Autor Tópico: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado  (Lida 20885 vezes)

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Offline Contini

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #25 Online: 15 de Maio de 2011, 22:12:03 »
Depois voces reclamam que meus textos não tinham "g" nem "h"!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

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Offline ANDREWaim

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #26 Online: 15 de Maio de 2011, 23:26:15 »
Nós, mineiros, já há muito tempo dispensamos várias sílabas em nossa conversas.

Por exemplo, se queremos saber onde alguém está indo, não perdemos nosso tempo perguntando "onde você vai"?

A melhor maneira de perguntar é "oncevai"?

 :biglol:

Dizem por estas bandas aqui do sul de Minas que um sujeito após ouvir uma gringa com quem saiu dizer "Once more!", respondeu: "Eu moro ali em Guaranésia. Achei quiocê já sabia!"...
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 23:29:58 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.


Offline Moro

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #27 Online: 15 de Maio de 2011, 23:29:32 »
e o tal do pópópó é real?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline ANDREWaim

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #28 Online: 15 de Maio de 2011, 23:33:00 »
Nunca ouvi não! 

"Num" era "PÓPÔPÓ"?
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 23:42:02 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.


Offline uiliníli

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2011, 11:29:18 »
"Pode pôr pó"?

Offline Diegojaf

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #30 Online: 16 de Maio de 2011, 11:40:55 »
Pó Pô Pokin...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Liddell Heart

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #31 Online: 16 de Maio de 2011, 13:38:55 »
A educação era boa, mas só a elite tinha acesso a ela. Hoje todo mundo tem acesso a educação e ela continua boa... para a mesmíssima elite.
Sim. E como resolve isso? Atacando os Estados Unidos? Relativisando o certo e o errado no ensino básico e médio? Ficar falando das escolas sem portas e janelas, e esquecendo que grande parte das escolas (com os mesmos problemas de ensino fraco ) não é assim?

Um dos problemas de nosso ensino é priorizar muito as faculdades, deixando o médio e, principalmente, o fundamental a esmo.

Bem, a elite permitiu que os mais pobres pudessem estudar em escolas públicas, porém, em troca recebeu as faculdades públicas(80% dos alunos das universidade públicas pertencem a classe dos 20% mais ricos do Brasil).  Por isso os massivos investimentos no ensino superior, que conta, por ironia do destino, com o apoio dos "intelectuais" de esquerda.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
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Offline Liddell Heart

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #32 Online: 16 de Maio de 2011, 13:56:16 »
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Não dá pra aumentar salário se o professor falta muitas vezes, e não ensina o conteúdo que deveria. Eu sei que existe escolas no nordeste que a escola não tem porta, janelas, e o professor ganha 100,00 reais. Mas eu to falando das outras que o professor ganha de 800 a mil reais.Tem que separar os professores ruins dos professores bons.

Que dá, dá. 800 a 1000 reais ainda é muito pouco para quem tem um curso superior. Como pedir para os alunos valorizarem os professores e o que eles professam se a própria sociedade não os valoriza, conforme mostra o salário?

Depois de resolvido este problema, que acho que é o cerne, poderíamos tentar resolver outros, como os que você citou.

4,5% do PIB para educação é péssimo. A Dilma havia dito que ia aumentar para 7%, se não me engano. Tenho minhas dúvidas.

 A reformulação do ensino deveria começar com a privatização(isto é, autogestão) do ensino superior e afrouxamento radical na regulamentação do MEC. Após isso, redirecionar verbas de setores secudários e descartáveis, como o ministério da cultura e o do turismo, para a educação.
Privatizações devem fornecer fundos para um bom piso salarial aos lecionadores.

Uma idéia interessante é o sistema de vouchers, que deve ajudar na desestatização, ainda que parcial, da educação.

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Offline Derfel

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #33 Online: 16 de Maio de 2011, 14:40:28 »
A educação era boa, mas só a elite tinha acesso a ela. Hoje todo mundo tem acesso a educação e ela continua boa... para a mesmíssima elite.
Sim. E como resolve isso? Atacando os Estados Unidos? Relativisando o certo e o errado no ensino básico e médio? Ficar falando das escolas sem portas e janelas, e esquecendo que grande parte das escolas (com os mesmos problemas de ensino fraco ) não é assim?

Um dos problemas de nosso ensino é priorizar muito as faculdades, deixando o médio e, principalmente, o fundamental a esmo.

Que, por sinal, não são responsabilidade do governo federal, mas do estadual e municipal.

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Bem, a elite permitiu que os mais pobres pudessem estudar em escolas públicas, porém, em troca recebeu as faculdades públicas(80% dos alunos das universidade públicas pertencem a classe dos 20% mais ricos do Brasil).  Por isso os massivos investimentos no ensino superior, que conta, por ironia do destino, com o apoio dos "intelectuais" de esquerda.

Então você sugere que se utilize o sistema de cotas para corrigir a distorção?

Offline Liddell Heart

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #34 Online: 16 de Maio de 2011, 14:58:55 »
A educação era boa, mas só a elite tinha acesso a ela. Hoje todo mundo tem acesso a educação e ela continua boa... para a mesmíssima elite.
Sim. E como resolve isso? Atacando os Estados Unidos? Relativisando o certo e o errado no ensino básico e médio? Ficar falando das escolas sem portas e janelas, e esquecendo que grande parte das escolas (com os mesmos problemas de ensino fraco ) não é assim?

Um dos problemas de nosso ensino é priorizar muito as faculdades, deixando o médio e, principalmente, o fundamental a esmo.

Que, por sinal, não são responsabilidade do governo federal, mas do estadual e municipal.

Quem define os parâmetros da nossa educação é o MEC. É claro, algumas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais ajudam a destruir o ensino.

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Bem, a elite permitiu que os mais pobres pudessem estudar em escolas públicas, porém, em troca recebeu as faculdades públicas(80% dos alunos das universidade públicas pertencem a classe dos 20% mais ricos do Brasil).  Por isso os massivos investimentos no ensino superior, que conta, por ironia do destino, com o apoio dos "intelectuais" de esquerda.

Então você sugere que se utilize o sistema de cotas para corrigir a distorção?

Não, autogestão do ensino superior deve poupar verbas para investir no médio e fundamental.
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Offline Derfel

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #35 Online: 16 de Maio de 2011, 15:24:43 »

Quem define os parâmetros da nossa educação é o MEC. É claro, algumas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais ajudam a destruir o ensino.

Os parâmetros básicos e o currículo mínimo, mas os estados e municípios têm liberdade de ter seu próprio sistema de ensino. Por exemplo, alguns estados adotam o sistema de ciclos e outros não.
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Não, autogestão do ensino superior deve poupar verbas para investir no médio e fundamental.
O que seria a autogestão? A autonomia das universidades? Isso já está em processo de desenvolvimento.

Offline Liddell Heart

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #36 Online: 16 de Maio de 2011, 16:21:45 »

Quem define os parâmetros da nossa educação é o MEC. É claro, algumas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais ajudam a destruir o ensino.

Os parâmetros básicos e o currículo mínimo, mas os estados e municípios têm liberdade de ter seu próprio sistema de ensino. Por exemplo, alguns estados adotam o sistema de ciclos e outros não.

O MEC pode definir muito mais que os parâmetros básicos e currículo mínimo.

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Não, autogestão do ensino superior deve poupar verbas para investir no médio e fundamental.
O que seria a autogestão? A autonomia das universidades? Isso já está em processo de desenvolvimento.

Autonomia e cessar o repasse de recursos para as mesmas, sendo que os alunos passarão a pagar mensalidade.
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Offline Cumpadi

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #37 Online: 16 de Maio de 2011, 18:29:52 »
Concordo, mas o Brasil não está nem de perto preparado para isso. Além dos problemas logísticos, ainda temos uma grande massa de "socialistas" que fariam um estardalhaço se isso ao menos fosse cogitado (quanto mais acontecesse), tornando o processo ainda mais difícil de ocorrer.

De volta aos problemas logísticos, teríamos uma boa parte de pessoas que não poderia pagar, além de universidades com pouco dinheiro que precisariam de verbas urgentemente. É difícil fazer como as universidades americanas que já estão há décadas nesse modelo.

Além disso, sempre temos que considerar que o estado brasileiro é um gigante que precisa perder espaço e se tornar mais eficiente em outras áreas para tornar a privatização de universidades mais fácil.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Derfel

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #38 Online: 16 de Maio de 2011, 18:54:22 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.


Offline Liddell Heart

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #39 Online: 16 de Maio de 2011, 19:27:45 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.



Mas isso se deve ao fato de que as universidade americanas não têm apenas o papel de formar alunos, mas de fazer pesquisas avançadas. No Brasil, mesmo que haja pesquisas, não é tão forte como nos E.U.A.
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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #40 Online: 16 de Maio de 2011, 19:30:19 »
Concordo, mas o Brasil não está nem de perto preparado para isso. Além dos problemas logísticos, ainda temos uma grande massa de "socialistas" que fariam um estardalhaço se isso ao menos fosse cogitado (quanto mais acontecesse), tornando o processo ainda mais difícil de ocorrer.

De volta aos problemas logísticos, teríamos uma boa parte de pessoas que não poderia pagar, além de universidades com pouco dinheiro que precisariam de verbas urgentemente. É difícil fazer como as universidades americanas que já estão há décadas nesse modelo.

Além disso, sempre temos que considerar que o estado brasileiro é um gigante que precisa perder espaço e se tornar mais eficiente em outras áreas para tornar a privatização de universidades mais fácil.

Bem, sobre os alunos que não podem pagar, bolsas, sejam obtidas diretamente na instituição de ensino ou não, resolveriam o problema.
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Offline Geotecton

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #41 Online: 16 de Maio de 2011, 20:04:12 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.
[...]

Eu acho que o percentual de financiamento das universidades brasileiras, via mensalidades, está superestimado.
Foto USGS

Offline Derfel

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #42 Online: 16 de Maio de 2011, 21:31:08 »
Considera-se a universidade privada. Acho que está subestimada.

Offline Cumpadi

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #43 Online: 16 de Maio de 2011, 22:38:44 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.



Ocê pur acasu teim dados quantitativos dessa pesquisa? Achu bem fáciu os 100% nossus ser menor qui us 30% (ou menus) delis.
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Rhyan

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #44 Online: 17 de Maio de 2011, 11:56:33 »
26 DE NOVEMBRO DE 2010

Como iniciar uma reforma na educação
No Brasil atual diversos setores estão precisando de uma reforma para aumentar a eficiência (ou diminuir a ineficiência) do aparato estatal. E os setores mais necessários para o nosso cotidiano são os mais afetados pela ineficiência. Sendo assim, é desejável que houvesse privatização quando possível e concessões quando não for possível, devido a problemas políticos.

Resolvi tratar sobre a educação devido à existência de muitos grupos de pressão para a melhora do ensino em geral. O problema é que nenhuma dessas instituições indica o que realmente deve ser colocado no lugar, ou o caminho que deve ser trilhado para chegar ao objetivo final.

Sendo assim, vou apresentar de forma resumida ideias de uma transição para uma educação livre e de qualidade.

O primeiro passo deve ser converter o sistema de financiamento das escolas estatais. Deve-se substituir o sistema em que o governo contrata diretamente professores, investe em infraestrutura e faça todas as coisas diretamente, pelo meio do orçamento municipal, estadual ou federal. No lugar disso, o governo deve pagar uma quantia determinada por aluno, independente da escola. Claro que essa quantia deve variar em relação ao ensino fundamental, médio e superior, mas não deve diferir de escola para escola, apenas em relação à série do aluno.

Outra característica desse sistema seria que o controle das escolas seria repassado para seus funcionários atuais, cada um tendo uma “quota” da escola; colocando assim o controle de gastos e contratação de mais funcionários para expansão nas mãos deles, assim como os gastos de infraestrutura.

Com esse sistema, a intervenção do governo na educação ficaria restrita ao pagamento das mensalidades dos alunos e ao Ministério da Educação, que já regula a educação de todas as escolas, sejam elas privadas ou estatais.

A vantagem desse sistema em relação ao anterior é que começa a surgir um pouco de competição dentro do sistema estatal de educação, com as escolas competindo entre si para atrair alunos, pois sua renda vai depender da sua capacidade de matricular mais pessoas. Outra vantagem é que existirá uma pressão para manter as contas em ordem, pois as receitas serão fixas.

Acredito que isso possa ser considerada uma melhora na educação, mas a reforma não pode ficar restrita a isso. Depois de algum tempo será necessário dar o próximo passo, que é basicamente a ideia dos Vouchers (vale) do economista Milton Friedman, passando o valor da mensalidade para as famílias para que com esse valor elas possam complementar os gastos com educação, encerrando assim o repasse diretamente para as escolas. Essa medida vai inserir ainda mais competição pois as escolas privadas vão entrar na disputa.

E o último passo da reforma é doar as escolas para seus funcionários inicias tornando assim todas as escolas privadas. Essas medidas não devem ser feitas com pressa, pois as pessoas devem se acostumar ao sistema para que não seja necessário retroceder.
Resolvi não incluir o MEC nessa proposta de reforma, pois acredito que seja necessário algum tipo de regulação na educação, mas ela não deve ser necessariamente estatal; ela pode ser privada e será mais eficiente assim. Mas para dar oportunidade de surgir institutos reguladores da educação privados, será necessário uma transição diferente e exclusiva para o MEC.

Sei que propostas de reformas sempre tem seus problemas e podem ser alteradas no nosso processo legislativo. Temos que ter esperança de ver isso um dia aprovado, pois algumas dessas ideias já foram colocadas em prática na Suécia, Nova Zelândia e em algumas cidades dos Estados Unidos.

http://precodosistema.blogspot.com/2010/11/como-iniciar-uma-reforma-na-educacao.html

Offline Derfel

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #45 Online: 17 de Maio de 2011, 16:24:53 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.



Ocê pur acasu teim dados quantitativos dessa pesquisa? Achu bem fáciu os 100% nossus ser menor qui us 30% (ou menus) delis.

Os dados não tenho, mas estão em um artigo da Folha de 08/08/2010 (mas estou procurando o arquivo). Muito provavelmente os 30% de mensalidade deles corresponde a  mais que os 100% de mensalidade nosso, porém os custos são diferentes.

Offline Derfel

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #46 Online: 17 de Maio de 2011, 16:27:58 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.



Mas isso se deve ao fato de que as universidade americanas não têm apenas o papel de formar alunos, mas de fazer pesquisas avançadas. No Brasil, mesmo que haja pesquisas, não é tão forte como nos E.U.A.

Mas TODAS as universidades têm o papel de formar os alunos E fazer pesquisa, seja aqui, nos EUA ou em qualquer lugar. Se não faz pesquisa não é uma universidade.

Offline Cumpadi

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #47 Online: 17 de Maio de 2011, 17:38:46 »
Descobri que o RU está passando por algo parecido com o que imaginei. Gente reclamando lá é o que não falta http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/apr/07/universities-privatisation-public-funding. O argumento principal é: deixaremos pessoas comprarem vagas nas melhores universidades do país?

Eu prefiro isso ao sistema atual brasilero, onde, tudo é bonito na teoria, mas na práticas vemos a universidade inchar sem aumento na qualidade (as vezes há até diminuição). Aqui temos um grupo seleto de pessoas que decidem o que vai acontecer em todas as universidades públicas, o que acho errado.

No RU ocorre um meio termo interessante na minha opnião, e talvez seja um sistema interessante que podemos trazer para o Brasil. Além disso, acho que poderíams adotar um meio termo entre os sitemas americano e inglês: Alunos que podem pagar, pagam, os que não podem não pagam, o que podem pagar metade pagam metade, e o governo financia uma parte das despesas das universidades sem se intrometer muito.

Vejo vantagens em pessoas pagarem pela sua educação (apesar de saber que existem contra-pontos), por exemplo, não teríamos tantos cursos inúteis, já que não valeria a pena cursá-los. Além do mais, universidades que fazem as coisas direito tem grandes chances de serem beneficiadas por isso.

Edit: além disso, pessoas comprando vagas não impedem as melhores universidades dos EUA de continuarem como as melhores do mundo.
« Última modificação: 17 de Maio de 2011, 17:42:15 por parcus »
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Offline Liddell Heart

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #48 Online: 17 de Maio de 2011, 19:26:57 »
As universidades americanas não se sustentam apenas com a mensalidade de seus alunos (que corresponde a apenas 14% dos gastos), mas também com doações (17%) e aplicações financeiras e investimento governamental, já que o governo dos EUA é um dos maiores financiadores de instituições de pesquisa.



Mas isso se deve ao fato de que as universidade americanas não têm apenas o papel de formar alunos, mas de fazer pesquisas avançadas. No Brasil, mesmo que haja pesquisas, não é tão forte como nos E.U.A.

Mas TODAS as universidades têm o papel de formar os alunos E fazer pesquisa, seja aqui, nos EUA ou em qualquer lugar. Se não faz pesquisa não é uma universidade.

Mas as universidades americanas reúnem a "elite científica", ao contrário do Brasil. Logo, há maior importância em investir nas universidades americanas do que nas brasileiras.
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Offline Geotecton

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Re: Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado
« Resposta #49 Online: 17 de Maio de 2011, 20:01:54 »
[...]
Mas as universidades americanas reúnem a "elite científica", ao contrário do Brasil. Logo, há maior importância em investir nas universidades americanas do que nas brasileiras.

Então onde está a "elite científica" no Brasil?
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