O problema hard SÃO as lacunas no conhecimento, não "evidência" dele.
Bom Buckaroo, posso estar deixando passar alguma coisa, mas do que me lembro (pois não sou muito fã da discussão filosófica), a proposta em se dividir as perguntas sobre a cognição humana em problemas easy e hard é que:
- os problemas easy são considerados plausíveis de serem explicados pela neurologia, computação, etc
- os problemas hard são considerados que não podem ser resolvidos pelas ferramentas científicas que dispomos atualmente, ou pelo menos considera-se que não há perspectivas de solução a luz do conhecimento atual, demandando algum tipo de "revolução científica".
Um outro exemplo do que poderia se considerar um problema hard é o da aceleração da expansão do universo, pois pelo que sabemos atualmente o universo não tem uma força capaz de acelerar as galáxias. Desta forma, soluções "revolucionárias" como a energia escura são levadas em consideração.
Agora sobre a cognição humana, temos os modelos padrões, o computacional e o conexionista. E eu sigo a corrente de que esses modelos estão demonstrando serem suficientes para explicar toda a cognição humana, animal, artificial, etc. O progresso nessa área é dos mais promissores em toda a ciência.
Não acho necessário nenhuma revolução científica, a não ser a tecnológica, ou seja de estabelecermos os detalhes dos processamentos que reproduzirão a mente humana, para explicá-la. Para mim é só uma questão de descobrir os algorítmos e processamento mais eficientes, e com isso estabelecer as definições e descrições apropriadas de conceitos como consciência.
Li por cima o que vc postou no tópico de bullshits filosóficos sobre a consciência, e tb vou dar o meu pitaco, pois o problema hard foi proposto e é defendido majoritariamente por filósofos que discutem filosofia da mente como uma contraposição da moderna ciência cognitiva.
Só que depois ... vc é um cara legal de discutir sobre isso. Vou responder aqui, pq se dividir eu me confundo. Deveriam unir os tópicos. Até breve.
Como eu disse em algum momento, a proposta do Gilberto simplesmente não tem nada a ver com o assunto. É tão relevante para a questão de qualia quanto qualquer explicação sobre o padrão de ondas no mar ou o sobre algo completamente desconhecido do sistema digestório de pepinos do mar. Passa longe, no máximo, paralelamente.
Discordo, o meu trabalho é a oitava maravilha do mundo. Toda muié que lesse uma linha do que eu escrevo deveria ficar louca para dar pra mim ... só não sei pq isso não acontece ...