Por curiosidade, fui ver o mais recente relatório:
https://www.pwc.com/gx/en/issues/economy/the-world-in-2050.htmlSurpresas: Indonesia saltou para 4o, México aparece em 7o, Japão e Alemanha caem muito.
"Principais conclusões
Este relatório estabelece as nossas mais recentes projeções de crescimento global de longo prazo para 2050 para 32 das maiores economias do mundo, representando cerca de 85% do PIB mundial.
Os principais resultados da nossa análise incluem:
- A economia mundial poderia mais do que dobrar de tamanho até 2050, superando em muito o crescimento populacional, devido às contínuas melhorias de produtividade impulsionadas pela tecnologia.
- Os mercados emergentes (E7) poderiam crescer cerca de duas vezes mais rápido que as economias avançadas (G7) em média
- Como resultado, seis das sete maiores economias do mundo são projetadas como economias emergentes em 2050, lideradas pela China (1ª), Índia (2ª) e Indonésia (4ª).
- Os EUA poderiam cair para o terceiro lugar no ranking mundial do PIB, enquanto a parcela do PIB mundial da UE27 poderia cair abaixo de 10% até 2050
- O Reino Unido pode cair para o 10º lugar até 2050, a França para o top 10 e a Itália para o top 20, ao ser ultrapassado por economias emergentes de crescimento mais rápido, como México, Turquia e Vietnã, respectivamente.
- Mas as economias emergentes precisam
melhorar suas instituições e sua infra-estrutura de maneira significativa se quiserem realizar seu potencial de crescimento a longo prazo.
(o óbvio)"
Lendo nos PDFs, tem mais curiosidades, como:
- A China e a Índia devem continuar com suas fortes taxas de crescimento
pelo menos até 2020, antes de desacelerar progressivamente nas décadas posteriores
amadurecer (como aconteceu com o Japão, a Coreia do Sul e outros países emergentes
economias nas décadas anteriores).
As taxas de crescimento projetadas levam em consideração o crescimento da população jovem e o envelhecimento da população. China vai desacerelrar fortemente depois de 2021, caindo pra 2.1% em 2050. India vai se manter estável entre 5-4% e Brasil vai crescer 2.9-2.5% entre 2021-2050.
Agora, olhando o trecho em negrito "melhorar suas instituições e sua infra-estrutura", o óbvio para que qualquer economia cresça, e que o Brasil não quer ver, alguém acha mesmo que vamos crescer 2.9% depois de 2021?
Seria bom ver os antigos foristas, que debateram neste tópico, voltassem a comentar. Gostaria de ver a opinião deles. Bons tempos do CC.