Juca, quando o report original foi feito, nós eramos parte dos poderosos BRICs, hoje nos colocam em um grupo denominado "the fragile five" (Morgan Stanley).
As condições de mercado mudaram muito e quando isso ocorreu, ficou claro que o Brasil estava surfando em uma onda absolutamente propensa a ele mas que não havia condições de sustentabilidade para o crescimento, pelos problemas que todos nós conhecemos e que agora, o mundo todo conhece.
Em minha visão, um novo report levaria em conta que não temos infraestrutura adequada, nossa gestão pública é extremamente ineficiente (onde está o legado da copa do mundo é uma pergunta que todos os principais jornais do mundo têm feito ao Kfouri), não há infraestrutura, juros altíssimos, educação péssima, etc.. Mais do que apenas problemas, são desafios fundamentais pois isso é o que dá, no longo prazo, a capacidade do país crescer e ser competitivo.
O Brasil atualmente não tem condições para um aumento de competitividade a longo prazo, logo dependerá de conjunturas extremamente favoráveis (o que passou nos anos Lula) para crescer, ou seja, sorte. Os analistas nos colocaram nos "fragile five" porque sabem disso.
Não sei como seria o novo relatório. Creio que estaria China, EUA, Japão, Alemanha como quatro primeiros. Ainda que eu duvide que China passe os EUA, basta ver que a industria de brinquedos brasileira está se recuperando sobre a concorrente china devido ao aumento salarial e começo de equalização daquele país com o que se espera de um país mais desenvolvido.
Talvez India seja uma surpresa pela população e por existir uma casta enorme de pessoas muito bem instruída.