Bem, olhando friamente para a História, observar-se-á que Portugal pouca coisa representava para a Europa antes do período das navegações do final da Idade Média. Eles tiveram a oportunidade e a deixaram passar.
Será que foi porque antes não existia Portugal?
Aliás, ninguém percebe que na Europa surge o império romano, e depois guerras e comércio no mediterrâneo. E num passe de mágica o mediterraneo não existe mais? E a "Europa" vai um pouco mais pra cima? Historicamente falando.
Eu sei que é feio "falar mal" dos muçulmanos mas.... A Europa foi invadida pelos muçulmanos. Os vikings e afins invadiram a parte de cima da Europa, os outros povos gêrmanicos conviviam com o império romano tipo num acordo.
Mas os islamicos dominaram parte do que seria portugal, e um pouco da espanha, e a região da europa banhada pelo mar mediterraneo. Demorou séculos até que reconquistassem a Europa dos muçulmanos. Não dá tempo de ficar navegando por aí, sem saber o que iria encontrar.
400 toneladas antes da Revolução Indústrial, método científicos, etc. Realmente impressionante, na minha visão de leigo no assunto.
Vai de encontro com a minha tese de que a economia européia decolou antes e impulsionou a ciência e indústria.
A Europa é incrível por causa disso. Ela sobreviveu ao Império Romano, as invasões bárbaras, as invasões muçulmanas, ao catolicismo, a peste negra, a fome, e muitas outras guerras e crises.