E digo mais: por que será que nós, que somos PENSANTES
, ATIVOS
, CRÍTICOS
estamos aqui SENTADOS TECLANDO NO FÓRUM DA INTERNET??????
Isso de brasileiro ser passivo é meio clichê, eu acho. Brasileiro é muito engajado. O chato é que costuma ser engajado nos seus interesses individuais. A gente não parece ligar muito pra isso de coletividade, né?
Eu faria a pergunta de outra forma: Vc está fazendo alguma coisa pra mudar algo que acha absurdo? Não? Por que você é tão passivo? Sim, então o que é?
Uma vez fui em uma dita manifestação, em uma praça da minha cidade. Chegando lá descobri que o protesto deles seria simbolizado por pombinhas brancas sendo soltas. Depois de rir bastante disso, voltei pra casa pois tenho mais o que fazer.
Outra vez, dentro de um ônibus ultra lotado, comecei a dizer que tinhamos que ir na frente da prefeitura e queimar um onibus lá, visto que todos sabem que há um monopolio, tendo direito de explorar o transporte publica somente uma unica empresa, certamente com influencias dentro da prefeitura. Todos começaram a me olhar como se eu fosse louco e a rir.
Certamente não vou ir eu e meia duzia de pessoas levar porrada da policia sozinhos e pra sairmos ainda como só um bando de vandalos e marginais, que é o que a imprensa vai divulgar. Nem vou perder meu tepo soltando pombinhas na praça central da cidade.
Se tivermos que cobrar responsabilidades, certamente o pessoal de regiões mais desenvolvidas, como a sudeste e a sul, é que deveriam puxar este movimento de revolta no Brasil, pois por menos que existam, a maior concentração de pessoas criticas e esclarecidas está lá. Qutantidade é indispensavel para que este tipo de coisa funcione e tenha pressão suficiente para resultar em em beneficios.