Autor Tópico: Por que nós brasileiros somos tão passivos?  (Lida 12447 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Por que nós brasileiros somos tão passivos?
« Resposta #75 Online: 12 de Junho de 2011, 03:30:05 »
Adriano, ficar com sarcasmo quando o seu interlocutor esta falando serio é no minimo falta de educação, se não quer debater, não debata.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #76 Online: 12 de Junho de 2011, 08:23:18 »
Curioso essa visão de que a classe política não faz parte dos brasileiros. A passividade dos não políticos em não fazer política é substituida pela, comum e corriqueira, e também gigantesca, capacidade analítica que estes tem da classe política. É muito mais fácil falar mal (essa situação demonstra o bom entendimento de política no senso comum) e com isso se sentir superior a "maldita corja" de políticos que nada fazem, segundo os inalcancáveis ideais políticos da classe não política.

Inalcancáveis ideais políticos da classe não política??? Acorda Adriano, a maioria da população não tem acesso a serviço básicos de qualidade, tal qual saúde, educação e justiça. Você vive em qual país, pois pela sua visáo me parece que nao é no Brasil.

E você coloca as coisas como se fosse muito facil "simplesmente" se candidatar a vereador ou deputado e ir lá mudar tudo. Esta é uma visao de quem nao conhece o que ocorrer nos bastidores de camaras, assembleias legislativas e gabinetes. Existe toda uma estrutura mafiosa envolvida, onde primeiramente será muito dificil voce sequer se eleger sem a ajuda dos políticos já dominantes. E se conseguir se eleger sem apoio da corja, de alguma maneria de forma independente, chegando na camara municipal, na assembleia ou congresso terá que seguir as regras impostas por eles e dançar conforme a musica DELES, senão corre o risco de náo ser apoiado por quase ninguém e ainda por cima ser boicotado, caluniado e, em ultima instancia, assassinado por quem náo gosta de gente atrapalhando seus esquemas gigantes de enriquecimento ilicito.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #77 Online: 12 de Junho de 2011, 08:30:18 »
ByteCode,

A primeira resporta a médio prazo é o voto.
Não espere atitudes sociais do povo brasileiro.
O voto, quando canalizado em um bom canditado ao Governo, funcionar melhor. Vide Lula.

Apesar de concordar que o Lula foi o presidente menos pior da era pós ditadura, não tenho cofiança nenhuma na nossa democracia ilusória enquanto náo houver uma reforma política aprofundada em nosso país. Nosso sistema político é ultrapassado, cheio de vicios e brechas. Não tem como resultar coisas boas disto aí. Náo tem como plantar cebola e querer colher beterraba, justamente isto é o que quer alguém que investe no atual sistema político querendo colher dele bons frutos.

O brasileiro se convence pela opinião da maioria. É o tal "efeito manada", infelizmente, mas pode funcionar neste médio prazo.

Creio eu.

Sou pessimista neste sentido, se continuarmos neste ritimo as mudanças virão a longo longo longo prazo... quem sabe nossos bisnetos comecem a pegar algo bem mais a altura de uma boa qualidade de vida em nosso país.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #78 Online: 12 de Junho de 2011, 08:39:54 »
Se tivermos que cobrar responsabilidades, certamente o pessoal de regiões mais desenvolvidas, como a sudeste e a sul, é que deveriam puxar este movimento de revolta no Brasil, pois por menos que existam, a maior concentração de pessoas criticas e esclarecidas está lá. Qutantidade é indispensavel para que este tipo de coisa funcione e tenha pressão suficiente para resultar em em beneficios.

Nossa, entao nós aqui no NE podemos ficar de braços cruzados, deitados em redes a beira-mar, tomando água de coco, esperando vcs aí do Sul super desenvolvido resolverem as coisas.

Eu tamém não sou do sudeste nem do sul, sou do centro oeste. E eu nao afirmei que devemos deixar tudo por conta das regiões mais desenvolvidas, mas sim que a responsabilidade de liderar tal levante seria deles, pois lá é onde se concentra a enorme maioria de pessoas esclarecidas e dipostas a fazer algo. E, como ja afirmei antes, para algo assim é fundamental quantidade. Não adianta muita ideologia na cabeça se não tem mais ninguem para dar força a ela.

Estou meio enferrujado em História, mas e aquelas revoltas que ocorreram no Brasil na época do Império, se nao me engano, Farroupilha, Confederação do Equador, etc, não foram revoltas populares?

Coisas muito antigas e muito pontuais e esporádicas. Não dá de viver de passado e se orgulhar disso, teriamos que agir agora.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #79 Online: 12 de Junho de 2011, 10:53:51 »
Adriano, ficar com sarcasmo quando o seu interlocutor esta falando serio é no minimo falta de educação, se não quer debater, não debata.
Já pedi desculpas e foi a melhor maneira de intervir com o meu ponto de vista, que como já tinha citado, é altamente criticado e não aceito pela maioria. Não quero mudar a cabeça de ninguém e nem é um dos meus temas preferidos. Mas também posso falar mal da população para ficar bem na foto com a galera, só estava querendo ser autêntico  :)

Curioso essa visão de que a classe política não faz parte dos brasileiros. A passividade dos não políticos em não fazer política é substituida pela, comum e corriqueira, e também gigantesca, capacidade analítica que estes tem da classe política. É muito mais fácil falar mal (essa situação demonstra o bom entendimento de política no senso comum) e com isso se sentir superior a "maldita corja" de políticos que nada fazem, segundo os inalcancáveis ideais políticos da classe não política.

Inalcancáveis ideais políticos da classe não política??? Acorda Adriano, a maioria da população não tem acesso a serviço básicos de qualidade, tal qual saúde, educação e justiça. Você vive em qual país, pois pela sua visáo me parece que nao é no Brasil.
Talvez eu seja até de outro planeta, simplesmente por ser "intolerante" e não concordar com sua visão apocalípitica da política.  ::)

E você coloca as coisas como se fosse muito facil "simplesmente" se candidatar a vereador ou deputado e ir lá mudar tudo. Esta é uma visao de quem nao conhece o que ocorrer nos bastidores de camaras, assembleias legislativas e gabinetes. Existe toda uma estrutura mafiosa envolvida, onde primeiramente será muito dificil voce sequer se eleger sem a ajuda dos políticos já dominantes. E se conseguir se eleger sem apoio da corja, de alguma maneria de forma independente, chegando na camara municipal, na assembleia ou congresso terá que seguir as regras impostas por eles e dançar conforme a musica DELES, senão corre o risco de náo ser apoiado por quase ninguém e ainda por cima ser boicotado, caluniado e, em ultima instancia, assassinado por quem náo gosta de gente atrapalhando seus esquemas gigantes de enriquecimento ilicito.
Vou realmente aprender com quem tem o que ensinar, já que sou muito intolerante com idéias diferentes, e ouso aqui, ter uma pensamento diferente. Obrigado por me esclarecer sobre o sinistro e sombrio mundo da política  ::)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #80 Online: 12 de Junho de 2011, 10:57:58 »
Se tivermos que cobrar responsabilidades, certamente o pessoal de regiões mais desenvolvidas, como a sudeste e a sul, é que deveriam puxar este movimento de revolta no Brasil, pois por menos que existam, a maior concentração de pessoas criticas e esclarecidas está lá. Qutantidade é indispensavel para que este tipo de coisa funcione e tenha pressão suficiente para resultar em em beneficios.

Nossa, entao nós aqui no NE podemos ficar de braços cruzados, deitados em redes a beira-mar, tomando água de coco, esperando vcs aí do Sul super desenvolvido resolverem as coisas.

Eu tamém não sou do sudeste nem do sul, sou do centro oeste. E eu nao afirmei que devemos deixar tudo por conta das regiões mais desenvolvidas, mas sim que a responsabilidade de liderar tal levante seria deles, pois lá é onde se concentra a enorme maioria de pessoas esclarecidas e dipostas a fazer algo. E, como ja afirmei antes, para algo assim é fundamental quantidade. Não adianta muita ideologia na cabeça se não tem mais ninguem para dar força a ela.
Então você deve concordar comigo que os países mais desenvolvidos tem uma responsabilidade muito maior com todo o planeta, inclusive a questão econômica e social dos outros países. A política e a economia internacional são questões muito sérias para nos atentarmos apenas a governança  deste restrito espaço geográfico que habitamos, num contexto tão globalizado  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #81 Online: 12 de Junho de 2011, 12:08:56 »
ByteCode,

O voto, quando canalizado em um bom canditado ao Governo, funcionar melhor. Vide Lula.

Apesar de concordar que o Lula foi o presidente menos pior da era pós ditadura, não tenho cofiança nenhuma na nossa democracia ilusória enquanto náo houver uma reforma política aprofundada em nosso país. Nosso sistema político é ultrapassado, cheio de vicios e brechas. Não tem como resultar coisas boas disto aí. Náo tem como plantar cebola e querer colher beterraba, justamente isto é o que quer alguém que investe no atual sistema político querendo colher dele bons frutos.
Eu penso que realmente não se colhe beterraba e tal.
Agora, a história da humanidade se resume em corrigir os erros que outras nossos antepassados cometeram tentando corrigir os erros dos antepassados deles, e assim por diante. Se esse é o sistema político que tá aí, É O QUE TEM PRA HOJE, sabe. Vamos fazer o que pudermos, até mesmo pra ganhar tempo até alguém mais criativo/poderoso implantar uma idéia melhor.
A reflexão serve para nos dar noção dos limites, e não nos fazer desistir.
Por isso, eu fico com o Adriano. Mesmo porque fazer política não é só política institucional, vocês sabem.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 12 de Junho de 2011, 15:24:15 »

Estou meio enferrujado em História, mas e aquelas revoltas que ocorreram no Brasil na época do Império, se nao me engano, Farroupilha, Confederação do Equador, etc, não foram revoltas populares?

Coisas muito antigas e muito pontuais e esporádicas. Não dá de viver de passado e se orgulhar disso, teriamos que agir agora.

Mas todas as manifestações populares (em qualquer lugar) são pontuais e esporádicas, caso contrário viveríamos em eterna anarquia. Mesmo quando ocorrem, as manifestações não envolvem TODOS os indivíduos ao mesmo tempo, mas uma parcela que acaba por direcionar o movimento. Isso é verdade mesmo em grandes revoluções como a Americana e a Francesa. No caso da Francesa, por exemplo, foi comandada por um grupo de pessoas e mais concentrada em Paris, utilizando como massa os pobres da cidade. Se olharmos também as manifestações que ocorrem hoje, vemos que além de haver uma liderança que direcione o movimento, deve também haver uma juventude inconformada e participativa. Esses elementos se reúnem apenas de tempos em tempos: aconteceu nos anos 60, aconteceu no início dos anos 80, aconteceu no período Collor. Hoje existe alguém que possa ser apontado como uma liderança para a juventude? Essa juventude encontra-se engajada politicamente? Talvez com as redes sociais possa haver uma mudanças nesses parâmetros (como aconteceu no Irã, como acontece hoje aqui em Natal), mas sem uma liderança acredito que o movimento logo se disperse por faltar quem o alimente. Respondendo então: somos tão passivos assim? A resposta é não. Existem períodos históricos de passividade apenas. Tanto aqui quanto na Suécia. :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 12 de Junho de 2011, 16:13:03 »
[...]
Respondendo então: somos tão passivos assim? A resposta é não. Existem períodos históricos de passividade apenas. Tanto aqui quanto na Suécia. :)

Eu entendo que a maioria do povo é passiva na maior parte do tempo, somente esboçando reações quando insufladas por alguém habilidoso ou por algum motivo (aparentemente) muito, mas muito forte.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 12 de Junho de 2011, 16:23:46 »
[...]
Respondendo então: somos tão passivos assim? A resposta é não. Existem períodos históricos de passividade apenas. Tanto aqui quanto na Suécia. :)

Eu entendo que a maioria do povo é passiva na maior parte do tempo, somente esboçando reações quando insufladas por alguém habilidoso ou por algum motivo (aparentemente) muito, mas muito forte.

O motivo pode ser algo bem banal, mas que naquele contexto se tornou a gota d'água. É como se uma população sofresse as mais diversas atrocidades e aguentasse tranquila até que alguém diga: acabou o cafezinho! :histeria:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #85 Online: 13 de Junho de 2011, 09:54:47 »
Sou pessimista neste sentido, se continuarmos neste ritimo as mudanças virão a longo longo longo prazo... quem sabe nossos bisnetos comecem a pegar algo bem mais a altura de uma boa qualidade de vida em nosso país.

Pois é. Concordo, pois desde que eu me entendo por gente, meus pais e meus avós, o Norte/Nordeste do país precisava de ajuda.

Este longo longo longo tempo que você mencionou já vem sofrido mudanças significativas, no médio prazo (que eu estimei nestes últimos 8 anos).

Antes disto, com certeza, minha opinião seria exatamente como a sua.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #86 Online: 13 de Junho de 2011, 10:27:28 »
ByteCode,

Eu penso que realmente não se colhe beterraba e tal.
Agora, a história da humanidade se resume em corrigir os erros que outras nossos antepassados cometeram tentando corrigir os erros dos antepassados deles, e assim por diante. Se esse é o sistema político que tá aí, É O QUE TEM PRA HOJE, sabe. Vamos fazer o que pudermos, até mesmo pra ganhar tempo até alguém mais criativo/poderoso implantar uma idéia melhor.
A reflexão serve para nos dar noção dos limites, e não nos fazer desistir.
Por isso, eu fico com o Adriano. Mesmo porque fazer política não é só política institucional, vocês sabem.

Concordo com você em partes. Ocorre que, sem estas mudanças fundamentais na forma de realizar a política em nosso país, vai chegar em um ponto onde não haverá mais como progredir, pois a máquina estatal ficará totalmente emperrada. O atual sistema político é um enorme delimitador de até onde podemos chegar como nação desenvolvida. E penso que já estamos bem próximos do limite de progresso permitido pelo atual sistema (não só politicamente falando).

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #87 Online: 13 de Junho de 2011, 10:44:29 »

Mas todas as manifestações populares (em qualquer lugar) são pontuais e esporádicas, caso contrário viveríamos em eterna anarquia. Mesmo quando ocorrem, as manifestações não envolvem TODOS os indivíduos ao mesmo tempo, mas uma parcela que acaba por direcionar o movimento. Isso é verdade mesmo em grandes revoluções como a Americana e a Francesa. No caso da Francesa, por exemplo, foi comandada por um grupo de pessoas e mais concentrada em Paris, utilizando como massa os pobres da cidade. Se olharmos também as manifestações que ocorrem hoje, vemos que além de haver uma liderança que direcione o movimento, deve também haver uma juventude inconformada e participativa. Esses elementos se reúnem apenas de tempos em tempos: aconteceu nos anos 60, aconteceu no início dos anos 80, aconteceu no período Collor. Hoje existe alguém que possa ser apontado como uma liderança para a juventude? Essa juventude encontra-se engajada politicamente? Talvez com as redes sociais possa haver uma mudanças nesses parâmetros (como aconteceu no Irã, como acontece hoje aqui em Natal), mas sem uma liderança acredito que o movimento logo se disperse por faltar quem o alimente. Respondendo então: somos tão passivos assim? A resposta é não. Existem períodos históricos de passividade apenas. Tanto aqui quanto na Suécia. :)

A questão fundamental é que já estamos em um período onde se exigiria uma resposta mais agressiva da população. É ridículo morarmos num país tão rico onde falta tanta coisa básica para a maioria. Corrupção endemica, níveis alarmantes de criminalidade motivados pela gigantesca desigualdade social e por uma justiça permissiva que alimenta a sensação de impunidade nos criminosos, seja os assaltantes de bancos ou os assaltantes do erário (colarinho branco).

Você citou as revoluções Francesas. Digo que o que devemos fazer aqui deve ser algo comparável a uma revolução Iluminista ocorrida na Europa. O que ocorre atualmente no Brasil em termos de manifestações populares são coisas muito localizadas e de curta duração, envolvendo poucas pessoas. Teríamos que mobilizar todo o país.

A minha idéia não seria exatamente uma revolução, isto não seria necessário. Não haveria motivo nem para criar outra constituição, apenas melhorar a atual, inclusive mantentdo as clausulas petreas. Usando o mesmo parlamento atual, após uma enorme, aprofundada e discutida reforma política, poderíamos fazer emendas e reformas em códigos jurídicos.

Minha idéia seria manifestações gigantes em Brasília, com centenas de milhares de pessoas, ao menos duas vezes no ano, com várias manifestações menores nas capitais e nas maiores cidades brasileiras. Deveria haver um lidenrança geral do movimento, com propostas nas mãos, principalmente a reforma política e formas de inibir a corrupção. Exigindo prazos e mudanças concretas. Claro, tenho total consciencia de que atualmente isto é apenas uma UTOPIA.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #88 Online: 13 de Junho de 2011, 10:46:03 »
[...]

E reações, na maioria das vezes, insignificantes e sem pressão suficiente para produzir mudanças concretas, principalmente mudanças a longo prazo.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #89 Online: 13 de Junho de 2011, 10:53:03 »

Pois é. Concordo, pois desde que eu me entendo por gente, meus pais e meus avós, o Norte/Nordeste do país precisava de ajuda.

Este longo longo longo tempo que você mencionou já vem sofrido mudanças significativas, no médio prazo (que eu estimei nestes últimos 8 anos).

Antes disto, com certeza, minha opinião seria exatamente como a sua.

Certamente, houveram mudanças muito positivas nos ultimos 8 anos no Brasil. Mais do que em governos anteriores como Itamar Franco e FHC. Porém, o que ocorreu de melhor foi a economia do Brasil ter evoluido bastantes. Mas se parar para notar as principais coisas, as mais necessárias à população, ainda estão praticamente iguais que no tempo do FHC. Cito entre elas a imensa desigualdade social, saúde, educação e segurança e péssimas condições, com algumas exceções em algumas cidades de alguns estados brasileiros, principalmente no Sul e Sudeste.

Ou seja, agora podemos comprar um carro popular em mil prestações (com juros abusivos de muitos bancos) e iogurte pras crianças, mas não temos (a maioria) acesso sequer a uma rede de esgoto.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #90 Online: 13 de Junho de 2011, 11:05:31 »
A desigualdade ainda é ridícula, mas melhorou desde FHC. Naquela época, se não me engano, eramos o 2º país mais desigual do mundo, hoje somos o 10º... :(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #91 Online: 13 de Junho de 2011, 11:12:02 »
Certamente, houveram mudanças muito positivas nos ultimos 8 anos no Brasil. Mais do que em governos anteriores como Itamar Franco e FHC. Porém, o que ocorreu de melhor foi a economia do Brasil ter evoluido bastantes. Mas se parar para notar as principais coisas, as mais necessárias à população, ainda estão praticamente iguais que no tempo do FHC. Cito entre elas a imensa desigualdade social, saúde, educação e segurança e péssimas condições, com algumas exceções em algumas cidades de alguns estados brasileiros, principalmente no Sul e Sudeste.

Ou seja, agora podemos comprar um carro popular em mil prestações (com juros abusivos de muitos bancos) e iogurte pras crianças, mas não temos (a maioria) acesso sequer a uma rede de esgoto.

Verdade.

Com a popularização do crédito, planos de saúde, sistemas/empresas de segurança privada e a fartura de escolas e universidades particulares (não que isto signifique que sejam ótimas), percebe-se ainda mais a individualidade do brasileiro.

É o pensamento imediato. Está tudo bem no presente, então está tudo ok.

Não tem o Tiririca? Dizem que ele devolveu a grana que ele gastou em um Resort, mas na cabeça dele, ELE TEM ALGUM PROBLEMA grave para resolver com sua família ou no banco? Não. Estão está tudo ok.

Com os políticos, creio que também não há muita diferença: normalmente são empresários e certamente não estão lá muito preocupados se os funcionários que trabalham para eles ganham 1 ou 2 salários mínimos.

Infelizmente, brasileiro legisla em causa própria.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 13 de Junho de 2011, 11:32:39 »
Todo mundo tende a legislar em causa própria. É por isso que eu defendo formas mais "diretas" de democracia, pois ao menos a classe política não seria algo tão à parte da população como hoje.

ByteCode, você fala que o Brasil é muito rico, mas ainda com muitaz mazelas....bom, eu acho que o Brasil não está ainda tão "rico" como você imagina. Olha só: a renda per capita mensal aqui ainda está e torno de 700 a 800 reais...

Você aha que um indivíduo solteiro vivendo com 800 reais é "rico"?

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #93 Online: 13 de Junho de 2011, 11:51:09 »
Todo mundo tende a legislar em causa própria. É por isso que eu defendo formas mais "diretas" de democracia, pois ao menos a classe política não seria algo tão à parte da população como hoje.

ByteCode, você fala que o Brasil é muito rico, mas ainda com muitaz mazelas....bom, eu acho que o Brasil não está ainda tão "rico" como você imagina. Olha só: a renda per capita mensal aqui ainda está e torno de 700 a 800 reais...

Você aha que um indivíduo solteiro vivendo com 800 reais é "rico"?

Penso que você está enganado. Qual a sua fonte?

Renda per capita do brasileiro ultrapassa US$ 10 mil em 2010

"Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados nesta quinta-feira, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita - resultado da divisão entre as riquezas produzidas por um país e sua população – do Brasil chegou a R$ 19.016 em 2010, o equivalente a US$ 10.237. Foi a primeira vez na história que a renda per capita do brasileiro ultrapassou a casa dos US$ 10 mil anuais – o que corresponderia a um salário mensal de cerca de R$ 1,4 mil. "

http://economia.ig.com.br/renda+per+capita+do+brasileiro+ultrapassa+us+10+mil+em+2010/n1238128647129.html

Penso que R$ 1.400,00 para alguém solteiro é o básico para se ter uma vida decente, principalmente se houvessem serviços públicos de qualidade, de modo que não precisassemos pagar duas vezes por saúde, educação, segurança etc...

E isto subiria para 2.800,00 mensais no caso de uma família onde pai e mãe trabalham. Já seria algo bem razoável, ainda mais se o governo fizesse a sua parte em relação ao serviços públicos.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 13 de Junho de 2011, 11:55:25 »
É, fazia tempo mesmo que eu vi. A última vez que eu fiz o cálculo mensal deu esse valor citado.

O país cresceu rápido!  :hihi:

« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 12:04:02 por DDV »
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #95 Online: 13 de Junho de 2011, 12:04:18 »

Sem dúvida.

O problema é quando seu cargo lhe permite aprovar aumentos, cotas de gabinete, viagem, estadia e transporte sem muita dificuldade... :biglol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #96 Online: 13 de Junho de 2011, 12:09:32 »
Com os políticos, creio que também não há muita diferença: normalmente são empresários e certamente não estão lá muito preocupados se os funcionários que trabalham para eles ganham 1 ou 2 salários mínimos.

Infelizmente, brasileiro legisla em causa própria.
Este é um ponto que mais considero importante. É o pensamento da podridão do setor privado que contamina todo setor público. Tudo bem que vou ser vaiado novamente, pois o modelo de muitos é a iniciativa privada. Querem o estado agindo assim, como um prestador de serviços, e os mais radicais querem privatizar até o estado.  :biglol:

Também vejo com muito otimismo a expansão da democracia, com bons exemplos, como no Canadá. E a boa utilização da tecnologia da informação é crucial.
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 12:11:45 por Adriano »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #97 Online: 13 de Junho de 2011, 12:25:57 »
Muito interessante este gráfico demonstrando a enorme arrancada do PIB percapita no Brasil. Mais interessante ainda é ver que o resto tá quase igual aos governos passados, incluindo salário minimo ridiculo (apesar de ter aumentado na ultima década).

Muito bom mesmo, o bolo ta crescendo! MELHOR ainda se o bolo fosse repartido e não houvesse esta desigualdade social, onde 30% ganha 10, 15, 20 mil ou mais e o resto não passa de dois salários minimos por mês.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #98 Online: 13 de Junho de 2011, 12:29:19 »
A desigualdade ainda é ridícula, mas melhorou desde FHC. Naquela época, se não me engano, eramos o 2º país mais desigual do mundo, hoje somos o 10º... :(

Certamente, melhorou, porém muito abaixo da espectativa, pior ainda, muito abaixo do possível.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 13 de Junho de 2011, 15:44:04 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!