Ficaria como o mercado de qualquer outra coisa, onde podem existir falsificações, contrabando, etc, o q não justifica proibir o comercio legal de DVDs, por exemplo.
Claro que se o mercado negro possui monopolio sobre seja la qual produto for, este será bem mais caro e de qualidade não controlada, o q aumenta muito o lucro e poder de tais grupos.
Peraí... quer dizer que se o mercado negro fosse legalizado, houvesse concorrência e passasse a recolher impostos conseguiriam vender drogas mais barato que hoje quando não pagam nada a ninguém?
Não vejo muita lógica nisso.
Bem, mercado negro regulamentado não é mercado negro.
O custo da ilegalidade é altíssimo. Ninguem se arrisca por pouco, os esquemas de corrupção que cruzam fronteiras, estados, municipios também é uma dinheirama. Isso sem falar q com monopolio, vc coloca seu lucro em quanto quiser.
Se fosse do jeito q vc colocou, praticamente não existiria comércio legal de nenhum bem e serviço, pois eles não conseguiriam competir com os ilegais.
Isso sem falar no absurdo que é criminalizar uma conduta que por si só não afeta terceiros. É criar criminosos com canetada. Ja dizia Rand que é dificil controlar inocentes...
O custo da ilegalidade é altíssimo. Ninguem se arrisca por pouco, os esquemas de corrupção que cruzam fronteiras, estados, municipios também é uma dinheirama
Só que o dinheiro de propina não vai para o Estado, portanto os mesmos que se beneficiam dela continuariam se beneficiando da propina tal qual nossos ilustres parlamentares fazem hoje mesmo.
Ninguém cobra propina para depositar a grana na conta do Estado, é para depositar na própria, mesmo que legalizassem ainda existiriam ilustres parlamentares cobrando propina para facilitações como existem hoje mesmo.
Vc sabe disso, todo dia aparece um caso na internet.
Se fosse do jeito q vc colocou, praticamente não existiria comércio legal de nenhum bem e serviço, pois eles não conseguiriam competir com os ilegais.
Comércio legal só existe porque ainda há gente honesta no país, e não conseguem concorrer com os ilegais de forma alguma, não dá mesmo.
Tente abrir uma locadore de filmes para ver o que acontece.
Isso sem falar no absurdo que é criminalizar uma conduta que por si só não afeta terceiros. É criar criminosos com canetada.
Desde quando drogas não afetam terceiros? Sempre citam aqui o álcool como droga legal mas se esquecem dos motoristas bêbados que matam no trânsito.
E o meu direito de andar na rua sem ser assaltado por um trombadinha nóia que não tem dinheiro para a droguinha do dia a dia?