Russel, concordo com o Felipe que sua definição de consciência é muito vaga e simplista. Pelo que entedi, pra você PERCEPÇÃO = CONSCIÊNCIA. Seguindo este raciocínio, um sensor de calor, ao “perceber” a temperatura e acionar um sistema de incêndio, teria consciência? Se for isto, um computador tem consciência, um sistema de alarme residencial contra roubos também o tem.
Sobre as células terem consciência, pra mim não faz sentido. Você está querendo dar personalidade e imputar pensamento a processos químicos totalmente mecanicistas, advindo das leis da física e da química. Um átomo teria consciência só porque consegue se ligar a um outro tipo de átomo, devido as características nas suas camadas da eletrosfera, e formar uma substância útil para o meio natural? Uma molécula se liga a outra por possuir consciência de que devem se ligar e não por que seus átomos formadores (ligados entre si por propriedades FÍSICAS relativas às camadas de suas eletrosferas) possuem propriedades físicas/químicas?? Leis naturais (física, química) são o que as fazem “procurar” ligações de forma mecanicista, simplesmente devido às leis e propriedades FÍSICAS (não metafísicas) da matéria (átomo) que governam o universo.
Uma célula possui consciência somente porque substâncias, em seu interior, reagem de forma previsível (seguindo uma lei natural), devido às suas propriedades químicas (com origem totalmente em leis físicas imutáveis, ligadas primariamente a propriedades físicas dos átomos de se juntarem por meio de suas eletrosferas)?? Penso que não!! Esta é uma visão um tanto quanto infantil de todo o sistema orgânico de um animal ou planta.
Isto me lembra muito quando cursava o Ensino Médio, o professor de biologia fez uma analogia, dizendo que o vírus HIV, reconhece os soldados do organismo (sistema imunológico) e, de forma disfarçada para que não seja reconhecido pelos soldados glóbulos brancos, se aproximava e os matava, tornando o sistema de defesa do organismo inativo. Desta forma, deixando caminho aberto para eles poderem dominar.
Logo depois, uma aluna perguntou: professor, então quer dizer que o vírus HIV tem inteligência para fazer tudo isto? Nisto o professor retrucou: foi só um exemplo didático, isto não quer dizer que exista inteligência envolvida neste processo. Apenas sistemas químicos naturais que, devido a seleção natural e características favoráveis da ação mecânica do vírus, fazem ele continuar a existir e continuar agindo.
Ou seja, acho que você está cometendo o mesmo erro de análise da aluna citada.
Como o Gilberto já citou, a consciência vem da união e interação de bilhões células (neuronios), por meio de processos físico-químicos mecânicos (não conscientes). Agora, se você acha impossível algo inconsciente (processos químicos e físicos gerados por leis naturais já bem descritas) gerar algo consciente, então nos apresente as suas provas.
Em ultimo caso, tendo a mente muuuito aberta, poderíamos considerar as leis físicas, que propiciam esta interação química entre os átomos, como o algo consciente que as junta de forma deliberada. Mas, como vários cientistas já demonstraram e vem demonstrando, leis físicas, tais como a gravidade, não necessitam de algo externo à “simples” matéria para se manifestarem. Tais leis simplesmente existem e se originaram com o surgimento da matéria. E se você quer discutir a origem da matéria, que ninguém ainda sabe explicar definitivamente, pode ir lá no tópico sobre o Big Bang e colocar suas opiniões sobre a origem do big bang ou até mesmo sobre o que havia antes dele.