Autor Tópico: Marcha da Maconha em SP - Vídeo - Reportagem do SPTV  (Lida 23166 vezes)

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
Re: Marcha da Maconha em SP - Vídeo - Reportagem do SPTV
« Resposta #25 Online: 22 de Maio de 2011, 10:49:11 »
Um principio basico é que criminalizar uma conduta que não atinge terceitos (não mais do que trocentas outras) é só um mecanismo de controle das pessoas e manutenção de um mercado negro. So isso basta para pedir mudanças.

Outra é como funcionaria um modelo de mercado regulamentado. Não sei pq alguns acham que a ideia é pegar quadrilhas armadas e tranforma-las em comércio.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 22 de Maio de 2011, 10:57:39 »
Um principio basico é que criminalizar uma conduta que não atinge terceitos (não mais do que trocentas outras) é só um mecanismo de controle das pessoas e manutenção de um mercado negro. So isso basta para pedir mudanças.

Outra é como funcionaria um modelo de mercado regulamentado. Não sei pq alguns acham que a ideia é pegar quadrilhas armadas e tranforma-las em comércio.

O mercado negro deixaria de existir se fosse liberada? Acho que não...

Não sei pq alguns acham que a ideia é pegar quadrilhas armadas e tranforma-las em comércio.

Porque os traficantes teriam carta branca para botar uma banquinha de drogas em qualquer esquina, ou será mesmo que o governo teria como fiscalizar cada quilo de maconha vendida em cada barraquinha de esquina e o que vendem lá?

O governo teriam como fiscalizar o contrabando que acontece hoje e que continuará acontecendo? Não.

Então como se saberia de onde veio o produto vendido?

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Maio de 2011, 11:08:28 »
Ficaria como o mercado de qualquer outra coisa, onde podem existir falsificações, contrabando, etc, o q não justifica proibir o comercio legal de DVDs, por exemplo.

Claro que se o mercado negro possui monopolio sobre seja la qual produto for, este será bem mais caro e de qualidade não controlada, o q aumenta muito o lucro e poder de tais grupos.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Maio de 2011, 11:48:11 »
http://oglobo.globo.com/blogs/paulistana/

Ainda assim, a violência policial não foi capaz de impedir a manifestação, que terminou na Praça Dom José Gaspar. A grande ironia é que a ação truculenta da polícia fez com que mais uma vez a manifestação mudasse de tema: deixou de ser a Marcha pela Liberdade de Expressão e voltou a ser a Marcha da Maconha.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 22 de Maio de 2011, 12:07:39 »
A culpa é do MP e não da PM.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #30 Online: 22 de Maio de 2011, 13:00:31 »
Não condeno a organização que foi dada pela polícia, embora ache que foi exagerado o uso de bombas.

Eu condeno é não permitir que todos os grupos se expressem. Se existe marcha gay e marcha para Jesus, também deveria poder haver a marcha pró ou contra a legalização da maconha (que não são marchas a favor ou contra a maconha...).

Apologia. Essa é a principal diferença para as outras.

Não tem nada a ver com apologia. Eu sou a favor da taxação de impostos sobre a droga, a exemplo do cigarro de fumo. E não usou maconha ou fumo.

Isso tem mais a ver com crime organizado e sonegação fiscal do que com os usuários.

Se hoje existe tráfico, o que leva a pensar que legalizar faria um traficante pagar impostos?

Será que o pessoal da Rocinha passaria a dar nota fiscal e pagar impostos sobre a venda da maconha?

Legalizando, se eles não pagassem impostos seriam sonegadores, não criminosos...

Sei... e como puniriam os traficantes/ sonegadores se  nem mesmo hoje conseguem controlar a movimentação de drogas?

Teriam como fiscalizar os pontos de venda ou acabariam como as barraquinhas de piratas que existem a cada esquina apesar de serem proibidas e sonegarem?

Arcanjo, não sei e não entro no mérito da questão, nossa relação com as drogas é ambígua e muitas vezes hipócrita, mas só coloquei que uma vez que vender drogas não fosse crime, os traficantes cessariam, só.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Maio de 2011, 13:28:25 »
Ficaria como o mercado de qualquer outra coisa, onde podem existir falsificações, contrabando, etc, o q não justifica proibir o comercio legal de DVDs, por exemplo.

Claro que se o mercado negro possui monopolio sobre seja la qual produto for, este será bem mais caro e de qualidade não controlada, o q aumenta muito o lucro e poder de tais grupos.

Peraí... quer dizer que se o mercado negro fosse legalizado, houvesse concorrência e passasse a recolher impostos conseguiriam vender drogas mais barato que hoje quando não pagam nada a ninguém?

Não vejo muita lógica nisso.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Maio de 2011, 13:34:41 »
Não condeno a organização que foi dada pela polícia, embora ache que foi exagerado o uso de bombas.

Eu condeno é não permitir que todos os grupos se expressem. Se existe marcha gay e marcha para Jesus, também deveria poder haver a marcha pró ou contra a legalização da maconha (que não são marchas a favor ou contra a maconha...).

Não tem nada a ver com apologia. Eu sou a favor da taxação de impostos sobre a droga, a exemplo do cigarro de fumo. E não usou maconha ou fumo.

Isso tem mais a ver com crime organizado e sonegação fiscal do que com os usuários.

Se hoje existe tráfico, o que leva a pensar que legalizar faria um traficante pagar impostos?

Será que o pessoal da Rocinha passaria a dar nota fiscal e pagar impostos sobre a venda da maconha?

Legalizando, se eles não pagassem impostos seriam sonegadores, não criminosos...

Sei... e como puniriam os traficantes/ sonegadores se  nem mesmo hoje conseguem controlar a movimentação de drogas?

Teriam como fiscalizar os pontos de venda ou acabariam como as barraquinhas de piratas que existem a cada esquina apesar de serem proibidas e sonegarem?

Arcanjo, não sei e não entro no mérito da questão, nossa relação com as drogas é ambígua e muitas vezes hipócrita, mas só coloquei que uma vez que vender drogas não fosse crime, os traficantes cessariam, só.

Traficantes continuariam a existir simplesmente porque não se sujeitarão a pagar impostos sobre algo que hoje lhes dá muito lucro, o que aconteceria é que passariam a vender impunemente na cara de todos.

O argumento de que legalizando acabaria com o tráfico não vale muito, só citando como exemplo, vá até a Galeria Pagé em SP e veja que mesmo podendo vender produtos com nota fiscal uns 90%  do que se vende lá é contrabando.

Com drogas não seria diferente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #33 Online: 22 de Maio de 2011, 14:44:55 »
Realmente não sei se resolveria. Só sei que do jeito que está não está resolvendo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Maio de 2011, 15:22:45 »

Peraí... quer dizer que se o mercado negro fosse legalizado, houvesse concorrência e passasse a recolher impostos conseguiriam vender drogas mais barato que hoje quando não pagam nada a ninguém?

Bem, mercado negro regulamentado não é mercado negro.

O custo da ilegalidade é altíssimo. Ninguem se arrisca por pouco, os esquemas de corrupção que cruzam fronteiras, estados, municipios também é uma dinheirama. Isso sem falar q com monopolio, vc coloca seu lucro em quanto quiser.

Se fosse do jeito q vc colocou, praticamente não existiria comércio legal de nenhum bem e serviço, pois eles não conseguiriam competir com os ilegais.

Isso sem falar no absurdo que é criminalizar uma conduta que por si só não afeta terceiros. É criar criminosos com canetada. Ja dizia Rand que é dificil controlar inocentes...

Temma

• Visitante
« Resposta #35 Online: 22 de Maio de 2011, 16:07:40 »
acho que a discussão sobre a legalização da maconha não deveria ficar nesse tópico. Esse tema já foi exaustivamente discutido em outros tópicos, e muitos já tem a opinião solidamente formada. Acho mais interessante a discussão sobre Liberdade de expressão Vs apologia ao crime.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Maio de 2011, 16:12:42 »
[...]
Acho mais interessante a discussão sobre Liberdade de expressão Vs apologia ao crime.

Concordo.
Foto USGS

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #37 Online: 22 de Maio de 2011, 17:17:14 »
acho que a discussão sobre a legalização da maconha não deveria ficar nesse tópico. Esse tema já foi exaustivamente discutido em outros tópicos, e muitos já tem a opinião solidamente formada. Acho mais interessante a discussão sobre Liberdade de expressão Vs apologia ao crime.

Acho legal. Seria interessante trazer alguns casos de condenação (e não acusação) por apologia ao crime para ver se o entendimento jurídico é o mesmo do comumente propalado.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Maio de 2011, 18:52:27 »

Bem, mercado negro regulamentado não é mercado negro.

O custo da ilegalidade é altíssimo. Ninguem se arrisca por pouco, os esquemas de corrupção que cruzam fronteiras, estados, municipios também é uma dinheirama. Isso sem falar q com monopolio, vc coloca seu lucro em quanto quiser.

Se fosse do jeito q vc colocou, praticamente não existiria comércio legal de nenhum bem e serviço, pois eles não conseguiriam competir com os ilegais.

Isso sem falar no absurdo que é criminalizar uma conduta que por si só não afeta terceiros. É criar criminosos com canetada. Ja dizia Rand que é dificil controlar inocentes...

O custo da ilegalidade é altíssimo. Ninguem se arrisca por pouco, os esquemas de corrupção que cruzam fronteiras, estados, municipios também é uma dinheirama

Só que o dinheiro de propina não vai para o Estado, portanto os mesmos que se beneficiam dela continuariam se beneficiando da propina tal qual nossos ilustres parlamentares fazem hoje mesmo.

Ninguém cobra propina para depositar a grana na conta do Estado, é para depositar na própria, mesmo que legalizassem ainda existiriam ilustres parlamentares cobrando propina para facilitações como existem hoje mesmo.

Vc sabe disso, todo dia aparece um caso na internet.

Comércio legal só existe porque ainda há gente honesta no país, e não conseguem concorrer com os ilegais de forma alguma, não dá mesmo.

Tente abrir uma locadore de filmes para ver o que acontece.

Isso sem falar no absurdo que é criminalizar uma conduta que por si só não afeta terceiros. É criar criminosos com canetada.

Desde quando drogas não afetam terceiros? Sempre citam aqui o álcool como droga legal mas se esquecem dos motoristas bêbados que matam no trânsito.

E o meu direito de andar na rua sem ser assaltado por um trombadinha nóia que não tem dinheiro para a droguinha do dia a dia?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #39 Online: 22 de Maio de 2011, 19:30:18 »
Podiam criminalizar o cigarro. É um porre estar em lugar público e esses porcos sentarem do meu lado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Maio de 2011, 19:40:18 »
Podiam criminalizar o cigarro. É um porre estar em lugar público e esses porcos sentarem do meu lado.

E as bebidas alcoólicas! :lol:
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Maio de 2011, 20:04:53 »

Tb acho, mas imagine então como deve ser estar em um local público e ter de aturar um cara fumando um cigarro de maconha soltando fumaça na sua cara.

* Esqueci, é só cigarro comum que solta fumaça. :stunned:
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, 20:08:17 por Arcanjo Lúcifer »

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Maio de 2011, 20:33:58 »

Traficantes continuariam a existir simplesmente porque não se sujeitarão a pagar impostos sobre algo que hoje lhes dá muito lucro, o que aconteceria é que passariam a vender impunemente na cara de todos.

O argumento de que legalizando acabaria com o tráfico não vale muito, só citando como exemplo, vá até a Galeria Pagé em SP e veja que mesmo podendo vender produtos com nota fiscal uns 90%  do que se vende lá é contrabando.

Se eu fuma-se maconha e a legalizassem plantaria  ela,  creio que  a maioria dos usuários também se veria livre dos traficantes!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #43 Online: 22 de Maio de 2011, 20:35:13 »

E as bebidas alcoólicas! :lol:
Não precisa apelar. :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Maio de 2011, 20:42:42 »

Se eu fuma-se maconha e a legalizassem plantaria  ela,  creio que  a maioria dos usuários também se veria livre dos traficantes!

Supondo que o cara plante para consumo próprio e não para vender na rua.

Não acredito que se liberassem não haveria gente plantando para vender.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #45 Online: 23 de Maio de 2011, 06:19:17 »
Eu sei que existe uma linha tênue entre criticar uma lei e fazer apologia à droga. Pra começo de conversa, a lei que proibe a apologia deveria ser a primeira a cair.  Fazer apologia de algo é nada mais do que omitir sua opinião.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #46 Online: 23 de Maio de 2011, 06:22:27 »
Outro vídeo:

<a href="http://www.youtube.com/v/fCfxshW2OME?version=3" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/fCfxshW2OME?version=3</a>

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #47 Online: 23 de Maio de 2011, 08:20:25 »
Eu sei que existe uma linha tênue entre criticar uma lei e fazer apologia à droga. Pra começo de conversa, a lei que proibe a apologia deveria ser a primeira a cair.  Fazer apologia de algo é nada mais do que omitir sua opinião.

É tênue? Eu procuro casos de condenação por apologia ao crime, para ver o entendimento jurídico disso. Agora, concordo que tal lei é usada levianamente como mordaça.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #48 Online: 23 de Maio de 2011, 09:58:25 »
Acho tudo isso uma grande tolice por parte do Estado. Deixa os caras marcharem à vontade. Deixa irem ao Congresso discutir opções à proibição. Se for tudo feito pacificamente para discutir ideias diferentes qual é o problema?

EU posso achar maconha uma merda. EU posso achar que a legalização, por mais que seja uma boa alternativa à repressão, não eliminaria o poder do crime organizado. A maioria do país pode até pensar como eu. Mas se tem uma coisa que aprendi é que democracia é o direito de EU ouvir o que não gosto e não concordo.

Quanto à apologia, bem... não acho que seja difícil perceber o que é apologia e o que é mordaça. Apologia é quando se zomba das leis e se afirma uma prática ilegal. Mordaça é algo muito diferente.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #49 Online: 23 de Maio de 2011, 10:17:57 »
Quanto à apologia, bem... não acho que seja difícil perceber o que é apologia e o que é mordaça. Apologia é quando se zomba das leis e se afirma uma prática ilegal. Mordaça é algo muito diferente.

Mas eu insisto: Onde está o entendimento jurídico do que é apologia ao crime, através de decisões e não acusações? Há em site de tribunais como procurar desta forma? Confesso que não achei.

Só para ilustrar, olhem como é a marcha no Canadá:

Imagens como esta são normais e é esperado que as pessoas fumem. Ninguém parece se importar muito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!