Autor Tópico: Marcha da Maconha em SP - Vídeo - Reportagem do SPTV  (Lida 23167 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Marcha da Maconha em SP - Vídeo - Reportagem do SPTV
« Resposta #50 Online: 23 de Maio de 2011, 10:22:17 »
Não sou jurista e não sei como são as leis do Canadá sobre isso. Mas pelo (pouco) que entendo das leis do Brasil, a moça da segunda foto está fazendo apologia, enquanto que o cartaz e a bandeira da primeira foto, não.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Maio de 2011, 10:25:59 »
Podiam criminalizar o cigarro. É um porre estar em lugar público e esses porcos sentarem do meu lado.

Normalmente em lugares públicos, quando fumantes estão próximos de onde eu estou, eu simplesmente mudo de lugar sem precisar chamá-los de porcos (ou pensar que são).

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #52 Online: 23 de Maio de 2011, 10:50:50 »
Não sou jurista e não sei como são as leis do Canadá sobre isso. Mas pelo (pouco) que entendo das leis do Brasil, a moça da segunda foto está fazendo apologia, enquanto que o cartaz e a bandeira da primeira foto, não.

Eu, como leigo também, diria que se fosse no Brasil ela não estaria cometendo "apologia ao crime", e sim sendo enquadrada na lei 11.343, por porte. Acho que uso em si não é crime.

No Canada parece que ainda é crime, mas cortes estão considerando isto inconstitucional e pedem revisão na lei. Tá caindo em desuso.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Maio de 2011, 10:53:23 »
Podiam criminalizar o cigarro. É um porre estar em lugar público e esses porcos sentarem do meu lado.

Normalmente em lugares públicos, quando fumantes estão próximos de onde eu estou, eu simplesmente mudo de lugar sem precisar chamá-los de porcos (ou pensar que são).

Tinha um médico que dizia que todo fumante é porco e mentiroso, pois joga cinza em todo o lugar e mente quando o médico pergunta o quanto ele fuma. hehehe

Mas interessante como a ideia de que "proibir" ou "criminalizar" acarreta num desaparecimento da substância. Os fatos mostram que o que acontece é que se perde o controle sobre ele, além de outros "efeitos colaterais" mais desagradáveis e danosos.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #54 Online: 23 de Maio de 2011, 10:57:05 »
Gostaria de saber como é nos EUA, se a santíssima Primeira Emenda resolve esse problema.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Maio de 2011, 11:06:33 »
Pode procurar por imagens de:

marijuana march usa

ou

marijuana march washington

e variantes. Acho que dá uma idéia. Até nossos hermanos no Uruguai e Argentina ficam mais tranquilos, levando até plantas e acendendo na manifestação.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 23 de Maio de 2011, 11:11:54 »

Tinha um médico que dizia que todo fumante é porco e mentiroso, pois joga cinza em todo o lugar e mente quando o médico pergunta o quanto ele fuma. hehehe

Mas interessante como a ideia de que "proibir" ou "criminalizar" acarreta num desaparecimento da substância. Os fatos mostram que o que acontece é que se perde o controle sobre ele, além de outros "efeitos colaterais" mais desagradáveis e danosos.

Do jeito que este país é hipócrita nas relações humanas, não vejo solução a curto prazo.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #58 Online: 23 de Maio de 2011, 11:42:27 »

É mas pelo jeito no Brasil, os juízes entendem que fazer passeata, como na primeira foto, pedindo a liberalização é apologia...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #59 Online: 23 de Maio de 2011, 12:08:42 »
É isso que eu acho um absurdo desproporcional.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Maio de 2011, 12:13:10 »
Achei interessante as palavras que o Reinaldo Azevedo resolveu usar para defender a PM paulista (a bem da verdade ele defenderia a PM paulista mesmo que ela tivesse invadido uma creche e descido a borracha em bebês amotinados pelo sumiço das mamadeiras):

A Polícia de São Paulo está de parabéns! Agora chamem o deputado Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, para oferecer o “outro lado”. Ora, a bomba de gás é o lança-perfume do estado democrático quando a tropa de choque da maconha decide afrontá-lo. Essa gente reclama do quê? Que tente uma nova substância: a democracia!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #61 Online: 23 de Maio de 2011, 14:12:30 »
Eu estive na Marcha de São Paulo e ví excessos dois dois lados.

Antes de mais nada, é bom deixar claro que o Barata tem razão. A culpa da repressão não é da PM e sim do MP. A PM simplesmente obedece ordens e faz valer a decisão do judiciário.

A Marcha seria pelo direito à liberdade de expressão, uma vez que novamente aos 48min do segundo tempo  (sexta feira à noite) o judiciario do Estado de São Paulo decidiu proibir as marchas sob o argumento da apologia ao crime.

EU VI exatamente quando a marcha começou: Foi quando um rapaz que estava distribuindo o jornal "O AntiProibicionista" foi detido por apologia ao crime. Na confusão as pessoas tomaram a paulista e começaram a marchar mesmo contra a ordem dos proprios organizadores.

O Choque veio logo atrás, reprimindo com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Começou uma cena de guerra na paulista e foi até a consolação. Pedestres, pessoas que estavam em pontos de onibus ou nos carros também foram afetadas pela artilharia da PM e pelo corre-corre e empurra-empurra dos manifestantes.

Uma vez que a repressão começou, os manifestantes optaram por clamar a legalização da maconha ao invés de liberdade de expressão apenas. Muitos acenderam baseados quando paramos numa praça longe do Choque. Houve muitos gritos ofensivos contra a policia, o que não ajudou em nada.

Infelizmente muitos artistas, politicos e pessoas envolvidas com a mídia e que falam muito antes do evento, tiraram o corpo fora. Ví apenas o Casé da MTV por lá... parece que a Soninha apareceu na delegacia depois mas não a ví.

O + engraçado: Skinheads do lado da polícia.... o que o ódio à uma minoria não faz...

CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Maio de 2011, 15:15:02 »
Quer dizer...se não tivesse apologia, doidões, arruaceiros e bom senso dos demais presentes não teria sido necessário ter descido a borracha.  :P
« Última modificação: 23 de Maio de 2011, 15:21:45 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Maio de 2011, 15:50:34 »
Quer dizer...se não tivesse apologia, doidões, arruaceiros e bom senso dos demais presentes não teria sido necessário ter descido a borracha.  :P

Quer dizer que se não tivesse ocorrido uma proibição absurda aos 48min do segundo tempo, a marcha poderia ter acontecido sem nenhum incidente grave.

Vide marcha do Rio de Janeiro e de Recife.
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 23 de Maio de 2011, 17:34:53 »
Gostaria de saber como é nos EUA, se a santíssima Primeira Emenda resolve esse problema.

Até onde eu sei, a resposta é "sim", pois em casos muito mais graves (para os estadunidenses) a Suprema Corte invocou a Primeira Emenda, como foi o de queimar bandeiras do EUA em sinal de protesto, como explicado a seguir:

Citação de: Conjur
[...]
O caso Texas vs. Johnson, julgado em 1989, qualifica historicamente episódio clássico do constitucionalismo norte-americano relativo à queima da bandeira daquele país. Protestando contra as medidas republicanas do então presidente Ronald Reagan, Gregory Lee Johnson queimou uma bandeira norte-americana, em demonstração feita na cidade de Dallas. Johnson foi preso, condenado a um ano de prisão e a pagamento de multa de dois mil dólares. Todo o procedimento, substantiva e adjetivamente, fizera-se com base nas leis do estado do Texas. Irresignado com a condenação, Johnson conseguiu levar a matéria à Suprema Corte, que reformou as decisões de instâncias inferiores, garantindo-se direito potestativo de manifestação, na forma em que fora condenada. Decidiu-se que não interessa como impopular possa ser a queima da bandeira norte-americana, porém a primeira emenda protegeria esse ato e demais formas de expressão.
[...]
Fonte: Conjur

Nós estamos muito longe do grau de liberdade de expressão do EUA.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 23 de Maio de 2011, 19:45:09 »
Eu sei que existe uma linha tênue entre criticar uma lei e fazer apologia à droga. Pra começo de conversa, a lei que proibe a apologia deveria ser a primeira a cair.  Fazer apologia de algo é nada mais do que omitir sua opinião.

Só que nossos ilustres parlamentares fariam tudo pela metade, como sempre.

Por exemplo, por que se poderia discutir a liberação de uma droga e não a redução da maioridade penal que nossos ilustres parlamentares nem aceitam discutir? Ou por que querem discutir novamente sobre o desarmamento pouco tempo após um referendo que foi feito sobre o mesmo assunto, mas nem aceitam discutir sobre a pena de morte ou prisão perpétua?

Entende? Se for para discutir só o que interessa a eles, é melhor ficar como está.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 23 de Maio de 2011, 23:03:50 »

Foi o que percebi no vídeo... O problema ocorreu quando tentaram invadir a Paulista.
Ao que parece, se tivessem ficado somente no vão, nada teria acontecido...

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #67 Online: 24 de Maio de 2011, 07:27:27 »

Por exemplo, por que se poderia discutir a liberação de uma droga e não a redução da maioridade penal que nossos ilustres parlamentares nem aceitam discutir? Ou por que querem discutir novamente sobre o desarmamento pouco tempo após um referendo que foi feito sobre o mesmo assunto, mas nem aceitam discutir sobre a pena de morte ou prisão perpétua?

Imagine vc ser acusado de apologia ao crime ao ir se manifestar a favor da redução da maioridade penal, já que colocar um menor de 18 anos na cadeia seria considerado crime hoje? O que "eles" querem discutir ou não é irrelevante para a vontade das pessoas se manifestarem e fazerem pressão.

Entende? Se for para discutir só o que interessa a eles, é melhor ficar como está.

Isso não faz o menor sentido.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 24 de Maio de 2011, 20:24:18 »

Imagine vc ser acusado de apologia ao crime ao ir se manifestar a favor da redução da maioridade penal, já que colocar um menor de 18 anos na cadeia seria considerado crime hoje? O que "eles" querem discutir ou não é irrelevante para a vontade das pessoas se manifestarem e fazerem pressão.

Isso não faz o menor sentido.

Tentarei me expressar melhor, ao que parece vc não entendeu o que eu quis dizer.

Vc diz  que ter direito a expressar uma opinião sobre a liberação das drogas é certo, ok...concordo com isso.

O que eu questionava era se nossos ilustres parlamentares estariam dispostos a também, por exemplo, fazer uma votação pública para discutir a maioridade penal, se deve ser reduzida ou não, se deve ser instituida a pena de morte ou perpétua, se um deputado corrupto deveria cumprir 20 anos de cadeia em regime fechado como acontece nos EUA se cometeu um crime grave...

Entendeu? Porque me parece que por trás  de todo movimento, seja lá qual for, sempre haverá um grupo escondido nas sombras defendendo sabe-se lá que interesses.

Vc quer a liberação da maconha porque acha que é apenas um cigarro normal, ok...mas tb tenha em mente que com certeza tb existe um bando de gente interessada apenas em facilitar a vida de traficantes de drogas mais pesadas.

Sempre fico com um pé atrás quando alguns ilustres parlamentares aparecem do nada defendendo liberação de drogas, desarmamentos e sei lá mais o que sendo que vc conhece muito bem o passado sujo de muitos deles.

Entende?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Maio de 2011, 20:29:44 »
Bem colocado...

Essa abordagem de que é só um cigarrinho é muito ingênua. Existem muitos intereesses econômicos.

Imagine a British Tabacco (Souza Cruz) produzindo e distribuindo baseadinhos worldwide.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #70 Online: 24 de Maio de 2011, 20:43:45 »
Bem colocado...

Essa abordagem de que é só um cigarrinho é muito ingênua. Existem muitos intereesses econômicos.

Imagine a British Tabacco (Souza Cruz) produzindo e distribuindo baseadinhos worldwide.

A Souza Cruz faz lobby para com os liberais brasileiros.  ::)
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #71 Online: 24 de Maio de 2011, 21:50:47 »
"...vão ficar grampeados no 12 iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii......."
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 24 de Maio de 2011, 22:14:28 »
Bem colocado...

Entendeu meu modo de pensar?

Bom, ligo a tv e vejo um bando de parlamentares que nunca estiveram nem aí para problemas graves que vêm se arrastando há décadas aparecerem do nada para defenderem em briga de faca este ou aquele projeto que aparentemente não afetará a vida de ninguém, além a dos próprios usuários.

Um quer desarmamento da população, outro defende o direito a fumar a maconhinha diária, todos eles arrotando que tudo faz parte da democracia e coisa tal...mas quando alguém propõe votar algo como os casos que citei acima e que não trariam benefício para qualquer um deles, nem mesmo aceitam discutir,  afinal é algo imutável de acordo com a Constituição, mais aquelas desculpas de sempre.

Não me passa pela cabeça que movimentos assim apareçam do nada, em vários países e ao mesmo tempo sem que alguém esteja fazendo lobby por baixo dos panos para defender interesses de gente mais poderosa que eles mesmos, gente que banca as campanhas deles ou que paga propina a  todos eles.

Os usuários do cigarrinho podem até pensar que estão defendendo apenas seus interesses, mas não estão.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Maio de 2011, 07:36:25 »
Tentarei me expressar melhor, ao que parece vc não entendeu o que eu quis dizer.

Vc diz  que ter direito a expressar uma opinião sobre a liberação das drogas é certo, ok...concordo com isso.

O que eu questionava era se nossos ilustres parlamentares estariam dispostos a também, por exemplo, fazer uma votação pública para discutir a maioridade penal, se deve ser reduzida ou não, se deve ser instituida a pena de morte ou perpétua, se um deputado corrupto deveria cumprir 20 anos de cadeia em regime fechado como acontece nos EUA se cometeu um crime grave...

Entendeu? Porque me parece que por trás  de todo movimento, seja lá qual for, sempre haverá um grupo escondido nas sombras defendendo sabe-se lá que interesses.

Vc quer a liberação da maconha porque acha que é apenas um cigarro normal, ok...mas tb tenha em mente que com certeza tb existe um bando de gente interessada apenas em facilitar a vida de traficantes de drogas mais pesadas.

Sempre fico com um pé atrás quando alguns ilustres parlamentares aparecem do nada defendendo liberação de drogas, desarmamentos e sei lá mais o que sendo que vc conhece muito bem o passado sujo de muitos deles.

Entende?

Ah, que por trás de qualquer movimento podem existir (e provavelmente existe) grupos procurando ver na mudança uma vantagem para eles, não tenho dúvida. Isto não tira a legitimidade do movimento e muito menos dos argumentos favoráveis. É mais uma identificação das facetas da situação, que deve ser discutida.

Por mais que isso não seja exercido tão bem, cabe a sociedade falar como quer que a banda toque. Se a sociedade acha nefasta a ideia da Souza Cruz comercializando um produto que teria um grande mercado, que se coloque isso e diga que na mudança, não quer empresas de cigarro comercializando tal bem.

Sugerir que é melhor ficar estagnado para sempre por causa disto é que não dá. Eu diria que há interesses muito mais obscuros e criminosos que querem manter tudo como está. Você poderia achar que está defendendo só seus interesses, mas está mantendo o terreno fértil para outros.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 25 de Maio de 2011, 20:00:29 »
Sugerir que é melhor ficar estagnado para sempre por causa disto é que não dá. Eu diria que há interesses muito mais obscuros e criminosos que querem manter tudo como está. Você poderia achar que está defendendo só seus interesses, mas está mantendo o terreno fértil para outros.

Reparou no link que postei há algum tempo? Até em alguns países europeus já deram para trás, se arrependeram depois de ver os resultados de maior tolerância a drogas, o que te faz pensar que aqui seria diferente?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!