Autor Tópico: Resumo : Somos Todos Otários  (Lida 15878 vezes)

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Offline Fabrício

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #100 Online: 29 de Janeiro de 2012, 22:14:54 »
A questão é o mercado brasileiro. Carro aqui vale ouro. Quem vender carro aqui, seja nacional ou importado, irá oferecê-lo a preços colossais (o importado mais ainda, já que ser importado é um status a mais hehe). Carros produzidos aqui, com os mesmos custos e tributações, irão ser vendidos a preços bem menores no exterior.

Não seria porque a venda de carros novos no Brasil é praticamente um cartel e o consumidor não tem opções realmente mais baratas? Porque se você vai comprar um pálio, gol, fiesta e cia (para ficar nos "populares") é tudo mais ou menos parecido em questão de preço.

Se tivéssemos a opção de carros importados, a preços menores, o brasileiro compraria com certeza estes carros... então não acho que seja uma característica do brasileiro comprar carros ruins e caros, mas pura falta de opção. Ou eu compro um carro ruim e caro ou não compro nenhum. E, como preciso e/ou quero ter um carro, tenho que me sujeitar.
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Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #101 Online: 29 de Janeiro de 2012, 22:20:49 »
Concordo, pode ser apenas o velho e bom cartel.

O governo tentou fuder com carros importados melhores e mais baratos há pouco tempo. Talvez seja o estado brasileiro quem mantém esse cartel...

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #102 Online: 29 de Janeiro de 2012, 22:51:57 »
"R$8,75" Esse preço é sem imposto ou algo do tipo? Dá última vez que eu vi o Bic Mac custava quase 15 reais.

O preço do Big Mac em minha cidade é de 14 reais há MUUUUUITO tempo...



Por isso não ponho os pés diante de um balcão de McDonalds há MUUUUUUUUUUUUUITO tempo. Pelo preço de um sanduichinho se compra uma pizza inteira em muito lugar.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #103 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:03:40 »
"R$8,75" Esse preço é sem imposto ou algo do tipo? Dá última vez que eu vi o Bic Mac custava quase 15 reais.

O preço do Big Mac em minha cidade é de 14 reais há MUUUUUITO tempo...



Por isso não ponho os pés diante de um balcão de McDonalds há MUUUUUUUUUUUUUITO tempo. Pelo preço de um sanduichinho se compra uma pizza inteira em muito lugar.

Pisei em um duas vêzes na vida, a segunda foi a última.

Tive que entrar em um porque passaria a noite no trabalho e achei que precisava comer algo antes pois só tinha almoçado, paguei 20 paus por uma porcaria salgada, um porção de batatinhas mais salgadas ainda e um copo de suco, depois foi vontade de vomitar pela noite toda.

Qualquer padaria decente tem opções melhores que essa merda.

Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #104 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:15:02 »
O Big Mac, um reles sanduiche sem nada extraordinário, custa esse preço devido á marca McDonalns e todo o status a ela associado. No Brasil, de certa forma, é como se os carros em geral estivessem como os sanduiches da McDonalds na cabeça do povão.

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Offline Cumpadi

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #105 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:15:20 »
Mantenho a minha dúvida sobre o custo de se manter uma concessionária no exterior e no Brasil, não é só o imposto do produto que deveria entrar nessa conta.
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #106 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:19:16 »
O Big Mac, um reles sanduiche sem nada extraordinário, custa esse preço devido á marca McDonalns e todo o status a ela associado. No Brasil, de certa forma, é como se os carros em geral estivessem como os sanduiches da McDonalds na cabeça do povão.

Um pouco pior, é como se só houvesse a disposição McDonalds ou outras redes de fast food "de grife", ou comer em bandejas coletivas, ou sobras das bandejas das redes de fast food.

Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #107 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:20:07 »
Mantenho a minha dúvida sobre o custo de se manter uma concessionária no exterior e no Brasil, não é só o imposto do produto que deveria entrar nessa conta.

O que eu sei até o momento sobre isso é a declaração do presidente da Ford sobre a fábrica instalada na Bahia há mais de 10 anos ( quando o estado venceu o RS e outros em uma guerra fiscal para atrair a mesma). Em uma época de crise, onde várias fábricas pelo mundo estavam sendo fechadas ou fazendo demissões em massa, o presidente disse que a única fábrica intocada era essa, pois era a fábrica mais barata que ele já tinha construído e administrado em todo o mundo.

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Offline Cumpadi

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #108 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:30:10 »
*Concessionárias*, não fábricas. Ao comparar o preço de carros que são exportados minimiza-se questões relacionadas às fábricas (além disso ele tirou o valor dos impostos, o que ajuda na comparação), mas ao meu ver ainda faltam cálculos relativos aos custos das concessionárias.
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Offline gogorongon

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #109 Online: 30 de Janeiro de 2012, 00:52:18 »
O que observo aonde trabalho é que a margem de lucro precisa ser alta porque a eficiência das operações costuma ser altamente instável.

A falta de qualificação do trabalhador brasileiro torna qualquer trabalho uma roleta-russa. Desperdício é algo que ocorre demais aqui, e muito, mas nem sempre, porque é na sorte e sem controle. Em certos casos um trabalhador faz o serviço do jeito certo, mas não tá nem aí para entender como conseguiu fazer e não existem manuais de procedimento detalhados a respeito, aí passam-se alguns dias e ele passa a errar de monte até conseguir dar sorte de acertar de novo. Nisso muita coisa se perde em alguns setores, depois em outros, intercalados por períodos aleatórios de eficiência alta, e os lucros precisam ser jogados lá no topo para garantir que a empresa sobreviva às marés de desperdício alto que surgirem. Aí, se surgirem, beleza, pelo menos a empresa sobreviveu, e se não surgirem, melhor ainda.

Exemplo concreto é quando o povo no meu serviço vai receber carga dos caminhões, e jogam as caixas todas de qualquer jeito. Se derem sorte da parte mais resistente da carga ser a primeira a ser descarregada beleza, mas quando a parte mais frágil vem logo no começo e o povo joga tudo de uma vez, lá se vai um monte de mercadorias quebrando.

Outro exemplo é alguma das pessoas que estiver fazendo o serviço ser arrogante, e, devido à falta de procedimentos detalhados para os outros poderem contra-argumentar, ela obrigar os outros a fazerem o serviço de um jeito pior do que os outros fazem quando ela não está junto.

Nada adianta empresas assim serem enormes, terem dezenas e dezenas de filiais e milhões ou bilhões em caixa para investir, e serem completamente incapazes de prever quanto retorno realmente terão.

Outra área crescente é a de empresas de internet que importam através dos Correios, agindo como pessoas físicas. Elas nunca sabem quando os produtos vão ser taxados ou não, e quando ocorre taxação o valor é exorbitante. No final das contas, ou elas deixam os possíveis impostos por conta e risco dos clientes, ou acabam incluindo isso sobre o valor cobrado por todas as unidades dos produtos, obtendo assim um lucro completamente aleatório a cada venda.

Offline _Juca_

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #110 Online: 30 de Janeiro de 2012, 09:18:57 »

Discordo da parte da qualificação do trabalhador. O trabalhador brasileiro do setor de autopeças e montagem de automóveis, costumam ser muito bem qualificados, inclusive agora muitas das matrizes já contam com setores de desenvolvimento por aqui. O que não tem é mão de obra qualificada sobrando, é preciso treiná-la e isso tem se tornado um problema nos últimos anos, mas já em vias de solução, se o Brasil não passar dos 4,5% de crescimento anual.

Quanto ao lucro das montadoras, parece mesmo que por aqui elas são muito lucrativas. Então eu pergunto, isso é mesmo tão ruim? O fato do Brasil ser um mercado bastante lucrativo, não garante que o país não estará sempre em alta na pauta de investimentos dessas empresas que são responsáveis por uma grande parte do PIB de do setor produtivo e dos empregos no país?

Offline Cumpadi

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #111 Online: 30 de Janeiro de 2012, 09:47:33 »
Ou que o Brasil continue vendendo calhambeques a preço de carros de verdade. Eu tenho dúvidas quanto à transparência dos dados anunciados pela reportagem, mas se for verdade isso provavelmente significa que aqueles brasileiros que trocam de carro todo ano, o crédito fácil, ou talvez um possível cartel auxiliado por medidas protecionistas do governo estejam "ferrando" todo mundo.
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Offline West

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #112 Online: 30 de Janeiro de 2012, 10:47:29 »
Em um país onde itens de segurança como ABS e Air Bag são tidos como artigos de luxo, isso tudo é mais que compreensível.
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"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
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Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Feliperj

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #113 Online: 30 de Janeiro de 2012, 12:23:17 »
O que observo aonde trabalho é que a margem de lucro precisa ser alta porque a eficiência das operações costuma ser altamente instável.

A falta de qualificação do trabalhador brasileiro torna qualquer trabalho uma roleta-russa. Desperdício é algo que ocorre demais aqui, e muito, mas nem sempre, porque é na sorte e sem controle. Em certos casos um trabalhador faz o serviço do jeito certo, mas não tá nem aí para entender como conseguiu fazer e não existem manuais de procedimento detalhados a respeito, aí passam-se alguns dias e ele passa a errar de monte até conseguir dar sorte de acertar de novo. Nisso muita coisa se perde em alguns setores, depois em outros, intercalados por períodos aleatórios de eficiência alta, e os lucros precisam ser jogados lá no topo para garantir que a empresa sobreviva às marés de desperdício alto que surgirem. Aí, se surgirem, beleza, pelo menos a empresa sobreviveu, e se não surgirem, melhor ainda.

Exemplo concreto é quando o povo no meu serviço vai receber carga dos caminhões, e jogam as caixas todas de qualquer jeito. Se derem sorte da parte mais resistente da carga ser a primeira a ser descarregada beleza, mas quando a parte mais frágil vem logo no começo e o povo joga tudo de uma vez, lá se vai um monte de mercadorias quebrando.

Outro exemplo é alguma das pessoas que estiver fazendo o serviço ser arrogante, e, devido à falta de procedimentos detalhados para os outros poderem contra-argumentar, ela obrigar os outros a fazerem o serviço de um jeito pior do que os outros fazem quando ela não está junto.

Nada adianta empresas assim serem enormes, terem dezenas e dezenas de filiais e milhões ou bilhões em caixa para investir, e serem completamente incapazes de prever quanto retorno realmente terão.

Outra área crescente é a de empresas de internet que importam através dos Correios, agindo como pessoas físicas. Elas nunca sabem quando os produtos vão ser taxados ou não, e quando ocorre taxação o valor é exorbitante. No final das contas, ou elas deixam os possíveis impostos por conta e risco dos clientes, ou acabam incluindo isso sobre o valor cobrado por todas as unidades dos produtos, obtendo assim um lucro completamente aleatório a cada venda.

Ola gogorongon,

Acho que o que está faltando na sua empresa é gerente e cobrança  :hihi:

Sério, essa de que é alto pq precisa ser, em função da ineficiência não cola . Isto só funciona em mercado como os nossos, onde existe barreira para entrada para produtos "eficientes". Caso contrário, estas empresas que "precisam" ter lucros altos para compensar a sua falta de eficiência não existiriam mais. É assim em qqer mercado minimamente desenvolvido.

Abs
Feliep

Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #114 Online: 24 de Agosto de 2012, 01:29:34 »
Reportagem da Forbes defende o mesmo que eu defendi nesse tópico:




Revista Forbes ironiza preço dos carros no Brasil
INFOMONEY 13/08/2012 14h05

Um texto publicado na versão online da revista americana Forbes ironiza o alto preço pago pelos brasileiros em veículos da Chrysler, como Jeep e Dodge.

Segundo a publicação, um modelo Jeep Grand Cherokee vendido no Brasil por cerca de US$ 80 mil poderia ser vendido banhado a ouro, porém, no País este é o preço do modelo básico.

Outra crítica do jornalista Keneth Rapoza é ao elevado preço do Dodge Durango, que será apresentado no Brasil em outubro durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Segundo Rapoza, o modelo será vendido no Brasil por R$ 190 mil, valor que daria para comprar três modelos do carro em Miami.

Status
De acordo com Rapoza, o consumidor brasileiro é ingênuo pois compra determinadas marcas em busca de status. Além disso, culpa as tributações e valores inflados pelos preços altos.

O texto afirma que o brasileiro confunde preço alto com produto de qualidade. Para Rapoza, o brasileiro gasta demais em um produto achando que ele lhe trará status.

O jornalista ainda enfatiza que não há status em comprar um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Cherokee ou Dodge Durango. Segundo ele, um professor de escola primária do Bronx pode comprar facilmente um Grand Cherokee pouco rodado.

Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.


http://www.correiodoestado.com.br/noticias/revista-forbes-ironiza-preco-dos-carros-no-brasil_157316/
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Offline Geotecton

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #115 Online: 24 de Agosto de 2012, 01:50:30 »
Citar
Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
[...]

Tais carros também não merecem este "valor associado".
Foto USGS

Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #116 Online: 25 de Agosto de 2012, 18:14:29 »
Citar
Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
[...]

Tais carros também não merecem este "valor associado".

Ele está dizendo que o valor que os brasileiros dão a carros da Chrysler, Toyota e Honda deveriam na verdade serem dados ao BMW, Audi e Mercedes-Benz, ou seja, os preços atuais dos primeiros aqui no Brasil deveriam dar para comprar os segundos. Ele não está dizendo que os preços atuais do BMW, Audi e Mercedes no Brasil são merecidos.
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Offline Gaúcho

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #117 Online: 25 de Agosto de 2012, 20:52:29 »
<a href="http://www.youtube.com/v/ifp3L0xYmF4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ifp3L0xYmF4</a>
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Offline Price

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #118 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:15:11 »
O jornalista ainda enfatiza que não há status em comprar um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Cherokee ou Dodge Durango. Segundo ele, um professor de escola primária do Bronx pode comprar facilmente um Grand Cherokee pouco rodado.

Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Tudo isso é ponto de vista.
Eu tenho um carro produzido no Japão e quase todas as pessoas que andam nele acham que eu sou milionário. No Japão o meu carro é equivalente a um Gol.

O mesmo se aplica ao exemplo do economista: enquanto nos EUA os carros mencionados concedem status, para um milionário estes não acrescentam nada, então eles buscam Ferraris, Bugattis, McLarens...

Inclusive, acho estranho um economista tratar a utilidade de produtos de modo tão simplificado, ele deve saber muito bem que utilidade não se aplica em grande escala, ainda mais relacionando populações distintas de paises distintos.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #119 Online: 27 de Agosto de 2012, 12:14:23 »
O jornalista ainda enfatiza que não há status em comprar um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Cherokee ou Dodge Durango. Segundo ele, um professor de escola primária do Bronx pode comprar facilmente um Grand Cherokee pouco rodado.

Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Tudo isso é ponto de vista.
Eu tenho um carro produzido no Japão e quase todas as pessoas que andam nele acham que eu sou milionário. No Japão o meu carro é equivalente a um Gol.

O mesmo se aplica ao exemplo do economista: enquanto nos EUA os carros mencionados concedem status, para um milionário estes não acrescentam nada, então eles buscam Ferraris, Bugattis, McLarens...

Inclusive, acho estranho um economista tratar a utilidade de produtos de modo tão simplificado, ele deve saber muito bem que utilidade não se aplica em grande escala, ainda mais relacionando populações distintas de paises distintos.

Tem razão, um Corolla é visto como carro de luxo no Brasil porque o brasileiro ganha 4x menos que o americano/japonês onde ele é um carro de entrada.

O problema da problemática é o seguinte, o carro brasileiro, quando exportado para outros mercados chega a custar menos da metade do preço final vendido por aqui. Não tem custo de produção, impostos e câmbio que explica isso, aliás ninguém explica.

Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #120 Online: 27 de Agosto de 2012, 13:11:33 »
O jornalista ainda enfatiza que não há status em comprar um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Cherokee ou Dodge Durango. Segundo ele, um professor de escola primária do Bronx pode comprar facilmente um Grand Cherokee pouco rodado.

Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Tudo isso é ponto de vista.
Eu tenho um carro produzido no Japão e quase todas as pessoas que andam nele acham que eu sou milionário. No Japão o meu carro é equivalente a um Gol.

O mesmo se aplica ao exemplo do economista: enquanto nos EUA os carros mencionados concedem status, para um milionário estes não acrescentam nada, então eles buscam Ferraris, Bugattis, McLarens...

Inclusive, acho estranho um economista tratar a utilidade de produtos de modo tão simplificado, ele deve saber muito bem que utilidade não se aplica em grande escala, ainda mais relacionando populações distintas de paises distintos.

Tem razão, um Corolla é visto como carro de luxo no Brasil porque o brasileiro ganha 4x menos que o americano/japonês onde ele é um carro de entrada.

Não é porque o brasileiro ganha menos, o carro aqui é objetivamente mais caro mesmo.

Citar
O problema da problemática é o seguinte, o carro brasileiro, quando exportado para outros mercados chega a custar menos da metade do preço final vendido por aqui. Não tem custo de produção, impostos e câmbio que explica isso, aliás ninguém explica.

Explica sim: o consumidor brasileiro atribui subjetivamente um altíssimo valor aos carros devido ao fato de ainda os enxergar como símbolos de status, prestígio e diferenciação social.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Gaúcho

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #121 Online: 27 de Agosto de 2012, 13:23:29 »
Então, como bem falou o título do tópico, o resumo é que somos todos otários, mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cumpadi

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #122 Online: 27 de Agosto de 2012, 14:57:27 »
Quanto ao vídeo que o Gaúcho mostrou, é bom, porém falha quando diz que a culpa é do "consumidor". Garanto que se alguém conseguisse colocar um carro no mercado pelo preço que o vídeo sugere, venderia facilmente. O brasileiro (como povo) é "otário" por que acha que as soluções dos seus problemas é (fazer) as empresas venderem as coisas a preços mais baratos, ao invés de facilitar a concorrência no mercado interno.

Explica sim: o consumidor brasileiro atribui subjetivamente um altíssimo valor aos carros devido ao fato de ainda os enxergar como símbolos de status, prestígio e diferenciação social.
Como eu já argumentei antes, se a coisa fosse tão simples assim e houvesse concorrência livre de fato, isso que você diz seria irrelevante.
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Offline _Juca_

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #123 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:10:25 »
Quanto ao vídeo que o Gaúcho mostrou, é bom, porém falha quando diz que a culpa é do "consumidor". Garanto que se alguém conseguisse colocar um carro no mercado pelo preço que o vídeo sugere, venderia facilmente. O brasileiro (como povo) é "otário" por que acha que as soluções dos seus problemas é (fazer) as empresas venderem as coisas a preços mais baratos, ao invés de facilitar a concorrência no mercado interno.

Explica sim: o consumidor brasileiro atribui subjetivamente um altíssimo valor aos carros devido ao fato de ainda os enxergar como símbolos de status, prestígio e diferenciação social.
Como eu já argumentei antes, se a coisa fosse tão simples assim e houvesse concorrência livre de fato, isso que você diz seria irrelevante.

Se você vende um produto e "percebe" que as pessoas dão muito "valor" a ele e que mesmo colocando uma margem de lucro acima da média ele continua vendendo acima de sua expectativa, então não existe lógica em baixar o preço e isso independe de concorrência, pois todos tem a mesma percepção.

O governo regular preço e margens de lucro também não funciona muito bem, porque pode acabar criando super demandas ou sobre oferta.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 15:18:24 por _Juca_ »

Offline _Juca_

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #124 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:16:44 »
O jornalista ainda enfatiza que não há status em comprar um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Cherokee ou Dodge Durango. Segundo ele, um professor de escola primária do Bronx pode comprar facilmente um Grand Cherokee pouco rodado.

Para Rapoza, o consumidor brasileiro atribui um valor aos carros da Chrysler, que deveria ser dado aos automóveis da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Tudo isso é ponto de vista.
Eu tenho um carro produzido no Japão e quase todas as pessoas que andam nele acham que eu sou milionário. No Japão o meu carro é equivalente a um Gol.

O mesmo se aplica ao exemplo do economista: enquanto nos EUA os carros mencionados concedem status, para um milionário estes não acrescentam nada, então eles buscam Ferraris, Bugattis, McLarens...

Inclusive, acho estranho um economista tratar a utilidade de produtos de modo tão simplificado, ele deve saber muito bem que utilidade não se aplica em grande escala, ainda mais relacionando populações distintas de paises distintos.

Tem razão, um Corolla é visto como carro de luxo no Brasil porque o brasileiro ganha 4x menos que o americano/japonês onde ele é um carro de entrada.

Não é porque o brasileiro ganha menos, o carro aqui é objetivamente mais caro mesmo.

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O problema da problemática é o seguinte, o carro brasileiro, quando exportado para outros mercados chega a custar menos da metade do preço final vendido por aqui. Não tem custo de produção, impostos e câmbio que explica isso, aliás ninguém explica.

Explica sim: o consumidor brasileiro atribui subjetivamente um altíssimo valor aos carros devido ao fato de ainda os enxergar como símbolos de status, prestígio e diferenciação social.



Concordo. Outra coisa que ajuda a explicar na minha opinião ( na verdade é complementar), é que durante muito tempo o brasileiro teve a mania de achar que carro era investimento, supervalorizando seu próprio carro usado. Brasileiro quer carros que desvalorizem pouco, e sempre corre atrás de modelos em que esse custo benefício seja maior. E não vende seu carro pelo preço que um usado deve ter,o que é mais ou menos normal em qualquer outro país do mundo. O usado tem muito pouco valor.

Acontece que o mercado de usados ajuda a regular o mercado de novos e vice-versa, é só conversar com um economista que conhece esse ramo, pra entender do que eu estou falando.

 

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