconha é problema? Sim. Mas isso é facilmente controlado, permitindo plantio para consumo próprio. Claro que sempre vai ter o sujeito que vai passar um pouco do seu cigarrinho pra outra pessoa por algum precinho camarada, mas o dano social que este tipo de tráfico é capaz de causar é mínimo, por não haver concentração de poder (vai ser só meia dúzia de maconheiros plantando em seus jardins, cazzo.)
[Aviso 1: li até a terceira página de discussão, e as duas últimas. Então, se algo que eu escrever algo redundante à discussão, não se surpreendam.]
[Aviso 2: Kajsar/Eremita escreveu este texto honrando a seus 1/8 de genes tchecoslovacos e bebendo dois litros de Skol. Algo pode ter saído desconexo, espero que ao menos, inteligível.]