Autor Tópico: Viagens Interestelares e Intergaláticas Rápidas.  (Lida 33182 vezes)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
Re: Viagens Interestelares e Intergaláticas Rápidas.
« Resposta #175 Online: 27 de Junho de 2011, 07:26:24 »
A viagem que eu faço ao pular pode ser uma viagem de qualquer nível desde o interplanetário ao inter galático se voce tiver uma ótica pessoal poderosa! O que leva a crer que mais sentido que fazer uma viagem dessas é saber a compreensão que temos do universo! Compreendemos a teoria do caos sem perceber-mos na sua totalidade sua extensão. Assim, se formos nos impossibilitando por restrições a nossos próprios recursos, ficaremos aonde já estamos, ou seja de volta do pulo!

Sergio, porque será que eu nunca entendo quase nada do que você posta? :D

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #176 Online: 27 de Junho de 2011, 08:26:11 »
Ola Pessoal,

Em um universo oscilante, a MQ "garante"(acho que ainda tá em discussão) que algo é sempre "esquecido", de modo que o novo universo é um pouco diferente do universo anterior.

Pelo que entendi (ou penso que), isto é fundamental, pois do contrário a entropia garantiria que esta oscilação pararia (se é um ciclo infinito para o passado, então já deveria ter chegado ao ponto em que um dos ciclos teria expansão infinita).

De qqer maneria, se o ciclo é infinito, então a possibilidade que qqer uma das possíveis configurações tenha se repetido infinitas vezes é 1. Ou seja, já tivemos infinitas vezes este mesmo papo, da mesma maneira. Outras infinitas, o mesmo papo, de maneira diferente, outras infintas nem nos "conhecemos" ou nem nascemos.

Abs
Felipe

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #177 Online: 27 de Junho de 2011, 10:15:35 »
Será que os "dejavus" vem daí?   :hein:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #178 Online: 27 de Junho de 2011, 14:46:35 »
A viagem que eu faço ao pular pode ser uma viagem de qualquer nível desde o interplanetário ao inter galático se voce tiver uma ótica pessoal poderosa! O que leva a crer que mais sentido que fazer uma viagem dessas é saber a compreensão que temos do universo! Compreendemos a teoria do caos sem perceber-mos na sua totalidade sua extensão. Assim, se formos nos impossibilitando por restrições a nossos próprios recursos, ficaremos aonde já estamos, ou seja de volta do pulo!

Sergio, porque será que eu nunca entendo quase nada do que você posta? :D
Ainda bem que quase!   :hein:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #179 Online: 28 de Junho de 2011, 11:22:56 »
Esta iniciativa da DARPA em conseguir um meio de realizar viagens interestelares certamente é consequencia da descoberta de centenas de planetas possivelmente habitáveis orbitando outras estrelas.

Certamente eles não revelam à população em geral muitas das coisas que descobrem a respeito deste assunto - exoplanetas. Mas os dados que eles tem em mãos sobre estes exoplanetas habitaveis devem ser bem otimistas para chegarem a promover simposios sobre o tema "viagens interestelares." Coisa, quem um tempo atrás, acredito seria motivo de piada, inclusive para os dirigentes da DARPA.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #180 Online: 11 de Agosto de 2011, 14:42:34 »
Encontrado anel de antimatéria ao redor da Terra

Foguetes de antimatéria

Alessandro Bruno, outro membro da equipe, afirma que essa antimatéria presa nos cinturões de radiação da Terra poderá ser útil no futuro para abastecer naves espaciais.

Os foguetes poderiam ser alimentados pela reação entre matéria e antimatéria, uma reação que produz energia de forma muito mais eficiente do que a própria fusão nuclear que ocorre no núcleo das estrelas.

"Esta é a fonte mais abundante de antiprótons nas proximidades da Terra", diz Bruno. "Quem sabe, um dia uma nave espacial poderia ser lançada e, em seguida, reabastecer no cinturão de radiação interno, antes de viajar para mais longe."

E há vários postos de combustível de antimatéria pelo Sistema Solar: os anéis de radiação de todos os planetas contêm antiprótons.

Especialmente em planetas gigantes, como Saturno e Júpiter, deve haver um estoque de antimatéria milhões ou até bilhões de vezes maior do que o da Terra, o que alimenta as esperanças de viagens bem mais distantes.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=anel-antimateria-redor-terra&id=010830110808

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #181 Online: 11 de Agosto de 2011, 21:48:06 »
Penso que uma viagem intergalática num intervalo de vida humane se relaciona diretamente com uma viagem no tempo...afinal, seria necessário ultrapassar c.

Seguindo a idéia, acredito impossível uma viagem a um tempo passado.(Ao menos impossível que algo mais que uma partícula possa fazer isso). Se possível fosse, alguém de 3512 já teria viajado para o passado e levado o conhecimento com ele para 3417, dái outra viagem ocorreria....até que hoje(2011) teríamos recebido o conhecimento e já repassado para o passado(?).

Continuando a "viagem na batatinha", se para o passado é impossível, e como "matematicamente" viajar para o passado ou para o futuro é tem as mesmas implicações , também é impossível viajar para o futuro.

Por fim, a viagem intergalática proposta também seria impossível! Acredito mesmo que teremos que nos contentar com nosso sistema solar!
:)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 11 de Agosto de 2011, 22:24:10 »
Viajar para o futuro não somente é possível como acontece a todo momento. São os efeitos relativísticos e não violam nenhum paradigma como o efeito vir antes da causa. Por outro lado, viagem interestelar não significa viajar a uma velocidade maior que c, já que poderia ser utilizada a geometria espacial do universo

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #183 Online: 11 de Agosto de 2011, 23:10:19 »
Viajar para o futuro não somente é possível como acontece a todo momento. São os efeitos relativísticos e não violam nenhum paradigma como o efeito vir antes da causa. Por outro lado, viagem interestelar não significa viajar a uma velocidade maior que c, já que poderia ser utilizada a geometria espacial do universo
Bem...a viajem para o futuro é diferente de uma simples distorção no tempo! Fazer o tempo passar mais rápido não pe exatamente "viajar no tempo", pois o ultimo também implicaria num efeito sem causa(?)...(Confesso que é pura "filosofia" minha, ficarei contente em ler opiniões contrárias.)

Quanto a viagem intergalática...fiquei foi com uma dúvida.
Qual a diferença entre viajar acima de c ou digamos "saltar" pela geometria do espaço? Tecnicamente...O simples fato de você disparar um laser e mudar de posição no espaço a tempo de ser atingido por ele, é "viajar" mais rápido que a luz.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #184 Online: 12 de Agosto de 2011, 09:13:33 »
Penso que uma viagem intergalática num intervalo de vida humane se relaciona diretamente com uma viagem no tempo...afinal, seria necessário ultrapassar c.

Seguindo a idéia, acredito impossível uma viagem a um tempo passado.(Ao menos impossível que algo mais que uma partícula possa fazer isso). Se possível fosse, alguém de 3512 já teria viajado para o passado e levado o conhecimento com ele para 3417, dái outra viagem ocorreria....até que hoje(2011) teríamos recebido o conhecimento e já repassado para o passado(?).

Continuando a "viagem na batatinha", se para o passado é impossível, e como "matematicamente" viajar para o passado ou para o futuro é tem as mesmas implicações , também é impossível viajar para o futuro.

Por fim, a viagem intergalática proposta também seria impossível! Acredito mesmo que teremos que nos contentar com nosso sistema solar!

Acho que nosso tempo é imutável. Se alguém voltar ao passado, criará uma nova realidade que estará inserido. Digo, nós, em 2011 continuamos como estamos. Se alguém voltar para 1961 e mudar todo o futuro, nosso futuro em 2011 terá um outro paralelo 2011b. Não acho que seja igual em "De volta para o futuro".
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #185 Online: 12 de Agosto de 2011, 09:14:26 »
Bem...a viajem para o futuro é diferente de uma simples distorção no tempo! Fazer o tempo passar mais rápido não pe exatamente "viajar no tempo", pois o ultimo também implicaria num efeito sem causa(?)...(Confesso que é pura "filosofia" minha, ficarei contente em ler opiniões contrárias.)

Quanto a viagem intergalática...fiquei foi com uma dúvida.
Qual a diferença entre viajar acima de c ou digamos "saltar" pela geometria do espaço? Tecnicamente...O simples fato de você disparar um laser e mudar de posição no espaço a tempo de ser atingido por ele, é "viajar" mais rápido que a luz.

Não. Eu penso que é cortar caminho, ou pegar um atalho.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #186 Online: 12 de Agosto de 2011, 09:31:08 »

Não. Eu penso que é cortar caminho, ou pegar um atalho.

Bem...em principio seria como ir de um ponto "A" pára um ponto "B" sem passar pelos "pontos" intermediários.
Em conceito dá pra imaginar. Mas na prática, não me parece possível algo além de ondas/partículas (e olhe lá!) possa fazer isso um dia. Sinceramente, me parece impossível uma estrutura complexa qualquer passar por essa experiência. (opinião pessoal, é verdade!)

Embora posso admitir que o efeito num entrelaçamento quântico faz (aparentemente)exatamente isso! Ainda assim, (aparentemente) o efeito não é causado por ondas ou partículas.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #187 Online: 16 de Agosto de 2011, 12:52:09 »
o efeito num entrelaçamento quântico faz (aparentemente)exatamente isso! Ainda assim, (aparentemente) o efeito não é causado por ondas ou partículas.

Entrelaçamento quântico, eis a QUESTÃO! Seria a demonstração da existência do mundo espiritual e afins??? :D

Falando sério, este efeito, ao meu ver, é a demonstração de que realmente existe esta possibilidade de se pegar atalhos no espaço/tempo para se chegar do ponto A ao ponto B instantaneamente. O problema é saber como isto ocorre exatamente.

Se não há como nada se deslocar a uma velocidade superior a da luz e, também, não existe fluxo algum de energia, particulas ou seja lá o que for entre A e B, só se pode imaginar que tal fenômeno utilize mecanismos teóricos de deslocamento espacial tais como buracos de minhoca, dobras espaciais... claro, não que seja exatamente isto, mas algo semelhante em princípio.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 16 de Agosto de 2011, 14:49:25 »
o efeito num entrelaçamento quântico faz (aparentemente)exatamente isso! Ainda assim, (aparentemente) o efeito não é causado por ondas ou partículas.

Entrelaçamento quântico, eis a QUESTÃO! Seria a demonstração da existência do mundo espiritual e afins??? :D

Falando sério, este efeito, ao meu ver, é a demonstração de que realmente existe esta possibilidade de se pegar atalhos no espaço/tempo para se chegar do ponto A ao ponto B instantaneamente. O problema é saber como isto ocorre exatamente.

Se não há como nada se deslocar a uma velocidade superior a da luz e, também, não existe fluxo algum de energia, particulas ou seja lá o que for entre A e B, só se pode imaginar que tal fenômeno utilize mecanismos teóricos de deslocamento espacial tais como buracos de minhoca, dobras espaciais... claro, não que seja exatamente isto, mas algo semelhante em princípio.

O emaranhamento quântico (emaranhamento é o jargão usado na área, não entrelaçamento, que é tradução de jornalista) não permite o envio de informação acima da velocidade da luz nem a quebra da causalidade. Tem um tópico antigo sobre o assunto em que eu explico o porque disso, mas não encontro agora.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #189 Online: 16 de Agosto de 2011, 15:39:44 »
Já comentaram comigo aqui antes sobre este tópico, mas procurei e não achei também.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #190 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:16:31 »
Post gigante do Angelo Melo:

../forum/topic=13124.25.html#msg243500

Algumas analogias feitas por mim e pelo Dr Manhattan:

../forum/topic=24456.0.html#msg588966

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #191 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:30:39 »
Certo. Pelo que entendi do post do Angelo, não há utilidade prática para este fenômeno na utilização em comunicações instantaneas. Mas, mesmo assim, ainda continua existindo uma correspondência INSTANTÂNEA entre os dois elétrons emaranhados, mesmo não havendo nehuma transmissão de algo entre as duas partículas emaranhadas. Como, além disto, nada pode ser mais rápido do que a luz, continuo me perguntando: que porra é esta? :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #192 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:44:18 »
Pense numa moeda comum rodopiando no ar. Você não pode dizer que ela está dando cara ou coroa, porque ainda está rodopiando no ar. Mas então, se você realizar um experimento -- deixar a moeda pousar na mesa e olhar para ela, neste caso -- você determina UMA informação e infere outra. Ou seja, você vê se a moeda exibe cara ou coroa, e infere automaticamente que o lado oculto da moeda é coroa ou cara.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #193 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:51:31 »
Mas no seu exemplo, o "cara" está ligado fisicamente ao "coroa", mas no caso dos elétrons o "cara" pode estar a anos luz de distãncia do "coroa", como você bem disse no seu post naquele tópico que passou o link.
Se não há nenhum tipo de transferência de energia, partículas ou seja lá o que for entre os dois elétrons emaranhados, é bem complicado imaginar como é que ocorre tal correspondência instantânea.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #194 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:58:12 »
Este é o problema com analogias. Nenhuma delas corresponde 100% ao caso real. Mas enfim, o fato das partículas estarem distantes não muda o fato que a determinação do estado de uma automaticamente determina o estado da outra. Com a moeda também é assim, se você parar para pensar. Você não viu o outro lado, não moveu a moeda e tal; mas sabe por inferência que se a face aberta deu cara, a face oculta só pode ter dado coroa.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 17 de Agosto de 2011, 18:44:41 »
Como, além disto, nada pode ser mais rápido do que a luz, continuo me perguntando: que porra é esta? :D

Correção. Nenhuma informação pode ser transmitida mais rápida que a luz (existem vários exemplos de fenômenos que aparentemente são superluminais, mas que de fato não transmitem nenhum sinal e não violam a causalidade, o mais simples deles é a projeção de um laser a uma grande distância, na superfície da lua, por exemplo. Se você mover o laser, o ponto luminoso percorrerá a superfície da lua em uma velocidade maior que c).

Como eu demonstrei no link acima, o fato de a determinação do estado de uma partícula automaticamente determinar o estado da outra não transmite qualquer informação a respeito. É necessário também o envio de um sinal por um canal clássico para que ocorra a transmissão de informação.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #196 Online: 18 de Agosto de 2011, 09:48:53 »
... essa história do ponto luminoso andar mais velozmente que c sempre me confundiu, para falar a verdade :-)

Não é como se um feixe de laser fosse um corpo infinitamente rígido, afinal. Os fótons do feixe não poderiam se comportar como gotículas de água numa mangueira, atingindo intermitentemente a superfície de um corpo muito afastado? É assim que vejo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 18 de Agosto de 2011, 09:53:41 »
Que eu saiba, é assim mesmo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #198 Online: 18 de Agosto de 2011, 10:10:05 »
Pois então, não haveria uma "varredura superluminal contínua", nem nada. Apenas pacotes de fótons chegando em pontos diferentes da superfície de maneira dispersa.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 18 de Agosto de 2011, 11:02:55 »
Isso =)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!