Autor Tópico: Resumo : Somos Todos Otários  (Lida 15877 vezes)

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #75 Online: 07 de Julho de 2011, 22:51:50 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.


Calcule aí quantas horas de trabalho um japonês (trabalhando no Japão, com a renda média de lá) gastaria pra comprar um Big Mac no Japão e no Brasil.


Mas ai entramos no problema do cambio, se algo acontecer e o dolar for a 3 reais o carro aqui passa a ser barato do dia pra noite?

O câmbio (em regime flutuante) tende a acompanhar o nível de preços interno.

Se os preços dentro de um país aumentarem, a sua moeda tende a se desvalorizar para atenuar os preços externos (uma espécie de "compensação" causada automaticamente pela redução nas exportações e coonsequente redução da oferta de dólares)). O inverso ocorre quando os preços internos caem.

Brasil e Japão têm ambos câmbio flutuante (se eu não em engano), logo as suas moedas estão em relativo equilíbrio em relação aos preços internos relativos de cada um deles.


Nesse caso que você citou, o dólar aqui JÁ ESTARIA em 3 reais ou mais se TODOS os produtos brasileiros fossem relativamente mais caros, e não somente os carros ou Big Macs.  :)




DDV, a 8 anos(+/-) atrás o dolar chegou a 4 reais, naquela época carro (e tudo mais) aqui era uma bagatela ou era mais caro que no Japão?

Se fossem mais baratos, a desvalorização do real os deixaria com preços irrisórios no exterior, o que reverteria rapidamente essa cotação exagerada do dólar em um curtíssimo espaço de tempo.

A cotação do dólear reflete MUITAS coisas envolvendo a demanda e oferta dessa moeda. Mas para mim está claro que mesmo com o aumento das exportações (o que reflete produtos competitivos em preços) ajudando a valorizar a moeda nacional, o carro continue nesse patamar de preços mais caros para os estrangeiros, é sinal de que ele é caro por si só.

Se a moeda excessivamente valorizada do Brasil tivesse esse impacto tremendo nos preços que vocês falam, o carro brasileiro seria mais barato para os japoneses . Porém o que vemos é o contrário.

 
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Offline Cumpadi

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #76 Online: 07 de Julho de 2011, 22:52:09 »
"R$8,75" Esse preço é sem imposto ou algo do tipo? Dá última vez que eu vi o Bic Mac custava quase 15 reais.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #77 Online: 07 de Julho de 2011, 22:53:18 »
"R$8,75" Esse preço é sem imposto ou algo do tipo? Dá última vez que eu vi o Bic Mac custava quase 15 reais.

O preço do Big Mac em minha cidade é de 14 reais há MUUUUUITO tempo...

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Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #78 Online: 07 de Julho de 2011, 22:54:05 »
"R$8,75" Esse preço é sem imposto ou algo do tipo? Dá última vez que eu vi o Bic Mac custava quase 15 reais.
Só o lanche,não a promoção completa.
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Offline DDV

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #79 Online: 07 de Julho de 2011, 22:57:22 »
O pior é que se o Big Mac for mais caro, a valor do carro em Big Macs fica menor.  :biglol:

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Offline Barata Tenno

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #80 Online: 07 de Julho de 2011, 22:59:35 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

Sendo assim no Brasil o Corolla custa 7341 Big Macs e no Japão 7142 Big Macs.


Realmente não é uma diferença tão grande.


Calcule aí quantas horas de trabalho um japonês (trabalhando no Japão, com a renda média de lá) gastaria pra comprar um Big Mac no Japão e no Brasil.


Mas ai entramos no problema do cambio, se algo acontecer e o dolar for a 3 reais o carro aqui passa a ser barato do dia pra noite?

O câmbio (em regime flutuante) tende a acompanhar o nível de preços interno.

Se os preços dentro de um país aumentarem, a sua moeda tende a se desvalorizar para atenuar os preços externos (uma espécie de "compensação" causada automaticamente pela redução nas exportações e coonsequente redução da oferta de dólares)). O inverso ocorre quando os preços internos caem.

Brasil e Japão têm ambos câmbio flutuante (se eu não em engano), logo as suas moedas estão em relativo equilíbrio em relação aos preços internos relativos de cada um deles.


Nesse caso que você citou, o dólar aqui JÁ ESTARIA em 3 reais ou mais se TODOS os produtos brasileiros fossem relativamente mais caros, e não somente os carros ou Big Macs.  :)




DDV, a 8 anos(+/-) atrás o dolar chegou a 4 reais, naquela época carro (e tudo mais) aqui era uma bagatela ou era mais caro que no Japão?

Se fossem mais baratos, a desvalorização do real os deixaria com preços irrisórios no exterior, o que reverteria rapidamente essa cotação exagerada do dólar em um curtíssimo espaço de tempo.

A cotação do dólear reflete MUITAS coisas envolvendo a demanda e oferta dessa moeda. Mas para mim está claro que mesmo com o aumento das exportações (o que reflete produtos competitivos em preços) ajudando a valorizar a moeda nacional, o carro continue nesse patamar de preços mais caros para os estrangeiros, é sinal de que ele é caro por si só.

Se a moeda excessivamente valorizada do Brasil tivesse esse impacto tremendo nos preços que vocês falam, o carro brasileiro seria mais barato para os japoneses . Porém o que vemos é o contrário.

 
E o que é mais barato no Brasil então?Tudo aqui é mais caro que no exterior, exceto commodities?Pois pelo jeito carros mantém a mesma proporção do Japão em relação a outros produtos.
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #81 Online: 07 de Julho de 2011, 23:05:36 »
Cara, só mesmo usando um índice baseado em uma cesta de produtos (como no PPP) poderemos decidir essa discussão.  :)


 


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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #82 Online: 07 de Julho de 2011, 23:10:43 »
Barata, o que você acha do fato dos carros exportados pelo Brasil terem preços MENORES e qualidade MAIOR?

Em outras palavras: as mesmas empresas vendem carros de pior qualidade mais caros aqui do que carros de melhor qualidade no exterior.

Isso afasta o problema do câmbio (pois com um real valorizado, os carros no exterior ficariam mais caros ao invés de mais baratos). O máximo ao qual se pode atribuir isso sem recorrer ao alto valor subjetivo dado pelo consumidor brasileiro aos carros é o mercado pouco competitivo.



http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42552
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #83 Online: 07 de Julho de 2011, 23:15:13 »
Barata, o que você acha do fato dos carros exportados pelo Brasil terem preços MENORES e qualidade MAIOR?

Em outras palavras: as mesmas empresas vendem carros de pior qualidade mais caros aqui do que carros de melhor qualidade no exterior.

Isso afasta o problema do câmbio (pois com um real valorizado, os carros no exterior ficariam mais caros ao invés de mais baratos). O máximo ao qual se pode atribuir isso sem recorrer ao alto valor subjetivo dado pelo consumidor brasileiro aos carros é o mercado pouco competitivo.



http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42552
Ahhh, ai sim um dado revelador....... Bom, contra fatos não se pode ir contra...... Aparentemente o brasileiro esta sendo fodido.
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #84 Online: 07 de Julho de 2011, 23:24:41 »
Talvez a tributação excessiva e o mercado menos competitivo sejam suficientes para explicar o valor mais alto do carro aqui.

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #85 Online: 07 de Julho de 2011, 23:27:55 »
Aliás não...se esses carros exportados são produzidos aqui, devem receber mais ou menos a mesma tributação.

Logo, sobram o mercado pouco competitivo e o fetiche do consumidor brasileiro para culpar.  :lol:

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Offline Cumpadi

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #86 Online: 07 de Julho de 2011, 23:31:50 »
Não, falta uma outra pergunta também: por que ao invés de exportar, esses carros não são vendidos no mercado nacional, já que neste o lucro é maior?
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #87 Online: 07 de Julho de 2011, 23:32:54 »
Não, falta uma outra pergunta também: por que ao invés de exportar, esses carros não são vendidos no mercado nacional, já que neste o lucro é maior?
Se o mercado absorve 100.000 por mes, eles produzem 150 000 e exportam o excedente.
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #88 Online: 07 de Julho de 2011, 23:38:38 »
Mas se o lucro no Brasil realmente é maior que o lucro nos outros países, eles tentariam vender os carros aqui ao invés de mandar para lá (ainda porque é a demanda que teoricamente define o lucro). Logo, talvez haja fatores que o DDV não tenha considerado aí. (impostos sobre a venda em si? não sei bem)
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #89 Online: 08 de Julho de 2011, 08:45:20 »
Ok, usando os preços que estão nesse site ai temos o Big Mac no Brasil por R$8,75 e no Japão por Y$280,00.

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Nesse caso que você citou, o dólar aqui JÁ ESTARIA em 3 reais ou mais se TODOS os produtos brasileiros fossem relativamente mais caros, e não somente os carros ou Big Macs.  :)




DDV, a 8 anos(+/-) atrás o dolar chegou a 4 reais, naquela época carro (e tudo mais) aqui era uma bagatela ou era mais caro que no Japão?

Era caro, muito mais caro. Eu moro meio perto do Paraguai, acredite, lá se compra BMW por menos de R$ 40.000,00. Desde sempre os carros sempre foram muito mais caros que em nossos vizinhos.
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #90 Online: 08 de Julho de 2011, 08:47:08 »
Barata, o que você acha do fato dos carros exportados pelo Brasil terem preços MENORES e qualidade MAIOR?

Em outras palavras: as mesmas empresas vendem carros de pior qualidade mais caros aqui do que carros de melhor qualidade no exterior.

Isso afasta o problema do câmbio (pois com um real valorizado, os carros no exterior ficariam mais caros ao invés de mais baratos). O máximo ao qual se pode atribuir isso sem recorrer ao alto valor subjetivo dado pelo consumidor brasileiro aos carros é o mercado pouco competitivo.



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A exportação sofre bem menos tributação, sobretudo de ICMS.
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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #91 Online: 08 de Julho de 2011, 08:57:07 »
Tudo que é exportado pelo Brasil sofre severa redução de tributos. Conheço bem o caso do Paraguai :) . Lá eles vendem muitos produtos da brasileira britânia (batedeiras, fornos, ventiladores, liquidificadores, etc). Todos estes produtos lá custam de 50 a 60% do preço que encontramos no Brasil. Você pega as caixas (o idioma principal é português) e ve na embalagem um MADE IN BRAZIL. Ou seja, é o mesmo produto vendido aqui.

Já comprei camisas polo de empresas brasileiras lá e eram a metade do preço, tudo made in Brazil. O mais legal ainda é que os paraguaios importam sem sacanagem, é tudo legal, diferente de nós que levamos tudo de lá e precisamos esconder da receita.

última vez vi um ar condicionado dos bons em Salto Del Guairá, e custava em torno de R$ 300,00, quase 3 vezes menos que aqui...

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Re: Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #92 Online: 08 de Julho de 2011, 09:38:59 »
Eu queria só corrigir essa postagem minha abaixo:

Citação de: DDV
Se a moeda excessivamente valorizada do Brasil tivesse esse impacto tremendo nos preços que vocês falam, o carro brasileiro seria mais barato para os japoneses . Porém o que vemos é o contrário.

Na verdade, a valorização da moeda brasileira faz seus produtos (incluindo carros) ficarem mais caros no exterior. Porém, ainda acho (por outras fontes e dados) que o preço dos carros está bem acima da média dos demais produtos brasileiros.



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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #93 Online: 25 de Novembro de 2011, 00:26:58 »
Para quem reclama dos crash-tests de carros chineses/coreanos/russos/etc, aí vai o resultado de testes feitos com carros nacionais (com vídeos): http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/11/24/carros-vendidos-no-brasil-dao-grave-vexame-em-crash-test.jhtm


Citar
[...] DEDO NA FERIDA
O relatório do Latin NCAP divulgado nesta quinta dá uma bronca nas fabricantes de carros instaladas na América Latina, o que obviamente inclui o Brasil. O veredicto é simples: as montadoras sabem, se quiserem, fazer carros seguros e ao mesmo tempo sem custo alto. Os negritos são por conta de UOL Carros.

Diz o texto: "Em ambas as fases do Latin NCAP, alguns veículos testados obtiveram níveis muito melhores de segurança, similares com os níveis adquiridos na América do Norte e na Europa. São modelos mais caros [no caso, principalmente Cruze e Focus, carros globais]. Na Europa, até os carros mais baratos contam com airbags (motorista, passageiro e cortina lateral), e oferecem melhor segurança estrutural. Isso mostra que os maiores fabricantes de veículos sabem como fazer veículos com preços acessíveis que estejam de acordo com os padrões da ONU (Nações Unidas). Portanto, o Latin NCAP recomenda seriamente que esses padrões sejam estendidos a todos os países da América Latina." [...]

Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #94 Online: 29 de Janeiro de 2012, 21:32:43 »
Reportagem confirma o que eu venho defendendo no tópico:


<a href="http://www.youtube.com/v/qdL8KEpg17M" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/qdL8KEpg17M</a>


No mercado brasileiro, carro é um produto overrated. É como as barbatanas de tubarão na China.



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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #95 Online: 29 de Janeiro de 2012, 21:38:42 »
Acho engraçado é que quase todo mundo, quando vê isso, reage dizendo que o brasileiro está sendo de alguma forma enganado ou lesado. Não há bases para se afirmar tal coisa, pois o consumidor brasileiro acha o preço aceitável. Se não achasse, não pagaria.



Eu me arrisco a dizer (aqui estou especulando) que esse excessivo valor dado aos carros no Brasil decorre principalmente de 2 fatores:

1- Ausência de alternativas decentes de transporte;

2- No Brasil, carro é ainda considerado um dos principais símbolos de status pelo povão. As pessoas compram carros como se estivessem comprando jóias.



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Offline Moro

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #96 Online: 29 de Janeiro de 2012, 21:43:43 »
com as barreiras impostas para os carros importados, claro que as montadoras nacionais irão ganhar mais competitividade e poderão abaixar os preços e ainda proteger os empregos.
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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #97 Online: 29 de Janeiro de 2012, 21:47:38 »
Acho engraçado é que quase todo mundo, quando vê isso, reage dizendo que o brasileiro está sendo de alguma forma enganado ou lesado. Não há bases para se afirmar tal coisa, pois o consumidor brasileiro acha o preço aceitável. Se não achasse, não pagaria.

Discordo.

Primeiro porque não são todos os consumidores que sabem que os preços aqui são muito maiores que em outros países. E, segundo, porque há um lobby fortíssimo das montadoras mais antigas para manter a margem absurda que elas sempre tiveram por aqui.

Este "roubo" cessaria no momento seguinte que os impostos fossem reduzidos e que fosse autorizada a importação de veículos por empresas fora do círculo de poder das grandes montadoras.
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Offline DDV

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #98 Online: 29 de Janeiro de 2012, 21:58:33 »
Já foi mostrado que os impostos, embora altíssimos, estão MUITO longe de explicar esses preços. A reportagem mostra que mesmo descontando-se os impostos, as diferenças colossais entre os preços aqui e no exterior permanecem.

A não ser que vocês se refiram às barreiras de importação. Mas mesmo nas importações, os vendedores não iriam colocar no mercado brasileiro preços muito abaixo da média costumeira.

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Re:Resumo : Somos Todos Otários
« Resposta #99 Online: 29 de Janeiro de 2012, 22:00:59 »
A questão é o mercado brasileiro. Carro aqui vale ouro. Quem vender carro aqui, seja nacional ou importado, irá oferecê-lo a preços colossais (o importado mais ainda, já que ser importado é um status a mais hehe). Carros produzidos aqui, com os mesmos custos e tributações, irão ser vendidos a preços bem menores no exterior.

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