Curioso essa visão de que a classe política não faz parte dos brasileiros. A passividade dos não políticos em não fazer política é substituida pela, comum e corriqueira, e também gigantesca, capacidade analítica que estes tem da classe política. É muito mais fácil falar mal (essa situação demonstra o bom entendimento de política no senso comum) e com isso se sentir superior a "maldita corja" de políticos que nada fazem, segundo os inalcancáveis ideais políticos da classe não política.
Curiosa essa (falta de) visão (crítica) que considera que o nosso sistema político não apresenta falhas e vícios, defeitos estes que deixam qualquer estudioso estupefato e qualquer cidadão comum, horrorizado.
Sistema político é algo bem diferente de políticos. Considero a problematização muito mais estrutural que alguma simples falha de caráter dos brasileiros eleitos democraticamente. Tenho uma visão marxista que se opõe ao nacionalismo, no sentido de ver os problemas do país desligados da responsabilidade internacional das grandes nações.
E mesmo assim ainda vejo grandes feitos realizados pela política internacional dos organismos internacionais, onde originam muitas das políticas sociais que se disseminam pelo globo

[...]
Sou contente com o andamento da política atual, prezo por muitas conquistas que temos conseguidos, principalmente com avanços econômicos e sociais.
Ou seja, a sua ideologia política obnubila qualquer possibilidade de crítica aos ocupantes do executivo nos últimos 8 anos, a despeito da enorme quantidade de casos comprovados de corrupção e desmandos.
Eu gostaria de saber qual era a sua posição na época do governo do PSDB.
Como diz o Juca do DDV, você está agindo como ele, descrevendo a minha teorização a revelia, sobre como pensa que eu entendo a política.
Penso que o principal motivo da choradeira da classe dos não políticos é que, em tese, qualquer um pode empreender nesta área e fazer política, ao invés de simplesmente fazer reclamações estéreis e que não resolvem em nada a situação.
Ao que parece voce não tem a menor idéia de como funcionam os partidos políticos.
Com certeza que não

Quem tem idéia é você e eu sei bem como é a sua idéia sobre o funcionamento da política. Por isso que eu faço esses comentários mais sarcásticos, tirando um sarro desse ódio que vocês demonstram sobre o mal funcionamento da realidade política

O que eu gosto mesmo é de ciência política, que tem a sua metodologia e suas teorias melhores formuladas e elaboradas que simples opiniões pessoais sobre como a política funciona "de verdade"