Autor Tópico: Um mundo tripolar se avizinha, Brasil terá 4º PIB  (Lida 14060 vezes)

Skorpios

• Visitante
Re:Um mundo tripolar se avizinha, Brasil terá 4º PIB
« Resposta #75 Online: 09 de Abril de 2014, 11:54:01 »
Alias esse tópico é bem marcante em relação ao primeiro post que fazia previsões que hoje parecem uma piada de mal gosto (e triste).

No decorrer do debate, muitos dos foristas colocaram que o relatório era um completo chute e que previsões de longo prazo, principalmente para casos como o brasileiro, eram no mínimo questionáveis.

A análise inicial seria bem distinta se refeita hoje.

Mau? :twisted:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #76 Online: 09 de Abril de 2014, 12:22:42 »
Alias esse tópico é bem marcante em relação ao primeiro post que fazia previsões que hoje parecem uma piada de mal gosto (e triste).

No decorrer do debate, muitos dos foristas colocaram que o relatório era um completo chute e que previsões de longo prazo, principalmente para casos como o brasileiro, eram no mínimo questionáveis.

A análise inicial seria bem distinta se refeita hoje.

E quais são as previsões para 2050 hoje?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 09 de Abril de 2014, 15:13:02 »
Juca, quando o report original foi feito, nós eramos parte dos poderosos BRICs, hoje nos colocam em um grupo denominado "the fragile five" (Morgan Stanley).

As condições de mercado mudaram muito e quando isso ocorreu, ficou claro que o Brasil estava surfando em uma onda absolutamente propensa a ele mas que não havia condições de sustentabilidade para o crescimento, pelos problemas que todos nós conhecemos e que agora, o mundo todo conhece.

Em minha visão, um novo report levaria em conta que não temos infraestrutura adequada, nossa gestão pública é extremamente ineficiente (onde está o legado da copa do mundo é uma pergunta que todos os principais jornais do mundo têm feito ao Kfouri), não há infraestrutura, juros altíssimos, educação péssima, etc.. Mais do que apenas problemas, são desafios fundamentais pois isso é o que dá, no longo prazo, a capacidade do país crescer e ser competitivo.

O Brasil atualmente não tem condições para um aumento de competitividade a longo prazo, logo dependerá de conjunturas extremamente favoráveis (o que passou nos anos Lula) para crescer, ou seja, sorte. Os analistas nos colocaram nos "fragile five" porque sabem disso.

Não sei como seria o novo relatório. Creio que estaria China, EUA, Japão, Alemanha como quatro primeiros. Ainda que eu duvide que China passe os EUA, basta ver que a industria de brinquedos brasileira está se recuperando sobre a concorrente china devido ao aumento salarial e começo de equalização daquele país com o que se espera de um país mais desenvolvido.

Talvez India seja uma surpresa pela população e por existir uma casta enorme de pessoas muito bem instruída.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 09 de Abril de 2014, 18:02:25 »
Então não há estimativas que mudem o meu post inicial, é só o que você acha baseado no momento atual da economia, que como o PIB do ano passado demonstrou não é essa hecatombe toda, né?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #79 Online: 09 de Abril de 2014, 18:25:21 »
Então não há estimativas que mudem o meu post inicial, é só o que você acha baseado no momento atual da economia, que como o PIB do ano passado demonstrou não é essa hecatombe toda, né?

As estimativas do posto inicial também não são baseadas no momento da economia da época?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 09 de Abril de 2014, 18:29:06 »
não houve concordância com seu post inicial, apenas um documento que refletia a projeção baseada em um momento atual feito em uma área onde as pessoas não predizem 6 meses a frente.

E creio que além da hecatombe do PIB (crescemos pouco, alta inflação, não investimos, educação) existe a ciência de que o Brasil simplemente não tem as condições para crescer o que achavam.  Principalmente após tanto tempo sem nada realizado para aumentar a eficiência e competitividade do país.

Isso que eu coloquei aqui é atual consenso (por exemplo está na explicação dos frágiles fives, do porquê fomos rebaixados, etc..), não estou inventando nada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 09 de Abril de 2014, 18:47:41 »

As estimativas do posto inicial também não são baseadas no momento da economia da época?

No crescimento médio das economias.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 09 de Abril de 2014, 18:54:30 »
não houve concordância com seu post inicial, apenas um documento que refletia a projeção baseada em um momento atual feito em uma área onde as pessoas não predizem 6 meses a frente.

E creio que além da hecatombe do PIB (crescemos pouco, alta inflação, não investimos, educação) existe a ciência de que o Brasil simplemente não tem as condições para crescer o que achavam.  Principalmente após tanto tempo sem nada realizado para aumentar a eficiência e competitividade do país.

Isso que eu coloquei aqui é atual consenso (por exemplo está na explicação dos frágiles fives, do porquê fomos rebaixados, etc..), não estou inventando nada.

Sei que você não está inventando nada, mas de acordo com o crescimento médio do PIB do Brasil com relação aos países mais importantes do mundo não parece ter mudado desde então. Crescemos menos, tal qual todo mundo. Ano passado crescemos mais que todos os países da lista, com exceção de Índia e China.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 09 de Abril de 2014, 19:32:07 »
Juca acho que não crescemos bem ano passado.  Você está citando aquele documento mostrando uma comparação do Brasil com os países que já haviam apresentado seus dados (acho que foram 14 se não me engano)

O Brasil tem que crescer consistentemente mais do que os países desenvolvidos por motivos óbvios.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 09 de Abril de 2014, 20:02:32 »
Juca acho que não crescemos bem ano passado.  Você está citando aquele documento mostrando uma comparação do Brasil com os países que já haviam apresentado seus dados (acho que foram 14 se não me engano)

O Brasil tem que crescer consistentemente mais do que os países desenvolvidos por motivos óbvios.

Eu também acho que não crescemos bem, mas o mundo não cresceu bem, e na média das ultimas décadas crescemos mais que os países desenvolvidos. Não vamos fazer milagre, as coisas mudaram, mas a demanda continuará naturalmente mais alta no Brasil que em países desenvolvidos ao longo das próximas décadas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 09 de Abril de 2014, 22:18:48 »

Eu também acho que não crescemos bem, mas o mundo não cresceu bem, e na média das ultimas décadas crescemos mais que os países desenvolvidos. Não vamos fazer milagre, as coisas mudaram, mas a demanda continuará naturalmente mais alta no Brasil que em países desenvolvidos ao longo das próximas décadas.

A demanda pode continuar mais alta simplesmente porque somos um total fracasso em termos de satisfação de coisas básicas para a população, incluindo uma infra-estrutura que seja minimamente decente.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 09 de Abril de 2014, 22:27:28 »

A demanda pode continuar mais alta simplesmente porque somos um total fracasso em termos de satisfação de coisas básicas para a população, incluindo uma infra-estrutura que seja minimamente decente.

Sim, só não concordo com o "total fracasso", somos um país de renda média, com muita gente pobre ainda. Demandam todo tipo de serviços e produtos básicos para melhorar sua condição de vida, e a infra estrutura é minimamente decente, mas também não é totalmente decente.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 09 de Abril de 2014, 22:42:52 »
de onde você tirou que a demanda será maior para nós? Estamos crescendo cada vez menos, com juros cada vez maior e inflação idem? Na verdade a situação é de mal a pior.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 09 de Abril de 2014, 22:58:46 »
de onde você tirou que a demanda será maior para nós? Estamos crescendo cada vez menos, com juros cada vez maior e inflação idem? Na verdade a situação é de mal a pior.

Faça uma comparação de crescimento de mercado nos ultimos 20 anos, 30 anos, esquece o PIB e esquece o governo do PT. Veja quanto ritmo do consumo evoluiu por bens e serviços em comparação com os países mais desenvolvidos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 09 de Abril de 2014, 23:06:45 »
mas temos que crescer mais que os países evoluídos, ou teríamos já que estamos equiparados agora a Alemanha. A questão é que para alcançar um país evoluído o Brasil precisaria crescer muito mais que eles e na verdade estamos na rabeira quando comparados com nossos pares em desenvolvimento.

O crescimento diminui normalmente quanto mais desenvolvidos ficamos. Por isso nos últimos 20 anos deveríamos ter crescido o triplo e poderíamos caso tivéssemos feito a lição de casa e aproveitado a inédita boa vontade com o Brasil que tivemos.  Resumindo, como naqueles gráficos que apresentei, temos que nos comparar com nações em desenvolvimento. Imagina a Suecia tendo um aumento de 10 pontos no idh? Ou PIB crescendo 8% a.a Sequer faz sentido.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #90 Online: 10 de Abril de 2014, 11:42:05 »
Nós temos alguma evidência de que, em algum dia qualquer, o Brasil será liderança em qualquer coisa globalmente relevante? Como, entre outros, líder tecnológico, educacional, econômico, militar, cultural ou até esportivo?

Acerca da China, temos que lembrar também que, o próprio crescimento acelerado de um monstro desse provoca impacto nos demais e quem influencia tanto normalmente é considerado o boss. Agora já começam a perceber, por exemplo, o quanto o crescimento chinês afeta o preço global do petróleo. Se a China continua a ser expandir a 8% anualmente, lá pra 2030, o impacto vai ter sido superior a $180 bilhões em maior preço. (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1043951X13000436)

Já tinha dito, em minha humildíssima opinião,  a China tem condição pra estar na cabeceira do indicador que quiser bastando apenas um reajuste de budget, claro, exceto em alguns pontos sociais.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 10 de Abril de 2014, 13:29:17 »
Brasil pode perder posto de 7ª maior economia do mundo para a Índia em 2018

A estimativa foi feita pela consultoria Austin Rating com base nos dados do Fundo Monetário Internacional

O Globo
Publicado: 9/04/14 - 16h00
Atualizado: 9/04/14 - 16h24

SÃO PAULO - Se as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) se confirmarem, o Brasil poderá perder o posto de 7ª maior economia do mundo para a índia em 2018. As estimativas do FMI foram compiladas pelo economista-chefe da consultoria Austin Rating, que chegou a esta conclusão. De acordo com o FMI, em quatro anos, o Produto Interno Bruto (PIB) da Índia deverá atingir US$ 2,8 trilhões, enquanto o brasileiro será de US$ 2,7 trilhões.

- Três anos atrás a expectativa era de que o PIB do Brasil ultrapassasse o da Inglaterra em breve. Mas o país está mais uma vez perdendo uma janela de oportunidade para fezer investimentos e atrair investidores internacionais com uma política econômica equivocada - afirma o economista da Austin.

De acordo com os dados do FMI, a Índia é o país que mais deverá subir posições no ranking das dez maiores economias do mundo até 2019. O país deverá passar da 10ª posição em 2014 para a 7ª em 2018, superando além do Brasil, as economias da Itália e da Rússia. Entre as chamadas economias desenvolvidas, a única mudança apontada pelos dados do FMI é o Reino Unido superando a França em 2016 e passando a ocupar a 5ª posição entre os dez maiores PIBs do mundo.

Agostini lembra que, pelos números do FMI, em 2014, o Brasil só vai crescer mais do que a Argentina e a Venezuela na América do Sul.

- São países com problemas políticos crônicos. Por aqui, não temos o patamar de desconfiança que Argentina e Venezuela apresentam aos investidores, mas ainda assim crescemos pouco. O reflexo negativo é que o investimento que poderia gerar mais emprego e elevar o nível de renda da população fica comprometido - afirma o economista.

As estimativas do FMI mostram que as dez maiores economias do mundo representam 65% do PIB mundial, o equivalente a US$ 76,8 trilhões. Embora o Brasil deva apresentar um crescimento muito pequeno nos próximos anos, os países emergentes vêm ganhando espaço nesse ranking. Atualmente, as economias desenvolvidas têm peso de 44,5% no PIB mundial, enquanto os emergentes representam 21,3%. Em 2019, a expectativa é que os desenvolvidos tenham peso de 42,7%, enquanto os emergentes deverão representar 22,9%.

Agostini observa que o Brasil tem perdido espaço entre os emergentes.

- Para este ano, a previsão é que o PIB brasileiro cresça apenas 1,8% enquanto o da Rússia deverá crescer 1,3%. E a Rússia está enfrentando uma fuga de investidores e está envolvida num problema geopolítico com a Ucrânia. No Brasil, não temos nenhuma dessas condições e mesmo assim a diferença dos PIBs é muito pequena - afirma o economista.

Pelas previsões do FMI, em 2014, o PIB brasileiro será de US$ 2,2 trilhões (o sétimo maior do planeta) e o da Rússia deve chegar a US$ 2 trilhões (nona maior economia). Já em 2018, o PIB russo deverá chegar a US$ 2,4 trilhões, ocupando o décimo lugar no ranking, enquanto o Brasil ficará com a oitava posição (US$ 2,7 trilhões).

As dez maiores economias do mundo

(PIB em trilhões de US$)
2014
EUA        17,5
China      10,0
Japão       4,8
Alemanha    3,8
França      2,88
Reino Unido 2,82
Brasil    2,2
Itália      2,1
Rússia      2,0
Índia       1,9

Previsão para 2018
EUA        21,1
China      13,9
Japão       5,5
Alemanha    4,6
Reino Unido 3,5
França      3,4
Índia       2,8
Brasil    2,7
Itália      2,5
Rússia      2,3

Fonte: FMI,compilação Austin Rating

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 10 de Abril de 2014, 14:30:54 »
historicamente somos a 7 ou 8 economia do mundo. Passamos o reino unido apenas porque o câmbio estava valorizado demais, nada que foi feito nos últimos anos pelo governo petista gerou algo duradouro ou melhoria de competitividade. Oportunidade perdida, a bonança sob o governo do PT foi como dar metralhadora na mão de macacos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 15 de Junho de 2015, 21:30:46 »
Qual a posição que estamos agora?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 15 de Junho de 2015, 21:54:28 »
O fato dessa última crise não ter causado 1 décimo da dor de cabeça da Grande Depressão iniciada em 1929 se deve à cartilha keynesiana seguida pelos governos, quer os ultraliberais gostem disso ou não.

Ninguém mandou esquecer de explicar que era ironia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 15 de Junho de 2015, 22:27:47 »
ao final é ironia ou ele falou isso mesmo a sério?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 16 de Junho de 2015, 12:15:43 »
Segundo o  estudohttp://www.pwc.com/en_GX/gx/world-2050/pdf/world-in-2050-jan-2011.pdf, Brasil será 4º PIB do mundo em 2050, mas ainda será seis vezes menor do a China e 4 vezes menor dos EUA e India, que terão quase a mesma importância econômica. O sete maiores países emergentes serão 2 vezes maiores que os 7 países maiores países desenvolvidos.

Brasil terá o 4º PIB mundial em 2050

Qual a posição que estamos agora?

Pois é, e agora  José ? 

No incrível e invejável ritmo de crescimento de nossa Petista economia qual a previsão para 2050 ?

« Última modificação: 16 de Junho de 2015, 12:27:08 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 16 de Junho de 2015, 12:24:10 »
Quando será o próximo voo da galinha petista ?

:hihi:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #99 Online: 16 de Junho de 2015, 13:07:24 »
Quando será o próximo voo da galinha petista ?

Meça suas palavras parça, pois você pode ser acusado de perseguição.

<a href="https://www.youtube.com/v/tWkpXHnTKPI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/tWkpXHnTKPI</a>

"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!