Ola Byte,
"A consciência é o fruto do cruzamento de N informações guardadas em nossas memórias. Nosso cérebro é uma máquina muito boa para fazer isto. O que nos dá a impressão de haver uma personalidade é o fato de que tais informações procedem de um conjunto de experiências diferentes de um individuo para outro."
Defina melhor o fruto ? Mais ou menos como emerge, ou é o próprio cruzamento de infos ?
Olá.
Seria o resultado da própria capacidade sofisticada que o cérebro possui de fazer o cruzando de informações. Além disso, certamente há setores do cérebro onde circuitos neurais são responsáveis por fazer o controle destes cruzamentos de enormes quantidades de dados e avaliar os resultados estatísticos destes cruzamentos (análise, esta, feita com extrema subjetividade, longe de ser “simples” como o sistema booleano onde a resposta se limita a sim ou não, sendo muito mais parecido com o sistema da lógica fuzzy – mais subjetivo e qualitativo). Tais “centros de controle cerebrais” (entre aspas, pois não há uma centralização disto no cérebro, é um sistema distribuído em várias áreas do cérebro e da própria coluna vertebral) tendem a se refazer e a se reprogramar a medida que vive novas experiência e adquire mais dados a serem cruzados e avaliados. Seriam eles, em ultima instância, a consciência propriamente dita.
Com relação ao final do parágrafo, mesmo se um indivíduo tivesse as mesmas(rigorosamente as mesmas) experiências que um outro, nada garante que suas reações à estas seriam as mesmas (rigorosamente ). Dessa forma, sua afirmação não procede.
Mas perceba que é impossível alguém ter as mesmíssimas experiências, de forma exatamente idêntica. Além de exigir códigos genéticos idênticos, teria que haver uma coincidência ultra gigante para que tais pessoas vivessem exatamente as mesmas experiências, como exatamente o mesmo estado de espírito (uma das pessoas, por exemplo, poderia estar com dor de barriga e armazenado a experiência daquele momento como algo negativo, enquanto a outra pessoa veria como algo positivo ou neutro), além de ter que viverem juntas o tempo todo, até na hora de ir ao banheiro, para que isto possa acontecer. Logo, acho que é a sua afirmação que não procede.
Ou seja, temos a consciência e a personalidade (que é percebida por esta mesma consciência) definindo o "eu".
E porque não seria a personalidade fruto da consciência, ou uma parte que a compõe? Não vejo porque separar as coisas.
Obs.: Não tenho grandes conhecimentos em biologia e neurologia, apenas tiro conclusões de pesquisas pessoais que faço sobre o tema. Tenho um conhecimento razoável apenas em informática (análise e programação de softwares), minha área de formação e especialização.
Logo, tenham em mente que muito do que escrevo sobre isto é especulação baseada em algumas evidências ou resultado de comparações que faço com sistemas computacionais informatizados. Apenas considero tais avaliações pessoais minhas, muito mais procedentes do que apelar para consciências cósmicas ou coisas do tipo que nada explicam, só jogam a questão para debaixo do tapete.