Autor Tópico: Um mundo tripolar se avizinha, Brasil terá 4º PIB  (Lida 14057 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Um mundo tripolar se avizinha, Brasil terá 4º PIB
« Online: 14 de Maio de 2011, 23:27:56 »
Segundo o  estudohttp://www.pwc.com/en_GX/gx/world-2050/pdf/world-in-2050-jan-2011.pdf, Brasil será 4º PIB do mundo em 2050, mas ainda será seis vezes menor do a China e 4 vezes menor dos EUA e India, que terão quase a mesma importância econômica. O sete maiores países emergentes serão 2 vezes maiores que os 7 países maiores países desenvolvidos.

Brasil terá o 4º PIB mundial em 2050

Antes de 2020, os sete grandes emergentes já terão superado os tradicionais países do G-7 em tamanho do PIB.
A economia brasileira vai superar pela primeira vez a da França neste ano e já em 2013 vai ultrapassar a do Reino Unido, atingindo a sétima posição no planeta e se preparando para, em 2050, tornar-se a quarta maior economia do mundo. Mas um brasileiro terá de esperar pelo menos mais 40 anos para ter a renda média de hoje de um alemão.
Os dados fazem parte de um estudo da PricewaterhouseCoopers. Segundo o estudo, antes de 2020 as sete grandes economias emergentes já terão superado os tradicionais países do G-7 em tamanho do PIB. A constatação do levantamento é que, em meados do século, o cenário econômico mundial será bem diferente do atual, com China e Índia nos dois primeiros lugares e o atual líder – os Estados Unidos – apenas na terceira posição.
No caso do Brasil, o País subirá várias posições no ranking das maiores economias, incentivado por seu mercado doméstico e pela exportação de recursos naturais num primeiro momento. Se a comparação do PIB do Brasil for calculada em paridade de poder de compra (PPP), o País passaria da atual nona posição entre as maiores economias para a quarta, elevando PIB de US$ 2 trilhões em 2009 para US$ 9,7 trilhões em 2050.
A projeção é de que já este ano o Brasil supere a França em PIB. Em 2010, já havia superado a Espanha. Em 2013, superaria o Reino Unido. Finalmente, em 2025, passaria a Alemanha – o motor da economia europeia. Em 2037, seria a vez de superar a Rússia e, em 2039, o Japão.
Em uma comparação que leve em conta a taxa de câmbio do mercado, conhecido como PIB nominal, o Brasil também chegaria em 2050 na quarta posição entre as maiores economias, com US$ 9,2 trilhões de PIB. Hoje o País ocupa a 8.ª posição. Por esses cálculos, o Brasil superaria a Itália em 2017, passaria o Reino Unido em 2023 e ultrapassaria a França em 2027. Em 2032, seria a vez de superar a Alemanha e, em 2044, passaria o Japão.
Renda
O avanço do Brasil pode impressionar. Mas, para o autor do levantamento, ser a quarta maior economia do mundo não significa que a pobreza será automaticamente erradicada. “Isso dependerá de uma política de Estado para garantir a distribuição da riqueza”, afirmou ao Estado o economista John Hawksworth, chefe do grupo que realizou a projeção.
Ele lembra que, hoje, um brasileiro tem em média uma renda equivalente a 22% da renda de um americano. Em 40 anos, ganhará ainda menos da metade do que será a renda de um trabalhador nos Estados Unidos.
No Brasil, a renda passaria dos atuais US$ 10 mil por ano para quase US$ 40 mil em 2050. Na prática, a renda média de um brasileiro levará mais 40 anos para alcançar a de um alemão hoje.
Em termos de expansão do PIB, a consultoria destaca que o Brasil não estará entre os líderes e, mesmo na quarta posição mundial, o País terá em 40 anos um PIB que não difere do tamanho atual da economia chinesa.
A projeção é de um crescimento de 4,4% ao ano. Mas abaixo do crescimento de México, Argentina, Indonésia, China e Índia. Ainda assim, duas vezes mais rápido que o dos Estados Unidos e quatro vezes superior ao do Japão. Em renda per capita, a expansão será de 3,3%, abaixo de 4,6% da China, 5,3% da Índia e metade da do Vietnã. “O grande desafio do Brasil será o de manter a estabilidade e investir em infraestrutura para permitir que essa expansão possa de fato ocorrer”, avalia Hawksworth
Emergentes
Outra constatação do relatório é a nova posição dos emergentes no cenário internacional. Em 2050, os sete maiores emergentes (China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia) terão um PIB duas vezes superior ao tradicional G-7, formado por países industrializados. Isso, se ocorrer, será uma transformação importante em comparação com 2007, quando os ricos ainda tinham uma economia três vezes maior que a dos emergentes.
Mas as projeções indicam que, antes de 2020, a China já superará os EUA em paridade de poder de compra. A crise atual já havia possibilitado à China superar o Japão e se tornar a segunda maior economia do planeta. Em PIB nominal, porém, terá de esperar até 2032.
A grande novidade dos próximos 40 anos será a Índia, o país que mais crescerá. Em termos nominais, seu PIB será o terceiro maior do mundo, encostado ao dos Estados Unidos. Em paridade de compra, o PIB será 14% superior ao americano. Os indianos deverão superar o Japão em 2011 e o Brasil em 2014. Juntos, americanos, chineses e indianos terão 50% do PIB mundial. (Agência Estado)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Um mundo tripolar se avizinha, Brasil terá 4º PIB
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2011, 23:33:02 »
Eu me lembro das notícias nos anos 70 que afirmavam a URSS ultrapassaria o EUA e que os países do leste europeu ficariam mais fortes do que os do oeste. E nos anos 80 eu cansei de ler os "profetas" econômicos afirmando que o Japão ultrapassaria o EUA.

E deu no que deu...
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2011, 23:38:11 »
Eu me lembro das notícias nos anos 70 que afirmavam a URSS ultrapassaria o EUA e que os países do leste europeu ficariam mais fortes do que os do oeste. E nos anos 80 eu cansei de ler os "profetas" econômicos afirmando que o Japão ultrapassaria o EUA.

E deu no que deu...

Não acho que seja o caso... Claro que em 40 anos "n" fatores podem acontecer, mas a tendência hoje é bem clara nesse sentido, basta ver que a China ja ultrapassou o Japão, o Brasil ultrapassa a Itália esse ano...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2011, 23:41:37 »
Concordo. Projeções a longo prazo são fortemente influenciadas pelos acontecimentos do curto prazo e não raramente se demonstram erros absurdos.

O Japão iria passar os EUA, me lembro disso. Me lembro inclusive de ler entrevistas de uns Japoneses hiper arrogantes já dando como realidade a previsão.

A única coisa que podemos dizer é que provavelmente a China será a maior economia, mas nunca podemos subestimar EUA.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2011, 23:42:52 »
[...]
A única coisa que podemos dizer é que provavelmente a China será a maior economia, mas nunca podemos subestimar EUA.

Eu acho que a China se desintegra ou se re-organiza antes disto acontecer.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2011, 23:45:20 »
Pois é, a 40 anos atrás, na década de 70, o país que mais crescia no mundo era... o Brasil! Ninguém poderia prever que a China seria a 2ª economia do mundo dali a 40 anos. O mundo é complicado demais, muita coisa vai acontecer até 2050, de repente a grande sensação do mundo quando eu me aposentar será a Nigéria. E provavelmente prever o futuro hoje é muito mais complicado do que era 4 décadas atrás, há muitas incertezas sobre, por exemplo, a influência do aquecimento global na economia (e se o Brasil começar a exportar água?), o envelhecimento da população, além das futuras tecnologias que certamente vão aparecer. A se daqui a vinte anos androides com inteligência artificial forem uma realidade? O que vai acontecer com a economia quando eles começarem a trabalhar? E se houver uma grande guerra? Podemos descartar completamente uma grande guerra no intervalo de daqui a 40 anos?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2011, 02:40:08 »
Qualquer estudo que queira dizer como será futuro mais de cinco anos p/ frente é chutômetro puro p/ mim. Sempre podem ocorrer coisas aleatórias que não são possíveis ou são difíceis de prever e que alteram tudo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2011, 09:34:13 »
[...]

Qual a evidência que você vê para isso acontecer?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2011, 10:11:08 »
[...]

A tremenda disparidade econômica entre as províncias litorâneas e as do interior, em especial daquelas próximas aos Himalaias e do deserto de Gobi, está gerando uma diferença de "visão de mundo".

As províncias do interior ainda mantém um misto de suas tradições locais milenares com os mandamentos maoístas e são essencialmente campesinas e semi-analfabetas. As do litoral são muito mais cosmopolitas, mais educadas e com crescente tendência a exigir uma democratização aos moldes ocidentais. Além disto, elas começaram a sentir quase todas as vicissitudes que a implantação de um modelo urbano-industrial acarreta, quando não acompanham os devidos cuidados com o meio-ambiente.

Se o PCC conseguir manter o seu poder autoritário coeso, há uma boa chance da China superar suas contradições com um tremendo custo humano e ambiental. Se ele não conseguir, haverá uma outra China, provavelmente muito mais democrática e muito mais crítica e cônscia de suas capacidades e limitações, inclusive com uma maior autonomia de suas províncias e, talvez, até a volta da independência do Tibet.

Foi por isto que eu mencionei "desintegração" ou "re-organização".
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 10:43:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2011, 10:28:00 »
Eu também acho que a China pode enfrentar dificuldades devido à política de filho único, que abriu um buraco na pirâmide etária do país. E quem sabe como o aquecimento global vai afetar a agricultura e qual será a consequência disso para um país de um bilhão de habitantes?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2011, 11:28:18 »
Concordo que previsões de longo prazo costumam ignorar o impacto de eventos imprevisíveis (duh). Porém, acho que dá pra ter uma certa confiança que China e Índia vão ter posição de destaque no futuro.

Em um tópico recente aqui, alguem mencionou o site do Banco Mundial, onde é possível ver uma grande quantidade de dados referentes a economia e indicadores sociais dos países. Uma coisa me chamou a atenção no que diz respeito ao Brasil: vários indicadores sociais, tais como expectativa de vida e (acho) alfabetização, mostram um crescimento quase linear - desde os anos 1960.

Extrapolando esses dados e comparando com outros países, é possível prever (supondo a manutenção dessas taxas de crescimento) que eles estarão comparáveis os de países desenvolvidos lá por volta de 2040 para alguns, 2030 para outros. O que achei surpreendente não foi propriamente essa conclusão, mas perceber que, apesar de todas as crises econômicas pelas quais passamos, essas tendências se mantiveram. Não deixa
de ser algo positivo.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, 09:11:56 por Geotecton »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2011, 11:58:49 »
Detalhe que mesmo que essa previsão se confirme, o Brasil apesar de ter a quarta maior economia do mundo tripolar, ainda teria economia menor que a da União Europeia. O PIB de Alemanha, Reino Unido e França somados em 2050 será de 14 tri, contra 11 tri do Brasil. http://en.wikipedia.org/wiki/BRICS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2011, 12:06:16 »
Sabe, não faço a mínima questão de o Brasil se tornar uma superpotência. Pra mim, basta alcançarmos um IDH como o do Canadá.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2011, 12:10:27 »
Mas o pior é que é mais fácil a gente virar superpotência do que alcançar o IDH do Canadá... daqui a 40 anos a projeção é que tenhamos a renda per capita da Alemanha de hoje e como o IDH é função da razão entre a sua renda per capita e a maior renda per capita do mundo, ainda estaremos na rabeira. IDH também depende de educação (e os resultados do PISA não são nada animadores, sem contar a média de anos na escola, que recentemente entrou na fórmula) e de expectativa de vida (hoje estava respondendo a um post e fui buscar dados de taxa de homicídios e a posição do Brasil no ranking mundial é deprimente).

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2011, 13:02:19 »
[...]

A tremenda disparidade econômica entre as províncias litorâneas e as do interior, em especial daquelas próximas aos Himalaias e do deserto de Gobi, está gerando uma diferença de "visão de mundo".

As províncias do interior ainda mantém um misto de suas tradições locais milenares com os mandamentos maoístas e são essencialmente campesinas e semi-analfabetas. As do litoral são muito mais cosmopolitas, mais educadas e com crescente tendência a exigir uma democratização aos moldes ocidentais. Além disto, elas começaram a sentir quase todas as vicissitudes que a implantação de um modelo urbano-industrial acarreta, quando não acompanham os devidos cuidados com o meio-ambiente.

Se o PCC conseguir manter o seu poder autoritário coeso, há uma boa chance da China superar suas contradições com um tremendo custo humano e ambiental. Se ele não conseguir, haverá uma outra China, provavelmente muito mais democrática e muito mais crítica e cônscia de suas capacidades e limitações, inclusive com uma maior autonomia de suas províncias e, talvez, até a volta da independência do Tibet.

As crises sociais tendem a acontecer quando cessa/diminui o progresso econômico, logo, acho difícil acontecer balcanização chinesa em um período próximo. O que pode acontecer é o Estado chinês dar mais autonomia às províncias, tornando-se uma federação mais radical.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2011, 13:03:54 »
Mas o pior é que é mais fácil a gente virar superpotência do que alcançar o IDH do Canadá... daqui a 40 anos a projeção é que tenhamos a renda per capita da Alemanha de hoje e como o IDH é função da razão entre a sua renda per capita e a maior renda per capita do mundo, ainda estaremos na rabeira. IDH também depende de educação (e os resultados do PISA não são nada animadores, sem contar a média de anos na escola, que recentemente entrou na fórmula) e de expectativa de vida (hoje estava respondendo a um post e fui buscar dados de taxa de homicídios e a posição do Brasil no ranking mundial é deprimente).

Ao contrário da China, que possui um crescente IDH e investe muito na educação.
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2011, 13:36:12 »
Sabe, não faço a mínima questão de o Brasil se tornar uma superpotência. Pra mim, basta alcançarmos um IDH como o do Canadá.

Realmente, seria muito melhor do que ser "superpotência".
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2011, 13:57:43 »

O IDH do Brasil também está crescendo, mas nem de longe na velocidade da economia. O da China cresce bem rápido porque eles sairam de um patamar bem baixo também, mas com relação à educação é realmente espantoso os resultados que eles estão obtendo, estiveram entre os primeiros no PISA e formam cientistas e engenheiros numa velocidade absurda.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2011, 14:48:33 »

O IDH do Brasil também está crescendo, mas nem de longe na velocidade da economia. O da China cresce bem rápido porque eles sairam de um patamar bem baixo também, mas com relação à educação é realmente espantoso os resultados que eles estão obtendo, estiveram entre os primeiros no PISA e formam cientistas e engenheiros numa velocidade absurda.

O crescimento de IDH chinês é espantoso
Quem quiser comparar:Aqui
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2011, 14:59:07 »
O meu chinês está meio enferrujado, mas deu para entender :P

Os mapas mostram que eles cresceram muito de 1997 pra cá em todas as províncias, mas as desigualdades regionais aumentaram também, a diferença entre o litoral e o interior é enorme.

Esse segundo site eu adorei, não conhecia, acho que vou brincar um bocado com esses gráficos interativos :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2011, 19:44:39 »

Mas com o IDH do Canadá o Brasil atingiria o grau de potência mundial, não superpotência. Uma coisa lavaria a outra.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Maio de 2011, 19:47:19 »
[...]

As crises sociais tendem a acontecer quando cessa/diminui o progresso econômico, logo, acho difícil acontecer balcanização chinesa em um período próximo. O que pode acontecer é o Estado chinês dar mais autonomia às províncias, tornando-se uma federação mais radical.

Ou podem começar a fazer uma reforma democrática aos poucos, como a reforma econômica, sem grandes revoluções e sem muito maniqueísmo, como é próprio dos chineses.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2011, 08:49:41 »
É chute demais. Basta ver o caso do Japão e da crise causada pelo terremoto e pela usina nuclear que terá um efeito devastador no PIB japonês deste ano. Em 40 anos, várias grandes catástrofes irão ocorrer e um único evento natural pode quase arrasar um país como a China por exemplo, em que todo seu motor econômico está concentrado em regiões próximas ao litoral. A índia por exemplo, qualquer coisa, por mínima que seja, causa milhões de vítimas em razão da superpopulação. São todos países muito vulneráveis.

Ontem li uma reportagem que estavam revisando o crescimento populacional para cima, em razão do forte crescimento da população na África. Isso vai causar uma grave crise global, pois são países miseráveis, sem estrutura e que muito pouco está ocorrendo para reverter essa situação de penúria.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Maio de 2011, 09:45:49 »
É chute demais. Basta ver o caso do Japão e da crise causada pelo terremoto e pela usina nuclear que terá um efeito devastador no PIB japonês deste ano. Em 40 anos, várias grandes catástrofes irão ocorrer e um único evento natural pode quase arrasar um país como a China por exemplo, em que todo seu motor econômico está concentrado em regiões próximas ao litoral. A índia por exemplo, qualquer coisa, por mínima que seja, causa milhões de vítimas em razão da superpopulação. São todos países muito vulneráveis.

Ontem li uma reportagem que estavam revisando o crescimento populacional para cima, em razão do forte crescimento da população na África. Isso vai causar uma grave crise global, pois são países miseráveis, sem estrutura e que muito pouco está ocorrendo para reverter essa situação de penúria.

Não é chute.

A crise do Japão, tem dois lados, num primeiro momento o PIB é fortemente atingido pela interrupção da atividade econômica, para depois ser impactado positivamente pela reconstrução das partes devastadas do país, que pode compensar em muito a recessão ou o baixo crescimento.

Quanto à pesquisa, ela é feita por uma das maiores empresas de consultoria do mundo, portanto acho que tem algum crédito. Mesmo porque é impossível prever se um meteoro vai cair na Terra daqui a 40 anos, dizimando a vida, e portanto essas pesquisas levam em conta as variáveis e tendências vistas a partir de hoje, e ano a ano essas perspectivas devem ser confirmadas ou refutadas como tendências.Mas hoje a tendência é exatamente essa, e ano a ano desde foi cunhado o termo BRIC à uns dez anos que ela vem sendo cumprida. Lembrando que por exemplo a crise de 2008/9 acelerou esse processo e portanto fatores ou variáveis à margem da curva de previsão podem impactar tanto para frente quanto para trás essas perspectivas.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Maio de 2011, 10:01:16 »
Mundo Tripolar? Exatamente onde estará o tripolar? Falam de 4 países (EUA, China, Índia e Brasil), e nem mencionam a Rússia, nem a União Europeia (mesmo que sem a configuração atual), e o Japão é para esquecer?
Além disso, os "pólos" do mundo não são apenas de poder económico... o poder militar russo e a área de influência russa não serão um fator permanente a ter em conta na definição desses pólos?

Quais são os 3 países (ou blocos) do dito Mundo Tripolar afinal?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!