Autor Tópico: Consciência e evolução.  (Lida 15484 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re: Consciência e evolução.
« Resposta #75 Online: 24 de Julho de 2011, 13:39:17 »
Feyman,

Primeiramente eu não falei nada do que você está colocando o que eu postei foi...

“Einstein demonstrou e Max Planck comprovou (bomba atômica) que o átomo é divisível e sua composição é energia condensada”.

Você que demonstra ser tão preparado, me explique que significa...

E = m * c²

E também de quem e essa formula...

Você deve saber que a bomba atômica foi construída por Robert Oppenheimer que coordenou o projeto Manhattan, mais as bases foram os estudos e experiências de Max Plank.

Feyman já que parece ser tão experto por que não analisa e refuta a tese que eu postei em... 

../forum/topic=25194.25.html#msg620962

ao invés de preocupar-se de detalhes que não têm nenhuma importância como, quem foi o primeiro , sendo que o único válido e importante é a comprovação que o átomo é´divisível e está formado por energias estacionárias formando um campo energético .

Falou sim. Falou "Einstein demonstrou e Max Planck comprovou". Para qualquer um que tenha lido isso, o que dá a entender é que Enstein demonstrou alguma coisa que foi comprovada posteriormente por Planck. E, como eu disse, isto está errado. As teorias einsteinianas são posteriores à Planck. Se há algo de certo no que querias falar, então escolha melhor as palavras.

as bases foram os estudos e experiências de Max Plank.

Podes nos dizer que "experiências" foram estas? Ou é só mais uma escolha inadequada de palavras? A propósito, se não queres que nos preocupemos com "detalhes que não têm nenhuma importância" (ainda mais quando estão errados, não é mesmo?), então se limite ao que é, para você, relevante.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #76 Online: 24 de Julho de 2011, 14:58:07 »
Feynman,

Ao inves de continuar falando e perguntando coisas irrelevantes, por que não nos mostra sua competência no tema respondendo a minhas perguntas que você passou por alto.

Qual é o significado desta formula?

E = m * c²

Quem a desenvolveu?

E já que parece ser tão experto volto a perguntar-lhe, por que não analisa e refuta a tese que eu postei em... 

../forum/topic=25194.25.html#msg620962

garanto-lhe que todos seremos gratos a sua sapiência.  :ok:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #77 Online: 24 de Julho de 2011, 15:08:51 »
Repito, como é fácil fugir de coisas "irrelevantes", quando estas estão erradas, não é mesmo?

Bem, a equação Emc2 foi desenvolvida por um tasmaniano que queria introduzir bolhas na cerveja.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #78 Online: 24 de Julho de 2011, 16:03:12 »
Isso aí Feynman,  :ok:

Eu estava certo que sua resposta seria esta, só faltou um pequeno detalhe o tasmaniano ao não poder introduzir as bolhas na cerveja, as introduziu na cabeça sua e de gilberto que tem o mesmo comportamento seu...  :hihi: Isto é, ego inflado, criticam a tudo mundo só em coisas bobas, acham que sabem e à hora de demonstrar o que sabem, dissimulam sua ignorância com uma piadinha estúpida como é seu caso.

Você é igual a muchos aqui que entram a todos fórum falam qualquer bobagem seguramente colada do wikipedia e cascam fora para evitar qualquer pergunta. Parabéns Feynman  :histeria: estamos tudos enganados com sua tra paça.  :biglol:

:biglol: :biglol:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #79 Online: 24 de Julho de 2011, 16:18:24 »
Não falta diversão no fórum.

Qual foi a bobagem colada da wikipédia? ("seguramente")
Você realmente não entendeu a piadinha? Eu sinceramente esperava que fosses acrescentar algo do tipo: "antes ou depois de se apaixonar pela Marie Curie e inventar a guitarra elétrica"?   (alguém me ajuda aqui? :D)

A propósito, não mostrei que "acho que sei". E nem quero, no seu caso. Apenas me limitei a mostrar o que VOCÊ não sabe. E isso jé me regozija.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 24 de Julho de 2011, 17:10:56 »
Russel, a resposta do Feynman foi justamente Einstein. A referência que ele usou foi justamente um filme em que einstein descobre a dita fórmula enquanto pesquisava as bolhas de cerveja (O Jovem Einstein).
Não estou acompanhando o debate do início, mas em relação à diferenciação e multiplicação das células-tronco esta se dá a partir de estímulos de fatores de crescimento.

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #81 Online: 24 de Julho de 2011, 18:57:50 »
Russel, a resposta do Feynman foi justamente Einstein. A referência que ele usou foi justamente um filme em que einstein descobre a dita fórmula enquanto pesquisava as bolhas de cerveja (O Jovem Einstein).
Não estou acompanhando o debate do início, mas em relação à diferenciação e multiplicação das células-tronco esta se dá a partir de estímulos de fatores de crescimento.
Amigo Derfel,

eu sei a que se referia Feynman. O que me deixou chateado foi encontrar mais um cara que cada vez que você faz uma pergunta obgetiva, isto é, relacionada com o tema eles escondem sua ignorância com piadinhas bobas. Por que não pergunta ao senhor Feynman por que não contestou as perguntas formuladas por mim?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #82 Online: 24 de Julho de 2011, 19:45:09 »
Pessoal,,

Mais respeito com a wiki. As informações que ali estão tem o mesmo "grau de precisão" das que estão na enciclopédia britânica  :)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #83 Online: 24 de Julho de 2011, 19:52:20 »
O que eu ganho em "contestar" suas "perguntas"? Um pirulito?

Cresça, guri. Você acha que, ao citar Einstein e Planck (de forma equivocada, por sinal) conseguirás trazer mais respeito para suas sandices pseudo-científicas? Ninguém precisa contestar sandices como essa: " Para que uma célula (zigoto)  seja capaz de reproduzir-se em diferentes tipos de células (hepáticas, ósseas, neurônios...) segundo a necessidade, deve possuir consciência (percepção)". Que tamanha besteira.

Você está com a afirmação (leviana e estupidamente subjetiva), o ônus de comprová-la  é de sua responsabilidade. Você entende o que eu estou falando? Entende o que é "ônus da prova"? Afirmar que a célula deve possuir consciência é um dogma sem absolutamente nenhuma necessidade coerente. Você tem fé de mais, e conhecimento de menos (já deixou isso bem claro em relação às suas colocações sobre Planck, e também no tópico sobre o problema de Monty Hall).
« Última modificação: 24 de Julho de 2011, 20:02:20 por Feynman »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #84 Online: 24 de Julho de 2011, 21:21:38 »
Obrigado, Feynman. Você me prestou uma ajuda aqui na demostração do porquê do Russell ser um ser erradio no mundo da realidade. Não se exaspere com ele. Ele é digno de outras atitudes.

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #85 Online: 25 de Julho de 2011, 00:23:52 »
Agora sim gente,

Apareceu o Cientista a alma gêmea de gilberto que junto com Feynman formam o trio de patetas que se apresentam ao fórum cheios de ego, para falar abobrinhas e ficar acima do muro...  :hihi:
 :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 25 de Julho de 2011, 00:29:31 »
Agora sim gente,

Apareceu o Cientista a alma gêmea de gilberto que junto com Feynman formam o trio de patetas que se apresentam ao fórum cheios de ego, para falar abobrinhas e ficar acima do muro...  :hihi:
 :histeria: :histeria: :histeria:

Caro Russell.

Um pouco de comedimento em suas palavras seria uma manifestação de civilidade e prudência.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #87 Online: 25 de Julho de 2011, 01:03:44 »
Escute aqui, Srº Russell! O meu affair com o gilberto é assunto só meu e dele e ninguém de fora mete a colher, entendeu?! E se o Feynman quiser compor um triângulo amoroso com nós dois, não me oponho. Sou muito liberal neste sentido e não me incomodaria em ter duas esposas...

Ficar em cima do muro??? Acho que você está confuso. Isso não se aplica a mim aqui, não acha? Minha posição está bem nítida, bem clara. Você deve estar querendo dizer eu ficar de platéia, não é isso?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #88 Online: 25 de Julho de 2011, 01:20:52 »
Olá Cientista ,

Eu estou acostumado a lidar com pessoas ególatras e pedantes como você
Duvido muito, hein! Você não pode nem imaginar o quão ególatra e pedante eu sou. Me contenho tanto aqui...

e você tampouco se ofenda mais, pelo conteúdo de seu contexto saquei que você é um boiola cobrando sentimentos a outro...
Oh my God!!!!! Gilberto, meu querido, esse cara descobriu nosso segredo, nosso romance secreto, e quer nos expor! Escute aqui, seu Russell! Você não sabe que é deselegante intrometer-se nos relacionamentos alheios? E, por que eu e meu... par* nos ofenderíamos? Você é desses preconceituosos homofóbicos também, é? Só para constar, tudo começou quando nós disputávamos, a tapas, a Carol Castro. Foi aí que, de repente, entreolhamo-nos de modo diferente, pintou um surpreendente sentimento de afeto e instantaneamente nos demos conta de que não fazia sentido brigarmos por causa daquela baranguda horrorosa. Antes, era ela quem me chupava; agora, quem me... bom, chega de expor nossas particularidades. Somos dois adultos, não devemos nada a ninguém e não temos que dar satisfação nenhuma a você, Srº Russell! Deixa a gente em paz, tá?!

*Só quero deixar claro para todos que eu sou o ativo.

Para concluir se você se acha o tal, ao invés de mandar a outro a debater para se distrair, porque não debate você comigo? E demonstra que eu estou vagando.
Cara entrar a um fórum a dar conselhos e ficar acima do muro é muito fácil. Ademais pelo que postou tenho quase certeza que sua ignorância sobre a questão é idêntica à de gilberto, só que, a sua arrogância é superior à dele.
Eu????????????? Cê tá doido, cara! Esmurrar ponta de faca não é comigo. Eu não tenho tempo sobrando para isso. Já estou desperdiçando mais do que devia só postanto essa bobajada toda aqui.

Quanto ao "acima do muro", já falei.

Sem dúvida que minha arrogância é superior à dele, afinal, eu sou o "Cientista". Só por esse nick, eu fui condenado por um forista daqui, o Parcus. Agora, dizer que minha ignorância sobre a questão é idêntica à do gilberto me honra e lisonjeia de uma maneira que você, certamente, não pode fazer ideia. Muito obrigado mesmo pelo elogio.

De qualquer forma, como eu destaquei nonsenses seus, dois dos quais já foram expostos e elucidados por outros foristas, vou te perguntar o seguinte: afinal, um organismo não é um corpo?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #89 Online: 25 de Julho de 2011, 01:59:31 »
Olá Cientista,

valeu pela força e camaradagem que vc demonstra por mim. Nem sei se mereço ..  :)
Tenho pleno entendimento de que você merece sim e, tomando a liberdade de dizer algo que poderá parecer paradoxal, talvez eu reconheça mais seu merecimento que você mesmo (nem tão paradoxal assim, afinal, só um gênio para reconhecer outro...). Já cheguei a sinalizar lá no tópico da visão cética da consciência que considero provável que você próprio não tenha uma visão clara do seu próprio processo de racionalização da teoria. Mas isto está bastante relacionado ao que vou dizer a seguir.

E fico contente que temos idéias e pontos de vistas em comum nesses assuntos relacionados a cognição. Afinal essa é uma área muito dispersa e controversa. Acho que a dispersão de abordagem é característica de setores da ciência que estão se estabelecendo, como é o caso da Ciência Cognitiva. Um problema que eu vejo é que algumas áreas da filisofia da mente foi historicamente considerada tão difícil e complexa, que deu espaço para que abordagens místicas e pseudo-científicas proliferassem. Acho que chegou a hora de melhorar esse quadro.
Você tem muita razão nessas suas palavras e elas revelam, reiteradamente, a natureza do seu modo de pensar e de perceber a realidade, sem dúvida, o que te permitiu tal racionalização do fenômeno consciente. Essas suas palavras têm aplicação generalizada sobre muitas estruturações teóricas científicas que ocorrem a partir de conceitos esparsos e, aparentemente desconexos a princípio, mas que no fim revelam sua concatenação, expurgando os conceitos errados que não cabem no 'retículo teórico'. Assim cristalizam-se verdadeiras teorias científicas. Quando surge o 'gérmen cristalino' de uma real teoria, o processo tende a ser tornar automático e irreversível e a teoria cresce agregando facilmente, automaticamente tudo o que é compatível, consistente e rejeitando tudo o que é incompatível, dando a muitos (até a alguém notável como Feynman, que consegue enxergar méritos em teorias) a impressão de que a teoria toma vida própria; de fato, ela é apenas uma extensão da vida do cientista, o criador do gérmen teórico; cresce a partir dele, com a "mesma forma" dele. Essa fase é a do pouco esforço, em que o cientista deve se deixar levar pelo processo sem questioná-lo sistematicamente e em que, desgraçadamente, surge uma multidão para "entender tudo com tão grande facilidade" ao ponto de acreditarem, realmente, que seriam capazes do mesmo feito "estivessem na mesma posição" do cientista. A fase anterior de dispersão de conceitos é prévia à formação desse 'gérmen'. Essa fase prévia é a fase do "esforço científico" em que os questionamentos devem ser sistemáticos (ou não, depende da liberdade do cientista conduzí-lo pelo caminho devido) e em que ninguém mais, além do real cientista, pode sequer conceber tais ideias; tudo isto está muito além de qualquer metodologia porque não há projetabilidade no empreendimento da ciência; porque depois de composto o processo, todas as supostas relativas perguntas mudam e surgem outras que ninguém mais jamais suporia a necessidade ou a pertinência em formular. Como o próprio fenômeno consciente, só se mostra no todo (e no processo) e não é visível em nenhuma de suas partes. Não tenho razão para duvidar de que tal seja o caso do fenômeno consciente que, agora, se aproxima de um remate germinal-teórico.

E to vendo que vc é rápido no gatilho, já tá projetando aplicações ... boa sorte. E se tiver bons resultados, nos avise aqui no CC.

Um abraço.
Calma lá! Foi como eu disse. Estou decidido, mas não queria nem me precipitar em dizer. "Projetando aplicações", neste exato momento é um exagero. Estou só na fase de organização de esboços mentais. Mas já tenho mesmo algumas diretrizes de projeto, baseadas em algumas apostas que estou fazendo e que, depois, quero confabular com você.

PS. O Russell tem razão em uma coisa, eu tenho que ser mais humilde ... mas não vou admitir isso para ele ...  :hihi:
Eu não acho que um cientista tem que ser humilde em medida alguma. Só o ato de empreender uma tarefa científica já pressupõe a capacidade para tal e não há nem deve haver nenhuma humildade nisso. Não seja humilde; apenas nunca permita-se enganar a si mesmo. Para você, isso me parece muito fácil, embora tenha me preocupado o entusiasmo seu pela... singularidade tecnológica. Ninguém é perfeito. Afinal... nem eu sou, rsrsrsrs.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #90 Online: 25 de Julho de 2011, 02:25:03 »
Ola Gilberto,

Usando o seu exemplo : Newton conceituou a força da gravidade e deu uma "descrição matemática" para ela. Einstein desceu mais um nível; explicou o que a causava.

Ou seja, o que vc está fazendo é dar uma primeira descrição. Falta descer um nível e explicar o que causa a consciência. Caso contrário, será um postulado, não uma explicação.

Abs
Felipe
Felipe, eu sei que te devo retornos e tenho intenção de dá-los ainda naqueles tópicos em que ficaram pendências, razão pela qual nem me sinto no direito de te cobrar as respostas para as perguntas que te fiz num dos tópicos aqui mesmo de origens e evolução em que você me rotula de empirista ingênuo, o que já fez duas vezes pelo que vi. Isso me desagrada muito mas deixemos para outra hora. Também te perguntei, se lembro bem, de onde você teria tirado a informação/conclusão de que Einstein teria tirado sua teoria (RG) do nada. Com relação a esta última questão, você incorre no mesmo engano aqui.

Einstein não "desceu mais um nível", muito menos "explicou o que a causava" (a grandeza força). O que ele fez foi *estender a/uma abordagem* e a *conclusão* (nenhuma explicação) foi de que a força da gravidade de Newton, com aquela objetividade matemática, não existe.

Se nos for lícito traçar qualquer paralelo com a teoria do Gilberto, podemos dizer que ele também ampliou a abordagem, permitindo concluir que a objetividade que você e multidões mais esperam encontrar sob a subjetividade da experiência consciente não existe. Não existe explicação para o que não existe; não existe "explicação" (a do tipo que você espera porque seu erro está na sua pergunta, o que você não percebe; que tem que mudar suas perguntas porque a realidade não mudará para que surjam mágicas respostas para elas) para a consciência. Mas a inexistência da mesma pode ser demonstrada (e já foi). O que não é possível é o ente consciente verificar, diretamente, sua própria inexistência.

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #91 Online: 25 de Julho de 2011, 03:50:10 »
Caro Geotecton,

Se estou mentindo no que coloquei, me prova o contrário.

Por outra parte, já tomou consciência que você sempre me está criticando somente a mim. Será que por que vocês são ateus materialistas e eu sou espiritualista?

Ou será que ficou chateado por ainda não ter respondido a minha pergunta...

Olá amigo Geo

Eu estou realmente surpreso de não se ter apresentado ninguém a refutar minha “tese”.

Olha que eu estou demonstrando de forma direta a inconsistência da teoria materialista (físicalidade) e de forma indireta a validez da metafísica (espiritualidade) não sei se perceberam que em minha tese eu estou provando que a “Consciência” não está na “matéria” e sim na energia, Em outras palavras eu estou afirmando que a Consciência é na realidade um “ente” que tem vida própria e que é a origem de todas as coisas.

Gostaria saber de você que resposta daria para uma pessoa que entra no fórum em que eu estou debatendo e fala para a pessoa que está debatendo comigo...

Olha, Gilberto,

Quanto ao Russell, debata com ele se for para se distrair porque um camarada que diz coisas como...
............
Tente se localizar, Russell. Não se ofenda pois o que faço é para seu bem mas se não quiser, não me importo.

Pocha!!! O cara não me conhece! e quando eu chamei para defender “ele” a posição de gilberto, ele sumiou do mapa e agora que estou debatendo com um cara que é igual a ele em todo sentido, se não acredita analise sua resposta...

Cresça, guri. Você acha que, ao citar Einstein e Planck (de forma equivocada, por sinal) conseguirás trazer mais respeito para suas sandices pseudo-científicas? Ninguém precisa contestar sandices como essa: " Para que uma célula (zigoto)  seja capaz de reproduzir-se em diferentes tipos de células (hepáticas, ósseas, neurônios...) segundo a necessidade, deve possuir consciência (percepção)". Que tamanha besteira.

Você está com a afirmação (leviana e estupidamente subjetiva), o ônus de comprová-la  é de sua responsabilidade. Você entende o que eu estou falando? Entende o que é "ônus da prova"? Afirmar que a célula deve possuir consciência é um dogma sem absolutamente nenhuma necessidade coerente. Você tem fé de mais, e conhecimento de menos (já deixou isso bem claro em relação às suas colocações sobre Planck, e também no tópico sobre o problema de Monty Hall).

Agora você como conselheiro acha que uma resposta como essa, independente da ignorância demonstrada por o cara, é correta para um associado do Clube Cético? E se não acha...  que é da crítica?.

Geotecton, como você deve saber cético significa não acreditar nas verdades que lhe falam sem antes comprovar por você mesmo que a verdade é uma realidade.  Aqui no clube isso não está ocorrendo. As bases das respostas são o “achismo” ou uma referência sem ter a base suficiente para defender a referência mencionada.

Por outra parte, você falou para mim que qualquer coisa que eu apresentasse devia ser acompanhada com referência, e se estou apresentando algo de minha autoria? Que referência vou apresentar?

Geotecton, sabe por que a "tese" que eu apresentei e que ninguém refutou incluindo você, de uma forma séria, a não ser a bobagem que mostra a tremenda ignorância do senhor Feynman? 

Por que para refutar-la, a pessoa deve ter bons conhecimentos de medicina (sobre células troncos e célula zigoto), Biologia (sobre formação das proteínas), Química (sobre estrutura atômica dos aminacidos) e Fisica Quântica (formação dos campos eletromagnéticos dos átomos) e de excelentes conhecimentos de Metafísica que vocês por ignorância, não a aceitam como prova, apesar de serem céticos filosofia obtida do filosofo Descartes que além de físico, era metafísico.

Finalizando minha observação para você, para variar se apresentou esse tal... Cientista e colocou o seguinte...

Obrigado, Feynman. Você me prestou uma ajuda aqui na demostração do porquê do Russell ser um ser erradio no mundo da realidade. Não se exaspere com ele. Ele é digno de outras atitudes.

Você como conselheiro do Clube, acha certa uma resposta desta, quando até agora ninguém tem rebatido a tese que eu postei? E se não? Que é de sua chamada de atenção? O estou debatendo com uma panelinha?

Geotecton, pessoalmente eu não tenho problema com isso, mais sempre nos termos científicos que você tanto prega mais que ninguém respeita.

Um abraço.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #92 Online: 25 de Julho de 2011, 04:25:49 »
Por outra parte, já tomou consciência que você sempre me está criticando somente a mim. Será que por que vocês são ateus materialistas e eu sou espiritualista?
Pode ter certeza que sim. E este seu desprezo para com os membros deste fórum e com o próprio fórum, ao ignorar tópicos com esta temática e com excelentes discussões, demonstra que a recíproca é verdadeira. A regra seria você pesquisar e ao menos tentar compreender o que foi debatido. Mas ao contrário disto, posta pouco conteúdo e de pouco interesse para os demais e ainda se coloca na posição de "ganhador" da discussão e que tem que ser refutado  :sleepy:

Confesso que tentei me aprofundar nas suas referências, mas foi de início intragável. Mas vejo que pode ter muito conteúdo e com uma postura mais amistosa e didática sua, poderiamos até aprender muito. Pelo pouco que vi, gostei da comparação da membrana celular com o cérebro da célula, devido a complexidade de sua funcionalidade  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 25 de Julho de 2011, 07:03:43 »
Russel, vou ver se arrumo um tempo para dar uma lida nos posts anteriores com suas idéias, mas, pelo que pude ver das citações, você parece estar com uma idéia muito errada do processo de diferenciação e especialização celular (particularmente das células-tronco). Quanto às referências, ainda que se trate de uma idéia original existe todo um embasamento teórico para ela, que é o referencial teórico. A menos que você diga que o conhecimento lhe chegou a partir de uma fonte externa de uma maneira pronta.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #94 Online: 25 de Julho de 2011, 07:40:14 »
Poxa Russel, me ignorou totalmente pra ficar de bate boca com o pessoal aí! Cara, deixa eu te explicar, o Feyman é uma espécie de mestre dos magos do desenho "Caverna do Dragão", ou seja, ele tem este costme de primeiro vir com um post subjetivo e enigmático e só depois escreve as suas posições sobre o assunto, geralmente de forma bem inteligente. O Cientista é um cara ultra arrogante, que geralmente só sabe afirmar que tudo que ele não concorda é bullshit, sem explicar porque acha isto ou no máximo fica com ironias, se achando o máximo escrevendo, de vez em quando, textos prolixos e excessivamente verborragicos. E o Gilberto é um cara bem realista, que expos uma teoria particular bem interessante sobre o tema, apesar deu não ter me aprofundado ainda nela.

É isto. E meu post tá lá ainda pra você responder, quando quizer parar de bancar o menino chateado. Vai ficar de bate boca aí ou vai responder o que coloquei no meu post anterior? Ou também é tão arrogante quanto os que critica, a ponto de achar que meu post não merece resposta?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 25 de Julho de 2011, 08:52:25 »
Ola Geo,

Já tive algumas (preferia percepção dos estados internos - seja la o que isso signifique), mas atualmente não tenho, pois não vejo como, ao longo dessa definição, não cair em uma referência circular.

Aliás, até hj não vi um que tenha tentado e que, de uma maneira ou decoutra, não tenha tido que recorrer à ela para explicá-la.

Abs
Felipe

Eu também tenho dificuldade em definir a consciência. E é neste ponto que a hipótese do gilberto é interessante pois ele apresenta uma definição e que pode ser testada. E caso a hipótese dele não explique tudo mas explique mais que as anteriores, o mérito já estará estabelecido.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 25 de Julho de 2011, 10:14:03 »
Caro Geotecton,

Caro Russell

Se estou mentindo no que coloquei, me prova o contrário.

Desculpe mas a resposta é "não!".

Cabe a voce demonstrar que os foristas Cientistas, Feynman e gilberto são "patetas".

Por outra parte, já tomou consciência que você sempre me está criticando somente a mim.

Como estou com o meu tempo muito escasso, então eu peço que procure e encontrará críticas minhas semelhantes (por indelicadeza) aos foristas Cientista e gilberto em outros tópicos.

Será que por que vocês são ateus materialistas e eu sou espiritualista?

Primeiro. Voce está em um fórum cético onde a maioria tem formação superior e familiaridade com Ciência. Então é plausível esperar que aqueles que pensam como voce, tenahm seus argumentos questionados com base na atual epistemologia da Ciência.

Segundo. Voce está acusando (e adjetivando pesadamente) alguns foristas de 'reducionistas' porque eles não fazem uma análise da realidade objetiva que considere aspectos de metafísica. Ora. A metafísica não tem lugar aplicável em um fórum cético e científico, a não ser como uma curiosidade, um subproduto do intelecto humano mas sem vínculo com a realidade.

Terceiro. Voce está usando conceitos e cronologias da física de maneira errônea, como foi mostrado pelo forista Feynman, como foi o caso da relação entre Einstein e Planck. Mas se voce se considera correto, basta mostrar o erro do forista supra, indicando as fontes históricas.

Ou será que ficou chateado por ainda não ter respondido a minha pergunta...

Caro Russell.

Voce esqueceu da sua MP?

Olá amigo Geo

Eu estou realmente surpreso de não se ter apresentado ninguém a refutar minha “tese”.

Olha que eu estou demonstrando de forma direta a inconsistência da teoria materialista (físicalidade) e de forma indireta a validez da metafísica (espiritualidade) não sei se perceberam que em minha tese eu estou provando que a “Consciência” não está na “matéria” e sim na energia, Em outras palavras eu estou afirmando que a Consciência é na realidade um “ente” que tem vida própria e que é a origem de todas as coisas.

O que voce está propondo é uma forma de panteísmo com "roupagem científica" abstraindo a palavra "deus". No entanto, eu sugiro que voce, primeiro, mude a moderna epistemologia da Ciência porque para que a sua 'hipótese' seja plausível há a necessidade de ignorar o falsificacionismo, pois, do contrário, como ela poderia ser testada sem cair em pensamento circular ou em petição de princípio?

Gostaria saber de você que resposta daria para uma pessoa que entra no fórum em que eu estou debatendo e fala para a pessoa que está debatendo comigo...

Olha, Gilberto,

Quanto ao Russell, debata com ele se for para se distrair porque um camarada que diz coisas como...
............
Tente se localizar, Russell. Não se ofenda pois o que faço é para seu bem mas se não quiser, não me importo.

Em qual trecho o forista Cientista, na plenitude de sua rispidez, o chamou de "pateta"?

Pocha!!! O cara não me conhece! e quando eu chamei para defender “ele” a posição de gilberto, ele sumiou do mapa e agora que estou debatendo com um cara que é igual a ele em todo sentido, se não acredita analise sua resposta...

O forista Cientista tem esta característica ("sumir do mapa"). Mas tenha certeza de que ele voltará para lhe responder.

Agora você como conselheiro acha que uma resposta como essa, independente da ignorância demonstrada por o cara, é correta para um associado do Clube Cético? E se não acha...  que é da crítica?.

Eu não havia lido esta parte, pois ontem o dia foi algo atribulado para mim. Então:

Primeiro. Aconselho ao forista Feynman a também ser comedido no uso de suas palavras críticas.

Segundo. Cabe a voce, Russell, demonstrar que ele está equivocado pois sob a luz do atual conhecimento científico e da história da Ciência, o forista Feynman está correto.

Geotecton, como você deve saber cético significa não acreditar nas verdades que lhe falam sem antes comprovar por você mesmo que a verdade é uma realidade.

Caro Russell

Primeiro. O que é a "verdade" para voce?

Segundo. Voce faz testes, verificações e inspeções in loco para cada informação que lhe é passada?  Se a resposta for "sim", como é que voce consegue tal proeza?

Aqui no clube isso não está ocorrendo. As bases das respostas são o “achismo” ou uma referência sem ter a base suficiente para defender a referência mencionada.

Voce poderia relacionar pelo menos três respostas com base em "achismos", desconsiderando desta relação aquelas respostas que foram dadas por pessoas que não são estudiosas da área e claramente se manifestaram apenas com base em sua opinião?

Por outra parte, você falou para mim que qualquer coisa que eu apresentasse devia ser acompanhada com referência, e se estou apresentando algo de minha autoria? Que referência vou apresentar?

Voce tem em seu avatar um filósofo materialista que sempre se preocupou com o formalismo das suas proposições. Que tal emulá-lo?

E se voce está apresentando algo de sua autoria, eu sugiro que voce poste um ensaio sobre a sua ideia, ou, pelo menos, uma boa sinopse dela. O seu atual procedimento de discussão dificulta a compreensão da sua hipótese.

Geotecton, sabe por que a "tese" que eu apresentei e que ninguém refutou incluindo você, de uma forma séria, a não ser a bobagem que mostra a tremenda ignorância do senhor Feynman?

Não. Não sei. Porquê? 

Por que para refutar-la, a pessoa deve ter bons conhecimentos de medicina (sobre células troncos e célula zigoto),

Não vejo como estas células possam ser dotadas de consciência? É alguma propriedade inata derivada de algum composto químico? E, mais importante, como voce pode demonstrar tal proposição?

Biologia (sobre formação das proteínas), Química (sobre estrutura atômica dos aminacidos) e Fisica Quântica (formação dos campos eletromagnéticos dos átomos)...

Seria prudente voce postar um ensaio mostrando a cientificidade da conexão entre as informações supra pois eu confesso, do "alto do meu pedestal de ignorância", que não consigo visualizar tais relações.

e de excelentes conhecimentos de Metafísica que vocês por ignorância, não a aceitam como prova, apesar de serem céticos filosofia obtida do filosofo Descartes que além de físico, era metafísico.

Voce não está esquecendo o contexto histórico da metafísica em geral e da Descartes em particular? E ainda não ficou claro para voce que na moderna epistemologia da Ciência não há lugar para a metafísica.

E "não!". Nós não somos ignorantes em metafísica, mas antes a maioria por aqui não a considera como um conhecimento adequado para explicar a realidade objetiva.

E o que desejas debater sobre metafísica? Aristóteles, Andrônico de Rodes, Plotino, Agostinho, Tomás de Aquino, Hegel, Heidegger ou Schopenhauer?

Finalizando minha observação para você, para variar se apresentou esse tal... Cientista e colocou o seguinte...

O forista Cientista já foi admoestado em outra oportunidade. E neste caso ele não o chamou de "pateta", mas deixou implícito que as suas postagens não foram feitas com base em Ciência. Eu entendi como uma crítica mas não um ad hominem.

Você como conselheiro do Clube, acha certa uma resposta desta, quando até agora ninguém tem rebatido a tese que eu postei?

Não. Não acho certa, pois o mais adequado, no meu entendimento, é contra-argumentar cientificamente a sua hipótese. No entanto eu lhe faço, humildemente, um pedido: Apresente a sua ideia de forma clara e concisa, fornecendo as bases científicas dela.

E se não? Que é de sua chamada de atenção? O estou debatendo com uma panelinha?

Se voce, Russell, acha que eu estou favorecendo algum forista, seja qual for o motivo, basta acionar o dispositivo "Denunciar ao moderador" e apresentar a sua queixa por "conduta parcial e anti-ética" deste conselheiro.

Geotecton, pessoalmente eu não tenho problema com isso, mais sempre nos termos científicos que você tanto prega mais que ninguém respeita.

Já fiz o apelo para que os demais foristas se atenham a uma discussão científica com voce. Mas vou lhe pedir que exponha a sua ideia de maneira completa, pois os excertos apresentados por voce não permitem fazer uma crítica adequada.

Um abraço.

Retribuo.

Geotecton
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 16:48:53 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #97 Online: 25 de Julho de 2011, 12:01:53 »
Ola Cientista,

"Felipe, eu sei que te devo retornos e tenho intenção de dá-los ainda naqueles tópicos em que ficaram pendências, razão pela qual nem me sinto no direito de te cobrar as respostas para as perguntas que te fiz num dos tópicos aqui mesmo de origens e evolução em que você me rotula de empirista ingênuo, o que já fez duas vezes pelo que vi. Isso me desagrada muito mas deixemos para outra hora."

Sem stress. Eu encaro isto muito mais como um bate -papo que uma queda de braço!Qdo te chamei de indutivista ingênuo, foi muito pelo que vc mesmo escreveu (talvez vc nem concorde com este rótulo filosófico), pois vc sempre me passou acreditar firmemente que todo conhecimento científico pode ser construído, somente, através do método indutivo.

" Também te perguntei, se lembro bem, de onde você teria tirado a informação/conclusão de que Einstein teria tirado sua teoria (RG) do nada. Com relação a esta última questão, você incorre no mesmo engano aqui."

Normalmente qdo faço esta citação o que falo é o seguinte (sinceramente, não lembro de usar estes termos): Enstein não tinha nenhuma evidência que o espaço-tempo era curvo(claro, na presença de matéria). Na realidade, foi esta previsão que "provou" sua teoria.

"Einstein não "desceu mais um nível", muito menos "explicou o que a causava" (a grandeza força). O que ele fez foi *estender a/uma abordagem* e a *conclusão* (nenhuma explicação) foi de que a força da gravidade de Newton, com aquela objetividade matemática, não existe.

Neste sentido, nunca explicamos nada, apenas descrevemos. O exemplo foi uma analogia, para mostrar o meu ponto de vista, com relação à proposta do Gilberto (pelo que conversei com ele, pois ainda não li).

"Se nos for lícito traçar qualquer paralelo com a teoria do Gilberto, podemos dizer que ele também ampliou a abordagem, permitindo concluir que a objetividade que você e multidões mais esperam encontrar sob a subjetividade da experiência consciente não existe."

Permitindo concluir ? Como assim ? Acho que a frase "correta" seria :pemetindo a vc interpretar da forma que mais se adequa a sua visão de mundo.

" Não existe explicação para o que não existe; não existe "explicação" (a do tipo que você espera porque seu erro está na sua pergunta, o que você não percebe; que tem que mudar suas perguntas porque a realidade não mudará para que surjam mágicas respostas para elas) para a consciência. Mas a inexistência da mesma pode ser demonstrada (e já foi). O que não é possível é o ente consciente verificar, diretamente, sua própria inexistência."

A inexistência da mesma  foi demonstrada aonde ? E realmente, se definimos que algo não existe, não precisamos explicar.

E nisso, eu concordo com vc. O que existe é o fenômeno, que tem que ser explicado, independentemente do conceito estar sendo mal ou bem definido. Então, em minha opinião, se não consiguirem explicar o processamento consciente (qualia) e o pq dessa diferença (processamento consciente e não consciente), não terão explicadao nada, apenas descrito as relações existentes.

Abs
Felipe

« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 12:04:06 por Feliperj »

Offline Russell

• Nível 06
  • *
« Resposta #98 Online: 25 de Julho de 2011, 13:46:29 »

Caro ByteCode,

Estou-lhe pedindo sinceras desculpas por não ter reparado na suas respostas e o motivo é esse mesmo, não tinha reparado.

E meu arrependimento é maior agora que tomei conhecimento de seu conteúdo. Desde já o felicito, já que, essa é a resposta certa que eu esperava encontrar neste fórum. Pelo seu conteúdo estou vendo que você é uma pessoa que mantém seus neurônios movimentando-se condição que está bastante difícil encontrar aqui.

Por enquanto só encontrei pessoas com seus egos extremamente inflados em contra oposição de seus conhecimentos extremamente enfraquecidos. Eles acham que apresentando como única defesa a sua postura, uma referência a uma pessoa de renome, sua defesa é irrefutável. Estas pessoas pela falta de percepção, não tomam consciência que com isto, o único que estão demonstrando é que estão trocando uma crença por outra. Estas pessoas confundem o que é ter “somente alguma informação de um fato” com ter “conhecimento do fato”. Em outras palavras sua atuação é a de um alienado.

Amigo ByteCode não precisa dar-me informações do senhor Feynman e de suas aptidões “mestre dos magos do desenho” eu conheço bem ao senhor Feynman e o único que tem de mago é a esperteza para enrolar as pessoas. Agora como aqui se pede demonstrar o que se está postando é verdade, então vamos as provas...

Se você quer saber como fiz...

È só ir a pagina de internet...
http://www.failblog.com.br/wp-content/uploads/2011/07/sol.jpg.pagespeed.ce.nqr2h-DvAX.jpg

dar um click com botão direito do mouse sobre a figura, posteriormente dar um click em “copiar endereço da imagem” e depois ir a sua mensagem destinada ao fórum clickar com no botão direito e dar um click colar.. uma vez colada, coloque-lhe o tag... img colocado entre parenteses ([]) no inicio e o tag... /img também entre parenteses ao final e pronto.

Isto não é nenhuma mágica, a mim me ensinou meu sobrinho de 6 anos  :hihi:

O que sim garanto, que este senhor tem uma retórica dialética, bastante superior à media dos que se apresentam aqui mas, em ignorância igual o menor que a média só que muito mais esperto para esconder-la.

ByteCode não vou a perder mais o tempo falando deste senhor... já que, quero preparar-me para dar resposta a sua solicitude da forma mais ampla possível para que não fique nenhuma duvida. Por outra parte, você se merece um trato especial, por que, além de ter-se mostrado uma pessoa equânime demonstrou um real interes em procurar uma resposta para minha tese apresentada.

Um abraço.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #99 Online: 25 de Julho de 2011, 15:38:54 »
Quem perde tanto tempo com ad hominem explicita a única forma de ataque que lhe sobra. Russel, em quantidade, você já se dirigiu muito a minha pessoa para o meu gosto. Eu não estou disposto a continuar com esta lenga lenga pessoal mas, ao mesmo tempo, exijo que se atenha objetivamente ao que eu disser de maneira concreta e objetiva em relação às suas tentativas dogmáticas de se atribuir consciência à célula. Tenho certeza que a moderação não irá permitir muitos mais posts com você me chamando de pateta e, se não fará falta o debate por aqui, não devia nem ter entrado.

Você me fez uma pergunta estúpida, uma vez que eu poderia ter "colado qualquer coisa da Wikipédia", e é claro que me acusarias disso independentemente de minha resposta. Para você não importa quem eu sou, não importa se eu sou professor de física, e tenho mais o que fazer do que dar aulinhas particulares para quem não pediu de uma forma adequada (pois do contrário certamente a teria). Vamos ver se você consegue? Vamos?

Primeiro (e olha que estou me atendo apenas  objetivamente ao que você disse... e não à você!): nos é impossível continuar objetivamente enquanto não formulares melhor sua ideia de que células possuem consciência. Do modo que colocastes, repito, está dogmático. Sem absolutamente nenhuma procedência lógica e/ou coerente. Invista um pouco mais de tempo aqui, e talvez possamos nos concentrar nas idéias... e não nas pessoas, ok?

Segundo, seria um sinal de "bom caratismo" seu nos mostrar em que situação eu me utilizei de "esperteza para enrolar as pessoas".

Aguardo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!