Autor Tópico: Resumo : Somos Todos Otários  (Lida 15876 vezes)

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Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #50 Online: 05 de Julho de 2011, 22:54:19 »
Ola Pessoal,

O preço do carro no Brasil, mesmo descontando-se os impostos é excessivamente caro, principalmente se considerarmos os opcionais. E, pelo jeito, já virou cartel.

Para compensar, crédito de imóvel para um bem móvel...72 meses para pagar. Daqui a pouco isto explode!!!!

Abs
Felipe
Acabamos de demonstrar que não é tão caro assim....  :sleepy:

Em relação ao salário médio do brasileiro é muito caro.
Tanto quanto qualquer outra coisa.Mas não da pra afirmar que o carro aqui é mais caro que em outros países.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Feliperj

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #51 Online: 05 de Julho de 2011, 22:59:31 »
Ola Barata,

Eu sei, mas estava falando disso :

"Limitations
burger methodology has limitations in its estimates of the PPP. In many countries, eating at international fast-food chain restaurants such as McDonald's is relatively expensive in comparison to eating at a local restaurant, and the demand for Big Macs is not as large in countries like India as in the United States. Social status of eating at fast food restaurants like McDonald's in a local market, what proportion of sales might be to expatriates, local taxes, levels of competition, and import duties on selected items may not be representative of the country's economy as a whole.

In addition, there is no theoretical reason why non-tradable goods and services such as property costs should be equal in different countries: this is the theoretical reason for PPPs being different from market exchange rates over time. The relative cost of high-margin products, such as essential pharmaceutical products, or cellular telephony might compare local capacity and willingness to pay, as much as relative currency values.

Nevertheless, economists widely cite the Big Mac index as a reasonable real-world measurement of purchasing power parity.[11]"


Abs
Felipe

Offline Feliperj

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #52 Online: 05 de Julho de 2011, 23:09:36 »
Acreditem....é carro pra carralho!!!!! E muito mesmo.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #53 Online: 05 de Julho de 2011, 23:10:55 »
Ola Pessoal,

O preço do carro no Brasil, mesmo descontando-se os impostos é excessivamente caro, principalmente se considerarmos os opcionais. E, pelo jeito, já virou cartel.

Para compensar, crédito de imóvel para um bem móvel...72 meses para pagar. Daqui a pouco isto explode!!!!

Abs
Felipe
Acabamos de demonstrar que não é tão caro assim....  :sleepy:

Em relação ao salário médio do brasileiro é muito caro.
Tanto quanto qualquer outra coisa.Mas não da pra afirmar que o carro aqui é mais caro que em outros países.

Evidências anedóticas:

A filha de um cliente, que mora na Espanha, comprou uma BMW 323i, 2.5 24V, ano 2001, por 2.500 euros (algo em torno de R$ 6.000,00). No Brasil este carro está, em média, por R$ 47.000,00.

Eis outros exemplos, desta vez comparando alguns modelos no EUA e no Brasil.

Nesta reportagem e nesta outra abordam-se a questão da diferença de preços para carros zero quilômetro.

Eis outras reportagens:

http://www.curiosando.com.br/carros-precos-brasil-mundo/

http://www.terra.com.br/economia/infograficos/compare-precos-carros-brasil-mundo/

Foto USGS

Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #54 Online: 05 de Julho de 2011, 23:19:11 »
Ola Pessoal,

O preço do carro no Brasil, mesmo descontando-se os impostos é excessivamente caro, principalmente se considerarmos os opcionais. E, pelo jeito, já virou cartel.

Para compensar, crédito de imóvel para um bem móvel...72 meses para pagar. Daqui a pouco isto explode!!!!

Abs
Felipe
Acabamos de demonstrar que não é tão caro assim....  :sleepy:

Em relação ao salário médio do brasileiro é muito caro.
Tanto quanto qualquer outra coisa.Mas não da pra afirmar que o carro aqui é mais caro que em outros países.

Evidências anedóticas:

A filha de um cliente, que mora na Espanha, comprou uma BMW 323i, 2.5 24V, ano 2001, por 2.500 euros (algo em torno de R$ 6.000,00). No Brasil este carro está, em média, por R$ 47.000,00.

Eis outros exemplos, desta vez comparando alguns modelos no EUA e no Brasil.

Nesta reportagem e nesta outra abordam-se a questão da diferença de preços para carros zero quilômetro.

Eis outras reportagens:

http://www.curiosando.com.br/carros-precos-brasil-mundo/

http://www.terra.com.br/economia/infograficos/compare-precos-carros-brasil-mundo/


Então Geo, mas ai entra a taxa cambial, se hoje o dolar estivesse 3 reais a diferença seria bem pequena.
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Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #55 Online: 05 de Julho de 2011, 23:20:29 »
Ola Barata,

Eu sei, mas estava falando disso :

"Limitations
burger methodology has limitations in its estimates of the PPP. In many countries, eating at international fast-food chain restaurants such as McDonald's is relatively expensive in comparison to eating at a local restaurant, and the demand for Big Macs is not as large in countries like India as in the United States. Social status of eating at fast food restaurants like McDonald's in a local market, what proportion of sales might be to expatriates, local taxes, levels of competition, and import duties on selected items may not be representative of the country's economy as a whole.

In addition, there is no theoretical reason why non-tradable goods and services such as property costs should be equal in different countries: this is the theoretical reason for PPPs being different from market exchange rates over time. The relative cost of high-margin products, such as essential pharmaceutical products, or cellular telephony might compare local capacity and willingness to pay, as much as relative currency values.

Nevertheless, economists widely cite the Big Mac index as a reasonable real-world measurement of purchasing power parity.[11]"


Abs
Felipe
Obvio que não é um método perfeito, mas é um dos poucos que temos para comparar. Se tiver outras opções, manda ai que analizaremos.
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Offline Moro

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #56 Online: 06 de Julho de 2011, 02:56:37 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.

Nada a ver. Se nos EUA o Big mac custasse 1 dólar e o corola 7300 dólares o valor do carro seria similar ao do Brasil porque a relação corola/Big Mac é semelhante? Uma maneira estranha de usar índice.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

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Offline Moro

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #57 Online: 06 de Julho de 2011, 03:10:56 »
Nos últimos dias, houve discussão e revolta em razão dos preços dos carros brasileiros em comparação ao exterior, principalmente de modelos semelhantes vendidos no México. Claro que a crítica mais fácil aponta para a ganância e o lucro fácil em nossas terras. No entanto, se deve exercitar um pouco de aritmética e procurar entender que a ineficiência de fatores produtivos em uma economia inclui implícitos como burocracia, cipoal legislativo, impostos invisíveis e corrupção.

Atentando apenas ao explícito, o Brasil se tornou um país caro com a política cambial que valoriza o real frente ao dólar. Qualquer um que viaje ao exterior sabe que do tênis ao quepe o preço é metade daqui. O real forte tem o grande mérito de escancarar as ineficiências brasileiras, ao contrário do passado de moeda fraca. Ao mesmo tempo o câmbio promove fortes distorções comparativas.

Indo mais longe, com ajuda da aritmética e do preço de um sanduíche: um automóvel compacto nos EUA custa 3.000 Big Macs; aqui, 1.500 Big Macs. Pode eleger o culpado que achar melhor entre o sanduíche muito caro ou o carro muito barato. Em 2003, um Fiat Mille custava US$ 4.821 e hoje, US$ 14.465. Para sorte do comprador, pagará em reais 54% mais (abaixo da inflação acumulada em oito anos). Já o preço em dólar triplicou, o que explica a dificuldade de exportar.

Mais importante, não dá para discutir o lucro sem saber o custo. Estudo mais recente da consultoria PriceWaterhouseCoopers, encomendada pela Anfavea, tomou a China como o país de referência. No México, o custo total de produção é 20% maior e no Brasil nada menos de 60%. Dessa forma, o País precisa acordar, pois fica difícil competir frente a esse abismo.

Para comparar preços em dólares no mercado doméstico mexicano é preciso cuidado. As vendas de veículos novos estão atrofiadas (apenas 800.000 unidades/ano, 80% menos que o Brasil) pela concorrência predatória de carros seminovos e usados dos Estados Unidos, mercado gigantesco e de impostos baixíssimos. O preço do usado segura o do novo, à custa de empregos na indústria. O próprio México tem carga fiscal bastante inferior, bem como todos os países vizinhos do Brasil. Para agravar, nos últimos cinco anos o real se valorizou 29% e o peso mexicano caiu 16%, ambos frente ao dólar.

MERCADOS DIFERENTES
Interessante como ninguém teve a ideia de confrontar com a Europa. Vende-se o Fox paranaense na Suíça, em francos, pelo equivalente a R$ 28.000 (sem rentabilidade, segundo a VW) contra R$ 38.000 aqui, no mesmo nível de equipamentos. A diferença é a carga fiscal, porém a tese aloprada do Lucro Brasil só permite exemplos do México ou da Argentina.

Por falar no país "hermano", os compradores argentinos ganharam um bem humorado apelido nos tempos em que o Brasil fazia maxidesvalorizações de sua moeda. Eram os “Da-me dos” ("Levo dois", em português), pois entravam nas lojas e de tão barato levavam duas unidades de tudo. Que pena não podermos ir ao México comprar dois carros pelo preço de um e exportar para o Brasil sem ônus fiscal.

Em resumo, com impostos e ineficiências brasileiras, temos o carro mais caro do mundo; com carga tributária justa e sem o Custo Brasil, a história seria outra.

http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/07/05/levo-dois-o-preco-do-carro-muito-alem-do-lucro.jhtm
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Offline Pregador

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #58 Online: 06 de Julho de 2011, 09:22:05 »
Big Mac não pode ser usado como indexador na minha opinião. Uma pesquisa encomendada pela Anfavea carece de sérias suspeitas de parcialidade.

Ainda, como explicam quando o real valia pouco frent ao dolar, cerca de 3 anos atrás e, mesmo assim, o carro aqui era extremamente caro em relação a outros países? É evidente que o imposto aqui é mais alto, mas mesmo descontando o imposto tanto daqui quanto de outro país, a diferença de preços é grande. Eis a margem de lucro das empresas.

Pior é que todos entram na onda no Brasil, até os chineses vendem seus carros aqui a preço muito mais alto para se adaptar ao "mercado".

É de se lembrar também que grande parte disso tudo se deve a nossa burrice. Muitos compram o gol somente por que ele é o gol, embora não seja um carro com tantas qualidades assim, muito pelo contrário. Desde muito a Volkswagen vem subindo o preço deste carro que é o mais vendido há duas décadas e consumidor burro paga. Se o popular custa tão caro, todos os demais sobem junto. Virou uma bola de neve que é o resultado do mercado hoje.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Feliperj

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #59 Online: 06 de Julho de 2011, 09:22:14 »
Ola Agnóstico,

"a R$ 28.000 (sem rentabilidade, segundo a VW"

É carro de caridade ? Alguém realmente acredita nisso ?

Engraçado que ele fala da ineficiência Brasil, e depois, no caso da Suíça, a diferença é a carga fiscal ?!?! What's porra is that ?!?! E duvido que nossa ineficiênci(tirando a carga tributária) seja pior que a do México (e temos mais escala), assim com a corrupção.

Não dá para discutir lucro, sem a estrutura de preços, mas temos indicadores de que aqui, as empresas tendem a ter lucros grandes. Como falei, a GM com toda sua ineficiência mundial (ela se tornou um elefante branco), no Brasil teve recordes de lucro, eqto amargava prejuízos no resto do mundo!!!

A Sony, por exemplo, ao produzir aqui o PS3 tentou elevar o preço pago no aparelho (e olha que qdo compramos de fora, já existe todo um lucro de toda uma cadeia de valor, ou de custo, se preferir, além claro dos impostos de importação para itens eletrônicos).

É claro que o idela seria ter acesso a estrutura de preços, mas temos alguns indicadores que nos dão uma boa idéia do que está acontecendo.

Não lembro quem colocou, mas acho que um bom balizador seria a relação preço/renda média (geral, por classe que compra, etc).

Abs
Felipe



Offline Feliperj

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #60 Online: 06 de Julho de 2011, 09:23:56 »
"Pior é que todos entram na onda no Brasil, até os chineses vendem seus carros aqui a preço muito mais alto para se adaptar ao "mercado"."

E pelo que foi falado na reportagem, foram pressionados a subirem um pouco o preço. Eu acho, sinceramente, que estamos vivendo um cartel, por culpa de nós mesmos, consumidores.

Engraçado que para gasolina, por 1 c de diferença, já temos a mpídia em cima, etc...

Abns
Felipe

Offline jpsouzamatos

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #61 Online: 07 de Julho de 2011, 20:18:48 »
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não.

E parece que alguns aqui querem isentar o governo da culpa pelos impostos para criticarem os empreendedores, o comercio fornece para nós tudo que torna nossa vida agradável de forma eficiente e educada e moleques ainda acham ruim o livre mercado, mas o governo que assalta a população por meio de impostos, e usa a policia para revistar as pessoas de forma humilhante e está tentando aprovar leis para criar censura na internet... todo mundo fala bem...

E depois tem gente que ainda não entende porque o brasil não vai para a frente, parece a idade média em que todo mundo falava mal dos comerciantes judeus e louvava a igreja católica.

Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #62 Online: 07 de Julho de 2011, 20:41:41 »
Citação de: jpsouzamatos
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não

Essa é mais ou menos a idéia que eu defendi no tópico para justificar a parte do alto preço que os impostos e demais encargos sozinhos não dão conta: o carro AINDA é visto como algo necessariamente caro e "de rico" pela maioria da população brasileira (como essa sua postagem dá a entender também),isso faz com que o valor percebido que os consumidores dão aos mesmos suba às alturas. Daí, as montadoras "arriscam" jogar os carros no mercado a preços altíssimos (comparados a outros países) e os vêem sendo vendidos como água.

Não existe absolutamente problema NENHUM com o mercado ou coisa do tipo (a não ser, talvez, algum cartel), o mercado brasileiro simplesmente valoriza muito os carros e ponto, da mesma forma que o mercado chinês valoriza as barbatanas de tubarão.

 
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #63 Online: 07 de Julho de 2011, 20:46:47 »
Citação de: jpsouzamatos
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não

Essa é mais ou menos a idéia que eu defendi no tópico para justificar a parte do alto preço que os impostos e demais encargos sozinhos não dão conta: o carro AINDA é visto como algo necessariamente caro e "de rico" pela maioria da população brasileira (como essa sua postagem dá a entender também),isso faz com que o valor percebido que os consumidores dão aos mesmos suba às alturas. Daí, as montadoras "arriscam" jogar os carros no mercado a preços altíssimos (comparados a outros países) e os vêem sendo vendidos como água.

Não existe absolutamente problema NENHUM com o mercado ou coisa do tipo (a não ser, talvez, algum cartel), o mercado brasileiro simplesmente valoriza muito os carros e ponto, da mesma forma que o mercado chinês valoriza as barbatanas de tubarão.

 
Eu ainda não vi nenhhuma evidencia de que os carros aqui são mais caros que qualquer outro produto.
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Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #64 Online: 07 de Julho de 2011, 20:55:05 »
Citação de: jpsouzamatos
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não

Essa é mais ou menos a idéia que eu defendi no tópico para justificar a parte do alto preço que os impostos e demais encargos sozinhos não dão conta: o carro AINDA é visto como algo necessariamente caro e "de rico" pela maioria da população brasileira (como essa sua postagem dá a entender também),isso faz com que o valor percebido que os consumidores dão aos mesmos suba às alturas. Daí, as montadoras "arriscam" jogar os carros no mercado a preços altíssimos (comparados a outros países) e os vêem sendo vendidos como água.

Não existe absolutamente problema NENHUM com o mercado ou coisa do tipo (a não ser, talvez, algum cartel), o mercado brasileiro simplesmente valoriza muito os carros e ponto, da mesma forma que o mercado chinês valoriza as barbatanas de tubarão.

 
Eu ainda não vi nenhhuma evidencia de que os carros aqui são mais caros que qualquer outro produto.

Referindo-se a produtos nacionais, acho que os carros estão sim em um patamar de preços mais alto (comparado a modelos similares produzidos em outros países) do que a média dos demais produtos industrializados. Mas no momento não tenho dados mostrando, só pesquisando.

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #65 Online: 07 de Julho de 2011, 21:00:16 »
Citação de: jpsouzamatos
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não

Essa é mais ou menos a idéia que eu defendi no tópico para justificar a parte do alto preço que os impostos e demais encargos sozinhos não dão conta: o carro AINDA é visto como algo necessariamente caro e "de rico" pela maioria da população brasileira (como essa sua postagem dá a entender também),isso faz com que o valor percebido que os consumidores dão aos mesmos suba às alturas. Daí, as montadoras "arriscam" jogar os carros no mercado a preços altíssimos (comparados a outros países) e os vêem sendo vendidos como água.

Não existe absolutamente problema NENHUM com o mercado ou coisa do tipo (a não ser, talvez, algum cartel), o mercado brasileiro simplesmente valoriza muito os carros e ponto, da mesma forma que o mercado chinês valoriza as barbatanas de tubarão.

 
Eu ainda não vi nenhhuma evidencia de que os carros aqui são mais caros que qualquer outro produto.

Referindo-se a produtos nacionais, acho que os carros estão sim em um patamar de preços mais alto (comparado a modelos similares produzidos em outros países) do que a média dos demais produtos industrializados. Mas no momento não tenho dados mostrando, só pesquisando.


Nnao da para comparar com modelos similares de outros países sem passar pelo problema de cambio flutuante, hoje ele esta caro, amanhã pode estar barato. O que podemos fazer é comparar com outros produtos feitos em cada país, e foi o que eu tentei fazer uns posts acima com o Big Mac e a diferença nem foi tão grande.
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Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #66 Online: 07 de Julho de 2011, 21:05:26 »
Citação de: jpsouzamatos
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não

Essa é mais ou menos a idéia que eu defendi no tópico para justificar a parte do alto preço que os impostos e demais encargos sozinhos não dão conta: o carro AINDA é visto como algo necessariamente caro e "de rico" pela maioria da população brasileira (como essa sua postagem dá a entender também),isso faz com que o valor percebido que os consumidores dão aos mesmos suba às alturas. Daí, as montadoras "arriscam" jogar os carros no mercado a preços altíssimos (comparados a outros países) e os vêem sendo vendidos como água.

Não existe absolutamente problema NENHUM com o mercado ou coisa do tipo (a não ser, talvez, algum cartel), o mercado brasileiro simplesmente valoriza muito os carros e ponto, da mesma forma que o mercado chinês valoriza as barbatanas de tubarão.

 
Eu ainda não vi nenhhuma evidencia de que os carros aqui são mais caros que qualquer outro produto.

Referindo-se a produtos nacionais, acho que os carros estão sim em um patamar de preços mais alto (comparado a modelos similares produzidos em outros países) do que a média dos demais produtos industrializados. Mas no momento não tenho dados mostrando, só pesquisando.


Nnao da para comparar com modelos similares de outros países sem passar pelo problema de cambio flutuante, hoje ele esta caro, amanhã pode estar barato. O que podemos fazer é comparar com outros produtos feitos em cada país, e foi o que eu tentei fazer uns posts acima com o Big Mac e a diferença nem foi tão grande.


A metodologia de cálculo do PPP (Paridade de Poder de Compra) é o mais próximo do ideal, pois ela usa uma cesta de bens para indexar os valores, ao invés de um único bem (como o Big Mac, produto cujo "fetiche" para o consumidor brasileiro considero tão ou mais intenso do que carros) ou a comparação simples em dólar.

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #67 Online: 07 de Julho de 2011, 21:08:15 »
Citação de: jpsouzamatos
Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não

Essa é mais ou menos a idéia que eu defendi no tópico para justificar a parte do alto preço que os impostos e demais encargos sozinhos não dão conta: o carro AINDA é visto como algo necessariamente caro e "de rico" pela maioria da população brasileira (como essa sua postagem dá a entender também),isso faz com que o valor percebido que os consumidores dão aos mesmos suba às alturas. Daí, as montadoras "arriscam" jogar os carros no mercado a preços altíssimos (comparados a outros países) e os vêem sendo vendidos como água.

Não existe absolutamente problema NENHUM com o mercado ou coisa do tipo (a não ser, talvez, algum cartel), o mercado brasileiro simplesmente valoriza muito os carros e ponto, da mesma forma que o mercado chinês valoriza as barbatanas de tubarão.

 
Eu ainda não vi nenhhuma evidencia de que os carros aqui são mais caros que qualquer outro produto.

Referindo-se a produtos nacionais, acho que os carros estão sim em um patamar de preços mais alto (comparado a modelos similares produzidos em outros países) do que a média dos demais produtos industrializados. Mas no momento não tenho dados mostrando, só pesquisando.


Nnao da para comparar com modelos similares de outros países sem passar pelo problema de cambio flutuante, hoje ele esta caro, amanhã pode estar barato. O que podemos fazer é comparar com outros produtos feitos em cada país, e foi o que eu tentei fazer uns posts acima com o Big Mac e a diferença nem foi tão grande.


A metodologia de cálculo do PPP (Paridade de Poder de Compra) é o mais próximo do ideal, pois ela usa uma cesta de bens para indexar os valores, ao invés de um único bem (como o Big Mac, produto cujo "fetiche" para o consumidor brasileiro considero tão ou mais intenso do que carros) ou a comparação simples em dólar.


Otimo, quanto mais produtos puderem ser comparados melhor, mas ate agora eu so vi o povo aqui gritando que carros no Brasil são caros usando como comparativo o dolar e renda percapita(eu incluso), o que nem de longe serve como parametro.
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Offline Feliperj

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #68 Online: 07 de Julho de 2011, 21:54:27 »
"Tem gente que é sem noção mesmo, "o carro é caro para o salario médio do brasileiro" porra carro não é leite, não, para comprar carro tem que conseguir dinheiro, não é assim não, "há muitos carros" e quem disse que tudo é para todo mundo, é para quem pode pagar, há muitas mansões na polinésia francesa, mas não é para o bico de todo mundo, carro é mais disponível, mas não é assim também não"

Ninguém falou que os impostos não respondem por parte do problema. O problema é que mesmo descontando-se os impostos, a diferença entre os preços finais ainda é bem grande.

E vc realmente não entendeu a idéia de se ter um balizador para avaliar a questão. A idéia é dividir a renda méida de quem compra carro, pelo preço do carro.




Este tipo de ingenuidade é que nos mantem do jeito que estamos.

Daqui a pouco vc vai defender os banqueiros no caso da crise de 2008.

Abs
Felipe

Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #69 Online: 07 de Julho de 2011, 22:18:22 »
Câmbio, mão de obra mais cara e matéria prima mais cara, eis a explicação da anfavea, e assim mesmo o Brasil é o quarto mercado mundial. O carro no Brasil não é tão caro para os brasileiros ele é caro para os estrangeiros, se ficarmos comparando preços com outros países, com um câmbio a 1,56, qualquer produto no Brasil vai ser de 15 a 50% mais caro que outros, principalmente com a China que mantém seu câmbio subdesvalorizado.


Essa parte é um erro, o carro no Brasil é caro para o brasileiro sim.
 

Por exemplo, o top de linha da Toyota, um Corolla Xli1.8 Flex 16v automatico sai por R$64.238, segundo o site da revista 4 rodas
O equivalente japones é um Corolla 1800 2ZR-FE 1.8 LUXEL que sai por 2,000,000円 segundo o site da Toyota
O salario médio do japão, segundo essa fonte, é de Y$ 265,854 por mês
O salario médio do brasileiro , segundo essa fonte, é de R$ 1.472,10 por mês.

Levando em conta esses valores, um brasileiro, sem gastar um centavo do salario, levaria mais de 43 meses para comprar um Corolla, enquanto o japones levaria pouco mais de 7.

Nenhum dos carros é importado e deve-se levarem conta que a desigualdade salarial japonesa é bem menos que a brasileira, então imagino que muitos brasileiros vivem bem abaixo da média, o que ja não acontece no Japão.


Aqui você comparou um japonês com a renda no Japão comprando carros no Japão com um brasileiro com a renda no Brasil comprando carros no Brasil.

Mas como estamos interessados em comparar apenas os preços dos carros em si mesmos, sem a complicação do fator renda, deveríamos calcular quanto tempo de trabalho no Brasil um brasileiro teria que despender para comprar um carro no Japão, comparando com o mesmo carro comprado no Brasil.

Infelizmente, a variável câmbio não poderá ser afastada apenas com essas informações.

Vamos ver: pela cotação atual, a renda média do brasileiro é de Y$ 76.914, 87

O Corola no Japão custa Y$ 2000.000, o que dá 26 meses de trabalho (contra 43 meses para o Corolla comprado no Brasil).

Se um japonês com renda média (Y$ 265.854) for comprar o Corolla no Brasil (que custa Y$ 3.356.332), irá precisar de 13 meses de trabalho (comparado a 7 meses se for comprar no Japão).


Considerando que o Japão é considerado um dos países com mais alto custo de vida no mundo (ou seja, lá é tudo caro), e mesmo assim tem esse carro tão mais barato do que no Brasil, vocês ainda têm alguma dúvida de que o carro no Brasil é especialmente caro?

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #70 Online: 07 de Julho de 2011, 22:21:28 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.
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Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #71 Online: 07 de Julho de 2011, 22:24:26 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.


Calcule aí quantas horas de trabalho um japonês (trabalhando no Japão, com a renda média de lá) gastaria pra comprar um Big Mac no Japão e no Brasil.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #72 Online: 07 de Julho de 2011, 22:25:53 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.


Calcule aí quantas horas de trabalho um japonês (trabalhando no Japão, com a renda média de lá) gastaria pra comprar um Big Mac no Japão e no Brasil.


Mas ai entramos no problema do cambio, se algo acontecer e o dolar for a 3 reais o carro aqui passa a ser barato do dia pra noite?

O que o Big mac mostra é que entre o Brasil e o Japão se mante uma certa proporção entre os preços.
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Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #73 Online: 07 de Julho de 2011, 22:35:17 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.


Calcule aí quantas horas de trabalho um japonês (trabalhando no Japão, com a renda média de lá) gastaria pra comprar um Big Mac no Japão e no Brasil.


Mas ai entramos no problema do cambio, se algo acontecer e o dolar for a 3 reais o carro aqui passa a ser barato do dia pra noite?

O câmbio (em regime flutuante) tende a acompanhar o nível de preços interno.

Se os preços dentro de um país aumentarem, a sua moeda tende a se desvalorizar para atenuar os preços externos (uma espécie de "compensação" causada automaticamente pela redução nas exportações e coonsequente redução da oferta de dólares)). O inverso ocorre quando os preços internos caem.

Brasil e Japão têm ambos câmbio flutuante (se eu não em engano), logo as suas moedas estão em relativo equilíbrio em relação aos preços internos relativos de cada um deles.


Nesse caso que você citou, o dólar aqui JÁ ESTARIA em 3 reais ou mais se TODOS os produtos brasileiros fossem relativamente mais caros, e não somente os carros ou Big Macs.  :)



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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #74 Online: 07 de Julho de 2011, 22:40:40 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.


Calcule aí quantas horas de trabalho um japonês (trabalhando no Japão, com a renda média de lá) gastaria pra comprar um Big Mac no Japão e no Brasil.


Mas ai entramos no problema do cambio, se algo acontecer e o dolar for a 3 reais o carro aqui passa a ser barato do dia pra noite?

O câmbio (em regime flutuante) tende a acompanhar o nível de preços interno.

Se os preços dentro de um país aumentarem, a sua moeda tende a se desvalorizar para atenuar os preços externos (uma espécie de "compensação" causada automaticamente pela redução nas exportações e coonsequente redução da oferta de dólares)). O inverso ocorre quando os preços internos caem.

Brasil e Japão têm ambos câmbio flutuante (se eu não em engano), logo as suas moedas estão em relativo equilíbrio em relação aos preços internos relativos de cada um deles.


Nesse caso que você citou, o dólar aqui JÁ ESTARIA em 3 reais ou mais se TODOS os produtos brasileiros fossem relativamente mais caros, e não somente os carros ou Big Macs.  :)




DDV, a 8 anos(+/-) atrás o dolar chegou a 4 reais, naquela época carro (e tudo mais) aqui era uma bagatela ou era mais caro que no Japão?
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