Este é o ponto: eu não sei se o livro está mal explicado, já que tudo o que vi até agora foram comentários sobre o livro e não o próprio livro. E os comentários têm um certo cheiro ideológico...
Tem uma página scanneada lá em cima. O livro parece ser politicamente correto(vítima de preconceito linguistico:sleepy: ). É esse "preconceito" que faz nosso país enorme não ter dialetos.
Sabe quando uma coisa tá começando a exagerar? Então, o políticamente correto tá cruzando essa fronteira.
Pois é, mas só tem uma página, será que em outras páginas ela também fala das variações regionais, de época, ou de situações?
Falar só desse tipo de variação é que dá margem pra críticas.
Eu acho que a autora não está errada, mas que deu muita ênfase nessa variação e se esqueceu das outras.
Acho que a autora é Lulista, e se incomodou tanto com as críticas ao "jeito de falar" do Lula, que resolveu explicar muito bem que o Presidente não falava errado, e sim inadequadamente, e que nós somos os preconceituosos linguísticos.
E acho que muito das críticas tem fatores políticos, justamente por serem oposição aos Lulistas...
Há um certo exagero nas críticas, já que a imensa maioria dos críticos, sequer analisou o livro, e portanto estão se baseando no que está escrito na mídia. Mas isso não faz a autora estar totalmente certa (estou supondo que ela não falou das outras variantes).